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Dramaturgo, teórico e poeta alemão que revolucionou a dramaturgia do século XX, nasceu em
Augsburg, Alemanha, em 1898. Interrompeu os estudos de medicina para servir como enfermeiro na
I Guerra Mundial. As peças da primeira fase de sua obra – Na selva das cidades e Tambores da noite,
produzidas em 1922 – são ligadas ao expressionismo e demonstram inconformismo. Seu primeiro
sucesso é a peça A Ópera dos três vinténs (1928), seguida de Ascensão e queda da cidade de
Mahagonny (1929), ambas com música de Kurt Weill. Sua teoria do teatro épico opõe-se às práticas
do teatro dramático. Marxista, defende o teatro como instrumento de transformação social e de
reflexão crítica do espectador, postulando a teoria do distanciamento dos atores em relação às próprias
personagens em ação, ao invés de se identificarem com elas.
FONTE: ALMEIDA, Doloris Ruth Simões de. Uma leitura da teoria do teatro épico. APPA. São Paulo, nov. 1986.
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