Questões de Concursos Prefeitura de Recife PE

Resolva questões de Prefeitura de Recife PE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

161Q657170 | Não definido, Assistente Social 30H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

Que comissões são reconhecidas como foros de negociação e pactuação entre gestores, quanto aos aspectos operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q353704 | Contabilidade Geral, Demonstrações Contábeis, Auditor do Tesouro Municipal Prova 3, Prefeitura de Recife PE, ESAF

Com relação às peças que compõem as Demonstrações Financeiras, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q678058 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Gestão Administrativa, Prefeitura de Recife PE, FCC, 2019

Texto associado.

 

Quem não gosta de samba

 

“Como se dá que ritmos e melodias, embora tão somente sons, se assemelhem a estados da alma?”, pergunta Aristóteles. Há pessoas que não suportam a música; mas há também uma venerável linhagem de moralistas que não suporta a ideia do que a música é capaz de suscitar nos ouvintes. Platão condenou certas escalas e ritmos musicais e propôs que fossem banidos da cidade ideal. Santo Agostinho confessou-se vulnerável aos “prazeres do ouvido” e se penitenciou por sua irrefreável propensão ao “pecado da lascívia musical”. Calvino alerta os fiéis contra os perigos do caos, volúpia e emefinação que ela provoca. Descartes temia que a música pudesse superexcitar a imaginação.

O que todo esse medo da música - ou de certos tipos de música - sugere? O vigor e o tom dos ataques traem o melindre. Eles revelam não só aquilo que afirmam - a crença num suposto perigo moral da música -, mas também o que deixam transparecer. O pavor pressupõe uma viva percepção da ameaça. Será exagero, portanto, detectar nesses ataques um índice da especial força da sensualidade justamente naqueles que tanto se empenharam em preveni-la e erradicá-la nos outros?

O que mais violentamente repudiamos está em nós mesmos. Por vias oblíquas ou com plena ciência do fato, nossos respeitáveis moralistas sabiam muito bem do que estavam falando.

(Adaptado de: GIANETTI, Eduardo. Trópicos utópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 23-24) 

O que une as posições que uma venerável linhagem de moralistas manifestou é, segundo as convicções do autor do texto,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q673498 | Português, Interpretação Textual, Assistente Social 20H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

Texto associado.

TEXTO I

Janeiro branco: campanha chama atenção para saúde mental dos brasileiros

Projeto de psicólogo pega carona no começo do ano para estimular pessoas a refletirem sobre seu bem-estar emocional

Marilia Marasciulo

      O Brasil está no 11º lugar do ranking de países mais ansiosos do mundo: são 13,2 milhões de pessoas com algum transtorno de ansiedade por aqui. E nós já fomos os primeiros dessa lista. Dá para entender, portanto, porque o psicólogo mineiro Leonardo Abrahão decidiu criar, em 2014, a campanha Janeiro Branco. O objetivo é chamar atenção para a saúde mental e promover conhecimento e compreensão sobre temas como depressão, ansiedade e fobias.

      Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma a cada quatro pessoas vai sofrer com algum transtorno mental durante a vida. Só a depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo mundo e é a principal causa de incapacidade. Mesmo assim, ainda de acordo com a OMS, os investimentos dos países no tratamento não correspondem à alta demanda.

      Um dos principais focos da campanha — que conta com palestras, rodas de conversa, distribuição de folhetos informativos, entre outras ações em diferentes estados brasileiros — são os jovens. De acordo com os idealizadores, nos últimos três anos o número de atendimentos no SUS a jovens com depressão aumentou 118%.

      A escolha do mês de janeiro não é por acaso: o período de fim de ano e início de um novo pode causar ou aumentar a ansiedade pela frustração de não ter cumprido metas ou anseio por mudanças. Embora seja liderada por psicólogos e outros profissionais da área, a ideia é que, aos poucos, uma cultura da saúde mental seja fortalecida e disseminada na sociedade brasileira, com desmistificação de crenças populares sobre o assunto.

Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2020/01/ janeiro-branco-campanha-chama-atencao-para-saude-mental-dosbrasileiros. html. Acesso em: 13 jan. 2020.

Em “[…] uma a cada quatro pessoas vai sofrer com algum transtorno mental durante a vida.”, a perífrase verbal em destaque pode ser substituída adequadamente pelo verbo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q797806 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Recife PE, COVEST

Sabendo-se que, em crianças, a Fratura Supracondiliana do úmero é a fratura do cotovelo mais freqüente, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q678059 | Português, Grafia das palavras, Assistente de Gestão Pública, Prefeitura de Recife PE, FCC, 2019

Texto associado.

   Mesopotâmia

   Perto da minha casa um rio
   seguia rumoroso e pobre,
   mas sempre havia quem buscasse
   um seixo, um peixe, uma lembrança.

   Eram meninos e eram homens
   muito mais pobres do que ele,
   curvados sobre a água escura
   mesmo sob o sol de dezembro.

   Pequenos caracóis, viscosos
   abrigos de um destino só
   na infância, a percorrer as léguas
   de schistosoma e solidão.

   À noite, eu pensava que o mundo
   era composto só de rios
   e de crianças que tentavam
   a todo custo atravessá-los.

*Mesopotâmia: região entre os rios Tigre e Eufrates, considerada o berço da civilização.
(MELO, Alberto da Cunha. Poesia completa. Rio de Janeiro, Record, 2017)
A frase redigida com clareza e em conformidade com a norma-padrão da língua é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q678121 | Administração Geral, Analista de Gestão Administrativa, Prefeitura de Recife PE, FCC, 2019

Entre as abordagens comumente apontadas pela literatura para a gestão de conflitos no ambiente organizacional, aquela denominada “estrutural”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q678169 | Português, Interpretação de Textos, Assistente de Gestão Pública, Prefeitura de Recife PE, FCC, 2019

Texto associado.
   Mais da metade dos seres humanos hoje vivem em cidades, e esse número deve aumentar para 70% até 2050. Em termos econômicos,
os resultados da urbanização foram notáveis. As cidades representam 80% do Produto Interno Bruto (PIB) global. Nos Estados Unidos, o
corredor Boston-Nova York-Washington gera mais de 30% do PIB do país.
  Mas o sucesso tem sempre um custo - e as cidades não são exceção, segundo análise do Fórum Econômico Mundial. Padrões insustentáveis de consumo, degradação ambiental e desigualdade persistente são alguns dos problemas das cidades modernas. Recentemente, entraram na equação as consequências da transformação digital. Há quem fale sobre uma futura desurbanização. Mas os
especialistas consultados pelo Fórum descartam essa possibilidade. Preferem discorrer sobre como as cidades vão se adaptar à era da
digitalização e como vão moldar a economia mundial.
  A digitalização promete melhorar a vida das pessoas nas cidades. Em cidades inteligentes como Tallinn, na Estônia, os cidadãos podem
votar nas eleições nacionais e envolver-se com o governo local via plataformas digitais, que permitem a assinatura de contratos e o
pagamento de impostos, por exemplo. Programas similares em Cingapura e Amsterdã tentam criar uma espécie de “governo 4.0”.
  Além disso, a tecnologia vai permitir uma melhora na governança. Plataformas digitais possibilitam acesso, abertura e transparência às
operações de governos locais e provavelmente irão mudar a forma como os governos interagem com as pessoas.
(Adaptado de:“5 previsões para a cidade do futuro, segundo o Fórum Econômico Mundial”. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com)
Há quem fale sobre uma futura desurbanização. Mas os especialistas [...] descartam essa possibilidade. (2° parágrafo)
Esse trecho está reescrito com o sentido preservado, em linhas gerais, em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q676194 | Português, Assistente Social 30H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

Texto associado.

 Texto I

                                                    Culpa

                                                                                                                 Mario Prata

 

      Por que a culpa? É o que eu tenho perguntado à minha psicanalista.

      No princípio era o verbo e eu achava que só eu me sentia culpado. Com o passar do tempo (e da verba), fui descobrindo que todo criador tem culpa. Não no cartório. Mas na consciência.

      Vou tentar explicar.

      Todo mundo acha que a pessoa que vive de criar, ou seja, um criador, não faz nada o dia inteiro. Fica só pensando. É verdade. O problema é que ninguém considera o trabalho de pensar como ofício. Daí a culpa ensimesmada. Será que só pode ser considerado trabalhador o sujeito que fica o dia inteiro numa mesa de escritório, ouvindo pela janela olha a uva de Atibaia, melancia barata, melancia barata?

      Você vê uma frase num out-door tipo refresca até pensamento. São três palavrinhas mágicas. O sujeito que inventou isso deve ganhar uma fortuna por mês. O que ninguém entende é que ele trabalha há vinte neste ofício. Pode ser que a frase tenha saído de um estalo. Mas um estalo vinte anos depois. Não precisa ser nenhuma brastemp para se ter uma ideia dessas. Ou precisa? Mas o povo pensa: ganhar essa fortuna para escrever uma bobagem dessas?

      Para aliviar meu sofrimento, penso no Romário que trabalha umas dez horas por mês e ganha 100 mil dólares. Será que ele tem culpa? O Chico Buarque, que fica meses sem trabalhar, jogando futebol, será que ele acorda com culpa? E o Erasmo Carlos? Tem uma culpa tremendona?

      Vou almoçar fora e quase emendo com o fim do dia. Bebendo cerveja. Mas pensando. Pensando nessas besteiras que vocês estão a ler agora. Juro que eu trabalho, gente. Penso, invento, crio. E esses funcionários fantasmas, que trabalham em várias repartições e nunca comparecem? Será que eles não têm culpa? Será que só eu me sinto culpado neste país?

      Uma vez perguntei para o Chico Buarque, que acabava de acordar às duas da tarde, se ele não tinha culpa. Já tive. Superei. E o Caetano Veloso que nunca acorda antes das quatro (da tarde)?

      Foram anos e anos de culpa para conseguir escrever esta crônica. Mas saiu. Mas não adiantou nada. Continuo com culpa. Acho que eu nunca deveria ter saído do Banco do Brasil. Não bater ponto desnorteia a minha vida.

Adaptado de: . Acesso em: 13 Jan. 2020. 

Assinale o trecho em que o jogo de palavras utilizado pelo cronista cria uma aparente contradição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q678055 | Administração Pública, Analista de Planejamento, Prefeitura de Recife PE, FCC, 2019

O Estado Moderno resulta de um processo histórico de concentração de poder que ocorreu na Europa, entre o final da Idade Mé-dia e os primeiros séculos da Idade Moderna. As transformações históricas acarretaram a organização burocrática do Estado e o reordenamento jurídico da sociedade com o reconhecimento, por parte do Estado, dos direitos dos cidadãos. Isso significa dizer que dessas transformações nasceram 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q331499 | Matemática, Agente Administrativo, Prefeitura de Recife PE, COVEST

Os 68 funcionários de uma empresa decidiram realizar uma excursão. A viagem vai ser feita em microônibus. Cada microônibus tem capacidade para 21 passageiros e cobra R$ 459,00 para fazer a viagem. Qual o valor mínimo que cada funcionário pagará para que a excursão se realize?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q678107 | Administração Geral, Assistente de Gestão Pública, Prefeitura de Recife PE, FCC, 2019

O fenômeno do clima organizacional tem sido bastante estudado em face do seu impacto no âmbito das organizações públicas e privadas e, nesse contexto, tem-se que o mesmo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q678031 | Gestão de Pessoas, Analista de Planejamento, Prefeitura de Recife PE, FCC, 2019

Considere que determinada entidade integrante da Administração indireta esteja iniciando um procedimento de avaliação de desempenho de seus colaboradores e, para tanto, tenha optado por aplicar a metodologia conhecida como Avaliação 360º ou circular. Nesse contexto, de acordo com a referida metodologia, a avaliação deverá 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q359319 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Recife PE, COVEST

Em relação às características, indicação, vantagens e desvantagens dos curativos sintéticos no tratamento de feridas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q681609 | Contabilidade Geral, Analista de Gestão Contábil, Prefeitura de Recife PE, FCC, 2019

Texto associado.
A Cia. Beta, ao analisar o processo de produção e venda de seu único produto em um determinado mês, obteve as seguintes informações: 
- Custos fixos: R$ 330.000,00. 
- Custos variáveis:
        - Matéria prima: R$ 13,00 por unidade. 
        - Mão de obra direta: R$ 7,00 por unidade. 
- Despesas fixas: R$ 150.000,00. 
- Despesas variáveis: R$ 30,00 por unidade. 
- Preço bruto de venda: R$ 200,00 por unidade. 
- Comissões de venda: 5% da receita bruta de venda. 
- Impostos sobre a venda: 10% da receita bruta de vendas.
Considerando os gastos incorridos pela Cia. Beta no processo de produção de seu único produto e que a empresa adota o custeio por absorção, o ponto de equilíbrio contábil da Cia., em quantidade, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q525362 | Auditoria, Auditoria Governamental, Auditor do Tesouro Municipal Prova 3, Prefeitura de Recife PE, ESAF

Entre os relatórios emitidos pelo auditor, existe a carta de conforto, que tem como objetivo assessorar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q678190 | Administração de Recursos Materiais, Analista de Gestão Administrativa, Prefeitura de Recife PE, FCC, 2019

Entre os indicadores de gestão de estoques que são utilizados de forma corrente nas organizações insere-se o nível de serviço, que mede 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q815189 | Legislação Federal, Lei 5991 1973, Farmácia, Prefeitura de Recife PE, COVEST

A respeito do licenciamento, a lei federal nº 5991, de 17 de dezembro de 1973, afirma que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q673290 | Direito Sanitário, Assistente Social 20H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

O capítulo III do Decreto 7508/11, que trata do planejamento em saúde, afirma que o planejamento da saúde é obrigatório para os entes públicos e será indutor de políticas para a iniciativa privada. Nesse contexto, o texto aborda um instrumento que deve ser utilizado na identificação das necessidades de saúde, orientando o planejamento integrado dos entes federativos e contribuindo para o estabelecimento de metas de saúde. Esse instrumento é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q687494 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos Com Dados, Analista de Gestão Contábil, Prefeitura de Recife PE, FCC, 2019

Texto associado.
Em uma empresa, Alberto, Benito e Carlos ocupam, cada um deles, os cargos de Administrador, Contador e Economista, não necessariamente nessa ordem. 
Considere as seguintes afirmações: 
I. O irmão de Alberto é o Economista. 
II. Benito que não é o contador enviou um memorando sobre a situação da empresa para o Administrador. 
Com base nestas informações, pode-se afirmar que :
Com base nestas informações, pode-se afirmar que :
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.