Questões de Concursos Prefeitura de Pitangueiras SP

Resolva questões de Prefeitura de Pitangueiras SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

201Q869697 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Merendeira, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

Um dos grandes problemas que a sociedade enfrenta atualmente é o manejo de resíduos. Há muito lixo sendo gerado todos os dias, mas não há lugar para acomodá-lo, sendo que a reciclagem ainda é umas das melhores soluções. A compostagem é um método de reciclagem e pode ser realizado em escala doméstica ou industrial. Esse processo é realizado com a utilização de resíduo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

202Q1055203 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Todo filho é pai da morte de seu pai Há uma quebra na história familiar onde as idades se acumulam e se sobrepõem e a ordem natural não tem sentido: é quando o filho se torna pai de seu pai. É quando o pai envelhece e começa a trotear como se estivesse dentro de uma névoa. Lento, devagar, impreciso. É quando aquele pai que segurava com força nossa mão já não tem como se levantar sozinho. É quando aquele pai, outrora firme e intransponível, enfraquece de vez e demora o dobro da respiração para sair de seu lugar. É quando aquele pai, que antigamente mandava e ordenava, hoje só suspira, só geme, só procura onde é a porta e onde é a janela – tudo é corredor, tudo é longe.
É quando aquele pai, antes disposto e trabalhador, fracassa ao tirar sua própria roupa e não lembrará de seus remédios.
E nós, como filhos, não faremos outra coisa senão trocar de papel e aceitar que somos responsáveis por aquela vida. Aquela vida que nos gerou depende de nossa vida para morrer em paz.
Todo filho é pai da morte de seu pai.
Ou, quem sabe, a velhice do pai e da mãe seja curiosamente nossa última gravidez. Nosso último ensinamento. Fase para devolver os cuidados que nos foram confiados ao longo de décadas, de retribuir o amor com a amizade da escolta.
E assim como mudamos a casa para atender nossos bebês, tapando tomadas e colocando cercadinhos, vamos alterar a rotina dos móveis para criar os nossos pais.
Uma das primeiras transformações acontece no banheiro.
Seremos pais de nossos pais na hora de pôr uma barra no box do chuveiro. A barra é emblemática. A barra é simbólica. A barra é inaugurar um cotovelo das águas. Porque o chuveiro, simples e refrescante, agora é um temporal para os pés idosos de nossos protetores. Não podemos abandoná-los em nenhum momento, inventaremos nossos braços nas paredes. A casa de quem cuida dos pais tem braços dos filhos pelas paredes. Nossos braços estarão espalhados, sob a forma de corrimões. Pois envelhecer é andar de mãos dadas com os objetos, envelhecer é subir escada mesmo sem degraus.
Seremos estranhos em nossa residência. Observaremos cada detalhe com pavor e desconhecimento, com dúvida e preocupação. Seremos arquitetos, decoradores, engenheiros frustrados. Como não previmos que os pais adoecem e precisariam da gente?
Nos arrependeremos dos sofás, das estátuas e do acesso caracol, nos arrependeremos de cada obstáculo e tapete. E feliz do filho que é pai de seu pai antes da morte, e triste do filho que aparece somente no enterro e não se despede um pouco por dia. Meu amigo José Klein acompanhou o pai até seus derradeiros minutos. No hospital, a enfermeira fazia a manobra da cama para a maca, buscando repor os lençóis, quando Zé gritou de sua cadeira: — Deixa que eu ajudo. Reuniu suas forças e pegou pela primeira vez seu pai no colo.
Colocou o rosto de seu pai contra seu peito. Ajeitou em seus ombros o pai consumido pelo câncer: pequeno, enrugado, frágil, tremendo. Ficou segurando um bom tempo, um tempo equivalente à sua infância, um tempo equivalente à sua adolescência, um bom tempo, um tempo interminável. Embalou o pai de um lado para o outro. Aninhou o pai. Acalmou o pai. E apenas dizia, sussurrado: — Estou aqui, estou aqui, pai! O que um pai quer apenas ouvir no fim de sua vida é que seu filho está ali.
(Autor desconhecido. Disponível em: http://www.contioutra.com/todo-filho-e-pai-da-morte-de-seu-pai/. Dezembro de 2016.)

No trecho “Ficou segurando um bom tempo, um tempo equivalente à sua infância, um tempo equivalente à sua adolescência, um bom tempo, um tempo interminável.” (24º§), a ocorrência da crase é facultativa. Assinale a afirmativa em que tal fato NÃO ocorre.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

203Q868693 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Coveiro, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

A utilização de energia facilita o cotidiano da população. Imaginar um dia sem utilizar nenhum tipo de energia é praticamente impossível; as tarefas de casa, do trabalho, lazer, até nas emergências como na necessidade de ir a um hospital – a energia está em tudo. Para atender a tais necessidades, há várias fontes de energias, dentre elas a geotérmica. Sobre tal fonte de energia, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

204Q1055186 | Economia, Macroeconomia, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Todos os trabalhadores, que possuam contas ativas ou inativas do FGTS, podem sacar até R$ 500,00 de cada uma delas, limitado ao valor do saldo. A liberação dos recursos do FGTS e do PIS é uma das formas encontradas pelo governo para estimular a atividade econômica em um momento em que o PIB está praticamente estagnado. O Produto Interno Bruto (PIB) é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

205Q1055196 | Português, Morfologia, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

A frase “Se você ama, sofre; se não ama, adoece” é uma das mais notáveis de Sigmund Freud, pois ela nos revela que, no momento que nascemos e abrimos os nossos olhos para o mundo, já sofremos de uma ausência: a carência do outro. Porém, quando nos tornamos adultos, sabemos que o amor converge em diferentes modos de sofrimento, que vão desde amar e não ser amado, da perplexa revelação de que amor não resolve tudo e de que existem pessoas que não querem amar. Por caminhos confusos ou enviesados, alguns homens e mulheres acabam entrando na pior forma de amar, que é o amor patológico, que atinge, sobretudo, as pessoas que não conseguem estabelecer relações emocionalmente estáveis. Para as pessoas que amam demais, ou seja, de maneira obsessiva, apaixonar-se é algo cruel e, ao mesmo tempo, fascinante para esse imaginário romântico, que mora na cabeça e no coração de gente que acredita, cegamente, que esse tipo de amor é grandioso, e que exige sacrifício e despersonalização. Na verdade, estamos falando de um sentimento incontrolável, que não nasce de emoções saudáveis por alguém, mas de uma carência insuportável que provoca ansiedade e angústia, atordoando a vida dos que amam demais, e que por isso sofrem e adoecem. Essa é uma sensação químico-física de um amor que se caracteriza como patológico, como se fosse à dependência de um poderoso alucinógeno, que _____________ os indivíduos a permanecer em relações abusivas por medo de serem abandonados e frustados. As turbulências do amor patológico ____________ levado eles ou elas aos consultórios psicoterapêuticos, com problemas de sono, aflições, dificuldades de concentração, alterações alimentares e outras disfunções, em consequência dos desleixos que ocorrem na codependência. Assim, o amor patológico pode ocorrer com pessoas de diversas idades, opções de gênero e níveis sociais, mas não apenas entre casais. Por exemplo, algumas mães gostam tanto de seus filhos que acabam com o namoro deles, impedindo que eles vivam a própria vida. É como disse o poeta português Luís de Camões: “Amor é fogo que arde sem se ver; é ferida que dói e não se sente”. Entretanto, esse fogo e ferida podem se transformar em uma patologia, em que as pessoas que amam demais se sujeitam à humilhação e à submissão para estar com o outro. Nesta citação de Freud, descobrimos que a marca do amor é a ambivalência, que pode se confundir em uma relação de amor e ódio, que podemos traduzir no conflito entre a pulsão de vida (Eros) e a pulsão de morte (Tânatos), que costumam enlaçar de amor homens e mulheres, que misturam seus “deuses” e “demônios”. Portanto, o amor patológico funciona como um pêndulo entre o Eros e o Tânatos, mas com a curva para a pulsão de morte. Contudo, para desenvolver um amor maduro, sábio e responsável, como nos ensina o psicanalista Erich Fromm, é necessário trabalharmos quatro dimensões: o cuidado, a responsabilidade, o respeito e o conhecimento.
(Disponível em: https://www.contioutra.com/se-voce-ama-sofre-senao-ama-adoece/. Texto adaptado especialmente para esta prova. Acesso em: 11/07/2019.)
Classifique as palavras transcritas do texto, relacionando adequadamente as colunas a seguir.
1. Advérbio de intensidade. 2. Adjetivo derivado. 3. Adjetivo primitivo. 4. Advérbio de modo.
( ) Demais. ( ) Pior. ( ) Assim. ( ) Abusivas.
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

206Q890542 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Telefonista, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

No ano de 2023, a Prefeitura de Pitangueiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou cadastramento para distribuir crachás com o “cordão do girassol”, contribuindo, assim, com a garantia da inclusão, respeito, prevenção e, ainda, combate à discriminação e mais agilidade no atendimento às pessoas com deficiências ocultas. O uso não tem o objetivo de estereotipar esse grupo, mas sim de facilitar o suporte. Na sociedade, tais ações são de extrema importância para toda a população. Sobre as doenças que podem ser identificadas pela utilização do “cordão de girassol”, analise as alternativas a seguir.

I. Transtorno do Espectro Autista (TEA).
II. Surdez.
III. Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH.


Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

207Q1055172 | Enfermagem, Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Em relação à endemia, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

208Q1055195 | Português, Sintaxe, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

A frase “Se você ama, sofre; se não ama, adoece” é uma das mais notáveis de Sigmund Freud, pois ela nos revela que, no momento que nascemos e abrimos os nossos olhos para o mundo, já sofremos de uma ausência: a carência do outro. Porém, quando nos tornamos adultos, sabemos que o amor converge em diferentes modos de sofrimento, que vão desde amar e não ser amado, da perplexa revelação de que amor não resolve tudo e de que existem pessoas que não querem amar. Por caminhos confusos ou enviesados, alguns homens e mulheres acabam entrando na pior forma de amar, que é o amor patológico, que atinge, sobretudo, as pessoas que não conseguem estabelecer relações emocionalmente estáveis. Para as pessoas que amam demais, ou seja, de maneira obsessiva, apaixonar-se é algo cruel e, ao mesmo tempo, fascinante para esse imaginário romântico, que mora na cabeça e no coração de gente que acredita, cegamente, que esse tipo de amor é grandioso, e que exige sacrifício e despersonalização. Na verdade, estamos falando de um sentimento incontrolável, que não nasce de emoções saudáveis por alguém, mas de uma carência insuportável que provoca ansiedade e angústia, atordoando a vida dos que amam demais, e que por isso sofrem e adoecem. Essa é uma sensação químico-física de um amor que se caracteriza como patológico, como se fosse à dependência de um poderoso alucinógeno, que _____________ os indivíduos a permanecer em relações abusivas por medo de serem abandonados e frustados. As turbulências do amor patológico ____________ levado eles ou elas aos consultórios psicoterapêuticos, com problemas de sono, aflições, dificuldades de concentração, alterações alimentares e outras disfunções, em consequência dos desleixos que ocorrem na codependência. Assim, o amor patológico pode ocorrer com pessoas de diversas idades, opções de gênero e níveis sociais, mas não apenas entre casais. Por exemplo, algumas mães gostam tanto de seus filhos que acabam com o namoro deles, impedindo que eles vivam a própria vida. É como disse o poeta português Luís de Camões: “Amor é fogo que arde sem se ver; é ferida que dói e não se sente”. Entretanto, esse fogo e ferida podem se transformar em uma patologia, em que as pessoas que amam demais se sujeitam à humilhação e à submissão para estar com o outro. Nesta citação de Freud, descobrimos que a marca do amor é a ambivalência, que pode se confundir em uma relação de amor e ódio, que podemos traduzir no conflito entre a pulsão de vida (Eros) e a pulsão de morte (Tânatos), que costumam enlaçar de amor homens e mulheres, que misturam seus “deuses” e “demônios”. Portanto, o amor patológico funciona como um pêndulo entre o Eros e o Tânatos, mas com a curva para a pulsão de morte. Contudo, para desenvolver um amor maduro, sábio e responsável, como nos ensina o psicanalista Erich Fromm, é necessário trabalharmos quatro dimensões: o cuidado, a responsabilidade, o respeito e o conhecimento.
(Disponível em: https://www.contioutra.com/se-voce-ama-sofre-senao-ama-adoece/. Texto adaptado especialmente para esta prova. Acesso em: 11/07/2019.)
No trecho “(...) ela nos revela que, no momento que nascemos e abrimos os nossos olhos para o mundo, já sofremos de uma ausência: a carência do outro.”, se todos os verbos e pronomes que aparecem no plural fossem flexionados no singular, quantas palavras ao todo precisariam ter a grafia modificada para haver a correta concordância verbo-nominal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

209Q1055207 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

A era da desinformação

Não podemos negar que a internet tornou-se um dos principais meios para a disseminação de informações. Em 2018, a rede cruzou a marca de 4 bilhões de usuários. Mais da metade da população mundial está conectada a ela. Este ano, o consumo diário de mídia online passará o de TV. A tendência é que a diferença se acentue nos próximos anos.
Graças às redes sociais e as plataformas de comunicação instantânea, a distância entre as pessoas diminui drasticamente. Já a velocidade de disseminação de informação aumentou de maneira brutal. Quando uma informação – um meme, ou uma notícia – cai na malha, ela é rapidamente replicada e enviada a outros pontos da rede. Quantas vezes não recebemos a mesma mensagem em diferentes grupos de Whastsapp ou vemos aquela notícia repetidas vezes no Twitter e no Facebook?
Mas não é só a escala e a velocidade da internet que são fatos novos. Ao contrário de seus predecessores – TV e rádio –, a internet está ao alcance de todos. Qualquer pessoa pode usá-la para disseminar suas ideias a milhões. Por outro lado, foi possível dar voz a milhares de pessoas que não eram representadas e que agora têm como lutar por seus direitos. Do outro, colocamos um canhão nas mãos dos que usam a desinformação como ferramenta.
Em 2016, na campanha para a eleição presidencial dos EUA, vimos o surgimento do termo “fake news”. Notícias bem elaboradas, com cara de autênticas, mas que não eram verídicas e foram desenhadas para propagar determinada linha de pensamento. Elas sempre existiram, mas nunca alavancadas com uma plataforma como a internet. Com elas, o arsenal de guerra na era da informação ganhou uma arma de alto calibre.
Agora, com a popularização da inteligência artificial, as “fake news” estão passando por um processo bem perigoso. Uma das maneiras de combater as notícias falsas era a de trazer ao público evidências claras da manipulação, como imagens, vídeos e áudios que pudessem tirar qualquer dúvida. Porém, ferramentas de síntese computacional estão dando origem ao que chamamos de “deep fakes”, deixando as “fake news” ainda mais robustas. Como os “deep fakes”, é possível, a partir de imagens e vídeos reais, gerar novas imagens e vídeos que colocam as pessoas do material original fazendo coisas que não acorreram – a troca do rosto de uma pessoa por outra, a criação de uma fala completamente fictícia e até a de rostos realistas, mas de pessoas que não existem.
Esse tipo de manipulação já acontecia. As técnicas, porém, custavam caro, levavam tempo para serem produzidas e a qualidade final não era tão boa. Agora, tudo é feito de maneira cada vez mais automática. Todos sabem que já passou da hora de não acreditar em tudo que se lê e recebe pela internet. Agora é bom deixar de lado o “só acredito vendo”.
(Por Manuel Lemos – O Estado de São Paulo. Disponível em: https://link.estadao.com.br/noticias/geral,a-era-dadesinformacao,70002915133. Acesso em: 10/06/2019.)

Considerando o que é afirmado no texto sobre a autenticidade das informações que circulam na internet, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

210Q869696 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Merendeira, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

Relembre a carreira de Fernanda Montenegro, que completa 94 anos

Atriz começou a trabalhar aos 15 anos; primeira novela na Globo foi Baila Comigo, de 1981.

Tudo começou aos 15 anos de idade, quando foi contratada pela primeira vez como redatora, locutora e radioatriz da Rádio MEC. E foi na rádio que Arlete Pinheiro se tornou Fernanda Montenegro. “Tinha uma curtição, um humor dentro do sobrenome, parecia uma coisa a ‘la século XIX’. Eu redigia como Fernanda Montenegro e era locutora como Arlette Pinheiro. E a Fernanda Montenegro pegou”, explicou a atriz ao site Memória Globo.

(Disponível em: https://gshow.globo.com/novelas/mundo-de-novela/noticia/Acesso em: 20/11/ 2023. Adaptado.)


Conhecida como a dama do cinema e da dramaturgia brasileira, Fernanda Montenegro foi a primeira atriz latino-americana e a única brasileira, atuando em língua portuguesa, a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz. A indicação de Fernanda Montenegro ao Oscar ocorreu pela sua atuação no filme:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

211Q1087396 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Médico Cardiologista, Prefeitura de Pitangueiras SP, Instituto Consulplan, 2024

Em determinado país, as placas de todos os veículos registrados possuem 5 dígitos numéricos de 0 a 9. Após ser vítima de um assalto nesse país, Roberta emitiu a seguinte declaração: “eu lembro que a placa tinha três números iguais a 7 e os demais números eram diferentes desse valor”. De acordo com o relato de Roberta, quantas placas diferentes podem ser formadas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

212Q890572 | Informática, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

É uma letra que geralmente é reservada para o disco rígido principal (ou a unidade de armazenamento principal) em que o Sistema Operacional Windows é instalado. Ao iniciar um computador com Windows, é muito provável que o disco rígido seja referenciado com essa letra. Qual letra é utilizada para representar a unidade de armazenamento principal em sistemas Windows?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

213Q1086857 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Agente de Secretaria, Prefeitura de Pitangueiras SP, Instituto Consulplan, 2019

Rosana deseja colocar um número em sua residência e, para isso, pediu autorização na prefeitura para escolher livremente qual seria a numeração da sua casa. Desse modo, Rosana comprou numa loja de construções os algarismos 3, 4, 5, 7 e 8 e decidiu que iria colocar em sua residência um número par, formado por três algarismos distintos. Com base nos critérios estabelecidos e usando apenas os algarismos comprados na loja, a quantidade de números diferentes que Rosana poderá colocar em sua residência está compreendida entre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

214Q1087399 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Contador, Prefeitura de Pitangueiras SP, Instituto Consulplan, 2024

Gilberto deve colocar, lado a lado, dez garrafas diferentes de cerveja no mostruário da cervejaria onde trabalha. Sabe-se que, dentre essas cervejas, cinco delas são do tipo Lager, três são do tipo Pale Ale e duas são do tipo Witbier. De quantas formas distintas Gilberto poderá organizar as dez cervejas se as cervejas de mesmo tipo devem ficar juntas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

215Q1087400 | Matemática, Aritmética e Problemas, Matemática, Prefeitura de Pitangueiras SP, Instituto Consulplan, 2024

Um condomínio irá realizar a eleição de um corpo diretivo, cujo número de membros equivale a 5% da quantidade condôminos. Além disso, é preciso eleger um conselho fiscal para acompanhar as prestações de contas deste corpo diretivo. O conselho fiscal deve ter 6 representantes que não fazem parte do corpo diretivo. No dia da reunião de votação para eleger os referidos grupos, sabe-se que:

• Independente do cargo, apenas os condôminos presentes na reunião poderiam ser votados;
• 80% dos condôminos estavam presentes na reunião; e,
• 75% dos condôminos presentem na reunião saíram sem nenhum dos cargos em votação.


Sendo assim, qual é o total de condôminos neste condomínio?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

216Q890582 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Também denominada de Bacilo de Koch (BK), foi conhecida no século XIX como peste branca, ao dizimar centenas de milhares de pessoas em todo o mundo. A tuberculose é uma doença que pode ser prevenida e curada; sua forma de transmissão se dá por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.