Início

Questões de Concursos Prefeitura de Pouso Alegre MG

Resolva questões de Prefeitura de Pouso Alegre MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q908017 | Geografia, Urbanização, Geografia, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

No Brasil são utilizados os diferentes tipos de transportes, a saber: rodoviário, ferroviário e hidroviário. Sobre as inferências que abordam os diferentes tipos de modalidades empregadas no Brasil, analise as afirmativas a seguir.


I. O meio de transporte predominante no Brasil é o ferroviário.

II. O transporte ferroviário de trens e metrôs é bastante utilizado nas regiões metropolitanas do Brasil.

III. O transporte hidroviário é mais empregado em áreas distantes dos grandes centros urbanos no Brasil.

IV. O transporte aéreo é o valor mais barato, especialmente para cargas volumosas.


Está INCORRETO o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

182Q907839 | Enfermagem, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Considere que certo enfermeiro se depara com um dilema ético envolvendo a privacidade de um paciente no hospital. Paciente jovem diagnosticado com uma doença grave compartilhou informações confidenciais sobre a sua condição de saúde com o enfermeiro durante uma conversa informal. O enfermeiro, agora, enfrenta o desafio de decidir como lidar com essas informações. Tendo em vista os princípios da bioética, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

183Q892766 | Radiologia, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Na dosimetria individual, as doses ocupacionais são avaliadas através do uso de dosímetros individuais de tórax ou de anel, à base de filme sensível à radiação ou de chip TLD (termoluminescente). Dentre tais fatos, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

184Q908443 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Matemática, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Na etnomatemática, buscamos entender a matemática em suas múltiplas manifestações culturais, reconhecendo que ela é uma criação humana que reflete as diferentes formas de pensar e agir no mundo.

(Professor Ubiratan D'Ambrosio.)


Segundo as ideias do professor Ubiratan D’Ambrosio, a etnomatemática pode ser interpretada como uma abordagem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

185Q907940 | Biologia, Identidade dos seres vivos, Ciências, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Relacione adequadamente os reinos às suas respectivas características básicas.


1. Protoctista.

2. Fungi.

3. Plantae.

4. Animalia.


( ) Seus representantes são seres eucarióticos, unicelulares ou multicelulares.

( ) Seus representantes são seres eucarióticos, multicelulares e autotróficos fotossintetizantes.

( ) Seus representantes são eucarióticos, multicelulares e heterotróficos.

( ) Um dos seus representantes são eucariontes, unicelulares ou multicelulares e autotróficos fotossintetizantes.


A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

186Q867776 | Informática, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Em um sistema computacional, as memórias são tão significativas quanto a Unidade Central de Processamento (CPU). Existem vários tipos de memórias em um computador, cada uma com suas características e finalidades específicas. Considerando os tipos e características das memórias, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. ROM.
2. PROM.
3. EPROM.
4. RAM.

( ) Armazenamento eletrônico que vem embutido em um dispositivo durante sua fabricação. Essa memória permite apenas a leitura dos dados, não sendo possível alterá-los ou apagá-los, somente acessá-los.
( ) Suas principais características incluem a capacidade de leitura e gravação de dados. Além disso, é volátil, o que significa que perde todos os dados quando desligada.
( ) A gravação de dados neste tipo de memória é feita apenas uma vez, e os dados gravados nela não podem ser apagados ou alterados posteriormente.
( ) Permite a regravação de dados. Isso é feito através de emissão de luz ultravioleta que apaga por completo os dados.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

187Q907981 | Filosofia, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Kant fez uma virada para poder lançar as bases de um novo modelo do pensar filosófico, modelo delineado aos impasses nos quais as disputas filosóficas de seu tempo tropeçavam. Contrariamente às outras ciências, a metafísica sempre fracassara, sendo o motivo de tal tropeço o modo tradicional de pensar o objeto da metafísica, o incondicionado, que não pode ser sem contradição. Foi depois de preparar o campo e mudar completamente os termos da filosofia que Kant fez com que ela pendesse mais para uma epistemologia.

(CHADS, Bruno Holmes. A Superação Kantiana dos Impasses da Metafísica. Trabalho de Conclusão de Curso (Filosofia). Niterói: UFF, 2016. p 14. Adaptado.)


Quando o enunciado menciona que Kant fez com que a metafísica pendesse mais para uma epistemologia, pretende esclarecer que a metafísica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

188Q907993 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

O professor de ensino religioso do ensino fundamental entregou aos alunos uma filipeta contendo as duas definições a seguir e propôs que eles criassem grupos, discutissem e chegassem a uma conclusão a respeito do assunto.


I. Aquele que proclama que toda e qualquer religião é alienada e alienante, em termos sociais e/ou individuais. Para combater a alienação, o Estado tenta suprimir toda e qualquer religião. Se não consegue proibi-la, completamente, dificulta ao máximo suas práticas, inibe sua difusão e desenvolve contínua e sistemática propaganda antirreligiosa.

(MENDONÇA, Amanda; SEPULVEDA, Denize; SEPULVEDA, José Antonio. Laicidade na Educação: políticas, conceitos e práticas. Observatório da Laicidade na Educação. Niterói: Novas edições acadêmicas, 2022. P. 10.)


II. Aquele que tem sua legitimidade em todo o povo, ou seja, na soberania popular. O Estado é imparcial em matéria de religião. Ele respeita todas as crenças religiosas, desde que não atentem contra a ordem pública, assim como também respeita a não crença religiosa.

(MENDONÇA, Amanda; SEPULVEDA, Denize; SEPULVEDA, José Antonio. Laicidade na Educação: políticas, conceitos e práticas. Observatório da Laicidade na Educação. Niterói: Novas edições acadêmicas, 2022. p 10-11.)

Antes de iniciar o momento de discussão, o professor foi explícito quanto ao objetivo da aula, que era refletir sobre a relação entre o homem e a religiosidade na construção do contrato sociopolítico nacional. Ao final, os grupos manifestaram as seguintes conclusões:
GRUPO 01 – No tópico I existe a definição de um Estado ateu, enquanto no tópico II há a identificação de um Estado laico.
GRUPO 02 – No tópico I existe a definição de um Estado laico, enquanto no tópico II há a identificação de um Estado ateu.
GRUPO 03 – Os dois tópicos apresentam pequenos textos com lastros concretos e que configuram entre si uma relação de antagonismo.
GRUPO 04 – Os dois tópicos apresentam textos com relação lexical de simetria, contudo o primeiro não representa uma base na realidade.

A respeito das conclusões dos grupos sobre os conteúdos dos tópicos e suas relações, as únicas manifestações corretas foram as dos grupos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

189Q908020 | Geografia, Geografia Física, Geografia, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Os biomas são grandes ecossistemas que abrigam uma diversidade única de flora e fauna. São influenciados por fatores climáticos, topográficos e hidrológicos. Relacione adequadamente os biomas com suas características predominantes.


1. Amazônia.

2. Tundra.

3. Savana.

4. Taiga.


( ) Bioma de vegetação predominante de coníferas, localizado em altas latitudes do hemisfério Norte.

( ) Bioma caracterizado por extensas florestas tropicais, rios caudalosos e elevada biodiversidade.

( ) Bioma de clima frio, com solo permanentemente congelado, encontrado em altas latitudes do hemisfério Norte.

( ) Bioma com vegetação composta principalmente por gramíneas e árvores esparsas, adaptadas a períodos de seca.


A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

190Q1025064 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Considere os argumentos apresentados a seguir:

I. Sempre que é feriado em Pouso Alegre, os estudantes da cidade vão para o parque passear. Amanhã, os estudantes da cidade irão para o parque passear. Logo, amanhã será feriado em Pouso Alegre.
II. Todo jovem morador de Pouso Alegre sabe ser gentil. Paula é jovem moradora de Pouso Alegre. Logo, Paula é gentil.

Sobre os argumentos apresentados, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

191Q907841 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Em um determinado hospital, uma equipe de enfermagem está envolvida no cuidado de um paciente recém-diagnosticado com diabetes mellitus tipo 2. O enfermeiro líder reconhece a importância da orientação nutricional para o paciente e busca a colaboração do nutricionista para desenvolver um plano alimentar adequado. Nesse contexto, qual é o papel principal do enfermeiro em relação à nutrição e dietética para o paciente com diabetes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

192Q907951 | Física, Dinâmica, Ciências, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Analise as afirmativas a seguir.


I. No momento da largada de uma corrida, o atleta empurra para trás um bloco que serve de apoio, exercendo uma força ao empurrá-lo, como também o bloco exerce uma força, empurrando o atleta para a frente.

II. Um motorista dentro de seu carro em movimento freia bruscamente, fazendo com que o seu corpo seja arremessado para frente, pois seu corpo tende a manter o movimento, em linha reta, na velocidade com que vinha se deslocando até então.


Os exemplos I e II, respectivamente, tratam-se de quais Leis de Newton?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

193Q888275 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos – Lei nº 14133 de 2021, Comprador, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

As modalidades de licitação conduzem o processo de compra de bens e serviços pela Administração Pública. Com características próprias e únicas, as modalidades são classificadas em conformidade com a lei.
(JUSTEN FILHO, 2022.)
Considerando a Lei nº 14.133/2021 – Lei de Licitações e Contratos Administrativos, constituem-se em modalidades de licitação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

194Q907988 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Observe as citações a seguir:


“Todos os Budas dos dez cantos do Universo entram na estrada única do Nirvana. Onde começa essa estrada...”

(koan Zen – budista.)

“Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o Universo.”

(Hebreus 1:1-2.)

“O mestre disse: ‘Transmiti o que me foi ensinado sem acrescentar nada de mim. Fui fiel aos antigos e os amei’.”

(Analectos de Confúcio, 7.1.)

“Eu nasço em todas as eras para proteger os bons, destruir o mal e restabelecer a lei.”

(Bhagavad Gita 4.7-8.)

“Nada é dito para você (Maomé), exceto o que foi dito para os mensageiros que vieram antes de você.”

(Alcorão, 41-43.)

“Disse Moisés a Deus: ‘Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?’. Disse Deus a Moisés: ‘EU SOU O QUE SOU’. Disse mais: ‘Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros’.”

(Êxodos 3, 13-14.)


A partir da relação entre as citações, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

195Q888289 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Agente Cultural II, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Sobre o teatro e a educação no Brasil, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

196Q889328 | Direito Administrativo, Agente Administrativo, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Após devido processo licitatório, a empresa Papel Feliz Ltda. celebrou contrato com a Secretaria de Educação do Município de Esperança, a fim de fornecer determinados produtos e serviços. Considerando o que aduz a Lei nº 14.133/2021 – Lei de Licitações e Contratos Administrativos, sobre o regime jurídico dos contratos, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

197Q1026629 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Agente Administrativo, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Um parque de diversões funciona aos domingos com passaportes, cujos preços são R$ 150,00 para adultos e R$ 120,00 para crianças. Se em determinado domingo o parque contabilizar um total de 180 clientes, tendo faturado R$ 23.250,00, o número de crianças que visitaram o parque neste dia está compreendido entre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

198Q1026680 | Raciocínio Lógico, Sequências Lógicas de Números, Operador de Máquina III, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Observe a sequência de números composta por elementos dos conjuntos numéricos naturais (), inteiros () e racionais ():

1

-2

-0,5

3

-4

-0,75

5

-6

?

O valor do próximo elemento da sequência é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

199Q907941 | Biologia, Características dos seres vivos, Ciências, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Analise as afirmativas a seguir.


I. São animais que mantêm a temperatura do corpo graças a reações internas do metabolismo.

II. São animais que mantêm relativamente constante a temperatura do corpo, independentemente da temperatura do ambiente.

III. O coração desses animais possui dois átrios e dois ventrículos, e o sangue passa duas vezes pelo coração em uma volta completa pelo corpo.


As características descritas em I, II e III são encontradas nos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

200Q907982 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Um dos princípios mais marcantes do Hinduísmo é o da não violência, que guiou os indianos para a liberdade nos séculos XIX e XX. Mahatma Gandhi, líder do movimento pela independência do país, apostou no princípio do Satyagraha, que quer dizer “força da verdade” e, segundo o qual, as pessoas deveriam se recusar a se submeter à injustiça. O auge da desobediência foi com a Marcha do Sal, quando Gandhi estimulou a população a desobedecer à lei que proibia o povo hindu de fazer seu próprio sal. Em 15 de agosto de 1947, a Índia se tornou independente do domínio britânico.

(Disponível em: https://revistagalileu.globo.com. Adaptado.)


No texto, é possível perceber que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.