Início

Questões de Concursos Prefeitura de Presidente Kubitschek MG

Resolva questões de Prefeitura de Presidente Kubitschek MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q871982 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Oficial de Obras e Serviços Geral, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

Um terremoto de magnitude seis atingiu as proximidades da costa norte da Papua-Nova Guiné no dia 05/09/24. Os terremotos ocorrem porque as placas tectônicas chocam entre si, liberando energia e causando tremores. Considerando essa temática, analise o seguinte fragmento de texto:
Terremotos ocorrem na superfície terrestre graças a fenômenos__________ que ocorrem na litosfera. O termo remete aos _____________ de terra que acontecem na porção continental do planeta. Já o termo maremoto indica os movimentos de terra que ocorrem em áreas oceânicas ou _______________.

As palavras que, respectivamente, completam corretamente as lacunas do fragmento de texto apresentado são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q897830 | Farmácia, Hormonologia Clínica e Coagulação Sanguínea, Farmacêutico, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

Ao farmacêutico atuante em laboratórios de Unidades de Pronto Atendimento – Urgência e Emergência, é comum o recebimento de amostras biológicas de pacientes vítimas de acidentes com animais peçonhentos. O veneno de algumas cobras peçonhentas, por exemplo, contém enzimas tóxicas capazes de promover alterações significativas no padrão de resposta da coagulação sanguínea das vítimas. O exame de coagulograma é um dos exames que podem ser solicitados em caso de picada de cobra, para avaliação dos distúrbios de coagulação provocados pelo veneno desses animais, que contém enzimas tóxicas que diminuem a quantidade e a qualidade da fibrina, uma proteína fundamental para a coagulação sanguínea.

Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Estudo do coagulograma. Adaptado de CAMARA, Brunno. Alterações laboratoriais após acidentes com serpentes peçonhentas. 2019. Disponível em: http://gg.gg/1c931s. Acesso em: 27 set. 2024.



Considerando o enunciado, analise as afirmações a seguir sobre as possíveis alterações laboratoriais em um coagulograma de um paciente vítima de acidente com animal peçonhento - Família Viperidae (Jararaca, gênero Bothrops).


I- A picada de cobra pode desencadear uma trombocitose.


II- A picada de cobra pode reduzir o tempo de tromboplastina parcial ativada.


III- A picada de cobra pode causar diminuição do número de plaquetas.


IV- A picada de cobra pode causar prolongamento do tempo de protrombina.


V- A picada de cobra pode prolongar o tempo de coagulação ou tornar o sangue incoagulável.



Estão CORRETAS as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q864838 | Matemática, Razão e Proporção e Números Proporcionais, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

6 funcionários fazem um serviço em 7 horas. Supondo proporcionalidade, 4 funcionários gastam quanto tempo para realizar o mesmo serviço?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q897583 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Nível I, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre a interdisciplinaridade e o trabalho com projetos no cotidiano das escolas.

I- A interdisciplinaridade surge da necessidade de responder à fragmentação das disciplinas, estabelecendo um diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, de forma a trabalhar o saber de maneira integrada.
II- O trabalho interdisciplinar só é viável a partir do domínio das áreas do conhecimento escolar. É com base nelas que se constrói a investigação de problemas que exigem a relação entre diversos conceitos, superando a fragmentação das estruturas curriculares.
III- Os projetos focados em temas como sustentabilidade são limitados a disciplinas como ciências e geografia, sendo pouco relevantes para áreas como matemática e língua portuguesa.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q897573 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Pedagogo, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

Considere as afirmativas a seguir sobre a educação em direitos humanos, diversidade, democracia e cidadania. Em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q897582 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Nível I, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

A relação entre professor, aluno e conhecimento é fundamental para o processo educativo. Qual das alternativas a seguir melhor descreve essa dinâmica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q897571 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Pedagogo, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

No contexto das abordagens e tendências pedagógicas contemporâneas, analise as afirmativas a seguir e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A pedagogia construtivista enfatiza a importância da construção do conhecimento pelo aluno, favorecendo a interação e a colaboração.
( ) O ensino híbrido combina práticas presenciais e on-line, mas não requer adaptações metodológicas por parte dos educadores.
( ) A abordagem da educação inclusiva visa garantir que todos os alunos, independentemente de suas características, tenham acesso ao currículo escolar.
( ) A pedagogia crítica se concentra exclusivamente na transmissão de conteúdos, desconsiderando o contexto social dos alunos.
( ) As práticas de ensino baseadas em projetos incentivam a aprendizagem ativa, promovendo a autonomia e o engajamento dos estudantes.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q897569 | Informática, Nutricionista, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

Leia o trecho a seguir:

“[...] é um tipo específico de malware (software malicioso) que, uma vez dentro de um sistema, bloqueia ou criptografa os dados da vítima como uma forma de “sequestro” dos dados ou sistemas de um indivíduo ou organização, exigindo um resgate (geralmente em criptomoedas) para desbloqueá-los.”
Disponível em: https://clavis.com.br/... Acesso em: 10 out. 2024. Adaptado.

O trecho refere-se ao malware conhecido por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q897566 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

Com relação às doenças relacionadas à alimentação, muitas são causadas por microrganismos patogênicos, os quais podem não apenas gerar graves problemas de saúde pública, mas também acarretar perdas econômicas significativas. As Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) e/ou Doenças Veiculadas por Alimentos (DVA) são classificadas em diversas categorias, como doenças infecciosas, toxinoses, toxinfecções, toxicoses, doenças alérgicas e doenças nutricionais. Sobre esse assunto, relacione a segunda coluna à primeira coluna.

1. Infecções
2. Toxinfecções
3. Intoxicações
4. Intoxicações não bacterianas

( ) Causadas pela ingestão de micro-organismos patogênicos, denominados invasivos, com capacidade de penetrar e invadir tecidos, originando quadro clínico característico como as doenças causadas por Salmonella spp., Shigella spp., Yersinia enterocolítica e Campylobacter jejuni.
( ) Causadas por microrganismos toxigênicos, cujo quadro clínico é provocado por toxinas liberadas quando esses se multiplicam, esporulam ou sofrem lise na luz intestinal. As infecções por Escherichia coli enterotoxigênica, Vibrio cholerae, Clostridium perfringens e Bacillus cereus (cepa diarreica) são exemplos clássicos.
( ) Provocadas pela ingestão de toxinas formadas em decorrência da intensa proliferação do micro-organismo patogênico no alimento. Os vômitos possivelmente estão associados a uma ação das toxinas sobre o sistema nervoso central. São causadas por Staphylococcus aureus, Bacillus cereus e Clostridium botulinum.
( ) Provocadas por agentes envolvidos com DTA, como metais pesados, agrotóxicos, fungos silvestres, plantas e animais tóxicos (exemplos: moluscos, camarões e peixes). A irritação superficial da mucosa intestinal também agrava as condições patológicas coexistentes.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q897574 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

A função social da escola é um tema fundamental na discussão sobre educação. Considerando os diferentes papéis que a escola desempenha na formação de cidadãos, analise as afirmativas a seguir.

I- A escola não é apenas um espaço de aquisição de conhecimentos, mas também um agente de transformação social, onde se promovem valores como a inclusão, a cidadania e o respeito à diversidade.
II- A função social da escola limita-se ao desenvolvimento das habilidades físicas e cognitivas do indivíduo, focando exclusivamente na sua preparação para o mercado de trabalho.
III- A escola deve ser um espaço de convivência que fomente a participação ativa dos alunos na sociedade, promovendo debates e reflexões sobre temas atuais.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q864829 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

Michel Temer assumiu o governo prometendo reformas necessárias para o país retomar o crescimento econômico. A redução do indicador chamado risco-país e a ampla maioria no Legislativo, para aprovar as reformas prometidas, criaram um clima inicial de otimismo, que não foi mantido ao longo do mandato. Qual afirmativa, a seguir, apresenta um efeito provocado pela sua política?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q916497 | Português, Significação Contextual de Palavras, Oficial de Obras e Serviços Geral, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

Texto associado.
INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda à questão que a ele se refere.
Texto 01
Onde o amor mora
Gustavo Tamagno Martins

O amor mora nas coisas simples. Sentado no sofá jogando conversa fora. Em um cafuné demorado. Em um beijo roubado. Em um abraço apertado. Em um almoço em família. Em uma viagem sem destino. Em um sorriso sem motivo. Em um bilhete escrito à mão. Em uma flor arrancada. Em uma mensagem inesperada. Em uma piada sem graça.
O amor significa muito mais do que palavras, mas principalmente, atitudes. Não é apenas o que o outro fala, mas o que o outro faz por nós. O amor é (e precisa) ser simples e leve.
O amor pode nos dar borboletas no estômago, mas jamais pode nos sufocar. O amor não nos faz sofrer, mas sim, nos cura. O amor não nos tira a paz, ele só nos acrescenta. Caso contrário, precisamos repensar se é amor mesmo.
O amor é simples. Nós é que somos complicados. [...]

Disponível em: https://vidasimples.co/voce-simples/o-amor-e-simples/. Acesso em: 24 set. 2024. Adaptado.
Na passagem do texto “O amor é simples. Nós é que somos complicados.”, as palavras “simples” e “complicados”, quanto aos seus significados, representam ideias
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q897563 | Nutrição, Higiene e Vigilância Sanitária, Nutricionista, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

Analise o trecho a seguir e marque V para as atividades verdadeiras e F para as falsas. Os Serviços de Alimentação e Nutrição devem implementar Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) relacionados às atividades de

( ) Higiene pessoal e manipulação de alimentos.
( ) Armazenamento e separação de Alimentos na cadeia agroalimentar.
( ) Higienização de instalações, equipamentos e móveis.
( ) Desenvolvimento de agentes sanitizantes relacionados à resistência microbiana.
( ) Controle integrado de vetores e pragas urbanas.
( ) Higienização do reservatório.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as atividades de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q897580 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Nível I, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

De acordo com Freire (1970), o processo de ensino-aprendizagem deve ser caracterizado por um diálogo crítico entre educador e educando. Qual das alternativas a seguir melhor representa essa abordagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q897564 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) são empresas que desempenham atividades relacionadas à alimentação e nutrição. Sobre as UAN, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q864830 | Matemática, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

Uma urna possui 105 bolas. Sabe-se que 3/5 das bolas são roxas, 1/5 das bolas são azuis e o restante das bolas são amarelas. Qual a probabilidade de se retirar uma bola amarela em uma única retirada?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.