Início

Questões de Concursos Prefeitura de Rio Verde GO

Resolva questões de Prefeitura de Rio Verde GO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1015425 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Texto associado.
Analise o texto a seguir, sobre o caso Inácio, para responder a questão.

Neste ano teve uma matrícula de um estudante surdo usuário de Libras, em uma escola que nunca atendeu este alunado; por isso a novidade causou certo constrangimento por não haver pessoas que soubessem Libras para se comunicar com ele. A presença do estudante surdo, educado e inteligente encanta, mas também causa preocupação. Com ajuda do Núcleo Regional da Educação, a escola recebeu um TILS, que se mostra superior aos professores, carregando junto de si uma “pilha” de livros lançados recentemente sobre surdez, fazendo questão de mostrar a todos por onde passa. Tem sempre uma opinião pronta sobre tudo, desmerecendo as demais. Costuma dizer que somente ele sabe como lidar com os surdos, não interagindo com os funcionários da secretaria, cantina, agentes educacionais, etc. Sua arrogância difere da alegria e simpatia do estudante surdo. Na primeira oportunidade em sala de aula, o TILS questiona o professor por não receber o conteúdo com antecedência, por sua aula não estar adaptada com recursos visuais e que o professor deve falar diretamente com o aluno surdo. Quando questionado pelo professor sobre como seria uma adaptação adequada, ele rispidamente manda o professor pesquisar e indica vários autores. A solução que ele encontra é pedir para fazer uma fala na semana pedagógica e lá enfaticamente explicar toda a história da educação de surdos.

Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/formacao_acao/2semestre2016/fa_tils_anexo1.pdf
Com relação à intencionalidade do texto do caso do TILS C, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O intérprete não tinha uma boa relação com os colegas, de modo a não interagir com a comunidade interna. ( ) O fato de o intérprete levar vários livros para a escola demonstra que ele possui uma ótima capacitação e relações interpessoais. ( ) O egoísmo em pensar que somente o intérprete sabe lidar com os alunos surdos, pode-se dizer que ele tinha uma ignorância de conhecimentos perante os outros.
As afirmativas são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q912531 | Português, Interpretação de Textos, Operador de Máquinas Pesadas II, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Texto associado.

Leia o texto abaixo e responda a questão.


POR QUE PROCRASTINAMOS? ESPECIALISTAS TENTAM RESPONDER

Muitas pessoas procrastinam, alguns de nós cronicamente. Mas por que fazemos isso? Existe uma maneira de combater a procrastinação, e esse hábito traz benefícios? O que acontece no cérebro e na mente? Podemos mudar isso? Certo, todo mundo procrastina em algum momento de suas vidas. Seja para pagar uma conta, marcar uma consulta médica, concluir um projeto escolar ou cumprir um prazo de trabalho, às vezes é mais fácil adiar tarefas importantes que não gostamos totalmente e preferimos realizar em outro momento.
Enquanto para a maioria das pessoas o ato de procrastinação pode acontecer apenas de vez em quando, para outras torna-se uma ocorrência constante. Estima-se que 20% dos adultos no mundo sejam procrastinadores crônicos, embora pesquisas mostrem que altos níveis de procrastinação no local de trabalho podem ter efeitos negativos na performance e na renda do empregado.
O que acontece no cérebro?
De acordo com Sharon Greene, especializada no tratamento de ansiedade e depressão para crianças, adolescentes e adultos no Centro de Desenvolvimento Infantil e Familiar de Providence Saint John na Califórnia (EUA), a procrastinação resulta de uma luta entre o sistema límbico de uma pessoa e o córtex pré-frontal do cérebro.
Ela explica que o sistema límbico é uma parte mais primitiva do cérebro, que busca prazer instantâneo e/ou evita coisas que causem angústia. O córtex pré-frontal é uma parte mais recente do cérebro (em termos evolutivos) que ajuda no planejamento, tomada de decisões e objetivos de longo prazo. Todos nós sofremos às vezes de procrastinação devido à "luta" entre essas estruturas em nossos cérebros.

https://doutorjairo.uol.com.br/leia/por-que-procrastinamos-especialistas-tentam-responder/




Marque a opção correta sobre procrastinação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q1013711 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

A Língua Brasileira de Sinais é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. O trecho acima compõe uma regulamentação sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e assegura outras determinações a respeito de seu uso e sua difusão, nas instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde. Assinale a alternativa correta que dispõe sobre Libras e dá outras providências:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q1015418 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Em conformidade com o Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, assinale a alternativa correta sobre a oferta de Libras para as instituições de ensino:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q1015420 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Sassaki (2009) aborda 6 (seis) dimensões da acessibilidade, quais sejam: arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática e atitudinal. Assinale a alternativa correta, segundo Sassaki (2009), para designar a acessibilidade que é necessária e predomina na educação dos surdos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q1015421 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) - NBR 15290 refere-se à acessibilidade em comunicação na televisão e visa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q1013720 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Tautologia é a denominação dada ao vício de linguagem que se remete a uma repetição desnecessária de alguma expressão ou termo. Na Língua Brasileira de Sinais, são sinais diferentes presentes em regiões diversificadas, mas tendo a mesma ideia com sinais diferentes. Dentre esses sinais temos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q1013719 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Quanto à identidade do sujeito surdo que, por necessidade, tem de se mudar de cidade, estado ou até mesmo país, lidando com as discrepâncias da cultura dos surdos do lugar para onde mudou, podemos afirmar que essa identidade é chamada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q1015422 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Analise o fragmento de texto a seguir:
“Percebo que muitas pessoas têm dificuldades de entender a realidade e a cultura surda. Precisamos ajudar os que ainda não entendem que nós temos uma cultura diferente. Trata-se de uma questão intercultural. Surdos devem respeitar a cultura dos ouvintes e vice-versa. Essa troca é muito importante e respeitosa”. Karin Strobel Assinale a alternativa que faz a real interpretação do texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q1065601 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Edital n 001, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2022

O governo municipal da Prefeitura do Rio de Janeiro disponibilizou em seu site o Plano Estratégico Rio Futuro, um documento que contempla o plano estratégico de 2021 a 2024.
Avalie as afirmações:
I – O Plano Estratégico foi realizado para o mandato do atual prefeito, por isso é considerado um plano a curto prazo. II – Este Plano Estratégico serve como base para os planos táticos e operacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro. III – A confecção deste Plano Estratégico é garantia de que todos os objetivos da gestão serão alcançados.
É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q1087019 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Maqueiro, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Alice, está muito animada com a abertura de sua primeira conta bancária. No dia em que recebeu o seu cartão, foi informada pelo gerente de que precisava registrar uma senha com quatro números (dígitos), não sendo permitida a repetição de algarismos. Alice tinha uma coisa em mente, que o número 5 será o último número da sua senha. Considerando os algarismos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, o número possível de senhas com quatro dígitos que terminam com o número 5 é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q1015416 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Leia o fragmento a seguir: “Os __________________ podem vir junto de verbos de movimento e de localização para classificar o sujeito ou o objeto que está ligado à ação do verbo. Eles exercem a função de ______________ de concordância de gênero para pessoas, animais ou coisas. Exercem um papel crucial na ______________, pois eles ajudam a construir sua estrutura sintática através de recursos corporais que possibilitam relações gramaticais abstratas”.
Fonte: https://www.cchla.ufpb.br/libras/wp-content/uploads/2017/02/pdf
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima:


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q1013716 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Com o passar da história, formaram-se algumas concepções sobre a Educação dos surdos. Dentre elas temos:
I – O surdo deve aprender a princípio a Língua Brasileira de Sinais como sua primeira língua, e a Língua Portuguesa como sua segunda língua. II – O aprendizado do surdo deve ter por base a língua oral. III- O aprendizado deve ocorrer com o uso de sinais, gestos, mímicas e até mesmo com a oralização
Esses argumentos se referem, respectivamente, a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q1015417 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Tendo como base o Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, assinale a alternativa correta quanto ao tempo que todos os cursos de licenciatura de uma determinada instituição tiveram para adequar a disciplina de Libras enquanto obrigatória:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q1015423 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Leia o fragmento a seguir:
Segundo Carlos Skliar (1998), as pessoas que têm ______________ em entender a existência de uma cultura surda geralmente são pessoas que pensam que nada há fora de sua própria referência cultural, então, entendem a _______________ como uma anomalia, um desvio, uma irrelevância. Geralmente estas pessoas desconhecem os processos e os produtos desta cultura surda: desconhecem o que os surdos geram em relação ao teatro, ao brinquedo, à poesia visual, à literatura em _____________, à tecnologia que utilizam para viverem o cotidiano, etc.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q1015424 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Texto associado.
Analise o texto a seguir, sobre o caso Inácio, para responder a questão.

Neste ano teve uma matrícula de um estudante surdo usuário de Libras, em uma escola que nunca atendeu este alunado; por isso a novidade causou certo constrangimento por não haver pessoas que soubessem Libras para se comunicar com ele. A presença do estudante surdo, educado e inteligente encanta, mas também causa preocupação. Com ajuda do Núcleo Regional da Educação, a escola recebeu um TILS, que se mostra superior aos professores, carregando junto de si uma “pilha” de livros lançados recentemente sobre surdez, fazendo questão de mostrar a todos por onde passa. Tem sempre uma opinião pronta sobre tudo, desmerecendo as demais. Costuma dizer que somente ele sabe como lidar com os surdos, não interagindo com os funcionários da secretaria, cantina, agentes educacionais, etc. Sua arrogância difere da alegria e simpatia do estudante surdo. Na primeira oportunidade em sala de aula, o TILS questiona o professor por não receber o conteúdo com antecedência, por sua aula não estar adaptada com recursos visuais e que o professor deve falar diretamente com o aluno surdo. Quando questionado pelo professor sobre como seria uma adaptação adequada, ele rispidamente manda o professor pesquisar e indica vários autores. A solução que ele encontra é pedir para fazer uma fala na semana pedagógica e lá enfaticamente explicar toda a história da educação de surdos.

Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/formacao_acao/2semestre2016/fa_tils_anexo1.pdf
O código de ética do intérprete, especificamente no capítulo 3, versa sobre responsabilidade profissional:
“O intérprete deve procurar manter a dignidade, o respeito e a pureza das línguas envolvidas. Ele também deve estar pronto para aprender e aceitar novos sinais, se isso for necessário para o entendimento”.
Tendo como referência o trecho acima e o texto, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q1013717 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

A polissemia é um fenômeno linguístico que ocorre tanto na Língua Portuguesa como na Língua Brasileira de Sinais. São exemplos de sinais polissêmicos em Libras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q1013712 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Leia o trecho abaixo:
De acordo com Damázio (2007, p. 14), “os alunos com surdez precisam de ambientes educacionais estimuladores, que desafiem o pensamento, explorem suas capacidades, em todos os sentidos”.
Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.