Início

Questões de Concursos Prefeitura de Presidente Dutra MA

Resolva questões de Prefeitura de Presidente Dutra MA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


31Q478873 | Farmácia, Formulações farmacêuticas, Farmacêutico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Os pós são formas farmacêuticas que podem apresentar incompatibilidades quando misturados, sendo uma delas conhecida como mistura eutética cuja definição é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q479891 | Farmácia, Epidemiologia, Agente de Vigilância Epidemiológica, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

É doença infecciosa febril aguda, cujos agentes etiológicos são protozoários transmitidos por vetores. Reveste-se de importância epidemiológica, atualmente, pela sua elevada incidência na região amazônica e potencial gravidade clinica. Causa consideráveis perdas sociais e econômicas na população sob risco, principalmente aquela que vive em condições precárias de habitação e saneamento.

 Trata-se da(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q796418 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Na hidroterapia utilizamos os princípios físicos da água como fator auxiliador para benefícios à saúde. Sobre esses princípios, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q479917 | Farmácia, Epidemiologia, Agente de Vigilância Epidemiológica, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

No âmbito das manifestações clínicas da doença de Chagas aguda (DCA), é uma sintomatologia inespecífica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q322407 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Luckesi considera a filosofia da educação com uma ciência que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q478856 | Farmácia, Epidemiologia, Agente de Vigilância Epidemiológica, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Sobre a esquistossomose, o período de incubação é, em média de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q321007 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Mizukami (1997) apresenta cinco concepções a respeito do ensinar e aprender. Marque a alternativa que apresenta característica da concepção sócio-cultural:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q385684 | Biologia, Práticas Laborais, Bioquímico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

A bilirrubina é formada após a destruição das hemácias através de uma série de reações. Dentre as alternativas abaixo, qual é a CORRETA quanto à determinação sérica da bilirrubina:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q387297 | Biologia, Biossegurança, Auxiliar de Laboratório, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Sobre tratamento e destino do lixo hospitalar, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

41Q478349 | Farmácia, Epidemiologia, Agente de Vigilância Epidemiológica, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Analise os conceitos e/ou definições seguintes:

I. BIOTA: reunião de várias comunidades.

II. CERCÁRIA: forma do Schistossoma mansoni, infectante para o homem (hospedeiro definitivo)

III. CONTÁGIO: sinônimo de transmissão direta e/ou indireta.

IV. DESINSETIZAÇÃO: destruição de metazoários, especialmente artrópodes e roedores, com finalidades profiláticas.

V. ECOSSISTEMA: conjunto constituído pela biota e o ambiente não vivo, que interagem em determinada região.

 Assinale

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q480285 | Farmácia, Epidemiologia, Agente de Vigilância Epidemiológica, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

A raiva e uma zoonose .........(1)......., que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis à raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto a fonte de infecção. O período de incubação é extremamente variável, desde dias até anos, com uma média de .....(2)...... dias, no homem, e de ......(3)....... dias a ......(4)...... meses, no cão. Em crianças, existe tendência para um período de incubação ...... (5)....... que no indivíduo adulto.

As lacunas acima são preenchidas corretamente, na ordem, de 1 para 5 respectivamente, pelos elementos dispostos na alternativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q817759 | Legislação Federal, Lei 9799 1999, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Analise as afirmativas abaixo de acordo com o Art. 5º da Lei nº 7.799/2002 que dispões sobre o Sistema Tributário do Estado do Maranhão, quem diz:

“O imposto incide sobre:”

I - operações relativas à circulação de mercadorias, inclusive o fornecimento de alimentação e bebidas em bares, restaurantes e estabelecimentos similares;

II - prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal, por qualquer via, de pessoas, bens, mercadorias ou valores;

III - prestações onerosas de serviços de comunicação, por qualquer meio, inclusive a geração, a emissão, a recepção, a transmissão, a retransmissão, a repetição e a ampliação de comunicação de qualquer natureza;

IV - fornecimento de mercadorias com prestação de serviços não compreendidos na competência tributária dos Municípios;

V - fornecimento de mercadorias com prestação de serviços sujeitos ao imposto sobre serviços, de competência dos Municípios, quando a lei complementar aplicável expressamente o sujeitar à incidência do imposto estadual.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q361330 | Enfermagem, Saúde da Criança, Enfermeiro, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Com relação às dermatites mais comuns na criança, avalie as alternativas a seguir se estão Falsas ou Verdadeiras.

( ) A pitiríase versicolor caracteriza-se por manchas bem delimitadas com descamação e predomina no tronco e couro cabeludo mais nas áreas seborréicas. Não é contagiosa e causa um leve prurido.

( ) O impetigo estreptocóccico apresenta-se sob forma de pústula e vesículas, sendo que na fase aguda há hiperemia. Muito comum o impetigo nasal e perianal.

( ) A celulite difere da erisipela em nível de sinais pois esta caracteriza-se por eritema difuso,edema , calor e hiperestesia, além de linfadenopatia satélite e aquela por tumefação de limites imprecisos e dor difusa.

( ) A dermatite de contato caracteriza-se pelas formas irritativas e alérgicas.

( ) O angioedema é o equivalente à urticária quando o processo acomete a mucosa e a gordura subcutânea.

Assinale a alternativa que apresenta a sequencia CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q418575 | Direito Civil, Fatos Jurídicos, Advogado, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Salvo o negócio a que se impõe forma especial, o fato jurídico pode ser provado mediante:

I. confissão

II. documento

III. testemunha.

IV. presunção

V. perícia.

Assinale

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q383754 | Biologia, Imunologia, Bioquímico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Uma hiperfosfatemia deve ser tratada, já que ativa a enzima alfa-hidroxilase, e em decorrência, provoca hipercalcemia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q552060 | Informática, Sistema de Processamento de Dados, Agente Administrativo, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Podemos entender por banco de dados qualquer sistema que reúna e mantenha organizada uma série de informações relacionadas a um determinado assunto em uma determinada ordem. Um banco de dados possui as seguintes propriedades, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q479112 | Farmácia, Epidemiologia, Agente de Vigilância Epidemiológica, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Analise as assertivas seguintes.

I. No caso da raiva, a morte do animal (cão e/ou gato) acontece, em media, entre 5 a 7 dias após a apresentação dos sintomas.

II. No caso de paciente acometido pela raiva, observa-se, a presença de disfagia, aerofobia, hiperacusia e fotofobia.

III. A profilaxia pré ou pós-exposição ao vírus rábico deve ser adequadamente executada, sendo ainda a melhor maneira de prevenir a doença.

IV. Os casos suspeitos de raiva humana devem receber vacina ou soro antirrábico.

V. O soro heterológo é uma solução concentrada e purificada de anticorpos, preparada em equídeos imunizados contra o vírus da raiva. Deve ser conservado em geladeira, entre +8º a 12ºC, observando o prazo de validade do fabricante.

Estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q813062 | Legislação Federal, Lei n 4717 1965 Ação Popular, Advogado, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Sobre a Ação Popular (AP), disciplinada pela Lei Nacional N.º 4.717/1965, analise as seguintes assertivas:

I. Quando, para instruir a inicial (AP), o cidadão requerer certidões e/ou informações, ele deve declinar na petição a finalidade das mesmas, sendo que estas certidões e/ou informações devem ser fornecidas pela autoridade requerida no prazo máximo de 30 (trinta) dias.

II. A documentação requerida e recebida de uma entidade pública, solicitada com fins de instruir uma Ação Popular, legalmente pode servir para instruir uma Ação Civil Pública sobre o mesmo fato lesivo ao patrimônio público que ensejou a Ação Popular.

III. A propositura de uma Ação Popular fundada sobre determinado fato e em desfavor de determinadas partes, prevenirá a jurisdição do juízo para todas as ações, que forem posteriormente intentadas contra as mesmas partes e sob o mesmo fundamento.

IV. Na defesa do patrimônio público, não cabe a suspensão liminar do ato lesivo impugnado pela via da Ação Popular.

V. É facultado a qualquer cidadão habilitar-se como litisconsorte ou assistente do autor da Ação Popular.

VI. Quando da citação, processada pelo Coreio, o prazo de contestação é de 15 (quinze) dias, contados da data de juntada aos autos do aviso de recebimento.

Assinale

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.