Início

Questões de Concursos Prefeitura de Recife PE

Resolva questões de Prefeitura de Recife PE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


621Q356575 | Contabilidade Geral, Auditor do Tesouro Municipal Prova 2, Prefeitura de Recife PE, ESAF

Compete à Contabilidade Pública destacar os fatos ligados à Administração:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

622Q360728 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Recife PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre os sinais vitais, marque a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

623Q355636 | Contabilidade Geral, Orçamento na Constituição de 1988, Técnico, Prefeitura de Recife PE, UPE UPENET IAUPE

Indique, dentre as alternativas abaixo, relativas ao orçamento público, aquela que não contém Receitas Correntes.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

624Q369449 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Recife PE, UPE UPENET IAUPE

Nas medicações parenterais, deve-se ter muita atenção no seu preparo e administração. Avalie as afirmativas abaixo.

I. A via intramuscular tem absorção mais lenta do que a endovenosa.

II. A dose máxima indicada para aplicação intradérmica é de 1,0ml.

III. Na via subcutânea, deve-se utilizar sempre a face interna do antebraço.

IV. Na via endovenosa, obtém-se uma ação imediata do medicamento.

Marque a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

625Q392839 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Auditor do Tesouro Municipal Prova 2, Prefeitura de Recife PE, ESAF

Com referência ao ato administrativo normativo, assinale a afirmação falsa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

626Q357002 | Contabilidade Geral, Restos a Pagar, Contador, Prefeitura de Recife PE, ESAF

As Despesas Públicas empenhadas e não pagas no prazo legal denominam-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

627Q672994 | Enfermagem, Assistente Social 30H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

A estrutura operacional das Redes de Atenção à Saúde compõe-se de elementos. Desse modo, assinale a alternativa que apresenta corretamente alguns desses elementos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

628Q425193 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Auditor do Tesouro Municipal Prova 2, Prefeitura de Recife PE, ESAF

Sobre os direitos fundamentais, como concebidos pelo constituinte de 1988, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

629Q792680 | Engenharia Sanitária, Engenheiro, Prefeitura de Recife PE, COVEST

A melhor alternativa para a solução individual dos esgotos domésticos, onde não existe rede de saneamento, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

630Q658026 | Não definido, Assistente Social 30H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

                                                   Texto I

                                                    Culpa

                                                                                                                 Mario Prata


      Por que a culpa? É o que eu tenho perguntado à minha psicanalista.

      No princípio era o verbo e eu achava que só eu me sentia culpado. Com o passar do tempo (e da verba), fui descobrindo que todo criador tem culpa. Não no cartório. Mas na consciência.

      Vou tentar explicar.

      Todo mundo acha que a pessoa que vive de criar, ou seja, um criador, não faz nada o dia inteiro. Fica só pensando. É verdade. O problema é que ninguém considera o trabalho de pensar como ofício. Daí a culpa ensimesmada. Será que só pode ser considerado trabalhador o sujeito que fica o dia inteiro numa mesa de escritório, ouvindo pela janela olha a uva de Atibaia, melancia barata, melancia barata?

      Você vê uma frase num out-door tipo refresca até pensamento. São três palavrinhas mágicas. O sujeito que inventou isso deve ganhar uma fortuna por mês. O que ninguém entende é que ele trabalha há vinte neste ofício. Pode ser que a frase tenha saído de um estalo. Mas um estalo vinte anos depois. Não precisa ser nenhuma brastemp para se ter uma ideia dessas. Ou precisa? Mas o povo pensa: ganhar essa fortuna para escrever uma bobagem dessas?

      Para aliviar meu sofrimento, penso no Romário que trabalha umas dez horas por mês e ganha 100 mil dólares. Será que ele tem culpa? O Chico Buarque, que fica meses sem trabalhar, jogando futebol, será que ele acorda com culpa? E o Erasmo Carlos? Tem uma culpa tremendona?

      Vou almoçar fora e quase emendo com o fim do dia. Bebendo cerveja. Mas pensando. Pensando nessas besteiras que vocês estão a ler agora. Juro que eu trabalho, gente. Penso, invento, crio. E esses funcionários fantasmas, que trabalham em várias repartições e nunca comparecem? Será que eles não têm culpa? Será que só eu me sinto culpado neste país?

      Uma vez perguntei para o Chico Buarque, que acabava de acordar às duas da tarde, se ele não tinha culpa. Já tive. Superei. E o Caetano Veloso que nunca acorda antes das quatro (da tarde)?

      Foram anos e anos de culpa para conseguir escrever esta crônica. Mas saiu. Mas não adiantou nada. Continuo com culpa. Acho que eu nunca deveria ter saído do Banco do Brasil. Não bater ponto desnorteia a minha vida.

Adaptado de:<https://marioprata.net/cronicas/culpa/> . Acesso em: 13 Jan. 2020. 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

631Q658039 | Não definido, Assistente Social 30H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

São pressupostos da Política Nacional Antidrogas, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

632Q686218 | Contabilidade Geral, Analista de Gestão Contábil, Prefeitura de Recife PE, FCC, 2019

Em janeiro de 2018, um servidor de um ente público municipal constatou que o valor referente à gratificação pela chefia de departamento que o mesmo tinha direito não estava sendo pago desde novembro de 2017. Em 15/01/2018, o servidor solicitou o pagamento retroativo do montante correspondente ao seu direito de recebimento. Desse modo, após o reconhecimento da obrigação de pagamento pela autoridade competente em janeiro de 2018, um novo empenho foi emitido, liquidado e pago em 30/01/2018. Assim, de acordo com as determinações do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, a despesa referente ao empenho emitido em 30/01/2018 deve ser classificada no elemento de despesa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

633Q677809 | Gestão de Pessoas, Assistente de Gestão Pública, Prefeitura de Recife PE, FCC, 2019

Suponha que determinada sociedade de economia mista controlada pelo Município pretenda implementar modelo de gestão por competência, utilizando-se da metodologia e das ferramentas consagradas para tal implementação.
Nesse sentido, uma das etapas necessárias para tanto, será a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

634Q657081 | Não definido, Assistente Social 20H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

As Redes de Atenção à Saúde “são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado” (BRASIL, 2010). Assim, um dos elementos fundamentais das RASs é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

635Q477701 | Farmácia, Farmácia, Prefeitura de Recife PE, COVEST

Em relação aos medicamentos controlados, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

636Q728616 | Direito Financeiro, Auditor do Tesouro Municipal Prova 2, Prefeitura de Recife PE, ESAF

Constituem receitas públicas derivadas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

637Q802394 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Recife PE, COVEST

Um recém-nascido nasceu com 33 semanas, pesando 1.400 Kg e teve o Apgar no 1º minuto – 4 e, no 5º minuto, – 5, necessitando de ventilação. Em relação à conceituação da idade gestacional, do peso da criança ao nascer e do grau de hipóxia, pode-se chegar às seguintes classficações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

638Q800880 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Recife PE, COVEST

A utilização da massoterapia proporciona:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

639Q364686 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Recife PE, COVEST

Para transformar 500mL da solução glicosada a 5% para outra a 10%, quantos mL de glicose a 50% serão utilizados nessa conversão?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

640Q470432 | Direito Tributário, Crédito tributário, Auditor do Tesouro Municipal Prova 2, Prefeitura de Recife PE, ESAF

Assinale a resposta correta, em consonância com as disposições pertinentes ao tema "crédito tributário", constantes do Código Tributário Nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.