O papel do orientador educacional vai muito além dos muros escolares, assim como muito além de ser mediador, ele não pode ter
mais uma visão fragmentada de educação e do conhecimento, pois atua com vários atores e espaços, passando a analisar, refletir
e discutir com todos que atuam na escola, de forma pedagógica. Segundo Pimenta, a função orientadora do pedagogo escolar “tem
como referência, ponto de partida e ponto de chegada, a relação professor/aluno, enquanto instância fundamental, no âmbito da
escola, do processo de transmissão/apropriação dos conteúdos”. (1995, p. 153. ) Sobre o exposto, e considerando as novas práticas do
Orientador Educacional, analise as afirmativas a seguir.
I. Buscar a socialização do saber sobre o aluno, na medida em que a ele cabe trazer a realidade do aluno para o currículo.
II. Adaptar o aluno ao meio escolar visando corrigir os problemas e seus desvios que perturbam a vida da escola devendo
(re)adaptá-lo a rotina da escola.
III. Assessorar o professor na relação teoria/prática/realidade, criando estratégias para investigação da realidade individual dos
alunos e a história dessa comunidade.
IV. Possibilitar a formação continuada dos professores, buscando assessorá-los na relação teoria e prática, e na sua instrumentalização
do processo de aprendizagem.
Está correto o que se afirma em
✂️ a) I, II, III e IV. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I, III, e IV, apenas. ✂️ d) II, III e IV, apenas.