Início

Questões de Concursos Prefeitura de Pindorama SP

Resolva questões de Prefeitura de Pindorama SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


51Q485108 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Todas as afirmativas abaixo, relativas à Floresta Amazônica, são verdadeiras, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q389634 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Em quais regiões do mundo o sistema econômico, social, político e jurídico conhecido como Feudalismo esteve presente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q485087 | Geografia, Geopolítica, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

É uma comunidade conformada, em 2007, envolvendo doze países sul-americanos. Fazem parte dessa comunidade os seguintes países: Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Guiana, Suriname e Venezuela. Panamá e México participam como membros observadores e poderão, futuramente, integrar a comunidade. O objetivo principal é propiciar a integração entre os países da América do Sul nos moldes da União Européia. Esta integração ocorrerá nas áreas econômica, social e política. Dentro deste objetivo, espera-se uma coordenação e cooperação maior nos segmentos de educação, cultura, infraestrutura, energia, ciências e finanças. O texto refere-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q473392 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Conforme citado por Nogueira e Martinez (2004), quando um indivíduo está em recreação significa que está sentindo prazer em realizar alguma coisa. Os seres humanos são movidos, principalmente, pela emoção e pelo prazer; sendo assim, fica muito mais fácil assimilar alguma coisa a partir daquilo nos faz bem, sendo possível englobar os mais altos níveis de conhecimentos e, com crianças, é importante desenvolver e estimular atividades diferentes da vida cotidiana, mas que façam parte da natureza humana. Qual é o período de aprendizado e da assimilação que julgamos necessária para a vida adulta?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q471963 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Betti (2003), que como um fenômeno importante na cultura entre os jovens, ela ganha uma forte influência no campo pedagógico, tornando-se uma grande problemática para Educação, em especial para a Educação Física. Sendo de grande importância no mundo atual, torna-se evidente sua influência no âmbito da cultura corporal de movimento, sugerindo diversas práticas corporais, reproduzindo-as, mas também as transformando e constituindo novos modelos de consumo O que tem sido esta problemática no campo da Educação Física ultimamente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q484751 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

No campo da Geografia Humanística este conceito surge no âmbito da sua consolidação no início da década de 70. Sua linha de pensamento caracteriza-se principalmente pela valorização das relações de afetividade desenvolvidas pelosindivíduos em relação ao seu ambiente. Para tanto houve um apelo às filosofias do significado – fenomenologia, existencialismo, idealismo e hermenêutica – que em essência encontram na subjetividade humana as interpretações para suas atitudes perante o mundo (Mello, J. B. F., 1990). O conceito a que se refere o texto é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q325454 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Não está de acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q322090 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Não está de acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

61Q472378 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Conforme citado por Darido (2003), em qual abordagem das tendências da Educação Física, Tem como seu conteúdo os conhecimentos sobre o jogo, esporte, dança e ginástica.Sendo que sua finalidade é a transformação social, para isso usam uma tematização da aula. A temática principal é a cultura corporal em uma visão holística.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q472976 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Para Canfield (1996,NULL) “A educação física é importante, pois valoriza a cultura corporal cotidianamente apreendida, e mostra ao aluno que é possível buscar a transformação e a superação desta sociedade em uma sociedade mais justa e digna para todos. As aulas devem ser espaços que oportunizem o desenvolvimento da criatividade e criticidade, para que a criança venha ser autônoma e sujeito das suas próprias ações. Podemos notar com essa citação como a educação física é importante e como trabalha vários pontos da personalidade. Por isso as aulas de educação física devem ser prazerosas. Para que isso aconteça, o que precisamos para que os nossos objetivos sejam amplos e voltados ao grande grupo e ter uma inter-relação sadia?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q384240 | Biologia, Zoologia Invertebrados, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Analise as afirmativas a seguir:

I. A lombriga pertence ao Filo dos Nematelmintos.

II. O polvo pertence ao Filo dos Equinodermos.

III. O gafanhoto pertence ao Filo dos Artrópodes.

As afirmativas verdadeiras são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q472651 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Qual é o período em que o crescimento e o desenvolvimento, são ótimos para influenciar a aprendizagem de um determinado tipo de comportamento. Sendo este o momento em que a maturação das estruturas neuromotoras atingiram as capacidades mínimas necessárias para aprendizagem de determinadas habilidades, antes disso as tentativas resultam de pouca aprendizagem e outros fatores atuam no sentido de dificultar a aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q472495 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Qual é a abordagem que busca o desempenho máximo de padrões com comportamento sem considerar as diferenças individuais e as experiências vividas pelos alunos, dentro desta abordagem possibilita-se uma maior integração com uma proposta pedagógica ampla e integrada da Educação Física na educação básica, busca desenvolver as brincadeiras de rua, os jogos com regras, as rodas cantadas etc.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q484929 | Geografia, Energia e Industria, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Uma cidade global é um grande centro bancário, comercial, político, financeiro e industrial. O termo “cidade global” foi cunhado pela socióloga Saskia Sassen em um seminário em 1991. A noção de cidade global vê uma cidade como um contêiner onde habilidades e recursos estão concentrados. Quanto mais uma cidade é capaz de concentrar habilidades e recursos, mais bem sucedida e poderosa se torna. Elas são sede de poder e por meio delas a economia global é administrada, coordenada e planejada. Assim, formam uma rede onde transitam os trilhões que alimentam os mercados financeiros internacionais. Estudos recentes registram 55 cidades globais no mundo. Com base no texto, pode-se afirmar que cidade global é definida pela:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q473480 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

O que é que retrata a experiência social da humanidade que está relacionada a conhecimentos e modos de ação que englobam entre outros: "conceitos, idéias, fatos, processos, princípios, leis científicas, regras, habilidades cognitivas, modos de atividade, métodos de compreensão e aplicação, hábitos de estudos, de trabalho, de lazer e de convivência social, valores, convicções e atitudes." Como podemos observar os conhecimentos curriculares não se restringem a apenas fatos e conceitos, mas a uma série de formas e saberes culturais essenciais para que se produza o desenvolvimento e socialização dos educandos (LIBÂNEO, 1994).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q472688 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

De acordo com Sassaki (2006), uma idéia surgiu para derrubar a prática da exclusão social a que foram submetidas as pessoas com deficiência por vários séculos. A exclusão ocorria em sentido total, ou seja, as pessoas com deficiência eram excluídas da sociedade para qualquer atividade porque antigamente eram consideradas inválidas, sem utilidade para a sociedade e incapazes para trabalhar, características estasatribuídas indistintamente a todos que tivessem alguma deficiência. Para o autor qual seria esta idéia?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.