Em sua obra 'Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa' (1996),
Paulo Freire propõe uma reflexão profunda sobre os fundamentos éticos, políticos e
epistemológicos da prática docente, argumentando que ensinar é um ato de constante
aprendizagem e curiosidade. Acerca desta importante obra de Paulo Freire, analise as
assertivas:
I - Compreende a importância da concepção bancária da educação e postula que ela
materializa a autonomia dos educandos e é construída na e pela práxis.
II - A autoridade do professor, na perspectiva freireana, não se anula na defesa da
autonomia do educando; pelo contrário, ela se reafirma na forma coerente e ética com que
o educador testemunha sua curiosidade, sua incompletude e seu respeito aos saberes
prévios dos estudantes.
III - O ato de conhecer, para Freire, é um processo que se perfaz de forma puramente
individual e espontânea por parte do educando, desconsiderando a necessidade da
mediação dialógica do professor ou da sistematização dos conteúdos para sua efetivação.
IV - O ensino que respeita a autonomia do educando implica necessariamente a negação de
qualquer forma de avaliação sistemática ou de exigência de rigorosidade metódica.
V - A formação docente deve estimular a curiosidade epistemológica, o pensamento crítico
e a reflexão sobre o mundo, assim como o ato de ensinar está ligado à pesquisa constante
e à reinvenção das práticas pedagógicas.
Quais assertivas correspondem ao pensamento de Paulo Freire? Assinale a alternativa
correta:
a) Apenas I e III.
b) Apenas I e IV.
c) Apenas II, III e V.
d) Apenas II, IV e V.
e) Apenas II e V.