Início

Questões de Concursos Prefeitura de Recife PE

Resolva questões de Prefeitura de Recife PE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1261Q990560 | Medicina, Medicina Física e Reabilitação, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Qual das seguintes fases da marcha humana é caracterizada pelo momento em que o calcanhar toca o solo e termina quando o pé deixa o solo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1262Q990621 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Perícias Médicas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

De acordo com a NR - 17, o conjunto do mobiliário do posto de trabalho deve apresentar regulagens em um ou mais de seus elementos que permitam adaptá-lo às características antropométricas que atendam ao conjunto dos trabalhadores envolvidos e à natureza do trabalho a ser desenvolvido.
Sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1263Q990366 | Serviço Social, Instrumentos e Técnicas de Intervenção, Sem cargo, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Sobre o instrumento Visita Domiciliar é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1264Q984554 | Biologia, ISTs e Métodos contraceptivos, Técnico de Laboratório Citotécnico 30H, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Infestações do trato genital podem representar um risco para a saúde e o bem-estar das pessoas. Considerando medidas preventivas, assinale a alternativa que contém uma medida eficaz para prevenir a propagação de infestações do trato genital?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1265Q990454 | Medicina, Citopatologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

O epitélio escamoso da cérvice e vagina é dividido em quatro camadas. A camada intermediária, apresenta a seguinte característica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1266Q984581 | Biomedicina, Metodos em Parasitologia, Professor, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Uma etapa essencial no processo de realização do exame parasitológico de fezes para ovos, cistos e larvas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1267Q990490 | Medicina, Endocrinologia e Metabologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

O ____________________ é um tumor secretor de ___________ das células cromafins, tipicamente localizado nas adrenais. Causa hipertensão paroxística ou persistente. O diagnóstico se faz pela medida dos produtos das catecolaminas no sangue ou na urina. Os exames de imagem, em especial TC e RM, auxiliam a localizar o tumor. O tratamento envolve a remoção do tumor, quando possível. O tratamento medicamentoso para controle da pressão arterial é feito com alfa-bloqueadores, possivelmente associados a betabloqueadores. Assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas do enunciado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1268Q867900 | Enfermagem, Humanização, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

As diretrizes da Política Nacional de Humanização expressam o método da inclusão no sentido de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1269Q990528 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A análise histológica minuciosa permite distinguir os diferentes estágios da doença trofoblástica gestacional. Vesículas de grandes dimensões e a ausência de anexos fetais, são características específicas do seguinte estágio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1270Q988746 | Psicologia, Redução de Danos, Agente Redução de Danos, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Segundo relatório da OMS em 2018, o álcool foi o 7º fator de risco no mundo para anos de vida perdidos e o 1º para o indicador chamado DALY (Disability-adjusted Life Year), que seria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1271Q867921 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é elaborado por uma equipe multiprofissional a partir de uma reunião para discussão e construção coletiva de um conjunto de propostas de ações e condutas terapêuticas para um indivíduo, e tem como etapas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1272Q992104 | Medicina, Endocrinologia e Metabologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

De acordo com o Código de Ética médica, é direito do médico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1273Q990351 | Direito Previdenciário, Regime Geral de Previdência Social, Professor, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

As prestações asseguradas pela previdência social consistem em benefícios e serviços, sendo um deles no que se refere aos segurados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1274Q990614 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Perícias Médicas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

De acordo com a NR-7, que estabelece diretrizes e requisitos para o desenvolvimento do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO nas organizações, o exame clínico do(a) trabalhador(a) na fase demissional, deve ser realizado em até:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1275Q990618 | Legislação dos Municípios do Estado de Pernambuco, Perícias Médicas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Da Lei Municipal Nº 18.809, de 07 de Julho de 2021 que trata do Regime Próprio de Previdência Social do Município de Recife, as cotas por dependente preservarão o valor de 100% (cem por cento) da pensão por morte quando o número de dependentes remanescente for igual ou superior a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1276Q990365 | Serviço Social, Instrumentos e Técnicas de Intervenção, Sem cargo, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Por vigilância socioassistencial compreende-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1277Q992170 | Medicina, Pneumologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Qual é a duração da tosse classificada como subaguda?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1278Q990894 | Direito Constitucional, Saúde, Agente de Saúde Ambiental e Combate às Endemias, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, reconhecido como um dos melhores sistemas de saúde do mundo. São princípios do SUS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1279Q990904 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Agente de Saúde Ambiental e Combate às Endemias, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Em relação aos tipos de equipes da Atenção Básica, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1280Q984542 | Química, Equipamentos e Técnicas Básicas, Técnico de Laboratório Citotécnico 30H, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

As boas práticas no uso e manutenção de equipamentos são essenciais para a garantir a durabilidade dos mesmos. Assinale a alternativa que contém um cuidado necessário para a manutenção de centrifugas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.