O planejamento da ação pedagógica, ao incorporar os elementos políticos, sociais, científicos, técnicos e pedagógicos, emerge como
um instrumento estratégico para a gestão eficiente das práticas educacionais. Sua abordagem integrada fortalece a capacidade de
adaptação da instituição às demandas do mundo contemporâneo, promovendo, assim, uma educação que transcende o meramente técnico, englobando a complexidade e a relevância social do ato educativo. Neste contexto, o plano de ensino não acontece
de forma isolada, ele deve estar alinhado ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, de forma a colocar em prática a
intencionalidade da instituição e possibilitar que, com base no planejamento, a ação transformadora aconteça. No processo de
construção do plano de ensino e aprendizagem, alguns cuidados devem ser considerados, EXCETO:
✂️ a) Começar pelo que se tem mais segurança. ✂️ b) Ser professor dos alunos e não dos conteúdos já estabelecidos. ✂️ c) Fortalecer-se para ter discernimento e não desenvolver um conteúdo que não tenha sentido. ✂️ d) Observar que o componente curricular que o professor ministra é propriedade particular conectada as suas crenças pedagógicas.