Início

Questões de Concursos Prefeitura de Pitangueiras SP

Resolva questões de Prefeitura de Pitangueiras SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q1055163 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Em relação às normas que embasam os sistemas de gestão ambiental, são afirmativas corretas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q890574 | Informática, Windows, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

O MS-DOS é uma interface de linha de comando disponível no Sistema Operacional Windows. Essa interface permite que os usuários interajam com o sistema operacional digitando comando de texto em vez de usar uma interface gráfica do usuário (GUI). Um usuário utilizando o MS-DOS no Windows 10 Pro (Configuração Padrão – Idioma Português-Brasil) executa os seguintes comandos “cd c:”, em seguida “mkdir Arquivos” e, para finalizar, executa o comando “dir”. Com base nas ações realizadas pelo usuário, o que foi realizado no sistema?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

143Q890579 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. De acordo com as funções da vigilância epidemiológica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Avaliar as condições de funcionamento e identificar os riscos e os danos à saúde dos pacientes.
( ) Coletar dados, processar os dados coletados, analisá-los e interpretá-los.
( ) Verificar e promover adesão às normas e aos regulamentos técnicos vigentes.
( ) Avaliar a eficácia e a efetividade das medidas adotadas e, ainda, a omissão de informações pertinentes.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q1055190 | Português, Pontuação, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

A frase “Se você ama, sofre; se não ama, adoece” é uma das mais notáveis de Sigmund Freud, pois ela nos revela que, no momento que nascemos e abrimos os nossos olhos para o mundo, já sofremos de uma ausência: a carência do outro. Porém, quando nos tornamos adultos, sabemos que o amor converge em diferentes modos de sofrimento, que vão desde amar e não ser amado, da perplexa revelação de que amor não resolve tudo e de que existem pessoas que não querem amar. Por caminhos confusos ou enviesados, alguns homens e mulheres acabam entrando na pior forma de amar, que é o amor patológico, que atinge, sobretudo, as pessoas que não conseguem estabelecer relações emocionalmente estáveis. Para as pessoas que amam demais, ou seja, de maneira obsessiva, apaixonar-se é algo cruel e, ao mesmo tempo, fascinante para esse imaginário romântico, que mora na cabeça e no coração de gente que acredita, cegamente, que esse tipo de amor é grandioso, e que exige sacrifício e despersonalização. Na verdade, estamos falando de um sentimento incontrolável, que não nasce de emoções saudáveis por alguém, mas de uma carência insuportável que provoca ansiedade e angústia, atordoando a vida dos que amam demais, e que por isso sofrem e adoecem. Essa é uma sensação químico-física de um amor que se caracteriza como patológico, como se fosse à dependência de um poderoso alucinógeno, que _____________ os indivíduos a permanecer em relações abusivas por medo de serem abandonados e frustados. As turbulências do amor patológico ____________ levado eles ou elas aos consultórios psicoterapêuticos, com problemas de sono, aflições, dificuldades de concentração, alterações alimentares e outras disfunções, em consequência dos desleixos que ocorrem na codependência. Assim, o amor patológico pode ocorrer com pessoas de diversas idades, opções de gênero e níveis sociais, mas não apenas entre casais. Por exemplo, algumas mães gostam tanto de seus filhos que acabam com o namoro deles, impedindo que eles vivam a própria vida. É como disse o poeta português Luís de Camões: “Amor é fogo que arde sem se ver; é ferida que dói e não se sente”. Entretanto, esse fogo e ferida podem se transformar em uma patologia, em que as pessoas que amam demais se sujeitam à humilhação e à submissão para estar com o outro. Nesta citação de Freud, descobrimos que a marca do amor é a ambivalência, que pode se confundir em uma relação de amor e ódio, que podemos traduzir no conflito entre a pulsão de vida (Eros) e a pulsão de morte (Tânatos), que costumam enlaçar de amor homens e mulheres, que misturam seus “deuses” e “demônios”. Portanto, o amor patológico funciona como um pêndulo entre o Eros e o Tânatos, mas com a curva para a pulsão de morte. Contudo, para desenvolver um amor maduro, sábio e responsável, como nos ensina o psicanalista Erich Fromm, é necessário trabalharmos quatro dimensões: o cuidado, a responsabilidade, o respeito e o conhecimento.
(Disponível em: https://www.contioutra.com/se-voce-ama-sofre-senao-ama-adoece/. Texto adaptado especialmente para esta prova. Acesso em: 11/07/2019.)
Sobre alguns sinais de pontuação empregados no texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) No trecho “Para as pessoas que amam demais, ou seja, de maneira obsessiva, apaixonar-se é algo cruel e, ao mesmo tempo, fascinante para esse imaginário romântico” (2º§), as duas primeiras vírgulas servem para separar uma expressão explicativa. ( ) No excerto “é como disse o poeta português Luís de Camões: ‘Amor é fogo que arde sem se ver; é ferida que dói e não se sente’.”, os dois pontos foram utilizados para anunciar a fala de um personagem de ficção. ( ) No fragmento “Contudo, para desenvolver um amor maduro, sábio e responsável, como nos ensina o psicanalista Erich Fromm, é necessário trabalharmos quatro dimensões: o cuidado, a responsabilidade, o respeito e o conhecimento.” (5º§), os dois pontos introduzem uma enumeração.
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q1055192 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Um dos exemplos de Indicadores de Saúde denomina-se “percentual da população residente que dispõe de escoadouro de dejetos através de ligação do domicílio à rede coletora ou fossa séptica, em determinado espaço geográfico, no ano considerado”. Trata-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q870269 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

O Agente Comunitário de Saúde (ACS), por estar inserido na comunidade e visitar mais frequentemente os domicílios, é um profissional essencial na identificação de situações de risco para maus-tratos à criança, devendo comunicar à Equipe de Saúde da Família (ESF) sempre que notar evidências de violência ou mesmo presenciar agressões de qualquer natureza. Segundo o Ministério da Saúde (BRASIL, 2012), NÃO se trata de uma situação de risco para violência infantil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q890527 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Organização Escolar, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

A educação inclusiva é uma ação pedagógica que aspira garantir o direito de todos os alunos de participar do ambiente educacional, baseando no princípio da equidade, seja qual for suas diferenças – sejam elas físicas, cognitivas, sensoriais, emocionais ou sociais. Sobre a educação inclusiva, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q890541 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Movimentos Sociais, Telefonista, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

Aconteceu em 2023 a sétima edição do evento que reúne milhares de mulheres do campo, da floresta, das águas e cidades na capital federal, na Esplanada dos Ministérios, com o tema “Pela Reconstrução do Brasil e Pelo Bem Viver”. A ação busca a garantia de direitos, demarcação territorial, reconhecimento, valorização e fortalecimento da agricultura familiar e dos territórios como espaço de vida, autonomia dos povos indígenas e das comunidades tradicionais e pelo fim às desigualdades de gênero, classe e étnico-raciais. O evento é chamado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q1055165 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Considerando o desenvolvimento do julgamento moral da criança e, ainda, a obra de La Taille na teoria piagetiana, no que se refere à afetividade e inteligência infere-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q1055171 | Direito Constitucional, Administração Pública, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Em relação à estabilidade dos servidores públicos municipais, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q890577 | Enfermagem, Lei do Exercício Profissional de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

O Decreto nº 94.406, de 08 de junho de 1987, regulamenta a Lei nº 7498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da enfermagem. São consideradas atividades exercidas pelo técnico em enfermagem assistir ao, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

152Q1055197 | Informática, Microsoft Word, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

No Microsoft Word 2013, Configuração Local, Idioma Português-Brasil, a Faixa de Opções é o local onde situam os principais comandos, sendo separados por Guias. Para imprimir um documento, um dos caminhos é clicar no botão Office (localizado no canto superior esquerdo), posicionar o mouse sobre Imprimir; assim, as seguintes opções aparecerão, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q1055205 | Português, Sintaxe, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Todo filho é pai da morte de seu pai Há uma quebra na história familiar onde as idades se acumulam e se sobrepõem e a ordem natural não tem sentido: é quando o filho se torna pai de seu pai. É quando o pai envelhece e começa a trotear como se estivesse dentro de uma névoa. Lento, devagar, impreciso. É quando aquele pai que segurava com força nossa mão já não tem como se levantar sozinho. É quando aquele pai, outrora firme e intransponível, enfraquece de vez e demora o dobro da respiração para sair de seu lugar. É quando aquele pai, que antigamente mandava e ordenava, hoje só suspira, só geme, só procura onde é a porta e onde é a janela – tudo é corredor, tudo é longe.
É quando aquele pai, antes disposto e trabalhador, fracassa ao tirar sua própria roupa e não lembrará de seus remédios.
E nós, como filhos, não faremos outra coisa senão trocar de papel e aceitar que somos responsáveis por aquela vida. Aquela vida que nos gerou depende de nossa vida para morrer em paz.
Todo filho é pai da morte de seu pai.
Ou, quem sabe, a velhice do pai e da mãe seja curiosamente nossa última gravidez. Nosso último ensinamento. Fase para devolver os cuidados que nos foram confiados ao longo de décadas, de retribuir o amor com a amizade da escolta.
E assim como mudamos a casa para atender nossos bebês, tapando tomadas e colocando cercadinhos, vamos alterar a rotina dos móveis para criar os nossos pais.
Uma das primeiras transformações acontece no banheiro.
Seremos pais de nossos pais na hora de pôr uma barra no box do chuveiro. A barra é emblemática. A barra é simbólica. A barra é inaugurar um cotovelo das águas. Porque o chuveiro, simples e refrescante, agora é um temporal para os pés idosos de nossos protetores. Não podemos abandoná-los em nenhum momento, inventaremos nossos braços nas paredes. A casa de quem cuida dos pais tem braços dos filhos pelas paredes. Nossos braços estarão espalhados, sob a forma de corrimões. Pois envelhecer é andar de mãos dadas com os objetos, envelhecer é subir escada mesmo sem degraus.
Seremos estranhos em nossa residência. Observaremos cada detalhe com pavor e desconhecimento, com dúvida e preocupação. Seremos arquitetos, decoradores, engenheiros frustrados. Como não previmos que os pais adoecem e precisariam da gente?
Nos arrependeremos dos sofás, das estátuas e do acesso caracol, nos arrependeremos de cada obstáculo e tapete. E feliz do filho que é pai de seu pai antes da morte, e triste do filho que aparece somente no enterro e não se despede um pouco por dia. Meu amigo José Klein acompanhou o pai até seus derradeiros minutos. No hospital, a enfermeira fazia a manobra da cama para a maca, buscando repor os lençóis, quando Zé gritou de sua cadeira: — Deixa que eu ajudo. Reuniu suas forças e pegou pela primeira vez seu pai no colo.
Colocou o rosto de seu pai contra seu peito. Ajeitou em seus ombros o pai consumido pelo câncer: pequeno, enrugado, frágil, tremendo. Ficou segurando um bom tempo, um tempo equivalente à sua infância, um tempo equivalente à sua adolescência, um bom tempo, um tempo interminável. Embalou o pai de um lado para o outro. Aninhou o pai. Acalmou o pai. E apenas dizia, sussurrado: — Estou aqui, estou aqui, pai! O que um pai quer apenas ouvir no fim de sua vida é que seu filho está ali.
(Autor desconhecido. Disponível em: http://www.contioutra.com/todo-filho-e-pai-da-morte-de-seu-pai/. Dezembro de 2016.)

Considerando que sujeito é o termo da oração que funciona como suporte de uma afirmação feita pelo predicado, assinale a afirmativa transcrita do texto que evidencia sujeito elíptico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

154Q869698 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Merendeira, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

Contendo 23 volumes, a série “O sítio do Picapau Amarelo” é um dos maiores representantes literários quando se fala em literatura brasileira infantil. O sucesso é comprovado quando é observado o grande número de adaptações para televisão que já ocorreram aos longos dos anos, como filmes, series e animações. De quem é a autoria desta série?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q890514 | Arquitetura de Computadores, Agente de Organização Escolar, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

A dissipação de calor em um computador se refere ao processo de remoção do calor gerado pelos componentes internos, como a CPU, GPU, dentre outros. Sabe-se que sua principal função é garantir que o sistema permaneça operando em temperaturas seguras. Qual dos componentes a seguir tem a função de dissipar calor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q890520 | Pedagogia, Gestão Escolar, Agente de Organização Escolar, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

Em uma instituição de ensino circulam diversos documentos que desempenham papéis essenciais quanto ao registro das atividades administrativas, didáticas e estudantis. É certo que todos precisam ser elaborados em conjunto com a comunidade escolar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q890571 | Informática, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

“É uma interface de conexão amplamente usada para transmitir áudio e vídeo de alta definição entre dispositivos eletrônicos. Foi introduzido para substituir várias interfaces de vídeo analógicas e digitais, simplificando a conexão de dispositivos e melhorando a qualidade de áudio e vídeo.” O trecho se refere a qual interface?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q890580 | Enfermagem, Calendário Vacinal, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

De acordo com o Calendário Vacinal 2023, uma criança com 2 meses completos de idade já deverá ter tomado as seguintes vacinas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q1055194 | Português, Ortografia, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Compartilhando mentiras
De vez em quando, nas redes sociais, a gente se pega compartilhando notícias falsas, fotos modificadas, boatos de todo tipo. Hoje mesmo eu estava compartilhando uma notícia que me espantou: na China havia sido descoberto um operário que estava soterrado numa mina há quase 20 anos, depois de ser dado como morto. Quando eu estava pronto para passar a notícia adiante, veio o desmentido: era notícia criada por um desses websites de “jornalismo ficcional” (se o termo não existe, fica inventado agora).
Quando vemos uma coisa espantosa, inacreditável, edificante, animadora, queremos compartilhar aquilo para faturar uma porcentagenzinha da glória da descoberta. Quando algo nos revolta, nos causa indignação, queremos compartilhar para ver se contribuímos para acabar com aquela pouca vergonha, combater aquela injustiça etc. E mesmo que tudo continue como está, pelo menos mostramos a todos que somos gente boa. E a vida segue.
O problema é quando a matéria é falsa. E, pior ainda, se é uma matéria falsa que não foi criada por motivos humorísticos ou literários (sim, considero o “jornalismo ficcional” uma interessante forma de literatura), mas para prejudicar a imagem de algum partido ou de algum político, não importa de que posição ou tendência. Inventa‐se uma arbitrariedade ou falcatrua, joga‐se nas redes sociais e aguarda‐se o resultado.
Neste caso, a multiplicação da notícia falsa (que está sempre sujeita a ser denunciada juridicamente como injúria, calúnia ou difamação) se dá em várias direções. Tem a pessoa que se horroriza com o “fato” noticiado e quer que todo mundo tome consciência daquilo; é a turma “Acorda, Brasil!”. Tem a pessoa que, quando percebe que comeu gato por lebre, vai lá rapidinho e retira a postagem, mas geralmente o estrago já foi feito, a mentira foi passada adiante. Tem pessoa que acaba sabendo que a história era falsa, mas, como desejaria que fosse verdadeira (porque é politicamente contra o partido ou a pessoa envolvida) “se faz de doida” e deixa a postagem rendendo compartilhamentos até não poder mais, quando vai lá, se corrige e pede uma desculpazinha esfarrapada.
Antes de curtir, comentar ou compartilhar procuro checar as fontes, ir nos links originais. E se for um vírus? Bem, procuro nunca ser o primeiro. Inúmeras vezes evitei clicar num link com algo interessante e, duas horas depois, vi as denúncias pipocando: “Peguei um vírus!”. É como em guerra de videogame: a melhor maneira de saber se um terreno está minado é deixar que os outros vão na frente. Para que pressa?

(Braulio Tavares. Carta Fundamental, setembro de 2014. Adaptado.)

A palavra “notícia”, transcrita do 1º§ do texto, recebe acentuação gráfica pelo mesmo motivo que a seguinte palavra:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q1055198 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Vygotsky rejeitou a ideia de funções fundamentais fixas e imutáveis, “trabalhando com a noção do cérebro como um sistema aberto, de grande plasticidade, cuja estrutura e modos de funcionamento são moldados ao longo da história da espécie e do desenvolvimento individual”. Para ele, o cérebro é formado por sistemas funcionais complexos, isto é:
I. As funções não se localizam em pontos específicos, mas se organizam a partir da ação de diversos elementos que atuam de forma articulada. II. O cérebro tem uma estrutura básica, resultante da evolução da espécie, que cada membro traz consigo ao nascer. III. A estrutura cerebral pode ser articulada de diferentes formas pelo sujeito, isto é, um mesmo problema pode ser solucionado de diferentes formas e mobilizar a mesma parte do cérebro.
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.