Início

Questões de Concursos Prefeitura de Pindorama SP

Resolva questões de Prefeitura de Pindorama SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q383909 | Biologia, Ecologia, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

No ecossistema é possível considerar dois componentes: um físico e outro vivo, que recebe o nome respectivamente de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q389032 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

“A incapacidade de acelerar o aumento da produção, cujo crescimento anteriormente ocorrido se explicava muito mais pela ampliação das áreas de cultivo, deixando uma parte considerável da população vivendo à beira da inanição, agravando-se ainda mais com as mudanças climáticas ocorridas no século XIV, quando um maior numero de verões teve períodos insuficientes de sol e de mais chuvas, e as temperaturas foram mais baixas do que no século anterior”.

 O Cenário acima descrito levou uma crise geral e profunda a qual sociedade?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q388408 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Os principais efeitos da revolução industrial foram:

I. A afirmação do capitalismo como modo de produção dominante;

II. O aumento da produção e da urbanização;

III. O surgimento de novas ideologias como o Socialismo e o Anarquismo;

IV. A falência das antigas corporações e manufaturas;

V. O aumento da população dos campos;

Quais dos itens acima estão corretos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q471675 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Segundo Kunz (1994) o esporte como conteúdo hegemônico impede o desenvolvimento de objetivos mais amplos para a Educação Física. Quais são estes objetivos citados pelo autor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q473755 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

A proposta pedagógica da Educação física parte do princípio em que um dos objetivos gerais do ensino Fundamental, é fazer com que a criança através de atividades corporais conheça a si próprio e aos outros e principalmente que respeite as individualidades, com isso, quais são os blocos de conteúdos a serem trabalhados no ensino fundamental segundo os PCNs (1997)?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q324536 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil - promulgada em 05/10/88:

I - Somente os havidos da relação do casamento terão direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação.

II - A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; direito de ser respeitado por seus educadores; direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; direito de organização e participação em entidades estudantis; acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

III - É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

IV - O poder público estimulará pesquisas, experiências e novas propostas relativas a calendário, seriação, currículo, metodologia, didática e avaliação, com vistas à inserção de crianças e adolescentes excluídos do ensino fundamental obrigatório.

V - No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q473306 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Se os alunos necessitam apenas de uma bola na quadra e, com ela, jogar os quatro esportes tradicionais (Vôlei, Futebol, Basquete e Handebol) e nada mais, para quê então freqüentamos tanto tempo uma instituição de ensino superior específica na área? É uma incoerência saber que possuímos tanto conhecimento para transmitir e, ao mesmo tempo, não somos capazes de elaborar um plano de aula que atenda às necessidades de nossos alunos. Cita os PCNs (1999), que o profissional de Educação Física durante sua formação acadêmica adquire inúmeros e diversificados conhecimentos, porém com o comodismo de seu trabalho, o professor não utiliza o que aprendeu, esquecendo do seu potencial, não resgatando suas capacidades e habilidades, perdendo a importância dentro do ambiente escolar. Conforme o texto, no que é que a aula se torna?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q472379 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

De acordo com De Rose Junior (2001), após os doze anos de idade, quando a criança já possuir um rico equipamento motor, uma adequada imagem corporal, uma estruturação espacial adequada e condições cognitivas suficientes assim como emocionais para pensar o jogo de forma a planejar a sua execução com base num raciocínio hipotético. Como podemos chamar esta etapa da aprendizagem?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q382796 | Biologia, Microbiologia, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Os protistas são animais unicelulares, microscópios, isolados ou coloniais e os representantes mais primitivos dos eucariontes. Quando as condições ambientais tornam-se desfavoráveis para a espécie, o protista realiza a egestão e excreção: o citoplasma se desidrata, diminui de volume e secreta uma membrana resistente que o isola do meio externo, transformando-se em um:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q471914 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Sabe-se que a conduta motora, de coordenação motora global é concretizada através da maturação motora e neurológica da criança. Para isto ocorrer haverá um refinamento das sensações e percepções, visual, auditiva, sinestésica, tátil e principalmente proprioceptiva (VELASCO, 1996). Através de quê a criança consegue esta coordenação motora global?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q472961 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

No ambiente escolar normalmente a tradição é desenvolver com mais profundidade os conteúdos trabalhados de forma mecânica e conteúdos que são mais complicados de dominar, são trabalhados superficialmente. Não basta apenas o aluno ter conhecimento de conteúdos procedimentais se estes não forem relacionados com os outros tipos. Portanto, para que os conteúdos sejam pertinentes à aprendizagem. Como eles precisam ser?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q388929 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

“(...) eram ladrões, assassinos e perjuros (...) A Europa se regozija em perdê-los e a Palestina em recebê-los; são úteis de ambas as maneiras: na sua ausência daqui e na sua presença além.”

O texto acima de autoria do Abade Bernardo de Clairvaux, da ordem de Cister, descrevem os cruzados da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q472985 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Um dos principais objetivos no ensino fundamental é que os alunos sejam capazes de: participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características, físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características, pessoais, físicas, sexuais ou sociais; com isso as aulas de Educação física devem propiciar aos alunos através de atividades corporais uma atitude construtiva, possibilitando uma atitude de respeito, aceitação e solidariedade. O professor de Educação física deve desenvolver as potencialidades de seus alunos e não excluílos das aulas, muitas vezes, sob o pretexto de preservá-los. A escola opta por dispensá-los da educação física, por considerar professor despreparado para dar aula para esses alunos. Quais são estes alunos a que o texto se refere?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q388066 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

A chamada guerra dos Bõers (1899 – 1902), levou as seguintes transformações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q483514 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Ao planejar uma aula sobre o complexo regional do Nordeste, o professor de Geografia utilizou-se do seguinte procedimento:

I. Na primeira aula, apresentou os aspectos físicos como clima, relevo, vegetação.

II. Na segunda aula, apresentou os aspectos econômicos como industrialização e produção agropecuária.

III. Na terceira aula, apresentou os aspectos da população.

Com base no texto dos Parâmetros Curriculares de Geografia, é correto afirmar que o procedimento do professor foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q472382 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Que prática é considerada, no senso comum, como sinônimo de saúde. Sendo essa relação direta de causa e efeito linear e incondicional também é explorada e estimulada pela indústria cultural, do lazer e da saúde ao reforçar conceitos e cultivar valores, no mínimo questionáveis, de dieta, forma física e modelos de corpo ideais. Atrelada a essas premissas inevitavelmente carregadas de valores ideológicos e a interesses econômicos, a prática da atividade física é vinculada diretamente ao consumo de bens e de serviços (equipamentos, academias, espaços de lazer, complementos alimentares, prescrições de treinamento), citada como método infalível no combate ao uso abusivo de álcool, fumo e drogas, e como recurso de integração social do jovem e do adolescente (BRASIL, 1998).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q472625 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Segundo Kunz (2003), o esporte de maior difusão dentro da sociedade atual, é aquele que apresenta características competitivas, hegemônicas, televisivas e que nem sempre traz melhoras a saúde física. O esporte é atualmente um produto cultural altamente valorizado em todo o mundo, pelo menos no sentido econômico. São investidas somas extraordinárias para que os resultados cada vez melhores sejam alcançados. E a ciência que está a sua disposição não é uma ciência com interesse no ser humano ou na dimensão social do esporte. Essa ciência toma os indivíduos praticantes desse esporte como objetos de manipulação, objetos à sua disposição, para “trabalhá-los” de forma externa a eles próprios, ou seja, sem a sua participação efetiva na busca de soluções para o aperfeiçoamento físico-técnico. Para a autora, qual é o interesse de se ter uma maior difusão dentro da sociedade atual?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q473059 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

A escola é entendida como parte constituinte das condições dignas da existência humana em sociedade. As pedagogias surgem da crise originada do conflito entre os interesses antagônicos e diferentes das classes proprietária e proletária, e são entendidas como disciplinas capazes de suprir a complexidade, globalidade, conflitividade e especificidade da educação (COLETIVO DE AUTORES,1992). Para os autores o currículo escolar está vinculado em quê?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q328046 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

De acordo com a constituição da república federativa do Brasil – promulgada em 05/10/88 em seu lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990:

I - Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.

II - Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

III - A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

IV - É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

V - A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.