Questões de Concursos Prefeitura de Pitangueiras SP

Resolva questões de Prefeitura de Pitangueiras SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

141Q1071444 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes Cênicas, Prefeitura de Pitangueiras SP, Instituto Consulplan, 2024

Tratava-se de trazer para o nosso palco a ideia “de desembaraçar a cena de qualquer caráter descritivo, de qualquer imitação realista, para exprimir a ‘essência do drama’ pela representação antinaturalista do ator, pelo simbolismo do objeto, da linha, da cor e da iluminação técnica”.
(JÚNIOR, 1963.)

A produção de “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues, em 1943, foi um marco simbólico para o teatro moderno no Brasil. Com direção de Ziembinski e com cenário de Tomás Santa Rosa, a montagem atribui uma nova significação no que diz respeito à iluminação na cena teatral brasileira, tendo como estética:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q890527 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Organização Escolar, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

A educação inclusiva é uma ação pedagógica que aspira garantir o direito de todos os alunos de participar do ambiente educacional, baseando no princípio da equidade, seja qual for suas diferenças – sejam elas físicas, cognitivas, sensoriais, emocionais ou sociais. Sobre a educação inclusiva, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

143Q890532 | Enfermagem, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

“A enfermidade é a consequência de uma complexa rede de relações entre os diversos componentes do agente etiológico, do hospedeiro susceptível e do ambiente em que se encontram. Para que ocorra determinada enfermidade em uma população, particularmente no caso de doenças transmissíveis, é necessário que ocorra uma sucessão de eventos, que constitui a cadeia epidemiológica. É aquele que apresenta uma sintomatologia inespecífica, no estágio inicial da doença. Durante esse período, o doente pode eliminar o agente etiológico para o meio exterior, atuando como fonte de infecção.” Considerando o exposto, é possível afirmar que trata-se de doente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q890540 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Telefonista, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

Seis insetos do tipo barbeiro são encontrados na USP

Seis insetos do tipo barbeiro foram encontrados na Cidade Universitária, no Butantã, na Zona Oeste de São Paulo. Eles estavam perto dos institutos de química e de biologia e um deles estava contaminado com o protozoário que provoca a doença de Chagas.
(Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/. Acesso em: 19/12/2023.)

Sobre a doença de Chagas, uma patologia que preocupa a sociedade, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q1055160 | Legislação de Trânsito, Licenciamento de Veículos, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Considerando o Código de Trânsito Brasileiro, que apresenta as especificações de registro e licenciamento dos veículos automotores, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O CTB estabelece o prazo máximo de cinco dias, a contar da retirada do veículo na concessionária, para que o proprietário apresente ao DETRAN mais próximo a nota fiscal do veículo para o emplacamento. ( ) Em caso de o proprietário do veículo mudar de munícipio ou residência, será obrigatória a expedição de novo Certificado de Registro de Veículo. ( ) O primeiro licenciamento de um veículo é feito simultaneamente ao registro. ( ) O registro dos tratores e demais aparelhos automotores destinados a puxar ou a arrastar maquinaria agrícola ou a executar trabalhos agrícolas será efetuado, sem ônus, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, diretamente ou mediante convênio. ( ) Em caso de existência de débitos de multas ambientais, vinculadas ao veículo, independente da responsabilidade pelas infrações cometidas, será emitido novo Certificado de Registro de Veículo, desde que não haja mudança de propriedade.
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q1055162 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Em relação às macrófitas aquáticas, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q1055188 | Conhecimentos Gerais, Política Internacional, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

O principal objetivo do Mercosul é garantir a construção de uma consolidação econômica, política e social entre os países-membros, colaborando para o aumento da qualidade de vida dos cidadãos que habitam os Estados que constituem o bloco. Assinale, a seguir, o país que NÃO faz parte do Mercosul:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q890581 | Enfermagem, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

A Resolução COFEN nº 564/2017 aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Em seu capítulo IV são retratadas sobre infrações e penalidades. As infrações serão consideradas leves, moderadas, graves ou gravíssimas, segundo a natureza do ato e a circunstância de cada caso. Assinale a afirmativa que indique infrações moderadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q1055198 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Vygotsky rejeitou a ideia de funções fundamentais fixas e imutáveis, “trabalhando com a noção do cérebro como um sistema aberto, de grande plasticidade, cuja estrutura e modos de funcionamento são moldados ao longo da história da espécie e do desenvolvimento individual”. Para ele, o cérebro é formado por sistemas funcionais complexos, isto é:
I. As funções não se localizam em pontos específicos, mas se organizam a partir da ação de diversos elementos que atuam de forma articulada. II. O cérebro tem uma estrutura básica, resultante da evolução da espécie, que cada membro traz consigo ao nascer. III. A estrutura cerebral pode ser articulada de diferentes formas pelo sujeito, isto é, um mesmo problema pode ser solucionado de diferentes formas e mobilizar a mesma parte do cérebro.
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q1055205 | Português, Sintaxe, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Todo filho é pai da morte de seu pai Há uma quebra na história familiar onde as idades se acumulam e se sobrepõem e a ordem natural não tem sentido: é quando o filho se torna pai de seu pai. É quando o pai envelhece e começa a trotear como se estivesse dentro de uma névoa. Lento, devagar, impreciso. É quando aquele pai que segurava com força nossa mão já não tem como se levantar sozinho. É quando aquele pai, outrora firme e intransponível, enfraquece de vez e demora o dobro da respiração para sair de seu lugar. É quando aquele pai, que antigamente mandava e ordenava, hoje só suspira, só geme, só procura onde é a porta e onde é a janela – tudo é corredor, tudo é longe.
É quando aquele pai, antes disposto e trabalhador, fracassa ao tirar sua própria roupa e não lembrará de seus remédios.
E nós, como filhos, não faremos outra coisa senão trocar de papel e aceitar que somos responsáveis por aquela vida. Aquela vida que nos gerou depende de nossa vida para morrer em paz.
Todo filho é pai da morte de seu pai.
Ou, quem sabe, a velhice do pai e da mãe seja curiosamente nossa última gravidez. Nosso último ensinamento. Fase para devolver os cuidados que nos foram confiados ao longo de décadas, de retribuir o amor com a amizade da escolta.
E assim como mudamos a casa para atender nossos bebês, tapando tomadas e colocando cercadinhos, vamos alterar a rotina dos móveis para criar os nossos pais.
Uma das primeiras transformações acontece no banheiro.
Seremos pais de nossos pais na hora de pôr uma barra no box do chuveiro. A barra é emblemática. A barra é simbólica. A barra é inaugurar um cotovelo das águas. Porque o chuveiro, simples e refrescante, agora é um temporal para os pés idosos de nossos protetores. Não podemos abandoná-los em nenhum momento, inventaremos nossos braços nas paredes. A casa de quem cuida dos pais tem braços dos filhos pelas paredes. Nossos braços estarão espalhados, sob a forma de corrimões. Pois envelhecer é andar de mãos dadas com os objetos, envelhecer é subir escada mesmo sem degraus.
Seremos estranhos em nossa residência. Observaremos cada detalhe com pavor e desconhecimento, com dúvida e preocupação. Seremos arquitetos, decoradores, engenheiros frustrados. Como não previmos que os pais adoecem e precisariam da gente?
Nos arrependeremos dos sofás, das estátuas e do acesso caracol, nos arrependeremos de cada obstáculo e tapete. E feliz do filho que é pai de seu pai antes da morte, e triste do filho que aparece somente no enterro e não se despede um pouco por dia. Meu amigo José Klein acompanhou o pai até seus derradeiros minutos. No hospital, a enfermeira fazia a manobra da cama para a maca, buscando repor os lençóis, quando Zé gritou de sua cadeira: — Deixa que eu ajudo. Reuniu suas forças e pegou pela primeira vez seu pai no colo.
Colocou o rosto de seu pai contra seu peito. Ajeitou em seus ombros o pai consumido pelo câncer: pequeno, enrugado, frágil, tremendo. Ficou segurando um bom tempo, um tempo equivalente à sua infância, um tempo equivalente à sua adolescência, um bom tempo, um tempo interminável. Embalou o pai de um lado para o outro. Aninhou o pai. Acalmou o pai. E apenas dizia, sussurrado: — Estou aqui, estou aqui, pai! O que um pai quer apenas ouvir no fim de sua vida é que seu filho está ali.
(Autor desconhecido. Disponível em: http://www.contioutra.com/todo-filho-e-pai-da-morte-de-seu-pai/. Dezembro de 2016.)

Considerando que sujeito é o termo da oração que funciona como suporte de uma afirmação feita pelo predicado, assinale a afirmativa transcrita do texto que evidencia sujeito elíptico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q1071442 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes Cênicas, Prefeitura de Pitangueiras SP, Instituto Consulplan, 2024

Camadas de sons, cheiros, temperaturas foram apresentadas nessa proposta artística a partir de ações como marcar a ferro as vestes de carne e andar sobre brasas com calçados feitos com o mesmo material orgânico, assim como as ações de cortar e assar a carne de charque (alimento muito consumido no Nordeste brasileiro). Notamos que as ações representavam os suplícios públicos dos que foram torturados e queimados vivos no passado – a carne seca foi exposta como uma metáfora da própria carne humana, do corpo humano fragmentado, esquartejado. Durante trinta minutos, aproximadamente, o próprio artista, Everaldo Santana, Paulo César e Robson Lemos realizaram tais ações; [...] marcar a ferro quente a carne bovina da mesma maneira que os negros escravizados foram estigmatizados por seus proprietários num passado não muito distante.
(SANTOS-ZMÁRIO. Fragmento.)

O excerto evidencia uma relação corpo-memória; constrói-se uma obra que não cabe mais na boca. Torna-se necessário um estreitamento físico, onde o artista coloca-se em situação, presentificação, descontruindo a ideia de personagem. Essa linguagem híbrida, que retira a noção de objeto, dilata os sentidos, evidencia a presença e desloca o corpo para centralidade da ação, pode ser definida como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

152Q868696 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Coveiro, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

De acordo com a UNESCO, o Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pode ser compreendido como as expressões de vida e tradições que comunidades; grupos e indivíduos em todo o mundo recebem de seus ancestrais e repassam a seus descendentes. A manifestação cultural que reúne canto, toque dos instrumentos como, por exemplo, o Berimbau, dança, jogos e brincadeiras desenvolveu-se como rito social e de solidariedade entre os escravos. Estratégia para lidar com o controle da violência, hoje é considerada uma das manifestações culturais mais conhecidas no Brasil. Trata-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q890520 | Pedagogia, Gestão Escolar, Agente de Organização Escolar, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

Em uma instituição de ensino circulam diversos documentos que desempenham papéis essenciais quanto ao registro das atividades administrativas, didáticas e estudantis. É certo que todos precisam ser elaborados em conjunto com a comunidade escolar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

154Q890547 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Telefonista, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

O Brasil vive em uma Democracia e os cidadãos manifestam sua vontade política em todas as decisões, pelo poder do voto direto. No final do ano de 2024, os brasileiros irão às urnas para eleger
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q1055164 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Dentre os variados métodos de Avaliação de Impactos Ambientais existentes, há um que surgiu pela necessidade da tomada de decisões quanto à implantação de projetos, considerando o parecer de especialistas em cada espécie de impacto resultante dos mesmos, além dos pontos econômicos e técnicos. Consiste na formação de grupos de trabalho multidisciplinares com profissionais qualificados em diferentes áreas de atuação, apresentando suas conclusões baseadas na experiência para elaboração de um relatório que irá relacionar o projeto a ser implantado com seus possíveis impactos causados. Este método, quando utilizado isoladamente, deve desenvolver a AIA (Avaliação de Impacto Ambiental) de forma simples, de fácil interpretação e de maneira dissertativa. É adequado às situações com escassez de dados e quando a avaliação deve ser disponibilizada em um curto espaço de tempo. A vantagem é que, proporciona menores gastos e é facilmente compreensível pelo público em geral. Por outro lado, exibe um alto grau de subjetividade, visto que considera a análise qualitativa e deixa de lado o caráter quantitativo da avaliação, além de ser passível de espacialização via SIG (Sistema de Informação Geográfica) e utiliza informações que normalmente encontram-se disponíveis. Trata-se do método:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q1055167 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Uma pesquisa escolar questionou 600 alunos acerca da cor de caneta que utilizava em seu dia a dia na escola para copiar os conteúdos das disciplinas estudadas. Os dados obtidos foram: 450 utilizam caneta preta; 300 utilizam caneta azul; e, 50 utilizam apenas lápis ou lapiseira.
Quantos desses alunos utilizam tanto caneta preta quanto caneta azul?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q1055171 | Direito Constitucional, Administração Pública, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Em relação à estabilidade dos servidores públicos municipais, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q890577 | Enfermagem, Lei do Exercício Profissional de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

O Decreto nº 94.406, de 08 de junho de 1987, regulamenta a Lei nº 7498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da enfermagem. São consideradas atividades exercidas pelo técnico em enfermagem assistir ao, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q890579 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. De acordo com as funções da vigilância epidemiológica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Avaliar as condições de funcionamento e identificar os riscos e os danos à saúde dos pacientes.
( ) Coletar dados, processar os dados coletados, analisá-los e interpretá-los.
( ) Verificar e promover adesão às normas e aos regulamentos técnicos vigentes.
( ) Avaliar a eficácia e a efetividade das medidas adotadas e, ainda, a omissão de informações pertinentes.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q1055200 | Direito Administrativo, Agentes Públicos e Lei 8 112 de 1990, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Victor, servidor público municipal estável, foi demitido de seu cargo efetivo, sem o justo processo legal. Inconformado, o servidor ingressou judicialmente, sendo declarada invalidada sua demissão em decisão judicial transitada em julgado. Considerando a situação hipotética, é correto afirmar que Victor deverá ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.