Início

Questões de Concursos Prefeitura de Pindorama SP

Resolva questões de Prefeitura de Pindorama SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q389318 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

O Nomo era a reunião de comunidades de aldeias do antigo Egito, as quais formavam clãs aparentados entre si venerando o mesmo totem (“antepassado “ comum): um animal (falcão, chacal), uma planta (lótus) etc.

I. A economia dessas comunidades de aldeias encontravamse no estágio neolítico;

II. Utilizavam aperfeiçoados instrumentos de pedra, o que favoreceu a caça e o cultivo da terra;

III. Vigorava a propriedade em comum das terras e águas;

IV. Havia a divisão do trabalho entre os sexos;

V. As terras pertenciam ao Faraó e o regime de produção dominante era o de servidão coletiva;

VI. Os homens caçavam, pescavam, cuidavam do preparo do solo e dos rebanhos.

Quais item acima são verdadeiros:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q322496 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

A respeito do projeto político pedagógico:

I - Com planejamento, fica bem claro o que se pretende e o que deve ser feito para se chegar aonde se quer. Um bom Projeto Político Pedagógico dá segurança à escola. Escolhemse as melhores estratégias o que facilita seu trabalho, pois o mesmo está fundamentado no Projeto que norteia toda Unidade Escolar.

II - O Projeto político pedagógico vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica.

III – O projeto político pedagógico deve ser elaborado com a participação de todos os segmentos inseridos no âmbito escolar.

IV - É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.

V - A relevância de um projeto escolar consiste no planejamento que, evita improvisação, serviço malfeito, perda de tempo e de dinheiro.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q471548 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

O trabalho da Educação Física é muito importante na medida em que possibilita aos alunos uma ampliação da visão sobre a cultura corporal de movimento, e, assim, viabiliza a autonomia para o desenvolvimento de uma prática pessoal e a capacidade para interferir na comunidade, seja na manutenção ou na construção de espaços de participação em atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções. Trabalhar esses elementos da cultura e construí-los coletivamente é uma proposta de participação constante eresponsável na sociedade. Em quais séries este trabalho deve ser aplicado aos alunos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q484930 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

O professor de Geografia colocou, numa prova de unidade, para uma turma de 6ª série, a questão transcrita a seguir para assinalar a alternativa correta. Este domínio, que ocorre, principalmente, na região Centro- Oeste, também ocupa parte das regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Caracterizado pelo clima tropical, possui solos pouco férteis, devido à sua acidez. Sua vegetação apresenta arbustos, com galhos retorcidos e raízes profundas. Possui uma estação seca e outra úmida. O domínio descrito é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q473841 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Qual foi a década que surgiu o Termo Educação Física Adaptada e foi definido segundo a American Association for Health, Phisical Education, Recreation and Dance (AAHPERD), como sendo um programa diversificado de atividades desenvolvimentistas, jogos e ritmos adequados aos interesses, capacidades e limitações de estudantes com deficiências que não podem se engajar com participação irrestrita, segura e bem sucedida em atividades vigorosas de um programa de Educação Física geral?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q328969 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil – promulgada em 05/10/88 em seu Artigo 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;

VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q472852 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

ORTIZ et al. (1999) constatou que antigamente os adolescentes procuravam na atividade física possibilidades de divertimento, sucesso, prazer, competição, estar com os amigos, melhorar a saúde, e aptidão física. Recentemente, além destes, quais são os outros interesses:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q485108 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Todas as afirmativas abaixo, relativas à Floresta Amazônica, são verdadeiras, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q389634 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Em quais regiões do mundo o sistema econômico, social, político e jurídico conhecido como Feudalismo esteve presente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q485087 | Geografia, Geopolítica, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

É uma comunidade conformada, em 2007, envolvendo doze países sul-americanos. Fazem parte dessa comunidade os seguintes países: Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Guiana, Suriname e Venezuela. Panamá e México participam como membros observadores e poderão, futuramente, integrar a comunidade. O objetivo principal é propiciar a integração entre os países da América do Sul nos moldes da União Européia. Esta integração ocorrerá nas áreas econômica, social e política. Dentro deste objetivo, espera-se uma coordenação e cooperação maior nos segmentos de educação, cultura, infraestrutura, energia, ciências e finanças. O texto refere-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q473392 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Conforme citado por Nogueira e Martinez (2004), quando um indivíduo está em recreação significa que está sentindo prazer em realizar alguma coisa. Os seres humanos são movidos, principalmente, pela emoção e pelo prazer; sendo assim, fica muito mais fácil assimilar alguma coisa a partir daquilo nos faz bem, sendo possível englobar os mais altos níveis de conhecimentos e, com crianças, é importante desenvolver e estimular atividades diferentes da vida cotidiana, mas que façam parte da natureza humana. Qual é o período de aprendizado e da assimilação que julgamos necessária para a vida adulta?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q471963 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Betti (2003), que como um fenômeno importante na cultura entre os jovens, ela ganha uma forte influência no campo pedagógico, tornando-se uma grande problemática para Educação, em especial para a Educação Física. Sendo de grande importância no mundo atual, torna-se evidente sua influência no âmbito da cultura corporal de movimento, sugerindo diversas práticas corporais, reproduzindo-as, mas também as transformando e constituindo novos modelos de consumo O que tem sido esta problemática no campo da Educação Física ultimamente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q484751 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

No campo da Geografia Humanística este conceito surge no âmbito da sua consolidação no início da década de 70. Sua linha de pensamento caracteriza-se principalmente pela valorização das relações de afetividade desenvolvidas pelosindivíduos em relação ao seu ambiente. Para tanto houve um apelo às filosofias do significado – fenomenologia, existencialismo, idealismo e hermenêutica – que em essência encontram na subjetividade humana as interpretações para suas atitudes perante o mundo (Mello, J. B. F., 1990). O conceito a que se refere o texto é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q472378 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Conforme citado por Darido (2003), em qual abordagem das tendências da Educação Física, Tem como seu conteúdo os conhecimentos sobre o jogo, esporte, dança e ginástica.Sendo que sua finalidade é a transformação social, para isso usam uma tematização da aula. A temática principal é a cultura corporal em uma visão holística.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q322090 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Não está de acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.