Questões de Concursos Prefeitura de Rio Branco AC

Resolva questões de Prefeitura de Rio Branco AC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q331049 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Merendeira, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

De acordo com o art. 223, § 3.º, do Regulamento da Inspeção e Fiscalização Sanitária e Industrial dos Produtos de Origem Animal no Estado do Acre, Decreto n.º 1.949, o engarrafamento do leite deve ser realizado em unidades de capacidade, em litros, igual a 1/4, 1/2 ou 1.

Com base nas informações acima, julgue os itens que se seguem.

Se determinada remessa de leite foi armazenada em 350 unidades de 1/4 de litro e 223 unidades de 1/2 litro, então essa remessa continha 199 litros de leite.

  1. ✂️
  2. ✂️

62Q58970 | Português, Cuidador, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2017

Texto associado.
               Aposentadoria feliz: idosos criam repúblicas para viver entre amigos 

      A amizade de Victor Gomes e Cruz Roldán tem 46 anos. Conheceram-se em uma excursão na Serra Nevada, na Espanha, com um grupo de caminhada. “Mas era mais do que isso, era um grupo de estilo de vida”, relembra Roldán, hoje com 79 anos. Quando estavam com meio século de vida, perguntaram-se: “por que não nos vemos envelhecer?". Quinze anos depois, moram com suas respectivas esposas em Convivir, uma república autogerida na cidade espanhola de Cuenca. Dezenas de amigos e familiares se entusiasmaram quando os dois casais de amigos propuseram a ideia de viver juntos, e hoje são 87 sócios que se identificam com o lema “dar vida à idade”. 
      O condomínio conta com todos os serviços de um asilo para idosos tradicional. “Mas não ficamos sentados o dia todo em uma cadeira entre desconhecidos” , explicou um dos amigos. Compartilham tarefas, mantêm-se ativos, mas conservam sua independência.
      A velhice chega mais tarde hoje, mas pensa-se nela desde cedo. Os mais velhos atualmente - especialmente europeus e japoneses - vivem mais e não querem passar a última fase da vida entre desconhecidos ou “ser uma carga para os filhos”. É o que demonstra um estudo de 2015, realizado pelo ministério da Saúde espanhol, no qual mais da metade dos pesquisados acha pouco provável viver em um asilo, enquanto quatro em cada dez veem como alternativa o cohousing. São moradias criadas e administradas pelos próprios idosos, que decidem entre amigos como e onde querem viver sua aposentadoria. Os apartamentos pertencem a uma cooperativa, mas podem ser deixados de herança para os filhos. Na Espanha, há oito projetos construídos e vários em gestação.
      [...] A idade media é de 70 anos, mas respira-se um ambiente juvenil. [...]
      Todas as residências de cohousing devem cumprir os requisitos de um ambiente tradicional para idosos: banheiros geriátricos, móveis sem quinas, botões de emergência em todos os quartos, entre outras coisas.
      Diferentemente da situação em Convivir, onde todos que querem um apartamento devem ter um conhecido e ser sócio, em Trabensol a oferta é para o público em geral. Entretanto, ainda custa caro viver em uma república para idosos. [...]
      Das experiências espanholas, os defensores concordam que os interessados se aproximam mais dos 50 que dos 70 anos. Nemesio Rasillo, um dos fundadores da residência Brisa Del Cantábrico, onde a idade média é de 63 anos, atribui isso a que “os mais idosos passam ao cuidado familiar”. Mas há muitos adultos que ainda não se aposentaram e já têm claro que não querem ser “uma carga para seus filhos”. Nesta residência, uma das normas é poder haver no máximo 15 pessoas nascidas no mesmo ano, para garantir a variedade geracional. Cada cooperativa tem suas regras, mas uma que se repete em relação à questão da dependência é que desde que um residente se soma ao projeto, parte de seu dinheiro vai para um fundo social. “Assim, quando algum dos colegas precisar de uma assistência especial, dividimos entre todos e não será um gasto expressivo”,explica Roldán.
      É a hora da siesta em Cuenca, e “o castelo do século XXI”, como o chamam os moradores de Convivir, parece ter parado no tempo. Ninguém circula pelos longos corredores dos dois andares, as raquetes de pingue-pongue descansam sobre a mesa e o salão de beleza está fechado a chave. É o momento de desfrutar do apartamento que cada um decorou a seu gosto. “Em vez de meu filho se tornar independente, eu é que me tornei”, diz em voz baixa Luis de La Fuente, enquanto fecha a porta de seu novo lar.

            Antonia Laborde. (Disponível em: brasil.elpais.com. Acesso em 10jan2017)
Assinale a opção em que a mudança no trecho original está correta quanto ao emprego do acento indicativo de crase.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q332062 | Matemática, Geometria, Merendeira, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

De acordo com o art. 223, § 3.º, do Regulamento da Inspeção e Fiscalização Sanitária e Industrial dos Produtos de Origem Animal no Estado do Acre, Decreto n.º 1.949, o engarrafamento do leite deve ser realizado em unidades de capacidade, em litros, igual a 1/4, 1/2 ou 1.

Com base nas informações acima, julgue os itens que se seguem.

Se um recipiente na forma de paralelepípedo retângulo medindo 1 dm × 0,75 dm × 1,75 dm fosse utilizado para armazenar leite em toda a sua capacidade, então esse armazenamento não atenderia ao estabelecido no decreto acima referido.

  1. ✂️
  2. ✂️

65Q58985 | Pedagogia, Cuidador, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2017

São ações para a integração família e escola:

1. Esclarecer aos pais, desde o ato da matrícula da criança, quais as diretrizes de ensino utilizadas pela instituição.
2. Informar os pais quando o aluno tem boas notas e comportamento adequado.
3. Marcar reuniões com os pais em horários oportunos para a escola.
4. Não desmerecer as ordens e ensinamentos dos pais diante dos alunos.
5. Colocar em dúvida a qualificação do professor diante do filho.
6. A escola deve encontrar formas peculiares de relacionamento que sejam compatíveis com a realidade de pais, professores, alunos, direção.

Estão corretos apenas os itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q475589 | Farmácia, Farmacocinética, Farmácia, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

A aplicação dos princípios da farmacocinética e da farmacodinâmica no atendimento ao paciente é fundamental para se obter aumento do benefício terapêutico e redução da toxicidade dos medicamentos. Julgue os itens que se seguem, acerca desses princípios.

O efeito do metabolismo de primeira passagem hepática é um dos responsáveis pela redução da biodisponibilidade de fármacos. Esse efeito pode ser evitado, em grande parte, pelo uso de comprimidos sublinguais

  1. ✂️
  2. ✂️

68Q414578 | Direito Civil, Propriedade, Procurador Jurídico I, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Quanto ao direito das coisas, julgue os itens subseqüentes. O proprietário de imóvel encravado, desde que esse encravamento seja absoluto e natural, mediante pagamento de indenização, poderá obrigar o vizinho a suportar a passagem por seu imóvel. Na falta de acordo quanto à forma de sua fixação, a passagem forçada será fixada judicialmente.
  1. ✂️
  2. ✂️

69Q530944 | Engenharia Civil, Engenharia Legal, Engenheiro, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

A ergonomia visa tornar o trabalho uma atividade agradável e, ao mesmo tempo, produtiva. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir.

A organização do trabalho, para efeito da NR-17, deve levar em consideração a exigência de tempo e o conteúdo das tarefas.

  1. ✂️
  2. ✂️

70Q561933 | Informática, HTML, Programador de Computador, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Em geral, um desenvolvedor ASP.NET é livre para criar quantos diretórios forem necessários para uma aplicação web. Entretanto, alguns diretórios são específicos segundo as especificações da linguagem. Acerca dos diretórios especiais do ASP.NET, julgue os seguintes itens.

O diretório App_Data é o local padrão para criação de arquivos xml e html.

  1. ✂️
  2. ✂️

71Q434470 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Procurador Jurídico I, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

O urbanismo, o direito urbanístico e o direito ambiental surgem como resposta à complexidade de problemas que se associam aos núcleos urbanos. Todos almejam regular a ocupação do solo para a garantia do bem-estar e qualidade de vida urbana. O parcelamento do solo urbano, nos termos da Lei Federal n.º 6.766/1979, por exemplo, deve ser regulado para garantia da função social da propriedade urbana, com obediência a normas urbanísticas e ambientais. Nesse contexto, julgue os itens a seguir de acordo com a legislação ambiental e urbana federal que estabelece normas gerais de ocupação e utilização do solo nos municípios brasileiros. O zoneamento ambiental e urbano, que tem por objetivo regular o uso e a ocupação do solo, não pode afetar o direito ao uso e gozo da propriedade urbana, nem estabelecer limitações administrativas ao direito de propriedade, tendo em vista que o direito de propriedade está assegurado na Constituição Federal de 1998.
  1. ✂️
  2. ✂️

72Q58974 | Português, Cuidador, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2017

Texto associado.
               Aposentadoria feliz: idosos criam repúblicas para viver entre amigos 

      A amizade de Victor Gomes e Cruz Roldán tem 46 anos. Conheceram-se em uma excursão na Serra Nevada, na Espanha, com um grupo de caminhada. “Mas era mais do que isso, era um grupo de estilo de vida”, relembra Roldán, hoje com 79 anos. Quando estavam com meio século de vida, perguntaram-se: “por que não nos vemos envelhecer?". Quinze anos depois, moram com suas respectivas esposas em Convivir, uma república autogerida na cidade espanhola de Cuenca. Dezenas de amigos e familiares se entusiasmaram quando os dois casais de amigos propuseram a ideia de viver juntos, e hoje são 87 sócios que se identificam com o lema “dar vida à idade”. 
      O condomínio conta com todos os serviços de um asilo para idosos tradicional. “Mas não ficamos sentados o dia todo em uma cadeira entre desconhecidos” , explicou um dos amigos. Compartilham tarefas, mantêm-se ativos, mas conservam sua independência.
      A velhice chega mais tarde hoje, mas pensa-se nela desde cedo. Os mais velhos atualmente - especialmente europeus e japoneses - vivem mais e não querem passar a última fase da vida entre desconhecidos ou “ser uma carga para os filhos”. É o que demonstra um estudo de 2015, realizado pelo ministério da Saúde espanhol, no qual mais da metade dos pesquisados acha pouco provável viver em um asilo, enquanto quatro em cada dez veem como alternativa o cohousing. São moradias criadas e administradas pelos próprios idosos, que decidem entre amigos como e onde querem viver sua aposentadoria. Os apartamentos pertencem a uma cooperativa, mas podem ser deixados de herança para os filhos. Na Espanha, há oito projetos construídos e vários em gestação.
      [...] A idade media é de 70 anos, mas respira-se um ambiente juvenil. [...]
      Todas as residências de cohousing devem cumprir os requisitos de um ambiente tradicional para idosos: banheiros geriátricos, móveis sem quinas, botões de emergência em todos os quartos, entre outras coisas.
      Diferentemente da situação em Convivir, onde todos que querem um apartamento devem ter um conhecido e ser sócio, em Trabensol a oferta é para o público em geral. Entretanto, ainda custa caro viver em uma república para idosos. [...]
      Das experiências espanholas, os defensores concordam que os interessados se aproximam mais dos 50 que dos 70 anos. Nemesio Rasillo, um dos fundadores da residência Brisa Del Cantábrico, onde a idade média é de 63 anos, atribui isso a que “os mais idosos passam ao cuidado familiar”. Mas há muitos adultos que ainda não se aposentaram e já têm claro que não querem ser “uma carga para seus filhos”. Nesta residência, uma das normas é poder haver no máximo 15 pessoas nascidas no mesmo ano, para garantir a variedade geracional. Cada cooperativa tem suas regras, mas uma que se repete em relação à questão da dependência é que desde que um residente se soma ao projeto, parte de seu dinheiro vai para um fundo social. “Assim, quando algum dos colegas precisar de uma assistência especial, dividimos entre todos e não será um gasto expressivo”,explica Roldán.
      É a hora da siesta em Cuenca, e “o castelo do século XXI”, como o chamam os moradores de Convivir, parece ter parado no tempo. Ninguém circula pelos longos corredores dos dois andares, as raquetes de pingue-pongue descansam sobre a mesa e o salão de beleza está fechado a chave. É o momento de desfrutar do apartamento que cada um decorou a seu gosto. “Em vez de meu filho se tornar independente, eu é que me tornei”, diz em voz baixa Luis de La Fuente, enquanto fecha a porta de seu novo lar.

            Antonia Laborde. (Disponível em: brasil.elpais.com. Acesso em 10jan2017)
Assinale a opção em que a vírgula foi empregada para marcar a antecipação do adjunto adverbial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q462208 | Direito Penal, Do Crime, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Acerca da forma como a tipicidade é tratada pelo direito penal brasileiro, julgue os itens subseqüentes.

É típico o fato que se enquadra perfeitamente na descrição legal de um crime, concretizando um fato abstratamente descrito como criminoso pela lei, que lesiona ou coloca em perigo um bem jurídico protegido.

  1. ✂️
  2. ✂️

74Q336648 | Matemática, Progressões, Especialista em Educação, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, a respeito dos números naturais e das operações fundamentais com números naturais.

Considere que, para curar uma infecção bastante grave, o médico receitou a um paciente 3 tipos de antibióticos, em comprimidos, A, B e C, que deverão ser ingeridos, respectivamente, de cinco em cinco horas, de doze em doze horas e de quinze em quinze horas. No sábado, às seis horas da manhã, o paciente ingeriu os três comprimidos juntos. Nessa situação, o paciente ingerirá os três comprimidos juntos novamente às dezoito horas de segundafeira.

  1. ✂️
  2. ✂️

75Q58967 | Português, Cuidador, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2017

Texto associado.
               Aposentadoria feliz: idosos criam repúblicas para viver entre amigos 

      A amizade de Victor Gomes e Cruz Roldán tem 46 anos. Conheceram-se em uma excursão na Serra Nevada, na Espanha, com um grupo de caminhada. “Mas era mais do que isso, era um grupo de estilo de vida”, relembra Roldán, hoje com 79 anos. Quando estavam com meio século de vida, perguntaram-se: “por que não nos vemos envelhecer?". Quinze anos depois, moram com suas respectivas esposas em Convivir, uma república autogerida na cidade espanhola de Cuenca. Dezenas de amigos e familiares se entusiasmaram quando os dois casais de amigos propuseram a ideia de viver juntos, e hoje são 87 sócios que se identificam com o lema “dar vida à idade”. 
      O condomínio conta com todos os serviços de um asilo para idosos tradicional. “Mas não ficamos sentados o dia todo em uma cadeira entre desconhecidos” , explicou um dos amigos. Compartilham tarefas, mantêm-se ativos, mas conservam sua independência.
      A velhice chega mais tarde hoje, mas pensa-se nela desde cedo. Os mais velhos atualmente - especialmente europeus e japoneses - vivem mais e não querem passar a última fase da vida entre desconhecidos ou “ser uma carga para os filhos”. É o que demonstra um estudo de 2015, realizado pelo ministério da Saúde espanhol, no qual mais da metade dos pesquisados acha pouco provável viver em um asilo, enquanto quatro em cada dez veem como alternativa o cohousing. São moradias criadas e administradas pelos próprios idosos, que decidem entre amigos como e onde querem viver sua aposentadoria. Os apartamentos pertencem a uma cooperativa, mas podem ser deixados de herança para os filhos. Na Espanha, há oito projetos construídos e vários em gestação.
      [...] A idade media é de 70 anos, mas respira-se um ambiente juvenil. [...]
      Todas as residências de cohousing devem cumprir os requisitos de um ambiente tradicional para idosos: banheiros geriátricos, móveis sem quinas, botões de emergência em todos os quartos, entre outras coisas.
      Diferentemente da situação em Convivir, onde todos que querem um apartamento devem ter um conhecido e ser sócio, em Trabensol a oferta é para o público em geral. Entretanto, ainda custa caro viver em uma república para idosos. [...]
      Das experiências espanholas, os defensores concordam que os interessados se aproximam mais dos 50 que dos 70 anos. Nemesio Rasillo, um dos fundadores da residência Brisa Del Cantábrico, onde a idade média é de 63 anos, atribui isso a que “os mais idosos passam ao cuidado familiar”. Mas há muitos adultos que ainda não se aposentaram e já têm claro que não querem ser “uma carga para seus filhos”. Nesta residência, uma das normas é poder haver no máximo 15 pessoas nascidas no mesmo ano, para garantir a variedade geracional. Cada cooperativa tem suas regras, mas uma que se repete em relação à questão da dependência é que desde que um residente se soma ao projeto, parte de seu dinheiro vai para um fundo social. “Assim, quando algum dos colegas precisar de uma assistência especial, dividimos entre todos e não será um gasto expressivo”,explica Roldán.
      É a hora da siesta em Cuenca, e “o castelo do século XXI”, como o chamam os moradores de Convivir, parece ter parado no tempo. Ninguém circula pelos longos corredores dos dois andares, as raquetes de pingue-pongue descansam sobre a mesa e o salão de beleza está fechado a chave. É o momento de desfrutar do apartamento que cada um decorou a seu gosto. “Em vez de meu filho se tornar independente, eu é que me tornei”, diz em voz baixa Luis de La Fuente, enquanto fecha a porta de seu novo lar.

            Antonia Laborde. (Disponível em: brasil.elpais.com. Acesso em 10jan2017)
Assinale a opção correta com relação ao texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q58987 | Pedagogia, Cuidador, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2017

Aprincipal função do Conselho Escolar é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q819788 | Legislação Federal, Lei 13257 2016, Técnico, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Com base no Estatuto da Cidade, que estabelece diretrizes gerais da política urbana, julgue os itens de 80 a 86.

Direito de preempção é o direito de construir acima do coeficiente de aproveitamento básico estabelecido pelo plano diretor, mediante contrapartida a ser prestada pelo beneficiário.

  1. ✂️
  2. ✂️

79Q336151 | Matemática, Funções, Merendeira, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Uma empresa deseja comprar óleo lubrificante e, para isso, consultou duas distribuidoras que vendem seus produtos em embalagens de 1 litro. Na distribuidora A, o preço do litro de óleo é R$ 14,00 e ela cobra uma taxa de entrega de R$ 80,00, independentemente da quantidade comprada. A distribuidora B cobra R$ 16,00 por litro do produto e a taxa de entrega, que também independe da quantidade adquirida, é de R$ 20,00. Com base nessas informações e considerando unicamente o preço do produto e a taxa de entrega, julgue os itens subseqüentes.

Considere que a empresa tenha pago R$ 808,00 pela aquisição de determinada quantidade de litros de óleo na distribuidora A. Nessa situação, comprando a mesma quantidade de litros de óleo na distribuidora B, a empresa teria pago R$ 852,00.

  1. ✂️
  2. ✂️

80Q468039 | Direito Tributário, Crédito tributário, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Com relação a crédito tributário, julgue os itens seguintes.

Suponha que a JJ Pneus Ltda. não tenha recolhido a contribuição para financiamento da seguridade social (COFINS) referente ao exercício de 1995 e que esteja prescrito o direito da fazenda pública de ajuizar ação de execução fiscal em desfavor da devedora. Nessa situação, considera-se que houve a extinção do crédito tributário.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.