Questões de Concursos Prefeitura de São Fidélis RJ

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81Q1028825 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Monitor de Alunos, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Um desenvolvedor de software adicionou um botão ao seu programa de reprodução de vídeos para brincar com o usuário que desejasse aumentar o volume durante uma reprodução de vídeos. Quando acionado, o botão altera o volume do programa aleatoriamente para um valor dado por um número natural definido no intervalo que compreende o volume atual e o volume máximo do programa, que é 100. Assim, se um usuário acionar o referido botão quando o volume do programa estiver no número 20, a probabilidade do volume se elevar para um valor de 50 a 60 está compreendida entre:
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82Q1014689 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a perda auditiva nos seguintes graus: 1) Perda leve, de 26 dB a 40 dB; 2) Perda moderada, de 41 dB a 60 dB; 3) Perda severa, de 61 dB a 80 dB; e, 4) Perda profunda, maior que 81 dB. Com relação às características da perda auditiva, a OMS classifica três tipos: 1) Perda condutiva, quando existe uma alteração na condução aérea do estímulo sonoro pela orelha externa ou média; 2) Perda neurossensorial, quando ocorre uma perda de células ciliadas da cóclea e/ou nervo auditivo, afetando a percepção de diversos sons e comprometendo, assim, a percepção do estímulo sonoro; e, 3) Perda mista, quando ocorrem alterações na orelha externa e/ou na orelha média e na orelha interna. A surdez de cóclea ou nervo auditivo pode ter causas diversas, dentre estas, poderá ser desencadeada por: viroses, meningites, uso de certos medicamentos ou drogas, propensão genética, exposição ao ruído de alta intensidade, presbiacusia (provocada pela idade), traumas na cabeça, defeitos congênitos, alergias, problemas metabólicos, tumores. Os dados e as informações exibidas enfocam a surdez sob o prisma do modelo
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83Q900190 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicólogo Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Sobre o processo de aprender pode-se afirmar que existem diversos tipos de aprendizagem consubstanciadas nas mais variadas atividades da vida humana. Algumas aprendizagens se dão desde os primeiros anos de vida e estão vinculadas ao cotidiano da pessoa como: sentar, andar, falar, identificar e pegar objetos, comer sozinha etc. Outras acontecem de forma sistemática em instituições próprias como a escola. (Nunes, 2015 p. 11.)
Considerando as informações anteriores, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Para o autor Vygotsky (1989), a aprendizagem pode ser considerada como um processo crucial no desenvolvimento do homem como espécie e como ser que, ao longo de milhares de anos, avançou de uma realidade primitiva para construir civilizações.
( ) Autores como Friedrich e Preiss (2006) apontam que estudos da neurobiologia ressaltam que, dada a plasticidade do cérebro e a possibilidade de milhares de sinapses, isto é, a conexão entre os neurônios, as diferentes situações de aprendizagem modificam as capacidades cognitivas e cerebrais.
( ) Para Pozo (2002), apesar da aprendizagem acontecer também nas demais espécies animais, desde insetos até primatas, é o ser humano aquele que possui competências de aprendizagens mais complexas, desenvolvidas e com maior flexibilidade.

A sequência está correta em
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84Q1078473 | Noções de Informática, Planilhas Eletrônicas, Monitor de Alunos, Prefeitura de São Fidélis RJ, Instituto Consulplan, 2024

O Microsoft Excel é uma aplicação de planilha eletrônica muito popular, empregada para criar, editar, organizar e analisar dados numéricos. Utilizando fórmulas e funções, os usuários conseguem realizar cálculos com base nas informações contidas nas células. No Microsoft Excel 2019 (Configuração Padrão – Idioma Português Brasil) foi realizado o seguinte cálculo:
=SOMA((2^3)*3)^2

Qual será o valor exibido após a execução?
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85Q1028811 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Dados dois conjuntos A e B, sabe-se que:

• A união de A e B tem 180 elementos.
• A diferença B – A tem 65 elementos.
• A diferença A – B tem 85 elementos.

O número de elementos de B é igual a:
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86Q1081076 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Cuidador Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Instituto Consulplan, 2024

A Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, é conhecida como o Estatuto da Pessoa com Deficiência e dispõe, em seu Capítulo IV, acerca do direito à educação da pessoa com deficiência. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Assegura um sistema educacional inclusivo enquanto o estudante frequentar a educação básica.
II. Adota medidas individualizadas e coletivas em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com deficiência.
III. Possibilita acesso da pessoa com deficiência, em igualdade de condições, a jogos e atividades recreativas, esportivas e de lazer, no sistema escolar.

Está correto o que se afirma em
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87Q1078466 | Noções de Informática, Sistema Operacional, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de São Fidélis RJ, Instituto Consulplan, 2024

No Windows 10, uma das ferramentas disponíveis é o Gerenciador de Tarefas. O objetivo principal dessa ferramenta é:
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88Q1081077 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Cuidador Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Instituto Consulplan, 2024

O Decreto nº 3.298/1999, que regulamenta a Lei nº 7.853/1989 e que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Para efeitos desse decreto, considera-se deficiência, de acordo com o Art. 3º, quando
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89Q1078467 | Noções de Informática, Editor de Textos, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de São Fidélis RJ, Instituto Consulplan, 2024

Ao compor um documento no Microsoft Word 2019, empregou-se o recurso de folha de rosto para inserir as informações do autor e título do documento. Como o usuário pode inserir uma folha de rosto no seu documento do Word?
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90Q1078468 | Noções de Informática, Planilhas Eletrônicas, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de São Fidélis RJ, Instituto Consulplan, 2024

Ao criar uma planilha extensa no Microsoft Excel 2019, cuja a rolagem da página oculta os campos de visualização, solucionou-se esse problema utilizando a funcionalidade de “Congelar Painéis”. Essa opção permite manter certas linhas ou colunas sempre visíveis, facilitando, assim, a navegação e a visualização dos dados, mesmo ao percorrer extensas tabelas no documento. Como é possível fixar linhas ou colunas específicas para que permaneçam visíveis enquanto se rola pela planilha?
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91Q1028808 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

“Dado o padrão de construção da sequência numérica: 2, 6, 24, 72, 288, 864, 3456, ___________.” Assinale a alternativa que apresenta o próximo termo desta sequência, de modo que o padrão seja mantido.
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92Q1028810 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Uma pesquisa sobre a modalidade de ensino adotada no ensino superior foi realizada com 245 estudantes; a pesquisa identificou que 100 estudantes preferem a modalidade de ensino presencial, 120 preferem a modalidade de ensino à distância e 110 preferem a modalidade de ensino híbrido. A pesquisa também identificou que 10 estudantes gostam de todas as modalidades de ensino e, quanto aos que preferem somente duas modalidades, 25 preferem as modalidades presencial e à distância. O número de estudantes que preferem à modalidade de ensino presencial e híbrido é 10 unidades maior que o número de estudantes que preferem a modalidade de ensino a distância e híbrido. Desta maneira, é correto afirmar que o número de estudantes que preferem somente a modalidade de ensino presencial é:
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94Q1081079 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Mediador de Aprendizagem, Prefeitura de São Fidélis RJ, Instituto Consulplan, 2024

O Estatuto da Pessoa com Deficiência também é conhecido como Lei Brasileira de Inclusão (LBI) – Lei nº 13.146/2015. Trata- -se da Lei que estabelece direitos e garantias às pessoas com deficiência. São alguns dos principais pontos previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência, EXCETO:
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95Q1081078 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Mediador de Aprendizagem, Prefeitura de São Fidélis RJ, Instituto Consulplan, 2024

Para aprimorar e dar legitimidade ao desenvolvimento da tecnologia assistiva no Brasil, ela foi instituída como política pública no país somente em 16 de novembro de 2006, pela Portaria nº 142, pelo extinto Comitê de Ajudas Técnicas (CAT), estabelecido pelo Decreto nº 5.296, no âmbito da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Sobre os recursos e serviços em tecnologia assistiva, analise as afirmativas a seguir.

I. Podem variar de uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado.
II. Estão incluídos brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade.
III. Tratam-se de serviços normalmente transdisciplinares envolvendo profissionais de diversas áreas, tais como: fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e educação.

Está correto o que se afirma em
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