Leia a situação hipotética abaixo.
João Augusto, aluno do 3º ano do Ensino Fundamental,
tem 10 anos e apresenta deficiência intelectual moderada,
além de dificuldades motoras que afetam a sua
locomoção. O aluno participa das atividades regulares da
turma, mas necessita de acompanhamento para realizar as
tarefas propostas pelo professor devido as suas
dificuldades como copiar conteúdo do quadro, organizar
materiais e realizar atividades de escrita.
Considerando esse contexto, o papel do monitor escolar na
mediação da realização de tarefas pedagógicas, é:
✂️ a) permitir que João participe das atividades sem
adaptação, concentrando na supervisão e não na
adaptação das tarefas. ✂️ b) modificar as tarefas pedagógicas de João de forma
unilateral com o objetivo de facilitar sua execução,
independente da adaptação planejada. ✂️ c) concentrar na execução de estratégias motoras para
facilitar a locomoção de João incentivando a
autossuficiência no aspecto social, limitando o seu
desenvolvimento cognitivo. ✂️ d) colaborar com o professor na personalização das
atividades alinhadas aos objetivos curriculares
promovendo ajustes progressivos de modo a equilibrar
o desenvolvimento individual. ✂️ e) evitar interações com os colegas durante as atividades,
para que João possa se concentrar mais facilmente nas
tarefas.