Questões de Concursos Prefeitura de Planaltina do Paraná PR

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q955435 | Matemática, MMC e MDC, Agente de Manutenção, Lavagem e Lubrificação, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

Em uma cidade, duas lâmpadas de rua ligam em ciclos diferentes. A lâmpada A liga a cada 14 dias, e a lâmpada B a cada 21 dias. Se ambas ligarem no mesmo dia, após quantos dias elas voltarão a ligar no mesmo dia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32 Q955445 | Administração de Recursos Materiais, Agente de Manutenção, Lavagem e Lubrificação, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

Em relação aos benefícios de uma classificação de materiais em estoque, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correpondente.

( ) Organização do estoque.

( ) Diminuição dos custos.

( ) Diminuição na produtividade.

( ) Eficiência geral no setor de estoque.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34 Q955517 | Saúde Pública, SUS princípios, Técnico em Saúde Bucal, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

Conforme a Lei nº 8.080/1990 – Lei Orgânica da Saúde, qual é o princípio relacionado ao Sistema Único de Saúde que garante o direito à informação sobre a saúde do paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35 Q955546 | Atendimento ao Público, Relacionamento Interpessoal, Recepcionista, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

Para desenvolver o relacionamento interpessoal, é importante:

I. Praticar a escuta ativa: não só ouvir, mas entender.

II. Ser intolerante com as diferenças.

III. Saber ser prestativo.

Está CORRETO o que ser afirma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36 Q955425 | Português, Significação Contextual de Palavras, Agente de Manutenção, Lavagem e Lubrificação, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

Texto associado.

A Internet adora transformar animais bebês fofos em sensações virais. Mas o que acontece com o cérebro humano quando vemos algo adorável e por que estamos tão interessados em compartilhar essas coisas com outras pessoas nas mídias sociais?

“Buscamos a fofura porque ela nos faz sentir bem!”, explica Joshua Paul Dale, professor da Universidade Chuo, em Tóquio. “A percepção da fofura atrai nossa atenção muito rapidamente – dentro de 1/7 de segundo – acionando uma resposta no córtex orbitofrontal, a rede de prazer e recompensa do cérebro", diz o especialista.

Essa atividade neural rápida parece ser seguida por processos de avaliação mais lentos que provocam comportamento de cuidado, diminuem a agressão e ativam redes envolvidas em brincadeiras, empatia e compaixão.

Entre as características que determinam a fofura estão: uma cabeça grande em relação ao tamanho do corpo; uma testa proeminente; olhos grandes e baixos na cabeça; nariz e boca pequenos e fechados; bochechas e corpo redondos e rechonchudos; extremidades curtas e grossas; e movimentos vacilantes. A resposta de nosso cérebro à fofura é uma adaptação evolutiva: a fofura desencadeia um comportamento inato de cuidado, nutrição e proteção para aumentar a probabilidade de sobrevivência da espécie.


Fonte: National Geographic Brasil. Adaptado.

Considerando o trecho retirado do texto, assinalar a alternativa que apresenta um sinônimo e um antônimo, respectivamente, para a palavra sublinhada.

Mas o que acontece com o cérebro humano quando vemos algo adorável e por que estamos tão interessados em compartilhar essas coisas com outras pessoas nas mídias sociais? (1º parágrafo)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37 Q955443 | Mecânica de Autos, Agente de Manutenção, Lavagem e Lubrificação, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

O polimento automotivo é um processo que vai além da estética. Ao remover a camada superficial da pintura, composta por verniz e contaminantes, o polimento restaura o brilho original e a planicidade da superfície. Após o polimento, deve−se adotar medidas para que o resultado dure mais tempo, como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38 Q955492 | Português, Por que porque/ porquê/ por quê, Técnico em Saúde Bucal, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

Texto associado.

DEFINITIVO


Definitivo, como tudo o que é simples. Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram. Sofremos por quê? Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos quegostaríamos de ter tido juntos e não tivemos, por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado, e não compartilhamos. Por todos os beijos cancelados, pela eternidade.

Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar. Sofremos não porque nossa mãe é impaciente conosco, mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias se ela estivesse interessada em nos compreender.Sofremos não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada.


Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim quemil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar.


Por que sofremos tanto por amor? O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável, um tempo feliz. Como aliviar a dor do que não foi vivido? A resposta é simples como um verso: Se iludindo menos e vivendo mais!


A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forçasque não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando−se do sofrimento, perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional...


Fonte: Martha Medeiros(adaptado).

Segundo o texto, no 1º parágrafo, na frase “Sofremos por quê?”, caso invertêssemos a ordem, como ficaria o uso do “por quê”?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39 Q955532 | Direito Administrativo, Atos de Improbidade Administrativa e suas Sanções, Agente Administrativo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

Segundo a Lei nº 8.429/1992 – Lei de Improbidade Administrativa, o herdeiro daquele que causar o dano ao erário está sujeito apenas a obrigação de repará−lo até:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40 Q955533 | Legislação Federal, Agente Administrativo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

A Lei nº 12.527/2011 destina−se a assegurar o direitofundamental do acesso à informação e deve ser executada em conformidade com alguns princípios básicos da administração pública e com as seguintes diretrizes, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.