Início

Questões de Concursos Prefeitura de Rolim de Moura RO

Resolva questões de Prefeitura de Rolim de Moura RO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


921Q986298 | Engenharia Florestal, Dinâmica das Paisagens Florestais, Engenheiro Florestal, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Em relação aos conceitos de mudanças climáticas e seus impactos sobre as florestas, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

922Q984006 | História e Geografia de Estados e Municípios, SANEROM, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Qual é o principal reservatório de água de Rondônia, destacado por sua extensão, volume de água e funções essenciais, como abastecimento, geração de energia, transporte e manutenção da biodiversidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

923Q984275 | Secretariado, Auxiliar de Secretaria, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Na administração pública, existem unidades administrativas responsáveis por determinados serviços que são denominadas de Protocolo. As atividades de protocolo consistem em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

924Q986331 | Direito Ambiental, Gestor Ambiental, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

De acordo com o Art. 10 da Lei nº 6.938/1981, que versa sobre o licenciamento ambiental, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

925Q986333 | Direito Ambiental, Código Florestal Lei nº 12651 de 2012, Gestor Ambiental, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

De acordo com o Art. 2º da Lei 12.651/2012, as florestas existentes no território nacional e as demais formas de vegetação nativa, reconhecidas de utilidade às terras que revestem, são bens de interesse comum a todos os habitantes do País, exercendo-se os direitos de propriedade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

926Q986334 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Pedagogo de Educação Infantil 30 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

O Art. 18-A do Estatuto da Criança e do Adolescente, estabelece que crianças e adolescentes têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou tratamento cruel ou degradante, sob qualquer pretexto.

Considerando o artigo mencionado, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

927Q986602 | Programação, Analista de Sistemas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Qual princípio da programação orientada a objetos garante que uma subclasse possa substituir sua superclasse sem alterar o comportamento esperado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

928Q984046 | Português, FCJRM, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Texto associado.
TEXTO I


Explicar não é justificar

Os gregos e os romanos aceitavam a escravidão porque não imaginavam que uma sociedade pudesse funcionar sem escravos. Como o filósofo Sêneca, insistiam apenas em que se reconhecessem alguns direitos aos escravos: que fosse, por exemplo, proibido utilizá-los com finalidades sexuais. Estamos na mesma posição quando se trata da pobreza. Estamos convencidos de que uma sociedade justa deve procurar erradicá-la. Mas, como não conseguimos conceber os meios que permitem atingir esse objetivo, aceitamos que uma sociedade comporte grandes bolsões de pobreza. Em contrapartida, não hesitamos em condenar a prática da escravidão.

(Raymond Boudon, O relativismo. Trad. de Edson Bini. São Paulo: Loyola, 2010. p. 41)
O texto I apresenta dois enfoques:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

929Q986609 | Medicina, Médico Neurologista, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Um paciente apresenta um quadro complexo com histórico de episódios recorrentes de déficits neurológicos transitórios, associados a alterações cognitivas progressivas e sinais de disfunção autonômica. A investigação diagnóstica revela múltiplos microinfartos cerebrais e evidências de deposição amiloide tanto no parênquima cerebral quanto nas paredes dos vasos sanguíneos.
Qual das seguintes categorias de afecções neurológicas melhor engloba a etiologia primária e a fisiopatologia subjacente a este quadro clínico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

930Q986365 | Patologia, Diagnósticos, Médico Veterinário, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

A febre amarela é uma zoonose de importância em saúde pública que também afeta animais.

A respeito da febre amarela, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

931Q984318 | Nutrição, Técnico em Nutrição e Dietética, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

As proteínas são macro nutrientes importantes, sendo substâncias nitrogenadas complexas constituídas de aminoácidos. Marque a alternativa que descreve sua digestão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

932Q986623 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Lei nº 10048 de 2000, Arquiteto, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

De acordo com o Decreto nº 5296/2004, sobre a implementação da acessibilidade arquitetônica e urbanística, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

933Q986132 | Português, ROLIMPREV, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Texto associado.

Texto I


Somos Todos Africanos

Sempre que entram em crise, as civilizações começam a olhar para o seu passado buscando inspiração para o futuro. Hoje estamos no coração de uma fenomenal crise planetária que afeta todas as civilizações. Ela pode significar um salto rumo a um estado superior da hominização, bem como uma tragédia ameaçadora para toda a nossa espécie. Num momento assim radical, não é sem interesse sondar as nossas raízes mais ancestrais e aquele começo seminal em que deixamos de ser primatas e passamos a ser humanos. Aqui deve haver lições que nos podem ser muito úteis. Hoje é consenso entre os paleontólogos e antropólogos que a aventura da hominização se iniciou na África, cerca de sete milhões de anos atrás. Ela se acelerou passando pelo homo habilis, erectus, neanderthalensis até chegar ao homo sapiens, cerca de 100 mil anos atrás. Da África, ele se propagou para a Ásia, há sessenta mil anos; para a Europa, há 40 mil anos; e para as Américas, há 30 mil anos.


A África não é apenas o lugar geográfico das origens. É o arquétipo primal, o conjunto das marcas impressas na alma do ser humano, presente ainda hoje como informações indeléveis, à semelhança daquelas inscritas em nosso código genético. Foi na África que o ser humano elaborou suas primeiras sensações, onde se articularam as crescentes conexões neurais (cerebralização), brilharam os primeiros pensamentos, fortaleceu-se a juvenilização (processo semelhante ao de um jovem que mostra plasticidade e capacidade de aprendizagem) e emergiu a complexidade social que permitiu o surgimento da linguagem e da cultura. Há um espírito da África presente em cada um dos seres humanos.


Vejo três eixos principais do espírito da África que podem significar uma verdadeira terapia para a nossa crise global. O primeiro é a Mãe-terra. Espalhando-se pelos vastos espaços africanos, nossos ancestrais entraram em profunda comunhão com a Terra, sentindo a interconexão que todas as coisas guardam entre si. Mesmo vítimas da exploração colonialista, os atuais africanos não perderam esse sentido materno da Terra, tão bem representado pela queniana Wangari Mathai, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz por plantar milhões de árvores e devolver, assim, vitalidade à Terra. Precisamos nos reapropriar desse espírito da Terra para salvar Gaia, nossa Mãe e única Casa Comum.


O segundo eixo é a matriz relacional (relational matrix, no dizer dos antropólogos). Os africanos usam a palavra ubuntu, que significa força que conecta a todos formando a comunidade dos humanos. Quer dizer, eu me faço humano através do conjunto das conexões com a vida, a natureza, os outros e o Divino. (...)


O terceiro eixo são os rituais. Experiências importantes da vida pessoal, social e sazonal são celebradas com ritos, danças, músicas e apresentações de máscaras, portadores de energia cósmica. É nos rituais que as forças negativas e positivas se equilibram e que se aprofunda o sentido da vida.


Se reincorporarmos o espírito da África, a crise não precisará ser uma tragédia.


(Leonardo Boff, Jornal do Brasil, 2010 – Adaptado).

“Eu adoro músicos populares. Minha mãe, as clássicas.” A figura de linguagem presente nessa frase é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

934Q986134 | Direito Constitucional, ROLIMPREV, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Segundo o Art.3º da Lei Nº 12.527, o tratamento das informações pessoais deve ser feito de forma transparente e com respeito à intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas, bem como às liberdades e as:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

935Q986399 | Medicina, Médico Ortopedista, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Qual das seguintes ações representa a aplicação do princípio da Medicina Baseada em Evidências (MBE) na prática clínica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

936Q986401 | Medicina, Médico Cirurgião Clínico, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Paciente com colelitíase será submetida a colecistectomia videolaparoscópica.

Qual princípio fundamental garante a segurança da paciente durante a cirurgia?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

937Q986152 | Legislação Federal, Auditor Interno, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

De acordo com a Lei de Acesso à Informação, o prazo de sigilo de documentos classificados como ultrassecretos é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

938Q986414 | Medicina, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Maria Carla, 67 anos, recebeu o diagnóstico de câncer de mama metastático. Foi acolhida pelo seu médico assistente, ouviu as possibilidades disponíveis e seus prognósticos, aproveitou a consulta para tirar todas as dúvidas que possuía sobre o tema. No retorno, comunicou ao profissional de saúde que não deseja realizar tratamento para a sua condição.

Qual princípio ético nesse caso deve ser respeitado pelo médico assistente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

939Q986424 | Saúde Pública, Fisioterapeuta, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

São objetivos específicos da Política Nacional de Promoção da Saúde, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

940Q985923 | Farmácia, Atendente de Farmácia, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Ao atender um cliente na farmácia que apresenta dúvidas sobre medicamentos genéricos, é importante esclarecer que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.