Início

Questões de Concursos Prefeitura de Pindorama SP

Resolva questões de Prefeitura de Pindorama SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q318692 | Artes Cênicas, Professor de Educação Artística, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

A aprendizagem da arte do movimento – a dança – exige que a criança possa:

I. Aprender a estrutura e o funcionamento corporal por meio de diferentes formas de locomoção, deslocamento e orientação do espaço.

II. Criar, improvisando, movimentos expressivos a partir de diferentes formas corporais, como curvar, esticar, torcer, balançar, sacudir, respondendo a pulsações internas rítmicas, mudanças de tempo, etc.

III. Ter acesso a um número reduzido de espetáculos de dança clássica, moderna ou folclórica que lhe permitirá uma experiência estética, além de proporcionar-lhe a apreciação significativa da arte do movimento.

Verifica-se que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q485004 | Geografia, Energia e Industria, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Sobre as empresas multinacionais e sua atuação em escala mundial, na atualidade, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q472425 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Sabendo que as principais características da adolescência inicial são: controle turbulento de muitos órgãos e sistemas; perturbações no equilíbrio bioquímico; ganhos consideráveis em força e controle motor; libertar-se dos adultos em todas as áreas de comportamento; aceitar o eu como pessoa digna de amor; aprender seu lugar nas relações heterossexuais; comporta-se segundo o código do seu grupo social, que sofre freqüentes alterações; reorganizar as idéias e sentimentos sobre o eu, em face de significativas transformações físicas e suas conseqüências; aceitar a realidade do seu aspecto físico; usar a linguagem para expressar e esclarecer conceitos mais complexos (NETTO, 1976). Para o autor qual seria a faixa de idade desta adolescência inicial?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q484341 | Geografia, Geopolítica, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

O aumento do número de acordos de integração regional foi um dos principais eventos nas relações internacionais nas últimas décadas. Praticamente todos os países são membros de algum bloco e muitos participam de mais de um. São vantagens para os países participantes de um bloco, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q472421 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Atribui-se à Educação Física um papel de ensino de movimentos respeitando as individualidades da criança, o estímulo à liberdade e à criatividade individual. Neste contexto o professor assume um “personagem” o qual deve aplicar as atividades físicas dando-lhes liberdade para movimentar-se espontaneamente e da forma que desejar (FREIRE, 1991). De acordo com o autor, como o professor faria isso?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q472613 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, (Brasil, 1997), qual é a concepção de amplia a contribuição da Educação Física escolar para o pleno exercício da cidadania, na medida em que, tomando seus conteúdos e capacidades que se propõe a desenvolver como produtos socioculturais e, afirma como direito de todos o acesso a eles. Além disso, adota uma perspectiva metodológica de ensino e aprendizagem que busca o desenvolvimento da autonomia, a cooperação, a participação social e a formação de valores e princípios democráticos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q386847 | Biologia, Ecologia, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Assinale a alternativa em que está representado corretamente os níveis de organização dos seres vivos, do complexo ao mais simples.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q385023 | Biologia, Evolução, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Sobre a seleção natural é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q323113 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

De acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009:

I - a linguagem escrita é objeto de interesse pelas crianças. Vivendo em um mundo onde a língua escrita está cada vez mais presente, as crianças começam a se interessar pela escrita muito antes que os professores a apresentem formalmente.

II – O trabalho com a língua escrita com crianças pequenas não pode decididamente ser uma prática mecânica desprovida de sentido e centrada na decodificação do escrito.

III - A apropriação da língua pela criança se faz no reconhecimento, compreensão e fruição da linguagem que se usa para escrever, mediada pela professora e pelo professor, fazendo-se presente em atividades prazerosas de contato com diferentes gêneros escritos, como a leitura diária de livros pelo professor, a possibilidade da criança desde cedo manusear livros e revistas e produzir narrativas e textos, mesmo sem saber ler e escrever.

IV - Atividades que desenvolvam expressão motora e modos de perceber seu próprio corpo, assim como as que lhe possibilitem construir, criar e desenhar usando diferentes materiais e técnicas, ampliar a sensibilidade da criança à música, à dança, à linguagem teatral, abrem poucas possibilidades de vivências e desenvolvimento para as crianças.

V - Experiências que promovam o envolvimento da criança com o meio ambiente e a conservação da natureza e a ajudem elaborar conhecimentos, por exemplo, de plantas e animais, devem fazer parte do cotidiano da unidade de Educação Infantil.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q384910 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Complete as lacunas a seguir, assinalando a alternativa correta. “A energia manifesta-se sob diversas formas, podendo realizar diferentes tipos de trabalho. A ______________________, produz movimento e deformação mecânica dos corpos, e esta pode estar em uma dessas formas: ______________________ que ocorre quando a energia fica armazenada em um corpo e ______________________ que está associada ao movimento, podendo produzir alguma forma de trabalho.”

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q473299 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Kolyniak (2000) considera o movimento humano consciente como objeto de estudo da Educação Física: todo movimento corporal que possibilite uma representação psíquica e uma interferência voluntária imediata ou mediata é considerado como movimento humano consciente. O autor complementa citando que ao reconhecer o movimento humano consciente como objeto de estudo da Educação Física, faz com que a prática da disciplina deixe de ser o núcleo para ser as partes. Portanto, o que será necessário estabelecer para que envolvam todos os níveis de ensino?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q483565 | Geografia, Problemas e Catástrofes Ambientais, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Vilarejos que afundam devido ao derretimento da camada congelada do subsolo, uma explosão na quantidade de insetos, números recorde de incêndios florestais e cada vez menos gelo. Esses são alguns dos sinais mais óbvios e assustadores de que o Alasca está ficando mais quente devido às mudanças climáticas, disseram cientistas. As temperaturas atmosféricas no Estado norte-americano aumentaram entre 2ºC e 3ºC nas últimas cinco décadas, segundo a Avaliação do Impacto do Clima no Ártico, um estudo amplo realizado por pesquisadores de oito países. (Folha de S. Paulo, 28 set. 2005). O fenômeno cada vez mais evidente devido a inúmeros acontecimentos como os descritos no texto e que têm afetado toda a humanidade é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q388141 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Em 1532, o comandante português Martim Afonso de Sousa a serviço de Dom João III, criava as duas primeiras vilas brasileiras. Quais são estas vilas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.