Início

Questões de Concursos Prefeitura de Pinhalão PR

Resolva questões de Prefeitura de Pinhalão PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q976508 | Medicina, Médico, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Um homem de 28 anos apresenta temperatura axilar de 38,5º, prostração e dor de garganta, bem como adenopatias cervicais palpáveis, dolorosas, móveis. Tem a orofaringe hiperemiada, com algumas placas esbranquiçadas nas amígdalas. Não há outras alterações no exame físico. Conclui- se que o diagnóstico mais provável é o de amigdalite bacteriana, especialmente após a verificação de um hemograma, que demonstrou:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q976285 | Administração Financeira e Orçamentária, Contador, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Assinale a alternativa que apresenta uma despesa orçamentária classificada como despesa corrente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q976297 | Direito Sanitário, Sistema Único de Saúde, Dentista, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

As diretrizes e princípios tecnoassistenciais da Constituição Federal e Lei nº 8.080 são, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q976318 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Preencha a lacuna com a alternativa correta. Colostro é a _____________ secreção láctea materna produzida após o parto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q976322 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Ocorrência médica indesejável que acontece com um paciente ou sujeito de investigação clínica, independentemente de ter relação causal com um tratamento ou intervenção.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q976353 | Português, Ortografia, Pedagogo, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Texto associado.

Conheça cidade na Espanha onde é tradição moradores se encharcarem de vinho



Uma taça de vinho da Borgonha durante o jantar. Um Chardonnay gelado ao pôr do sol. Um espumante na celebração de um casamento. Normalmente, uma taça de vinho é algo para ser apreciado, saboreado devagar. Exceto em uma pequena e tranquila cidade no norte da Espanha, onde o vinho vira munição.


Todo dia 29 de junho, centenas de moradores se reúnem no município de Haro para celebrar o vinho pelo qual a região de La Rioja é famosa — festa que culmina na Batalla del Vino, que significa "Batalha do Vinho" na tradução literal.


O que começou como uma procissão religiosa até a Ermida de San Felices, um santuário histórico no alto de uma colina, evoluiu para uma vibrante festa cultural: milhares de pessoas se ensopam de vinho tinto, usando pistolas d’água, baldes e garrafas.


O evento, caótico e animado, atrai turistas de toda parte, ansiosos para mergulhar no clima festivo. Mas, apesar dos litros e litros de vinho lançados pelos ares, autoridades locais estão preocupadas com visitantes que confundem a tradição com uma desculpa para exagerar na bebida. “Não podemos transformar isso em apenas mais uma festa de bebedeira”, disse José Luis Pérez Pastor, ministro de cultura, turismo, esportes e juventude de La Rioja, à CNN internacional.


A programação começa às 7h30 da manhã, quando o prefeito de Haro e membros da Irmandade de San Felices lideram os peregrinos até os penhascos de Bilibio, onde fica a Ermida. Depois de uma missa celebrada no local, um foguete anuncia o início da batalha. Vestidos de branco da cabeça aos pés, com lenços vermelhos no pescoço, os participantes começam a se molhar mutuamente até ficarem tingidos de roxo.


Embora hoje seja visto como um festival alegre e inusitado, o evento é profundamente ligado à tradição, à religiosidade e ao folclore local. Reza a lenda que tudo começou no século VI, quando peregrinos homenageavam São Felices, padroeiro de Haro, visitando as cavernas onde ele foi enterrado.


Com o tempo, essas peregrinações deram lugar a celebrações mais animadas, com os chamados “batismos de vinho”, que evoluíram até se tornarem as batalhas que se vê hoje. Outra versão conta que, no século XII, uma disputa de terras entre Haro e a cidade vizinha de Miranda de Ebro levou os moradores a fazer caminhadas periódicas para marcar os limites das propriedades. Diz-se que isso durou mais de 400 anos — até que o costume virou bagunça, e os dois lados começaram a jogar vinho uns nos outros.


As regras estão descritas no site oficial da Batalla del Vino: o objetivo é manchar o vizinho de vinho, deixando-o mais escuro do que o "Pendón de Haro", uma bandeira tradicional da cidade. Caminhões-tanque gigantes, cada um com até 15 mil litros de vinho, são disponibilizados pela prefeitura para abastecer os “armamentos” dos foliões.


No total, até 50 mil litros podem ser arremessados a cada edição. Embora pareça um desperdício de bom vinho, o líquido usado na batalha não serve para engarrafamento — é de baixo valor comercial, muitas vezes excedente ou de qualidade inferior. Depois, o vinho que escorre morro abaixo é absorvido pela terra ou levado pela chuva, segundo as autoridades locais.


Ao meio-dia, após horas de batalha, todos voltam para a Plaza de la Paz, no centro de Haro, onde desfilam ao som de bandas de metais — antes de, como manda a tradição espanhola, seguir para uma arena de touradas e outras atividades. Ao longo do dia, é comum que os participantes também se reúnam para comer caracoles, um prato típico de caracóis cozidos em molho de tomate e pimentões.


Fonte: Conheça cidade na Espanha onde é tradição moradores se encharcarem de vinho | CNN Brasil V&G


Assinale a alternativa cuja palavra não possua dígrafo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q976865 | Saúde Pública, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Sobre a Estratégia de Saúde da Família, onde o agente comunitário de saúde está inserido assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q976363 | Sistemas Operacionais, Sistemas Operacionais, Pedagogo, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Em um processo de backup, a janela de backup (backup window) refere-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q976379 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

No debate sobre Pedagogia e autonomia, existe a argumentação de que o ato de ensinar exige diálogo e observação da realidade. Dentre as alternativas abaixo, qual alternativa traduz essa perspectiva crítica de maneira correta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q976414 | Direito Tributário, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

O Código Tributário Municipal tem como finalidade disciplinar e instituir as normas tributárias que serão adotadas pelo Fisco, sempre pautado na Constituição Federal da República Federativa do Brasil e Código Tributário Nacional. Assinale a única alternativa segundo o Código Tributário Municipal, quando a iniciativa para o lançamento competir à Fazenda Municipal, sendo o mesmo procedido com base nos dados apurados diretamente pela repartição fazendária junto ao contribuinte ou responsável, ou a terceiro que disponha desses dados, ele será denominado como lançamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q976416 | Direito Tributário, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

O Código Tributário Municipal determina que, verificando-se omissão não dolosa do pagamento de tributo, ou qualquer infração da legislação tributária da qual possa resultar evasão de receita, será expedida contra o infrator notificação preliminar. Sobre a notificação preliminar, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q976686 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017, define os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças na Educação Infantil e orienta a organização curricular das instituições dessa etapa. O documento propõe uma abordagem pedagógica que reconhece a criança como sujeito de direitos, protagonista e ativa na construção de saberes, em contextos de interação e brincadeira. Analise as assertivas:

I - A BNCC define que o principal objetivo da Educação Infantil é preparar a criança para o ingresso no Ensino Fundamental por meio da antecipação da alfabetização e do ensino de conteúdos escolares formais.
II - A BNCC organiza o currículo da Educação Infantil em campos de experiências, que articulam os saberes das crianças com suas vivências.
III - Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, segundo a BNCC, incluem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
IV - A BNCC orienta que o planejamento pedagógico na Educação Infantil deve ignorar as especificidades de cada faixa etária, pois todas as crianças devem alcançar os mesmos objetivos no mesmo tempo.

De acordo com a BNCC, qual assertivas estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q976233 | Matemática Financeira, Conceitos fundamentais de Matemática Financeira, Assistente Social, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Um investidor realizou um investimento de R$ 120.000,00 no mercado de ações. Após 4 meses, teve retorno de R$ 164.000,00. Agora precisa pagar uma taxa sobre o lucro que obteve nesta operação financeira. Se a taxa paga é de 4% sobre o lucro, o valor que ele recebeu é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q976499 | Medicina, Patologia Clínica, Médico, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

No diagnóstico diferencial de pacientes com sangramento, as hemofilias congênitas despontam como hipótese diagnóstica e devem ser suspeitadas em pacientes com episódios de hemartrose após início da deambulação. As hemofilias A e B alteram os seguintes exames, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q976251 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Sobre a dimensão teórico-metodológica do trabalho do/a Assistente Social é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q976512 | Medicina, Pneumologia, Médico, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Paciente masculino, médico de família, 28 anos, apresentando febre com calafrios e tosse produtiva há 3 dias, procurou atendimento, hoje, na emergência. Ao exame, encontra-se orientado, FC = 92 bpm; FR = 20 irpm; PA = 120 x 70 mmHg; prostrado, ausculta pulmonar com roncos em base direita; saturação O2= 93% em ar ambiente. Radiografia de tórax mostra consolidação alveolar em lobo inferior do pulmão direito. Hemograma com HB = 13 g/dl; leucócitos = 13.000 céls/mm3; creatinina = 1,0 mg/dl; ureia = 35 mg/dl. Qual o valor do CURB deste paciente, onde deve ser feito o tratamento e qual agente deve ser obrigatoriamente coberto pelo esquema de antibióticos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q976288 | Administração Financeira e Orçamentária, Contador, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Assinale a alternativa que apresenta uma despesa classificada como extraorçamentária:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q976339 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Os pilares-tirantes são elementos estruturais que atuam predominantemente à tração, diferentemente dos pilares convencionais, que trabalham principalmente à compressão. Sobre esse tipo de elemento estrutural, analise as alternativas a seguir e assinale a correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q976354 | Português, Sintaxe, Pedagogo, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Texto associado.

Conheça cidade na Espanha onde é tradição moradores se encharcarem de vinho



Uma taça de vinho da Borgonha durante o jantar. Um Chardonnay gelado ao pôr do sol. Um espumante na celebração de um casamento. Normalmente, uma taça de vinho é algo para ser apreciado, saboreado devagar. Exceto em uma pequena e tranquila cidade no norte da Espanha, onde o vinho vira munição.


Todo dia 29 de junho, centenas de moradores se reúnem no município de Haro para celebrar o vinho pelo qual a região de La Rioja é famosa — festa que culmina na Batalla del Vino, que significa "Batalha do Vinho" na tradução literal.


O que começou como uma procissão religiosa até a Ermida de San Felices, um santuário histórico no alto de uma colina, evoluiu para uma vibrante festa cultural: milhares de pessoas se ensopam de vinho tinto, usando pistolas d’água, baldes e garrafas.


O evento, caótico e animado, atrai turistas de toda parte, ansiosos para mergulhar no clima festivo. Mas, apesar dos litros e litros de vinho lançados pelos ares, autoridades locais estão preocupadas com visitantes que confundem a tradição com uma desculpa para exagerar na bebida. “Não podemos transformar isso em apenas mais uma festa de bebedeira”, disse José Luis Pérez Pastor, ministro de cultura, turismo, esportes e juventude de La Rioja, à CNN internacional.


A programação começa às 7h30 da manhã, quando o prefeito de Haro e membros da Irmandade de San Felices lideram os peregrinos até os penhascos de Bilibio, onde fica a Ermida. Depois de uma missa celebrada no local, um foguete anuncia o início da batalha. Vestidos de branco da cabeça aos pés, com lenços vermelhos no pescoço, os participantes começam a se molhar mutuamente até ficarem tingidos de roxo.


Embora hoje seja visto como um festival alegre e inusitado, o evento é profundamente ligado à tradição, à religiosidade e ao folclore local. Reza a lenda que tudo começou no século VI, quando peregrinos homenageavam São Felices, padroeiro de Haro, visitando as cavernas onde ele foi enterrado.


Com o tempo, essas peregrinações deram lugar a celebrações mais animadas, com os chamados “batismos de vinho”, que evoluíram até se tornarem as batalhas que se vê hoje. Outra versão conta que, no século XII, uma disputa de terras entre Haro e a cidade vizinha de Miranda de Ebro levou os moradores a fazer caminhadas periódicas para marcar os limites das propriedades. Diz-se que isso durou mais de 400 anos — até que o costume virou bagunça, e os dois lados começaram a jogar vinho uns nos outros.


As regras estão descritas no site oficial da Batalla del Vino: o objetivo é manchar o vizinho de vinho, deixando-o mais escuro do que o "Pendón de Haro", uma bandeira tradicional da cidade. Caminhões-tanque gigantes, cada um com até 15 mil litros de vinho, são disponibilizados pela prefeitura para abastecer os “armamentos” dos foliões.


No total, até 50 mil litros podem ser arremessados a cada edição. Embora pareça um desperdício de bom vinho, o líquido usado na batalha não serve para engarrafamento — é de baixo valor comercial, muitas vezes excedente ou de qualidade inferior. Depois, o vinho que escorre morro abaixo é absorvido pela terra ou levado pela chuva, segundo as autoridades locais.


Ao meio-dia, após horas de batalha, todos voltam para a Plaza de la Paz, no centro de Haro, onde desfilam ao som de bandas de metais — antes de, como manda a tradição espanhola, seguir para uma arena de touradas e outras atividades. Ao longo do dia, é comum que os participantes também se reúnam para comer caracoles, um prato típico de caracóis cozidos em molho de tomate e pimentões.


Fonte: Conheça cidade na Espanha onde é tradição moradores se encharcarem de vinho | CNN Brasil V&G


Assinale a alternativa que apresente termo ou termos que possam substituir o termo em destaque no período, mantendo as mesmas relações de sentido no texto: Embora hoje seja visto como um festival alegre e inusitado, o evento é profundamente ligado à tradição, à religiosidade e ao folclore local.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.