Para os alunos surdos o Atendimento Educacional
Especializado contribuirá na escolaridade considerando,
principalmente, o aprendizado, valorização e uso da
Língua de Sinais e da Língua Portuguesa escrita,
conforme determina o Decreto 5.626/2005 no seu Art. 2º
para os fins deste Decreto, "considera-se pessoa surda
aquela que, por ter perda auditiva, compreende e
interage com o mundo por meio de experiências visuais,
manifestando sua cultura principalmente pelo uso da
Língua Brasileira de Sinais − LIBRAS".
Nesse contexto, analise as afirmações que seguem:
I.Nesse caso, o Atendimento Educacional Especializado,
bem como a comunidade escolar, deverá reconhecer a
LIBRAS como Língua natural do surdo, considerando o
ensino da Língua Portuguesa como primeira Língua e o
ensino da Língua Brasileira de Sinais − LIBRAS como
segunda Língua.
II.Ao contrário dos alunos ouvintes, que já
desenvolveram a linguagem em interação com a família
e em outros ambientes, o aluno surdo, muitas vezes,
chega à escola sem nenhuma língua, o que requer
desta, viabilizar a presença da LIBRAS no espaço
escolar e no acesso à aprendizagem.
III.O professor do AEE deverá identificar se o alunoapresenta algum conhecimento da LIBRAS e propor
ações que viabilizem o seu aprendizado. Não basta ter
um plano registrado. É preciso realizar ações em
conjunto com toda a escola para atender suas
necessidades, viabilizando a valorização da
comunicação do surdo em todos os espaços educativos.
Está CORRETO o que se afirma em:
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