Questões de Concursos Prefeitura de Pitangueiras SP

Resolva questões de Prefeitura de Pitangueiras SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

181Q890580 | Enfermagem, Calendário Vacinal, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

De acordo com o Calendário Vacinal 2023, uma criança com 2 meses completos de idade já deverá ter tomado as seguintes vacinas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

182Q1055199 | Legislação dos Municípios do Estado de São Paulo, Legislação do Município de Pitangueiras, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Ao servidor público em mandato como dirigente sindical é assegurado, nos termos do Estatuto do Servidor, o direito de inamovibilidade pelo período:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

183Q1055201 | Legislação dos Municípios do Estado de São Paulo, Legislação do Município de Pitangueiras, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Para fins de contabilização dos prazos previstos no Estatuto dos Servidores do Município de Pitangueiras, serão considerados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

184Q868588 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Zelador, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

O que são e-sports e por que estão cada vez mais populares?

Esportes eletrônicos cresceram nos últimos anos e contam com equipes profissionais, competições mundiais e público fiel.

Os números do e-sports no Brasil comprovam a popularidade da categoria: três a cada quatro brasileiros jogam games – o equivalente a 74,5% da população. Esses dados são da Pesquisa Game Brasil, uma parceria entre Sioux Group, Go Gamers, Blend New Research e ESPM, que revela o potencial do mercado de jogos eletrônicos. A popularização não se restringe ao Brasil, ultrapassando fronteiras e ganhando espaço como fonte de renda para jogadores ao redor do mundo. Com torneios oficiais, equipes treinadas e um público fiel, o conceito tem se expandido sendo um dos principais mercados em crescimento nos últimos anos.

(Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/. Acesso em: 08/12/2023. Adaptado.)


E-sports é um termo que vem do inglês eletronic sports, ou esportes eletrônicos, utilizado para definir a modalidade competitiva de jogos virtuais. Nesses eventos, jogadores profissionais ou amadores se enfrentam em torneios oficiais de gêneros variados de games – desde esportes virtuais até jogos de estratégia em tempo real. NÃO é considerado um de jogo eletrônico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

185Q868698 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Coveiro, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

Desde os primórdios da sociedade os conflitos estão presentes, sejam por desavenças entre os membros ou busca por conquistas de territórios e riquezas. Atualmente estamos testemunhando dois grandes conflitos no mundo, que têm causado mortes e destruição. São países envolvidos nestes dois grandes conflitos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

186Q890545 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Telefonista, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

“A expressão musical-coreográfica-poética e festiva, que ocorre no litoral norte do estado do Paraná e litoral sul do Estado de São Paulo, possui um conjunto de práticas que envolvem trabalho, divertimento, religiosidade, música e dança, prestígios e rivalidades, saberes e fazeres; classifica-se em batido e bailado ou valsado, cujas diferenças se definem pelos instrumentos utilizados. Está presente em casamentos e batismos, festas de santos padroeiros e aniversários, e nas alianças de ajuda mútua. O ___________ é considerado um Patrimônio Cultural Imaterial desde novembro de 2012.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

187Q1055169 | Literatura, Naturalismo, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Conta o médico Fernandes Figueira, no livro “Velaturas” (com o pseudônimo de Alcides Flávio), que seu amigo Aluísio de Azevedo o consultou, durante a composição de “O homem”, sobre o envenenamento por estricnina; mas não seguiu as indicações recebidas. Apesar do escrúpulo informativo do naturalismo, desrespeitou os dados da ciência e deu ao veneno uma ação mais rápida e mais dramática, porque necessitava que assim fosse para o seu desígnio. (CANDIDO, 2000, p. 12.) Em “Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária”, Antônio Candido evoca o episódio envolvendo o escritor que introduziu o naturalismo na literatura brasileira para elucidar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

188Q1055179 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Na relação cotidiana de sala de aula no século XXI, não é mais possível manter o foco de atenção dos estudantes por meio de aulas-palestras centradas no professor, ainda que incrementadas por ferramentas digitais como PowerPoint, Prezi, vídeos ou recursos de lousas digitais.
(Lilian. MORAN, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática.)
A partir do exposto, assinale a atividade envolvendo aprendizagem ativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

189Q890578 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

“Posição em que o paciente fica deitado com o abdôme para baixo, com os braços estendidos para frente e apoiados em talas. Nesta posição deve-se proteger quadril, coxas, seios, dorso dos pés, cintura escapular, olecrano, espinha ilíaca, patela e acomodar a genitália masculina em posição lateral.” As informações se referem ao decúbito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

190Q890584 | Enfermagem, Calendário Vacinal, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

“A vacina adsorvida Difteria, Tétano e Pertussis(DTP) se dá por dois reforços: o primeiro aos ______________ de idade e o segundo aos _____________ de idade; o volume de cada dose é de 0,5 mL; e, a via de administração é ________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

191Q1055193 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

A epidemiologia contribui virtualmente para todas as políticas públicas em saúde; estão entre as questões que se impõem atualmente como compromissos da saúde pública, frente aos quais todas as disciplinas e saberes do campo da saúde coletiva devem confluir, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

192Q1055204 | Português, Sintaxe, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Todo filho é pai da morte de seu pai Há uma quebra na história familiar onde as idades se acumulam e se sobrepõem e a ordem natural não tem sentido: é quando o filho se torna pai de seu pai. É quando o pai envelhece e começa a trotear como se estivesse dentro de uma névoa. Lento, devagar, impreciso. É quando aquele pai que segurava com força nossa mão já não tem como se levantar sozinho. É quando aquele pai, outrora firme e intransponível, enfraquece de vez e demora o dobro da respiração para sair de seu lugar. É quando aquele pai, que antigamente mandava e ordenava, hoje só suspira, só geme, só procura onde é a porta e onde é a janela – tudo é corredor, tudo é longe.
É quando aquele pai, antes disposto e trabalhador, fracassa ao tirar sua própria roupa e não lembrará de seus remédios.
E nós, como filhos, não faremos outra coisa senão trocar de papel e aceitar que somos responsáveis por aquela vida. Aquela vida que nos gerou depende de nossa vida para morrer em paz.
Todo filho é pai da morte de seu pai.
Ou, quem sabe, a velhice do pai e da mãe seja curiosamente nossa última gravidez. Nosso último ensinamento. Fase para devolver os cuidados que nos foram confiados ao longo de décadas, de retribuir o amor com a amizade da escolta.
E assim como mudamos a casa para atender nossos bebês, tapando tomadas e colocando cercadinhos, vamos alterar a rotina dos móveis para criar os nossos pais.
Uma das primeiras transformações acontece no banheiro.
Seremos pais de nossos pais na hora de pôr uma barra no box do chuveiro. A barra é emblemática. A barra é simbólica. A barra é inaugurar um cotovelo das águas. Porque o chuveiro, simples e refrescante, agora é um temporal para os pés idosos de nossos protetores. Não podemos abandoná-los em nenhum momento, inventaremos nossos braços nas paredes. A casa de quem cuida dos pais tem braços dos filhos pelas paredes. Nossos braços estarão espalhados, sob a forma de corrimões. Pois envelhecer é andar de mãos dadas com os objetos, envelhecer é subir escada mesmo sem degraus.
Seremos estranhos em nossa residência. Observaremos cada detalhe com pavor e desconhecimento, com dúvida e preocupação. Seremos arquitetos, decoradores, engenheiros frustrados. Como não previmos que os pais adoecem e precisariam da gente?
Nos arrependeremos dos sofás, das estátuas e do acesso caracol, nos arrependeremos de cada obstáculo e tapete. E feliz do filho que é pai de seu pai antes da morte, e triste do filho que aparece somente no enterro e não se despede um pouco por dia. Meu amigo José Klein acompanhou o pai até seus derradeiros minutos. No hospital, a enfermeira fazia a manobra da cama para a maca, buscando repor os lençóis, quando Zé gritou de sua cadeira: — Deixa que eu ajudo. Reuniu suas forças e pegou pela primeira vez seu pai no colo.
Colocou o rosto de seu pai contra seu peito. Ajeitou em seus ombros o pai consumido pelo câncer: pequeno, enrugado, frágil, tremendo. Ficou segurando um bom tempo, um tempo equivalente à sua infância, um tempo equivalente à sua adolescência, um bom tempo, um tempo interminável. Embalou o pai de um lado para o outro. Aninhou o pai. Acalmou o pai. E apenas dizia, sussurrado: — Estou aqui, estou aqui, pai! O que um pai quer apenas ouvir no fim de sua vida é que seu filho está ali.
(Autor desconhecido. Disponível em: http://www.contioutra.com/todo-filho-e-pai-da-morte-de-seu-pai/. Dezembro de 2016.)

Em “É quando aquele pai, antes disposto e trabalhador, fracassa ao tirar sua própria roupa e não lembrará de seus remédios.” (4º§), é correto afirmar que a ação verbal evidencia uma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

193Q1055208 | Radiologia, Equipamentos Radiológicos, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Sobre os princípios físicos da ultrassonografia, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

194Q1071446 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes Cênicas, Prefeitura de Pitangueiras SP, Instituto Consulplan, 2024

Durante o Congresso Brasileiro de Folclore, em 1955, reconceituou o termo como um “conjunto das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade.
(BENJAMIN, 2022.)

Tal conceituação aproxima a relação entre o folclore e o campo do ensino e educação, incorporando novas características como transmissão oral, tradicionalidade e regionalidade. No desenvolvimento do teatro brasileiro o folclore performa um lugar significativo. As influências dos ideais regionalistas difundidos por Gilberto Freyre, sublinham o surgimento do Teatro do Nordeste, liderado por Hermilo Bora Filho, que se fundamenta pela transmissão oral e regionalidade, tendo com maior expressão a dramaturgia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

195Q890523 | Pedagogia, Gestão Escolar, Agente de Organização Escolar, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

Uma instituição escolar é composta por uma comunidade de pessoas que interagem e compartilham objetivos educacionais, o que vai desde alunos e professores até equipe administrativa e responsáveis pelos estudantes. Como sua dinâmica se constrói sobre as interações entre seus participantes, é certo que se fazem necessários processos de organização escolar que regulem suas estruturas e processos administrativos. Portanto, as alternativas a seguir constituem processos necessários de organização escolar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

196Q890544 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Telefonista, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

Instalação da CNODS cria o ambiente para uma mobilização nacional sobre a implementação da Agenda 2030
Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS) realiza cerimônia de posse e define a agenda de mobilização nacional para a implementação da Agenda 2030.

Nos dias 19 e 20 de dezembro de 2023, a Secretaria-Geral da Presidência da República realiza a instalação da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS). A CNODS foi recriada pelo Decreto nº 11.704, de 14 de setembro de 2023, e representa o compromisso do governo com a busca por um novo modelo de desenvolvimento, garantindo a inclusão e a justiça social com democracia e preservação ambiental.

(Disponível em: https://www.gov.br/secretariageral/pt-br/noticias/.)

Sobre os desafios do desenvolvimento sustentável, analise as afirmativas a seguir.


I. Buscar acabar com a fome, garantir a segurança alimentar à população e promover uma agricultura sustentável.
II. Combater a desertificação e reverter a degradação da terra e a perda da biodiversidade.
III. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
IV. Buscar o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

197Q1055157 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

De acordo com De Carlo (2006), o uso das ocupações para a melhoria do estado geral de bem-estar humano é relatado desde a antiguidade clássica, quando não havia ainda a noção de processos de saúde-doença, como a compreendemos hoje. O surgimento da Terapia Ocupacional como profissão, oficialmente reconhecido como tendo ocorrido na segunda década do século XX, está profundamente ligado ao trabalho hospitalar, seja por suas raízes no uso das ocupações nos manicômios psiquiátricos, seja por seu “nascimento”, entre as guerras mundiais, relacionado ao trabalho nos hospitais civis e militares junto a incapacitados físicos e doentes crônicos, como tuberculosos e sequelados por acidentes de trabalho. A Terapia Ocupacional é um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social; considera-se que a atuação do terapeuta ocupacional é fundamental em programas de assistência à saúde integral do indivíduo, sendo por analisar e promover a vida ocupacional do paciente em seus diferentes aspectos. Sobre a intervenção da Terapia Ocupacional no contexto hospitalar, assinale e alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

198Q1055181 | Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Acompanhando o processo de mudanças, as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, Resolução CNE/CEB nº 2/2001, em seu Art. 2º, determinam que “os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos.”
(MEC/SEESP, 2001.) Sobre as condições que contribuem para uma inclusão eficaz, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

199Q1055182 | Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público-alvo os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Diante do exposto, é correto afirmar que são considerados alunos com deficiência àqueles que têm:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

200Q1055206 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

A era da desinformação

Não podemos negar que a internet tornou-se um dos principais meios para a disseminação de informações. Em 2018, a rede cruzou a marca de 4 bilhões de usuários. Mais da metade da população mundial está conectada a ela. Este ano, o consumo diário de mídia online passará o de TV. A tendência é que a diferença se acentue nos próximos anos.
Graças às redes sociais e as plataformas de comunicação instantânea, a distância entre as pessoas diminui drasticamente. Já a velocidade de disseminação de informação aumentou de maneira brutal. Quando uma informação – um meme, ou uma notícia – cai na malha, ela é rapidamente replicada e enviada a outros pontos da rede. Quantas vezes não recebemos a mesma mensagem em diferentes grupos de Whastsapp ou vemos aquela notícia repetidas vezes no Twitter e no Facebook?
Mas não é só a escala e a velocidade da internet que são fatos novos. Ao contrário de seus predecessores – TV e rádio –, a internet está ao alcance de todos. Qualquer pessoa pode usá-la para disseminar suas ideias a milhões. Por outro lado, foi possível dar voz a milhares de pessoas que não eram representadas e que agora têm como lutar por seus direitos. Do outro, colocamos um canhão nas mãos dos que usam a desinformação como ferramenta.
Em 2016, na campanha para a eleição presidencial dos EUA, vimos o surgimento do termo “fake news”. Notícias bem elaboradas, com cara de autênticas, mas que não eram verídicas e foram desenhadas para propagar determinada linha de pensamento. Elas sempre existiram, mas nunca alavancadas com uma plataforma como a internet. Com elas, o arsenal de guerra na era da informação ganhou uma arma de alto calibre.
Agora, com a popularização da inteligência artificial, as “fake news” estão passando por um processo bem perigoso. Uma das maneiras de combater as notícias falsas era a de trazer ao público evidências claras da manipulação, como imagens, vídeos e áudios que pudessem tirar qualquer dúvida. Porém, ferramentas de síntese computacional estão dando origem ao que chamamos de “deep fakes”, deixando as “fake news” ainda mais robustas. Como os “deep fakes”, é possível, a partir de imagens e vídeos reais, gerar novas imagens e vídeos que colocam as pessoas do material original fazendo coisas que não acorreram – a troca do rosto de uma pessoa por outra, a criação de uma fala completamente fictícia e até a de rostos realistas, mas de pessoas que não existem.
Esse tipo de manipulação já acontecia. As técnicas, porém, custavam caro, levavam tempo para serem produzidas e a qualidade final não era tão boa. Agora, tudo é feito de maneira cada vez mais automática. Todos sabem que já passou da hora de não acreditar em tudo que se lê e recebe pela internet. Agora é bom deixar de lado o “só acredito vendo”.
(Por Manuel Lemos – O Estado de São Paulo. Disponível em: https://link.estadao.com.br/noticias/geral,a-era-dadesinformacao,70002915133. Acesso em: 10/06/2019.)

O texto, de natureza argumentativa, foi publicado na coluna “Link” do jornal eletrônico O Estado de São Paulo. Pode-se concluir, com base na sua finalidade comunicativa, que esse texto é um representante do gênero:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.