Início

Questões de Concursos Prefeitura de Presidente Dutra MA

Resolva questões de Prefeitura de Presidente Dutra MA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


171Q362371 | Enfermagem, Bioética e Legislação Profissional, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

A penalidade que consiste em repreensão, divulgada nas publicações oficiais dos conselhos federais e regionais de enfermagem, é chamada de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q368113 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

A pressão arterial é regulada pelo sistema nervoso autônomo, pelos rins e várias glândulas endócrinas. É representada pelo débito cardíaco e pela resistência vascular periférica. A avaliação de níveis pressóricos é importante para que sejam identificados indivíduos com risco de insuficiência cardíaca, renal e acidente vascular encefálico. Marque a alternativa CERTA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q383496 | Biologia, Microbiologia, Bioquímico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Considerando os meios de cultura utilizados na microbiologia de Mycobacterium tuberculosis, assinale a opção CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q651455 | Códigos de Ética, Código de Ética do Nutricionista, Nutricionista, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

De acordo com a resolução CFN nº 334/ 2004:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q324803 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

O orientador escolar precisa entender aspectos teóricos que influenciam a educação brasileira. Neste sentido é correta a afirmativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q360368 | Enfermagem, Imunização, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

O programa nacional de imunização(PNI),há mais de 30 anos tem alcançado significativos avanços em termos de cobertura vacinal. Qual das informações abaixo está contida na cartilha do ministério da saúde de orientação para trabalhadores de saúde de sala de vacina?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q469021 | Direito Tributário, Competência tributária, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Analise as afirmativas abaixo de acordo com o Art. 46 do Código Tributário Nacional, que diz: “O imposto, de competência da União, sobre produtos industrializados tem como fato gerador:”

I - o seu desembaraço aduaneiro, quando de procedência estrangeira;

II - a sua saída dos estabelecimentos a que se refere o parágrafo único do artigo 51;

III - a sua arrematação, quando apreendido ou abandonado e levado a leilão.

De acordo com as afirmativas acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q335235 | Matemática, Geometria, Agente Administrativo, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Uma sala é projetada com dimensões 4mX5m. Por necessidade de serviços, o projeto é reformado e a sala deve ter seu comprimento e sua largura aumentados em um metro em cada uma das dimensões. A quantidade de piso necessária para a nova sala deve ser majorada, em relação ao projeto anterior, em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

181Q539781 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Engenheiro Civil, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Em um solo homogêneo, após as devidas sondagens, foi verificado que este solo apresenta um coeficiente de recalque k = 2,50kgf/cm²/cm. Se uma força de 1,5tf for aplicada ao solo, na vertical, por intermédio de um estaca de seção quadrada, com lado de 10cm, neste caso o recalque do solo será de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q333496 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Agente Administrativo, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Maria Rosa espremeu 24 laranjas, fazendo 1,56 litros de suco. Deu à sua filha Rosinha um copo com 260 mL desse suco. O restante ela guardou na geladeira. O volume de suco guardado na geladeira corresponde a quantas laranjas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q552172 | Informática, Word, Técnico em Informática, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

A sequência de ações que permite adicionar Envelopes a um novo documento é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q359665 | Enfermagem, Saúde da Criança, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

São inúmeros os benefícios que o aleitamento materno oferece, tanto para as crianças como para a mãe. Em relação ao aleitamento materno podemos afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q472880 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

“"Parte da preparação física que visa provocar alterações no organismo, principalmente nos sistemas cardiocirculatório e respiratório, incluindo o sistema de transporte de oxigênio e o mecanismo de equilíbrio ácidobase, de forma a propiciar uma melhoria da performance.”" O texto acima refere-se ao Treinamento Cardiopulmonar. Em relação as suas finalidades, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:

I - Profilática

II - Terapêutica

III - De Estabilização

IV - Estética

V - De Treinamento

( ) Realizado por pessoas doentes como fator de controle de suas afecções ou disfunções.

( ) Quando realizado por não-atleta, saudável, visando prevenir o surgimento de uma hipocinesia.

( ) Quando o treinamento é realizado visando obter uma diminuição da gordura corporal.

( ) Executado durante a preparação de atletas com finalidade competitiva e obedecendo aos princípios científicos do treinamento desportivo.

( ) Se o treinamento é feito por sedentários visando a cura ou coadjuvação no tratamento de algum problema de saúde.

A sequência CORRETA é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q806717 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

O art. 13, da LDB 9394/96, estabelece as atribuições do docente; uma das mais significativas é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q802377 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Mãe chega ao consultório fonoaudiológico com seu filho de 3anos de idade. A queixa é “troca de letras na fala”. A criança éfilho único, faz uso de mamadeira e de chupeta, e tem história de otites de repetição. Após uma conversa espontânea percebese a falta de domínio dos fonemas “S” e “R” em final de sílabas, “rr”, “lh” e ausência de encontro consonantal (Ex: “pr”, “br”, “cr”, “pl”, “gl” etc).

Esta criança receberá como hipótese diagnóstica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q361160 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Os fatores de risco que ajudam a prever a necessidade de reanimação na sala de parto são inúmeros como a prematuridade, a pré-eclâmpsia, partos gemelares, placenta prévia, prolapso de cordão, sinais de sofrimento fetal, dentre outros. Nestes casos, a assistência do Enfermeiro na sala de parto é incontestável e sua atuação deve ser criteriosa e baseada em detalhes. Verifique as alternativas abaixo se estão CERTAS ou ERRADAS:

( ) Em 90% dos casos, os Rns nascem bem e exigem apenas cuidados básicos como aquecer, posicionar e secar ou intervenções mínimas como aspirar e estimular, para que assuma o controle da respiração.

( ) A asfixia perinatal é um evento frequente e pode ter consequências graves, não se deve postergar a reanimação para a avaliação do apgar. Verificar sempre a frequência respiratória, a cardíaca e a cor. Se a FC ficar abaixo de 100 batimentos cardíacos deve-se iniciar imediatamente a ventilação com pressão positiva.

( ) Na apneia primária não há presença de diminuição de níveis pressóricos e basta a estimulação táctil para que a criança retome os movimentos respiratórios, diferente da apnéia secundária em que a hemodinâmica encontra-se alterada e ocorre a presença de gasping, sendo necessária a VPP a 100%.

( ) A ventilação pulmonar é o procedimento de reanimação mais efetivo nos recém nascidos, a massagem cardíaca e as medicações são raramente necessárias, sendo consideradas quando a FC diminui de 60 batimentos cardíacos por minuto.

( ) A atropina, a epinefrina, o naloxone e a lidocaína podem ser administradas pelo tubo orotraqueal, assim como o bicarbonato de sódio que corrige a acidose devido a hioxemia específica.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CERTA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q802087 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Assinale a opção que apresenta a definição correta de disfagia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q427054 | Direito Constitucional, Presidente e Vice Presidente da República, Advogado, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Segundo dispõe expressamente o texto constitucional, compete privativamente ao Presidente da República, EXCETO

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.