Questões de Concursos Prefeitura de São Benedito CE

Resolva questões de Prefeitura de São Benedito CE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q1024335 | Inglês, Verbos Verbs, Língua Inglesa, Prefeitura de São Benedito CE, CETREDE, 2025

Which of the sentences below indicates the correct use of an auxiliary verb?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q919132 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São Benedito CE, CETREDE, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.

Acordou assustado. O sonho foi-se esfumando e ele viu apenas a tremura das estrelas no céu raso. O mundo estava parado. Nem uma folha mexia. O choro da criança esmoreceu e cessou. Fabiano respirou livremente. Sentia-se em casa. Era como se houvesse voltado à fazenda onde passara a meninice.

A noite avançava, e o silêncio era interrompido apenas pelo estalo seco da madeira ardendo nas brasas. Sinhá Vitória mexeu-se, inquieta, ajeitando os filhos sobre o pedaço de esteira que lhes servia de leito. O chão de terra batida, frio e áspero, contrastava com o calor do fogo que se espalhava pela pequena moradia de taipa. Lá fora, o vento levantava poeira e sussurrava entre as árvores secas do sertão.

Fabiano virou-se de lado, tentando ignorar o peso das preocupações que lhe atormentavam a mente. O gado estava magro, a seca persistia, e a incerteza dos dias seguintes o fazia resmungar baixinho. Sinhá Vitória percebeu sua inquietação, mas nada disse. O silêncio entre os dois era mais eloquente do que qualquer palavra. As dificuldades eram antigas e, de certa forma, já estavam entranhadas em suas vidas.

Fonte: Ramos, Graciliano. Vidas Secas. 1938. – Adaptado
No trecho: “Fabiano respirou livremente. Sentia-se em casa.”, a sensação do personagem pode ser melhor descrita como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q954260 | Português, Funções da Linguagem Emotiva, Agente Administrativo, Prefeitura de São Benedito CE, CETREDE, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir.

“Estou aqui com minha mãe, que, mesmo não sendo Blackfeet, trabalhou incansavelmente para colocar nosso idioma em nossa sala de aula, então tive um professor de idiomas Blackfeet enquanto crescia. Estou muito grata por poder falar um pouco da minha língua, na qual não sou fluente, aqui. Porque nessa indústria, atores nativos costumavam falar suas falas em inglês e então os mixadores de som as executavam de trás para frente para obter os idiomas nativos diante das câmeras.” Lily Glastone.

Fonte:https://www.uol.com.br/splash/noticias/2024/01/08/lily-gladstone-e-aprimeira-mulher-indigena-a-ganhar-o-globo-de-ouro.htm?cmpid
A função da linguagem que predomina no texto é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q954345 | Odontologia, Auxiliar de Saúde Bucal, Prefeitura de São Benedito CE, CETREDE, 2025

Na organização do arquivo odontológico, qual das seguintes práticas é essencial para assegurar a confidencialidade e a organização das fichas clínicas dos pacientes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q954363 | Direitos Humanos, Categorias e gerações dos direitos humanos, Cuidador, Prefeitura de São Benedito CE, CETREDE, 2025

Leia o trecho a seguir.
“Os direitos humanos de ____________ geração resultam, principalmente, da Constituição dos Estados Unidos da América de 1787 e da Declaração Francesa dos Direitos do Homem e do Cidadão e tinham como valor a liberdade.”
Marque a opção que preenche corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q954374 | Enfermagem, Cuidador, Prefeitura de São Benedito CE, CETREDE, 2025

São tarefas que fazem parte da rotina do cuidador, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q954377 | Enfermagem, Cuidador, Prefeitura de São Benedito CE, CETREDE, 2025

Analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS. Para aliviar sintomas de náuseas e vômitos, é importante seguir as seguintes orientações.
( ) Oferecer à pessoa com vômitos ou diarreia, 2 a 3 litros de líquidos por dia em pequenas quantidades, de preferência nos intervalos das refeições.
( ) Oferecer refeições menores 5 a 6 vezes ao dia.
( ) O cuidador deve manter a pessoa sentada para evitar as náuseas e os vômitos logo após às refeições.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q919142 | Português, Regência, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São Benedito CE, CETREDE, 2025

Em qual alternativa a regência verbal está INCORRETA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q919151 | Matemática, Regra de Três, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São Benedito CE, CETREDE, 2025

Uma indústria possui uma máquina que opera de forma contínua, produzindo 360 peças a cada 12 horas de funcionamento. Caso essa máquina seja programada para trabalhar 18 horas por dia, mantendo a mesma taxa de produção, quantas peças ela produzirá em 5 dias de operação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q919181 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São Benedito CE, CETREDE, 2025

Como é chamado o produto laboratorial utilizado para esterilização que é biodegradável, possui ação rápida e baixa toxicidade, danifica metais e, por fim, faz com que os materiais esterilizados por meio dele sejam manuseados imediatamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q954297 | Direito Administrativo, Poder normativo, Agente Administrativo, Prefeitura de São Benedito CE, CETREDE, 2025

Leia o excerto a seguir.
“É a prerrogativa da Administração Pública para apurar infrações e aplicar penalidades às pessoas que estão submetidas à autoridade interna da Administração, sejam servidores públicos ou não.”

O trecho diz respeito ao: Poder
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q954376 | Odontologia, Cuidador, Prefeitura de São Benedito CE, CETREDE, 2025

Assinale a alternativa que corresponde ao nome da doença causada pelas bactérias que se fixam nos dentes, transformando em ácido os restos de alimentos, corroendo-os.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q954410 | Legislação de Trânsito, Guarda Municipal, Prefeitura de São Benedito CE, CETREDE, 2025

A segurança no trânsito é uma preocupação constante, e o uso do cinto de segurança é uma das medidas obrigatórias conforme estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro. Será obrigatório o uso do cinto de segurança para o
I. motorista. II. passageiro dianteiro. III. passageiro traseiro.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1024337 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Língua Inglesa, Prefeitura de São Benedito CE, CETREDE, 2025

Texto associado.
Read Text II and answer question

TEXT II

Uses of AI in Education

In May 2023, the U.S. Department of Education released a report titled Artificial Intelligence and the Future of Teaching and Learning: Insights and Recommendations. The department had conducted listening sessions in 2022 with more than 700 people, including educators and parents, to gauge their views on AI. The report noted that “constituents believe that action is required now in order to get ahead of the expected increase of AI in education technology – and they want to roll up their sleeves and start working together.” People expressed anxiety about “future potential risks” with AI but also felt that “AI may enable achieving educational priorities in better ways, at scale, and with lower costs.

AI could serve – or is already serving – in several teachingand-learning roles, for instance: instructional assistants: AI’s ability to conduct human-like conversations opens up possibilities for adaptive tutoring or instructional assistants that can help explain difficult concepts to students. AI-based feedback systems can offer constructive critiques on student writing, which can help students fine-tune their writing skills. Some research also suggests certain kinds of prompts can help children generate more fruitful questions about learning. AI models might also support customized learning for students with disabilities and provide translation for English language learners; and teaching assistants: AI might tackle some of the administrative tasks that keep teachers from investing more time with their peers or students. Early uses include automated routine tasks such as drafting lesson plans, creating differentiated materials, designing worksheets, developing quizzes, and exploring ways of explaining complicated academic materials. AI can also provide educators with recommendations to meet student needs and help teachers reflect, plan, and improve their practice.

Along with these potential benefits come some difficult challenges and risks the education community must navigate. For example, both teachers and students face the risk of becoming overly reliant on AI-driven technology. For students, this could stifle learning, especially the development of critical thinking. This challenge extends to educators as well. While AI can expedite lesson-plan generation, speed does not equate to quality. Teachers may be tempted to accept the initial AI-generated content rather than devote time to reviewing and refining it for optimal educational value.

In light of these challenges, the Department of Education has stressed the importance of keeping “humans in the loop” when using AI, particularly when the output might be used to inform a decision. As the department encouraged in its 2023 report, teachers, learners, and others need to retain their agency. AI cannot “replace a teacher, a guardian, or an education leader as the custodian of their students’ learning,” the report stressed.

Adapted from: https://www.educationnext.org/a-i-in-education-leap-into-new-eramachine-intelligence-carries-risks-challenges-promises/
Based on Text II, mark the statements below as TRUE (T) or FALSE (F).

( ) The Department of Education had conducted listening sessions in 2022 with more than 70 educators to gauge their views on AI.
( ) According to studies, AI will serve in only two teaching-andlearning roles in the future: instructional assistant and teaching assistant.
( ) AI models might support customized learning for students with disabilities and provide translation for English language learners.

The statements are, respectively:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1024341 | Inglês, Voz Ativa e Passiva Passive And Active Voice, Língua Inglesa, Prefeitura de São Benedito CE, CETREDE, 2025

Texto associado.
Read Text II and answer question

TEXT II

Uses of AI in Education

In May 2023, the U.S. Department of Education released a report titled Artificial Intelligence and the Future of Teaching and Learning: Insights and Recommendations. The department had conducted listening sessions in 2022 with more than 700 people, including educators and parents, to gauge their views on AI. The report noted that “constituents believe that action is required now in order to get ahead of the expected increase of AI in education technology – and they want to roll up their sleeves and start working together.” People expressed anxiety about “future potential risks” with AI but also felt that “AI may enable achieving educational priorities in better ways, at scale, and with lower costs.

AI could serve – or is already serving – in several teachingand-learning roles, for instance: instructional assistants: AI’s ability to conduct human-like conversations opens up possibilities for adaptive tutoring or instructional assistants that can help explain difficult concepts to students. AI-based feedback systems can offer constructive critiques on student writing, which can help students fine-tune their writing skills. Some research also suggests certain kinds of prompts can help children generate more fruitful questions about learning. AI models might also support customized learning for students with disabilities and provide translation for English language learners; and teaching assistants: AI might tackle some of the administrative tasks that keep teachers from investing more time with their peers or students. Early uses include automated routine tasks such as drafting lesson plans, creating differentiated materials, designing worksheets, developing quizzes, and exploring ways of explaining complicated academic materials. AI can also provide educators with recommendations to meet student needs and help teachers reflect, plan, and improve their practice.

Along with these potential benefits come some difficult challenges and risks the education community must navigate. For example, both teachers and students face the risk of becoming overly reliant on AI-driven technology. For students, this could stifle learning, especially the development of critical thinking. This challenge extends to educators as well. While AI can expedite lesson-plan generation, speed does not equate to quality. Teachers may be tempted to accept the initial AI-generated content rather than devote time to reviewing and refining it for optimal educational value.

In light of these challenges, the Department of Education has stressed the importance of keeping “humans in the loop” when using AI, particularly when the output might be used to inform a decision. As the department encouraged in its 2023 report, teachers, learners, and others need to retain their agency. AI cannot “replace a teacher, a guardian, or an education leader as the custodian of their students’ learning,” the report stressed.

Adapted from: https://www.educationnext.org/a-i-in-education-leap-into-new-eramachine-intelligence-carries-risks-challenges-promises/
Choose the sentence that is in passive voice.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q919141 | Português, Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São Benedito CE, CETREDE, 2025

Marque a alternativa em que a grafia da palavra destacada está INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q954267 | Português, Coesão e coerência, Agente Administrativo, Prefeitura de São Benedito CE, CETREDE, 2025

Leia a afirmação com atenção.
"Pedro trouxe flores para Maria e, ao entregá-las, sorriu gentilmente."
Considerando a coesão e a coerência do trecho, qual elemento conecta as ideias expressas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q954347 | Odontologia, Cariologia, Auxiliar de Saúde Bucal, Prefeitura de São Benedito CE, CETREDE, 2025

Sobre a aplicação de métodos preventivos para controle de cárie dental e de doenças periodontais, analise as seguintes afirmativas.
I. A aplicação de flúor tópico é recomendada em consultórios odontológicos.
II. A escovação supervisionada deve ser incentivada nas escolas.
III. A utilização de antissépticos bucais substitui a higienização mecânica.
IV. O uso de selantes dentais é uma medida eficaz para prevenção de cáries.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q954366 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Cuidador, Prefeitura de São Benedito CE, CETREDE, 2025

Leia a afirmação a seguir.
“É realizado por uma equipe de educadores sociais que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas.”

A que serviço de proteção social especial se refere a afirmação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.