Início

Questões de Concursos Prefeitura de Pitangueiras SP

Resolva questões de Prefeitura de Pitangueiras SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q1055200 | Direito Administrativo, Agentes Públicos e Lei 8 112 de 1990, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Victor, servidor público municipal estável, foi demitido de seu cargo efetivo, sem o justo processo legal. Inconformado, o servidor ingressou judicialmente, sendo declarada invalidada sua demissão em decisão judicial transitada em julgado. Considerando a situação hipotética, é correto afirmar que Victor deverá ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

162Q1023495 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

Analyse the set of sentences to indicate the option that does NOT fit them.

1. Not only did they arrive late but they talked throughout the film.


2. Rarely do we find such talent.


3. Never have I been so happy to see someone.

4. Barely had she got back in bed when her alarm went off.

5. Seldom has she taken a day off work.

6. No sooner had the game started than the captain was taken ill.

7. Only later did they discover they hadn't been told the truth.

8. Under no circumstances should children travel without an adult

9. Little do people realise how hard it is to be a chef.

10. In no way did we agree to this.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

163Q1071444 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes Cênicas, Prefeitura de Pitangueiras SP, Instituto Consulplan, 2024

Tratava-se de trazer para o nosso palco a ideia “de desembaraçar a cena de qualquer caráter descritivo, de qualquer imitação realista, para exprimir a ‘essência do drama’ pela representação antinaturalista do ator, pelo simbolismo do objeto, da linha, da cor e da iluminação técnica”.
(JÚNIOR, 1963.)

A produção de “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues, em 1943, foi um marco simbólico para o teatro moderno no Brasil. Com direção de Ziembinski e com cenário de Tomás Santa Rosa, a montagem atribui uma nova significação no que diz respeito à iluminação na cena teatral brasileira, tendo como estética:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

164Q868696 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Coveiro, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

De acordo com a UNESCO, o Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pode ser compreendido como as expressões de vida e tradições que comunidades; grupos e indivíduos em todo o mundo recebem de seus ancestrais e repassam a seus descendentes. A manifestação cultural que reúne canto, toque dos instrumentos como, por exemplo, o Berimbau, dança, jogos e brincadeiras desenvolveu-se como rito social e de solidariedade entre os escravos. Estratégia para lidar com o controle da violência, hoje é considerada uma das manifestações culturais mais conhecidas no Brasil. Trata-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

165Q890532 | Enfermagem, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

“A enfermidade é a consequência de uma complexa rede de relações entre os diversos componentes do agente etiológico, do hospedeiro susceptível e do ambiente em que se encontram. Para que ocorra determinada enfermidade em uma população, particularmente no caso de doenças transmissíveis, é necessário que ocorra uma sucessão de eventos, que constitui a cadeia epidemiológica. É aquele que apresenta uma sintomatologia inespecífica, no estágio inicial da doença. Durante esse período, o doente pode eliminar o agente etiológico para o meio exterior, atuando como fonte de infecção.” Considerando o exposto, é possível afirmar que trata-se de doente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q890547 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Telefonista, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

O Brasil vive em uma Democracia e os cidadãos manifestam sua vontade política em todas as decisões, pelo poder do voto direto. No final do ano de 2024, os brasileiros irão às urnas para eleger
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

167Q1055159 | Legislação de Trânsito, Infrações, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Confiar ou entregar a direção de veículo a pessoa que, mesmo habilitada, por seu estado físico ou psíquico, não estiver em condições de dirigi-lo com segurança, trata-se uma infração de trânsito prevista no Código de Trânsito Brasileiro. Sobre tal infração de trânsito, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

168Q1055162 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Em relação às macrófitas aquáticas, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

169Q1055166 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Para uma ação avaliativa mediadora, Hoffman (2012) aponta alguns princípios importantes. Acerca desses princípios, assinale o INCORRETO.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

170Q1055183 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

“No Brasil, há 3 surtos de sarampo: em São Paulo com 363 casos, seguido por Pará (53) e Rio de Janeiro (11). A única forma de prevenção é através da vacina. O sarampo é uma doença _________________ grave, que pode ser transmitida pela fala, tosse e espirro.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

171Q1055188 | Conhecimentos Gerais, Política Internacional, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

O principal objetivo do Mercosul é garantir a construção de uma consolidação econômica, política e social entre os países-membros, colaborando para o aumento da qualidade de vida dos cidadãos que habitam os Estados que constituem o bloco. Assinale, a seguir, o país que NÃO faz parte do Mercosul:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q1071442 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes Cênicas, Prefeitura de Pitangueiras SP, Instituto Consulplan, 2024

Camadas de sons, cheiros, temperaturas foram apresentadas nessa proposta artística a partir de ações como marcar a ferro as vestes de carne e andar sobre brasas com calçados feitos com o mesmo material orgânico, assim como as ações de cortar e assar a carne de charque (alimento muito consumido no Nordeste brasileiro). Notamos que as ações representavam os suplícios públicos dos que foram torturados e queimados vivos no passado – a carne seca foi exposta como uma metáfora da própria carne humana, do corpo humano fragmentado, esquartejado. Durante trinta minutos, aproximadamente, o próprio artista, Everaldo Santana, Paulo César e Robson Lemos realizaram tais ações; [...] marcar a ferro quente a carne bovina da mesma maneira que os negros escravizados foram estigmatizados por seus proprietários num passado não muito distante.
(SANTOS-ZMÁRIO. Fragmento.)

O excerto evidencia uma relação corpo-memória; constrói-se uma obra que não cabe mais na boca. Torna-se necessário um estreitamento físico, onde o artista coloca-se em situação, presentificação, descontruindo a ideia de personagem. Essa linguagem híbrida, que retira a noção de objeto, dilata os sentidos, evidencia a presença e desloca o corpo para centralidade da ação, pode ser definida como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

173Q868693 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Coveiro, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

A utilização de energia facilita o cotidiano da população. Imaginar um dia sem utilizar nenhum tipo de energia é praticamente impossível; as tarefas de casa, do trabalho, lazer, até nas emergências como na necessidade de ir a um hospital – a energia está em tudo. Para atender a tais necessidades, há várias fontes de energias, dentre elas a geotérmica. Sobre tal fonte de energia, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

174Q1055167 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Uma pesquisa escolar questionou 600 alunos acerca da cor de caneta que utilizava em seu dia a dia na escola para copiar os conteúdos das disciplinas estudadas. Os dados obtidos foram: 450 utilizam caneta preta; 300 utilizam caneta azul; e, 50 utilizam apenas lápis ou lapiseira.
Quantos desses alunos utilizam tanto caneta preta quanto caneta azul?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

175Q1055178 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional Na Atenção à Saúde, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

“Para o desenvolvimento infantil, a interação com o ambiente é fundamental. A qualidade dessa interação vai depender da capacidade da criança para se inter-relacionar com ele. Essa capacidade pode ser prejudicada com, por exemplo, uma deficiência no sistema visual. A criança com deficiência visual tende a não captar os estímulos do meio ao seu redor, ou a não saber como reagir a eles, ficando privada de algumas oportunidades de desenvolvimento. Desta forma, é sabido que as crianças se desenvolvem através de sua interação com o ambiente que as cerca, mas a profundidade dessa interação vai depender de sua capacidade para interagir com esse ambiente.” (Motta, et al, 2008.) A fim de propiciar a interação das crianças com deficiência visual, o terapeuta ocupacional poderá lançar mão de diversos recursos terapêuticos; assinale o correto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

176Q890581 | Enfermagem, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

A Resolução COFEN nº 564/2017 aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Em seu capítulo IV são retratadas sobre infrações e penalidades. As infrações serão consideradas leves, moderadas, graves ou gravíssimas, segundo a natureza do ato e a circunstância de cada caso. Assinale a afirmativa que indique infrações moderadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q890584 | Enfermagem, Calendário Vacinal, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

“A vacina adsorvida Difteria, Tétano e Pertussis(DTP) se dá por dois reforços: o primeiro aos ______________ de idade e o segundo aos _____________ de idade; o volume de cada dose é de 0,5 mL; e, a via de administração é ________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

178Q1055193 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

A epidemiologia contribui virtualmente para todas as políticas públicas em saúde; estão entre as questões que se impõem atualmente como compromissos da saúde pública, frente aos quais todas as disciplinas e saberes do campo da saúde coletiva devem confluir, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

179Q1055206 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

A era da desinformação

Não podemos negar que a internet tornou-se um dos principais meios para a disseminação de informações. Em 2018, a rede cruzou a marca de 4 bilhões de usuários. Mais da metade da população mundial está conectada a ela. Este ano, o consumo diário de mídia online passará o de TV. A tendência é que a diferença se acentue nos próximos anos.
Graças às redes sociais e as plataformas de comunicação instantânea, a distância entre as pessoas diminui drasticamente. Já a velocidade de disseminação de informação aumentou de maneira brutal. Quando uma informação – um meme, ou uma notícia – cai na malha, ela é rapidamente replicada e enviada a outros pontos da rede. Quantas vezes não recebemos a mesma mensagem em diferentes grupos de Whastsapp ou vemos aquela notícia repetidas vezes no Twitter e no Facebook?
Mas não é só a escala e a velocidade da internet que são fatos novos. Ao contrário de seus predecessores – TV e rádio –, a internet está ao alcance de todos. Qualquer pessoa pode usá-la para disseminar suas ideias a milhões. Por outro lado, foi possível dar voz a milhares de pessoas que não eram representadas e que agora têm como lutar por seus direitos. Do outro, colocamos um canhão nas mãos dos que usam a desinformação como ferramenta.
Em 2016, na campanha para a eleição presidencial dos EUA, vimos o surgimento do termo “fake news”. Notícias bem elaboradas, com cara de autênticas, mas que não eram verídicas e foram desenhadas para propagar determinada linha de pensamento. Elas sempre existiram, mas nunca alavancadas com uma plataforma como a internet. Com elas, o arsenal de guerra na era da informação ganhou uma arma de alto calibre.
Agora, com a popularização da inteligência artificial, as “fake news” estão passando por um processo bem perigoso. Uma das maneiras de combater as notícias falsas era a de trazer ao público evidências claras da manipulação, como imagens, vídeos e áudios que pudessem tirar qualquer dúvida. Porém, ferramentas de síntese computacional estão dando origem ao que chamamos de “deep fakes”, deixando as “fake news” ainda mais robustas. Como os “deep fakes”, é possível, a partir de imagens e vídeos reais, gerar novas imagens e vídeos que colocam as pessoas do material original fazendo coisas que não acorreram – a troca do rosto de uma pessoa por outra, a criação de uma fala completamente fictícia e até a de rostos realistas, mas de pessoas que não existem.
Esse tipo de manipulação já acontecia. As técnicas, porém, custavam caro, levavam tempo para serem produzidas e a qualidade final não era tão boa. Agora, tudo é feito de maneira cada vez mais automática. Todos sabem que já passou da hora de não acreditar em tudo que se lê e recebe pela internet. Agora é bom deixar de lado o “só acredito vendo”.
(Por Manuel Lemos – O Estado de São Paulo. Disponível em: https://link.estadao.com.br/noticias/geral,a-era-dadesinformacao,70002915133. Acesso em: 10/06/2019.)

O texto, de natureza argumentativa, foi publicado na coluna “Link” do jornal eletrônico O Estado de São Paulo. Pode-se concluir, com base na sua finalidade comunicativa, que esse texto é um representante do gênero:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

180Q1055207 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

A era da desinformação

Não podemos negar que a internet tornou-se um dos principais meios para a disseminação de informações. Em 2018, a rede cruzou a marca de 4 bilhões de usuários. Mais da metade da população mundial está conectada a ela. Este ano, o consumo diário de mídia online passará o de TV. A tendência é que a diferença se acentue nos próximos anos.
Graças às redes sociais e as plataformas de comunicação instantânea, a distância entre as pessoas diminui drasticamente. Já a velocidade de disseminação de informação aumentou de maneira brutal. Quando uma informação – um meme, ou uma notícia – cai na malha, ela é rapidamente replicada e enviada a outros pontos da rede. Quantas vezes não recebemos a mesma mensagem em diferentes grupos de Whastsapp ou vemos aquela notícia repetidas vezes no Twitter e no Facebook?
Mas não é só a escala e a velocidade da internet que são fatos novos. Ao contrário de seus predecessores – TV e rádio –, a internet está ao alcance de todos. Qualquer pessoa pode usá-la para disseminar suas ideias a milhões. Por outro lado, foi possível dar voz a milhares de pessoas que não eram representadas e que agora têm como lutar por seus direitos. Do outro, colocamos um canhão nas mãos dos que usam a desinformação como ferramenta.
Em 2016, na campanha para a eleição presidencial dos EUA, vimos o surgimento do termo “fake news”. Notícias bem elaboradas, com cara de autênticas, mas que não eram verídicas e foram desenhadas para propagar determinada linha de pensamento. Elas sempre existiram, mas nunca alavancadas com uma plataforma como a internet. Com elas, o arsenal de guerra na era da informação ganhou uma arma de alto calibre.
Agora, com a popularização da inteligência artificial, as “fake news” estão passando por um processo bem perigoso. Uma das maneiras de combater as notícias falsas era a de trazer ao público evidências claras da manipulação, como imagens, vídeos e áudios que pudessem tirar qualquer dúvida. Porém, ferramentas de síntese computacional estão dando origem ao que chamamos de “deep fakes”, deixando as “fake news” ainda mais robustas. Como os “deep fakes”, é possível, a partir de imagens e vídeos reais, gerar novas imagens e vídeos que colocam as pessoas do material original fazendo coisas que não acorreram – a troca do rosto de uma pessoa por outra, a criação de uma fala completamente fictícia e até a de rostos realistas, mas de pessoas que não existem.
Esse tipo de manipulação já acontecia. As técnicas, porém, custavam caro, levavam tempo para serem produzidas e a qualidade final não era tão boa. Agora, tudo é feito de maneira cada vez mais automática. Todos sabem que já passou da hora de não acreditar em tudo que se lê e recebe pela internet. Agora é bom deixar de lado o “só acredito vendo”.
(Por Manuel Lemos – O Estado de São Paulo. Disponível em: https://link.estadao.com.br/noticias/geral,a-era-dadesinformacao,70002915133. Acesso em: 10/06/2019.)

Considerando o que é afirmado no texto sobre a autenticidade das informações que circulam na internet, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.