Questões de Concursos: Prefeitura de Rio Bonito RJ

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11 Q864046 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Artífice Todos, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

“Com a chegada dos garimpeiros, temos enfrentado muitos problemas sérios relacionados a assassinatos, prostituição, violência, danos ambientais e a contaminação dos nossos igarapés e rios grandes. A vida do povo Yanomami está muito prejudicada, porque a população está com muitos problemas sérios de saúde”. (Davi Kopenawa Yanomami, porta-voz do povo yanomami em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos – IHU (2020). A tragédia humanitária vivida pelos yanomami em suas terras exige da sociedade e do poder público uma tomada de consciência ética, social e política em defesa:

13 Q882777 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Cuidador de Alunos, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

Considerando o papel da instituição escolar e o da família, podemos afirmar que a creche deve

14 Q905196 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

A abordagem sócio-histórica de Vygotsky enfatiza o papel da linguagem e da interação social no desenvolvimento cognitivo. Considerando a especificidade dos processos de ensino e aprendizagem em contextos de educação bilíngue para surdos, onde a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa coexistem, analise as afirmativas abaixo sobre como essa teoria se aplica.

15 Q873953 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Artífice Todos, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

Ao comprar uma camisa que custava R$ 79,90, Marcos pagou com uma cédula de R$ 50,00 e duas cédulas de R$ 20,00. Dessa maneira, o troco estará correto se Marcos receber:

17 Q916157 | Português, Divisão Silábica, Artífice Todos, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

Texto associado.
Texto para a questão.

As florestas cobrem cerca de 31% da superfície terrestre, sendo um dos ecossistemas mais importantes para a vida no planeta. Elas ajudam a mitigar as mudanças climáticas, além de melhorarem a qualidade do solo, da água e do ar, segundo informa a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Esses ecossistemas são fonte de alimentos, cobertura vegetal e proporcionam meios de subsistência para milhões de pessoas, continua a FAO. Para aumentar a conscientização sobre sua importância, a ONU criou o Dia Internacional das Florestas, que é comemorado em 21 de março.

Trecho adaptado. Original disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2024/03/dia-internacional-das-florestas-os-5-dados-
importantes-sobre-esse-ecossistema-e-sua-conservacao. Acesso em:
01 abr. 2024.
“terrestre” / “ecossistema” / “subsistência” As palavras acima, retiradas do texto, estão com as sílabas CORRETAMENTE separadas em:

18 Q894788 | Secretariado, Assistente Administrativo, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

Dentro da dinâmica aplicada ao atendimento ao público, observa-se que o fator “competência” é traduzido pela capacidade de realização de determinado trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes. Nesse sentido, verifica-se que a competência possui o fator “habilidade” como um de seus elementos.
A “habilidade” é expressa ao utilizar os conhecimentos em uma determinada ação, o reiterado “saber como fazer”. Inobstante, as “habilidades” podem ser classificadas em habilidades intelectuais e habilidades motoras, manipulativas ou físicas.
Nesse sentido, o Ilustre Professor Doutor Stephen P. Robbins conceitua e classifica as dimensões da habilidade intelectual e da habilidade motora, manipulativa ou física.
Por essa razão, considerando tais conceitos, a habilidade para identificar uma sequência lógica em um problema e, depois, resolvê-lo, é CORRETAMENTE definida como:

20 Q882770 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Cuidador de Alunos, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

A nova concepção de creche pós-LDB, Lei nº 9394/96, está baseada:

I. no direcionamento exclusivo de conhecimentos teóricos para a alfabetização;
II. no preparo das crianças para exames e avaliações para acesso ao ensino fundamental;
III. no estabelecimento da creche e da pré-escola como etapas da educação infantil;
IV. no reconhecimento da educação infantil como parte integrante da educação básica;

V. no pleno desenvolvimento da criança e no respeito como sujeito de direitos.

Está CORRETO o que se afirma em:

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