Início

Questões de Concursos Prefeitura de Porto Alegre RS

Resolva questões de Prefeitura de Porto Alegre RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q1045966 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Sobre o AEE para estudantes com deficiência visual, analise as assertivas abaixo:

I. Pelo vínculo já estabelecido com o estudante, é recomendável que, sempre que possível, um familiar permaneça na sala de aula para auxiliar o aluno com deficiência visual.
II. Algumas das habilidades recomendadas para o desenvolvimento de alunos cegos incluem a formação de hábitos e de postura, a destreza tátil, o sentido de orientação e o reconhecimento de desenhos, gráficos e maquetes em relevo.
III. Alunos cegos demoram mais para aprender do que os outros, pois a falta de visão interfere na capacidade intelectual e cognitiva.
IV. Ao trabalhar cores com alunos cegos, é indicado associá-las a elementos da natureza, aromas, notas musicais e outras simbologias presentes na experiência dos alunos.
V. Para alunos com baixa visão, ficar muito perto da televisão ou da tela do computador, assim como fazer esforço para enxergar o que está escrito no caderno ou no livro deve sempre ser evitado, pois tais ações podem prejudicar significativamente o resíduo visual.

Quais estão INCORRETAS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q1072086 | Filosofia, A Experiência do Sagrado, Professor Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Um dos esforços filosóficos e teológicos mais célebres da história da filosofia é aquele empreendido por Tomás de Aquino no sentido de provar a existência de Deus. Para isso, utilizou-se de cinco vias. Sobre elas, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Movimento: parte da consideração de que tudo o que se move é movido por outro e que, portanto, para não terminar em um regresso ao infinito que nada explicaria, é preciso admitir algo que move e que não é movido por nada: e este é Deus.
( ) Causa: constata que nenhuma coisa pode ser causa de si mesma e, assim, deduz o fato de que deve existir uma causa primeira e não causada, que produz e não é produzida, que se identifica com o ser que se chama Deus.
( ) Contingência: parte do princípio de que o que pode não ser não existia a um certo tempo; assim, nem tudo é contingente, mas é preciso que haja algo necessário, e é aquilo que costumeiramente se chama Deus.
( ) Graus de perfeição: deduz, da constatação empírica de uma gradação de perfeições, a existência de uma suma perfeição, que é justamente chamada Deus.
( ) Finalismo: parte da constatação de que os corpos físicos operam para um fim e deduz que eles agem de tal modo porque são dirigidos por um ser inteligente, como a flecha do arqueiro. O ordenador supremo é aquele que chamamos Deus.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q1072088 | Filosofia, A Política, Professor Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

“Submetendo-se cada um a todos, não se submete a ninguém em particular, e como não há um associado sobre o qual não se adquira o mesmo direito que se cede sobre si próprio, ganha-se equivalência de tudo o que se perde e maior força para conservar o que se possui”.
O trecho acima apresenta uma concepção de poder político que se fundamenta na noção de contrato. Essa concepção específica de contrato é apresentada em qual obra?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q1072090 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Professor Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

“Uma vez que não se está mais incluído nas arenas oficiais, socialmente sancionadas de aquisição de respeito, a alternativa é conquistar diante de suas portas o reconhecimento social com meios não normalizados. Destituídos de toda justificabilidade social, despidas de toda simbolização compartilhada, do ponto de vista dos observadores tais formas de luta por reconhecimento frequentemente assumem as formas mais bizarras”.
O trecho acima foi extraído de um artigo do pensador alemão Axel Honneth (2014). Nesse artigo, o autor trata do recrudescimento dos conflitos sociais contemporâneos, o que ele diagnostica sob o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q1069328 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

Analise a seguinte afirmação do filósofo Merleau-Ponty: “nascer é ao mesmo tempo nascer do mundo e nascer no mundo. O mundo já está constituído, mas também não está nunca completamente constituído”. Considerando o pensamento do filósofo e sua relação com demais pensadores sobre o tema da liberdade, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Quando o pensador fala que “nascemos do mundo”, quer dizer que, desde cedo, existe um campo aberto de possibilidades à nossa disposição, que pode nos permitir sermos livres ou não. II. Podemos compreender que o filósofo está buscando explicar o significado e o conceito de liberdade com base em dois aspectos: o da construção e o da liberdade situada. Em ambos os aspectos, o mundo abre caminhos, mas também impõem limites para a vivência da liberdade. III. Pode-se compreender a nossa existência com base em dois fundamentos: que nunca há determinismo e que nunca há escolhas absolutas, “pois nunca somos consciência nua”, algo pronto, acabado, somos seres abertos a uma infinidade de possibilidades. IV. O pensador está concordando com o pensamento de Rousseau, que afirma: “o homem no seu estado natural não é livre”, porque já nasce pronto. Segundo o filósofo, o homem é “o lobo do próprio homem”. Para ambos os pensadores, é a sociedade que torna o homem livre bondoso e virtuoso. Em outras palavras, é a sociedade que constrói a essência humana.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q912258 | Informática, Microsoft Excel 2016 e 365, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

Em relação à manipulação de planilhas no Microsoft Excel 2016, versão para computador, em sua configuração padrão e em português, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Não é possível ocultar uma planilha. ( ) É possível proteger uma planilha utilizando uma senha. ( ) É possível criar cópias de duas ou mais planilhas de uma única vez.
A ordem correta de preenchimentos dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q1045930 | Direitos Humanos, Programa Nacional de Direitos Humanos Pndh, Língua Portuguesa, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

De acordo com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), a educação em direitos humanos é compreendida como um processo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q1045951 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Sobre práticas pedagógicas voltadas para alunos com deficiência intelectual, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A utilização de recursos visuais, materiais concretos e ensino estruturado contribui significativamente para a aprendizagem de alunos com deficiência intelectual.
( ) A individualização do ensino para alunos com deficiência intelectual é opcional, pois os estudantes devem avançar em um mesmo ritmo para garantir a progressão da turma como um todo.
( ) A interação social e o aprendizado colaborativo são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos com deficiência intelectual, favorecendo sua inclusão e autonomia.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q1045963 | Arquitetura, Acessibilidade e Desenho Universal, Professor Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

50 - Sobre o Desenho Universal (DU) e sua aplicação no contexto brasileiro, analise as assertivas abaixo com base nos documentos legais e normativos do Brasil:

I. A Lei Brasileira de Inclusão estabelece o DU como uma concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva.
II. O DU é abordado na LDB apenas no contexto da Educação Superior, não sendo aplicável à Educação Básica.
III. O Plano Nacional de Educação incorpora muitos dos princípios do DU no que se refere à acessibilidade a espaços físicos e pedagógicos.
IV. O DU no Brasil está restrito à adaptação física de ambientes, sem considerar os métodos pedagógicos acessíveis e tecnologias assistivas.
V. A concepção e a implantação dos projetos arquitetônicos e urbanísticos devem atender aos princípios do DU, tendo como referências básicas as normas técnicas de acessibilidade da ABNT.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q1045964 | Medicina, Oftalmologia, Professor Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Com base na legislação brasileira vigente e nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), analise as assertivas abaixo a respeito dos critérios legais para a classificação da cegueira e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Considera-se pessoa com cegueira aquela cuja acuidade visual é igual ou inferior a 0,05 no melhor olho, mesmo com a melhor correção óptica possível.
( ) A classificação de cegueira não leva em consideração a utilização de correção óptica, como óculos ou lentes.
( ) Indivíduos com acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com correção óptica, são legalmente enquadrados como pessoas com baixa visão, e não com cegueira.
( ) O campo visual também pode ser considerado na caracterização da cegueira, sendo este inferior a 10 graus no melhor olho.
( ) A acuidade visual de 0,1 no melhor olho, com correção, enquadra o indivíduo como pessoa com cegueira, de acordo com a legislação.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q1072094 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

A ideia de beleza é central ao longo da história da estética filosófica. Entre as teorias a tratar desse conceito, há aquelas denominadas “teorias funcionais da beleza”. Estão entre essas teorias as ideias abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q1072095 | Filosofia, Pensamento Pós Moderno, Professor Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

O pós-estruturalismo é uma tendência filosófica que se caracteriza por uma crítica a concepções do próprio estruturalismo, o que realiza com base em autores como Karl Marx, Friedrich Nietzsche e Sigmund Freud. Embora esses autores fundamentais sejam de expressão alemã, os principais representantes do pós-estruturalismo são pensadores de expressão francesa. São autores pós-estruturalistas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q1072097 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

As origens do que hoje se compreende por filosofia analítica remontam ao século XIX e ao trabalho do matemático e filósofo alemão Friedrich Ludwig Gottlob Frege. Na primeira metade do século XX, os desenvolvimentos do campo analítico foram impulsionados por instituições e pensadores de diferentes regiões e países. Alguns grupos contribuíram para a promoção da filosofia analítica. Estão entre eles:

I. Escola de Frankfurt.
II. Analistas de Cambridge.
III. Escola dos Annales.
IV. Círculo de Berlim.
V. Escola de Leópolis-Varsóvia.

Quais estão corretos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q1071385 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

Considerando o debate sobre conceitos e significados da Filosofia na visão da pensadora Marilena Chauí, pode-se afirmar que a Filosofia NÃO é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q912263 | Informática, Webemail Hotmail, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

No Gmail, versão atualizada para computador, como é chamado o recurso que permite agendar e-mails para serem enviados mais tarde?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q1045933 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Língua Portuguesa, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Segundo a Lei Federal nº 13.146/2015, a avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial e realizada por uma equipe:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q1045958 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A educação especial é uma modalidade independente da Educação Básica e, sempre que possível, deve ser oferecida separadamente da rede regular de ensino.
( ) O Poder Público deve garantir professores capacitados para o atendimento educacional especializado de alunos com deficiência.
( ) Assegura-se terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do Ensino Fundamental em virtude de suas deficiências e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados.
( ) Os sistemas de ensino devem assegurar aos estudantes com deficiência currículo idêntico ao dos demais alunos, sem adaptações ou flexibilizações, para não prejudicar o rendimento do aluno.
( ) A LDB determina que o AEE seja oferecido somente para o Ensino Fundamental - séries iniciais e finais e para o Ensino Médio.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q1072096 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Professor Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

“A constituição das ciências humanas como ciências específicas consolidou-se a partir das contribuições de três correntes de pensamento, que, de meados do século XIX a meados do século XX, provocaram uma ruptura epistemológica e uma revolução científica no campo das humanidades”.
No texto acima, Marilena Chauí (2014) destaca a importância da fenomenologia, do estruturalismo e do marxismo para o desenvolvimento das ciências humanas. Diante do exposto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as correntes de pensamento às suas respectivas contribuições.

Coluna 1

1. Fenomenologia.
2. Estruturalismo.
3. Marxismo.

Coluna 2

( ) Por meio dessa corrente, as ciências humanas puderam compreender que as mudanças históricas não resultam de ações súbitas e espetaculares de alguns indivíduos ou grupos de indivíduos, mas de lentos processos sociais, econômicos e políticos.
( ) Essa corrente entende que o modo como cada sistema ou estrutura parcial se organiza e se relaciona com os outros define a estrutura geral e específica de uma sociedade “primitiva”, que pode, assim, ser compreendida e explicada cientificamente.
( ) Por meio dessa corrente, foi permitido às ciências humanas que criassem métodos específicos para o estudo de seus objetos, livrando-as das explicações mecânicas de causa e efeito sem que por isso tivessem de abandonar a ideia de lei científica.
( ) Essa corrente permitiu que fosse feita a diferença rigorosa entre a esfera ou região da essência “natureza” e a esfera ou região da essência “homem”. A seguir, permitiu que a esfera ou região “homem” fosse internamente diferenciada em essências diversas: o psíquico, o social, o histórico, o cultural.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q1045929 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Língua Portuguesa, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Com base na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A educação é um direito social.
( ) É livre a associação profissional ou sindical, observados os requisitos legais, dentre eles, a vedação da criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial, que será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, não podendo ser inferior à área de um Município.
( ) Os Municípios atuarão prioritariamente no Ensino Fundamental e na Educação Infantil, ficando a cargo dos Estados e do Distrito Federal a atuação prioritária no Ensino Fundamental e Médio.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.