Questões de Concursos Prefeitura de Quatro Barras PR

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21Q955924 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Sobre a fiscalização de contratos administrativos, qual das alternativas abaixo apresenta um procedimento correto?
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22Q955925 | Administração de Recursos Materiais, Sistemas de Controle de Estoques, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Uma organização pública deseja implementar um novo sistema de controle de estoques. O assistente administrativo, ao elaborar o processo, precisa definir as etapas para garantir a eficiência na gestão. Considerando os princípios administrativos, qual das estratégias abaixo é a mais adequada?
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23Q955926 | Administração de Recursos Materiais, Modalidades de Compras, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Um assistente administrativo recebe uma solicitação urgente para aquisição de materiais de escritório; no entanto, não há tempo hábil para realizar um processo licitatório completo. Qual é a melhor solução conforme a legislação vigente?
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24Q955927 | Administração Pública, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Um gestor público precisa tomar uma decisão sobre a redistribuição de recursos financeiros entre diferentes setores administrativos. Considerando os princípios do planejamento e da coordenação, qual estratégia é a mais eficiente?
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25Q955928 | Direito Administrativo, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Um gestor público precisa revisar um contrato administrativo antes de sua assinatura. Qual das práticas abaixo pode comprometer a legalidade do contrato?
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26Q955929 | Administração Geral, Abordagem Neoclássica da Administração, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Sobre a organização da administração pública e suas funções gerenciais, analise as afirmativas:

I. A função planejamento tem como objetivo definir metas, estratégias e ações organizacionais.
II. A função direção inclui o processo de tomada de decisões e liderança de equipes.
III. A função controle se limita à correção de erros e irregularidades administrativas.
IV. A função organização envolve a estruturação dos recursos disponíveis para a execução das atividades.

Estão corretas as afirmativas:
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27Q955930 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Um assistente administrativo precisa revisar uma correspondência oficial antes de seu envio. Qual dos erros abaixo compromete a adequação do documento?
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28Q955931 | Administração Pública, Princípios aplicáveis à Administração Pública, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Considerando as diretrizes da Administração Pública, a impessoalidade é um princípio essencial na condução dos atos administrativos. Qual das ações abaixo viola esse princípio?
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29Q955932 | Administração Pública, Princípios aplicáveis à Administração Pública, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Considerando os princípios que regem a Administração Pública, qual das ações abaixo está em conformidade com o princípio da publicidade?
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30Q955933 | Direito Administrativo, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

O controle na Administração Pública pode ocorrer de diversas formas, garantindo a legalidade e eficiência dos atos administrativos. Sobre o controle interno, marque a alternativa correta:
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31Q955934 | Redação Oficial, Tipos de Documentos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Na elaboração de documentos administrativos, a comunicação eficiente é essencial. Qual das alternativas apresenta um erro ao redigir um memorando oficial?
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32Q955935 | Técnicas Administrativas, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Sobre a utilização de planilhas eletrônicas no ambiente administrativo, marque a alternativa correta:
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33Q955936 | Administração Geral, Decorrências da Teoria Neoclássica Processo Administrativo, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Sobre a importância do planejamento no setor administrativo, analise as afirmativas:

I. O planejamento permite antecipar problemas e definir soluções estratégicas para a organização.
II. A ausência de planejamento pode levar a retrabalho e desperdício de recursos.
III. O planejamento é exclusivo da alta gestão e não envolve outros setores da organização.
IV. O planejamento eficaz deve considerar variáveis externas e internas que possam impactar a organização.

Estão corretas as afirmativas:
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34Q955902 | Português, Uso das aspas, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Texto associado.
A jornada da inclusão, o direito à escola


Busquemos apoio legal, registremos ocorrências, mas jamais deixemos nossos filhos sem amparo
Bebel Soares | 09/02/2025


O texto de hoje não é meu, é de uma mãe que vem lutando pelo direito de sua filha frequentar a escola. Renata Zarnowski é uma mãe que, como toda mãe de criança neurodivergente, é incapaz de permanecer em silêncio diante dessa luta incessante.

“Após sair do Conselho Tutelar, me vejo obrigada a expor a realidade dos últimos anos. Luiza, diagnosticada com autismo, é também superdotada e tem transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), o que torna sua experiência escolar ainda mais desafiadora.

Buscamos uma escola que prometia um método de ensino voltado a projetos e aulas sem tantas formalidades, mas logo se revelou um pesadelo. A aparência de flexibilidade se desfez diante da falta de preparação da escola para lidar com a individualidade da minha filha. Desde repreensões pelo vestuário até a indiferença com suas necessidades sensoriais, tudo contribuiu para um crescente isolamento. Mesmo com pareceres de especialistas que respaldavam minha presença na sala para auxiliá-la, as portas continuaram fechadas. A barreira ergueu-se ainda mais com a gestão escolar, que nos via mais como problema do que como uma família em busca de inclusão.

A situação se agravou em 2024; Luiza foi alvo de bullying. O apelido de ‘turista’ evoluiu para grosserias intoleráveis - provou-se ser mais que um simples problema social. Tentamos apoiá-la com chamadas de celular, a única ponte entre a segurança emocional dela e o ambiente OSTIL/HOSTIL que se tornou a escola. No entanto, até mesmo esse frágil apoio foi visto com desdém pela instituição. Os momentos vieram acompanhados de lágrimas e resistência, um quadro insustentável que CULMINOU/CUMINOU na ausência total de Luiza nas aulas.

Diante disso, nossa busca foi por justiça e amparo, um clamor que compartilho agora com cada pai e mãe que se sente impotente diante de instituições que falham em sua responsabilidade. O bullying que Luiza enfrentou não deve ser calado ou minimizado. É crime e deve ser tratado como tal1 . Ao perceber a criação de contas falsas online para prejudicá-la, vi claramente que, para alguns, o bullying continua sendo ‘só’ mais um ‘comportamento infantil’, tratado com conversasque não envolveram os pais do agressor, sem medidas drásticas para algo que, comprovadamente, incita suicídios e depressões.

Sejamos ALDACIOSOS/AUDACIOSOS. Busquemos apoio legal, registremos ocorrências, mas jamais deixemos nossos filhos sem amparo2 . São eles que construirão seu futuro em meio às dificuldades e são DIGNOS/DÍGUINOS de ambientes que os respeitem e os compreendam. Devemos exigir que instituições educativas vejam além das métricas e se comprometam genuinamente com a inclusão de todos, não apenas quando é conveniente ou lucrativo.

Se há algo que quero deixar como legado nessa batalha, é que nunca desistirei de lutar pela Luiza. Que outros pais se juntem a essa luta, não apenas pelo nosso direito, mas para construir um futuro em que toda criança possa ser aceita por quem realmente é, única e INSUBSTITUÍVEL/INSUBISTITUÍVEL3 .
Vamos todos juntos levantar essa bandeira.”


SOARES, Bebel. A jornada da inclusão, o direito à escola. Estado de Minas, 09 de fevereiro de 2025.
Disponível em: https://www.em.com.br/colunistas/bebelsoares/2025/02/7054328-a-jornada-da-inclusao-odireito-a-escola.html. Acesso em: 10 fev. 2025.
Adaptado para esta avaliação.
Qual é a justificativa do emprego das aspas duplas que foram abertas no início do segundo parágrafo do texto e fechadas no último?
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35Q955903 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Texto associado.
A jornada da inclusão, o direito à escola


Busquemos apoio legal, registremos ocorrências, mas jamais deixemos nossos filhos sem amparo
Bebel Soares | 09/02/2025


O texto de hoje não é meu, é de uma mãe que vem lutando pelo direito de sua filha frequentar a escola. Renata Zarnowski é uma mãe que, como toda mãe de criança neurodivergente, é incapaz de permanecer em silêncio diante dessa luta incessante.

“Após sair do Conselho Tutelar, me vejo obrigada a expor a realidade dos últimos anos. Luiza, diagnosticada com autismo, é também superdotada e tem transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), o que torna sua experiência escolar ainda mais desafiadora.

Buscamos uma escola que prometia um método de ensino voltado a projetos e aulas sem tantas formalidades, mas logo se revelou um pesadelo. A aparência de flexibilidade se desfez diante da falta de preparação da escola para lidar com a individualidade da minha filha. Desde repreensões pelo vestuário até a indiferença com suas necessidades sensoriais, tudo contribuiu para um crescente isolamento. Mesmo com pareceres de especialistas que respaldavam minha presença na sala para auxiliá-la, as portas continuaram fechadas. A barreira ergueu-se ainda mais com a gestão escolar, que nos via mais como problema do que como uma família em busca de inclusão.

A situação se agravou em 2024; Luiza foi alvo de bullying. O apelido de ‘turista’ evoluiu para grosserias intoleráveis - provou-se ser mais que um simples problema social. Tentamos apoiá-la com chamadas de celular, a única ponte entre a segurança emocional dela e o ambiente OSTIL/HOSTIL que se tornou a escola. No entanto, até mesmo esse frágil apoio foi visto com desdém pela instituição. Os momentos vieram acompanhados de lágrimas e resistência, um quadro insustentável que CULMINOU/CUMINOU na ausência total de Luiza nas aulas.

Diante disso, nossa busca foi por justiça e amparo, um clamor que compartilho agora com cada pai e mãe que se sente impotente diante de instituições que falham em sua responsabilidade. O bullying que Luiza enfrentou não deve ser calado ou minimizado. É crime e deve ser tratado como tal1 . Ao perceber a criação de contas falsas online para prejudicá-la, vi claramente que, para alguns, o bullying continua sendo ‘só’ mais um ‘comportamento infantil’, tratado com conversasque não envolveram os pais do agressor, sem medidas drásticas para algo que, comprovadamente, incita suicídios e depressões.

Sejamos ALDACIOSOS/AUDACIOSOS. Busquemos apoio legal, registremos ocorrências, mas jamais deixemos nossos filhos sem amparo2 . São eles que construirão seu futuro em meio às dificuldades e são DIGNOS/DÍGUINOS de ambientes que os respeitem e os compreendam. Devemos exigir que instituições educativas vejam além das métricas e se comprometam genuinamente com a inclusão de todos, não apenas quando é conveniente ou lucrativo.

Se há algo que quero deixar como legado nessa batalha, é que nunca desistirei de lutar pela Luiza. Que outros pais se juntem a essa luta, não apenas pelo nosso direito, mas para construir um futuro em que toda criança possa ser aceita por quem realmente é, única e INSUBSTITUÍVEL/INSUBISTITUÍVEL3 .
Vamos todos juntos levantar essa bandeira.”


SOARES, Bebel. A jornada da inclusão, o direito à escola. Estado de Minas, 09 de fevereiro de 2025.
Disponível em: https://www.em.com.br/colunistas/bebelsoares/2025/02/7054328-a-jornada-da-inclusao-odireito-a-escola.html. Acesso em: 10 fev. 2025.
Adaptado para esta avaliação.
Analisando-se o contexto escolar em que Luiza estava inserida, é possível inferir que o apelido de “turista” foi maldosamente atribuído a ela devido:
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37Q701190 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Quatro Barras PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Texto associado.
O trecho a seguir é referência para a questão.
    Com o objetivo de colocar em prática um projeto para ajudar a ONG Anjos dos Animais, elaborado pela equipe de funcionários do Colégio Sesi de Quatro Barras, durante o mês de julho foram distribuídas caixas de coleta de ração em vários pontos do município. Comunidade e comerciantes aderiram à campanha e o encerramento foi fantástico, ____________ colaboração de todos. [...]
(http://quatrobarras.pr.gov.br/noticiasView/709_Equipe-SESI-arrecada-meia-tonelada-de-racao-para-a-ongAnjos-dos-Animais.html)
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna no texto.
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38Q706573 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos Com Dados, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Quatro Barras PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Um saco contém cinco fichas e em cada uma está escrito um dos seguintes algarismos: 1, 2, 3, 4 e 5. Isabel sorteou uma ficha, anotou o número, devolveu a ficha ao saco, sorteou mais uma ficha e novamente anotou o número. Se, por exemplo, na primeira ficha sorteada estava escrito 3 e na segunda estava escrito 1, o resultado final do experimento de Isabel foi o número 31. Quantos números diferentes Isabel pode escrever repetindo o processo?
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39Q703771 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Quatro Barras PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Texto associado.
Texto a seguir é referência para a questão.
A Defesa Civil de Quatro Barras, buscando aprimorar ainda mais seus trabalhos de salvaguardar vidas, promoveu o Curso Operacional de
Emergências Ambientais com Produtos Perigosos e Sistema de Comando de Incidentes (SCI), em parceria com a Guarda Municipal, Corpo de
Bombeiros do Estado do Paraná e Defesa Civil de Curitiba.
O curso ocorreu ao longo dos meses de agosto e setembro, teve duração de 16 horas-aula e participaram 26 servidores da
Prefeitura Municipal, que se qualificaram para atuar tanto na prevenção de acidentes quanto na proteção de vidas, bem como para prestar os comandos necessários em caso de eventos adversos. [...]
(Adaptado de http://quatrobarras.pr.gov.br/noticiasView/?id=731)
Segundo o texto, o curso promovido foi direcionado:
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