Início

Questões de Concursos Prefeitura de São Francisco PB

Resolva questões de Prefeitura de São Francisco PB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1082908 | Arquitetura, Cau, Arquiteto, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Durante uma obra, ao projetar e coordenar a execução de um edifício residencial de alto padrão, um arquiteto optou por subcontratar a fiscalização da etapa de fundações para um engenheiro civil, mantendo para si a responsabilidade pelo projeto arquitetônico e pela coordenação geral. Dois anos após a conclusão da obra, surgiram trincas nas paredes devido a recalques diferenciais nas fundações. Os proprietários acionaram judicialmente o arquiteto. Com base na Lei nº 12.378/2010 e na Resolução CAU nº 21/2012, analise as assertivas a seguir e marque a CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1082999 | Engenharia Agronômica Agronomia, Meteorologia, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

A coleta, processamento e análise de dados meteorológicos para fornecer informações que auxiliam na tomada de decisões na agricultura é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1082909 | Arquitetura, Cau, Arquiteto, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Na fase de Estudo Preliminar, ao desenvolver um projeto de um centro cultural em um terreno de dimensões irregulares, com presença de árvores nativas protegidas por lei municipal, o arquiteto identificou que a topografia acentuada e a preservação das árvores impõem restrições significativas à implantação da edificação. O cliente, ansioso para iniciar a obra, solicitou que o projeto fosse direto para a etapa de Anteprojeto, pulando a fase de Estudo Preliminar. Com base nas melhores práticas da metodologia de projeto e na Resolução CAU nº 21/2012, analise as assertivas a seguir e marque a CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1082946 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Texto associado.
Utilize o Texto II para responder a questão.


Texto II


A pesquisa de Krützmann e colaboradores (2023) analisou os impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no trabalho de professores de ciências por meio de entrevistas semiestruturadas. Fala de docentes:


Outra coisa é estar preparado para ensinar química e física, né...? que a gente tem formação, tem habilitação para ciências né...?, mas não tem preparo para ensinar Física e Química. Acho que isso que vai impactar, vai impactar bastante no ensino e consequentemente, provavelmente, na aprendizagem dos alunos. [Professora entrevistada 1].


Bom, no meu caso, que sou professora de Ciências e que o currículo foi todo remodelado, ele tá bem Física, Química e Ciências da Natureza, assim, num contexto mais voltado para a Biologia, um pouco pra Geografia e tudo mais. Ela vai impactar nos conteúdos da própria disciplina, né, que mudou completamente. [Professora entrevistada 3].


Mas para um aluno de Ensino Fundamental que ainda precisa ter um..., um aprendizado muito concreto, para ele é muito complicado, uma hora ele estar aprendendo..., é..., seres vivos como animais e plantas, de repente ele tá estudando a rotação da Terra e depois ele aborda sistema nervoso. [Professora entrevistada 4]


Fonte: KRÜTZMANN, Fábio Luis; ALVES, Deborah Karla Calegari; SILVA, Cirlande Cabral da. Os impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no trabalho de professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Ciência & Educação (Bauru), v. 29, p. e23015, 2023. DOI:10.1590/1516-731320230015.
A partir da Base Nacional Comum Curricular de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental Anos Finais, é CORRETO afirmar que o Texto II aponta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1082950 | Biologia, Moléculas, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

EXPERIMENTO “BATATAS?”
Materiais:

2 batatas;
Papel toalha;
1 colher de sopa para cavar as batatas;
3 pratos descartáveis;
Etiqueta;
Caneta;
1 medida de colher de chá de sal;
1 medida de colher de chá de açúcar.

Instruções:

1. Corte as batatas ao meio e separe três metades para o uso no experimento.
2. Enxugue suas superfícies com o papel toalha.
3. Retire parte das polpas das batatas com a colher, formando um pequeno buraco em cada uma das três metades.
4. Coloque cada metade em um dos pratos descartáveis e etiquete-os da seguinte forma: “controle”, “sal” e “açúcar”.
5. Adicione os solutos de acordo com as etiquetas. Na batata do “controle”, não adicione nada.
6. Após alguns minutos, observe e compare o que acontece com as metades das batatas.

A partir deste contexto, é CORRETO afirmar que a batata etiquetada com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1083059 | Nutrição, Epidemiologia Na Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Aepidemiologia nutricional é a ciência que se ocupa em estudar o efeito da dieta no desenvolvimento de doenças específicas, buscando compreender como a alimentação e fatores relacionados ao estado nutricional estão envolvidos no surgimento dessas doenças. Diante deste conceito, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1083066 | Português, Sintaxe, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Texto associado.
Leia o texto I para responder à questão.

Texto I


'A falta do hábito da leitura pode nos levar ao desastre', alerta especialista sobre pesquisa realizada no Brasil

Andréia Roma destaca que brasileiro deve mudar conceito para colher frutos em todas as áreas de desenvolvimento

23/06/2023 14h45 - Atualizado em 23/06/2023 14h47


Durante uma reunião na escola da minha filha de 11 anos, percebi a preocupação dos professores que afirmaram que o maior desafio de hoje é fazer com que essa geração saiba ler e interpretar textos. Com o avanço da era digital, as pessoas se distanciaram do hábito de leitura e isso tem seu preço. Ao me deparar com a história de Andréia Roma, CEO da Editora Leader, que, ao crescer em um cenário humilde recortava revistas para fazer suas próprias cartilhas (na tentativa de já criar livros), percebo como o propósito de vida faz diferença na evolução humana e de todos a seu redor.

Filha de pais analfabetos, a executiva que hoje é também idealizadora do Selo Editorial Série Mulheres e presidente do Instituto Série Mulheres trava uma batalha dia após dia: a de incentivar a leitura em um país repleto de contrastes. De acordo com a 5ª edição do estudo “Retratos da leitura no Brasil” realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural, cerca de 52% dos brasileiros mantêm o hábito de leitura, porém, o país perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores nos últimos anos. Enquanto o brasileiro lê somente quatro livros por ano, o canadense lê doze, ou seja, nosso índice anda abaixo da média. O que isso acarreta? Muitos problemas. “A falta do hábito de leitura pode levar a consequências desastrosas. Como terapeuta comportamental, observo que a leitura é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento intelectual, emocional e cultural das pessoas. A leitura expande horizontes, estimula a criatividade, a imaginação e a empatia. A ausência desse hábito pode limitar a capacidade de adquirir conhecimento, dificultar a expressão escrita e oral, e diminuir a capacidade de compreensão e análise de informações. Além disso, a leitura também desempenha um papel importante na saúde mental, oferecendo uma forma de escapismo saudável e relaxamento”, ressalta Andréia.

Em resumo, o impacto dessa defasagem de leitura na aprendizagem é devastador. Vale lembrar que, segundo o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), que analisa estudantes entre 15 e 16 anos de 77 países, 50% dos brasileiros têm resultados nível 1 em leitura, na escala que vai de 1 a 5. “Ou seja, a compreensão média do brasileiro é literal e infelizmente se restringe a frases curtas e isso é alarmante. É claro que o brasileiro lê pouco se comparado a outros países por diversos motivos. Um dos fatores é a falta de incentivo e acesso à leitura desde a infância. Posso afirmar isso por ter crescido em um lugar humilde e com poucos livros. Lembro que eu fazia meus próprios livros com revistas e jornais velhos, além das cartilhas escolares que eram o presente da escola pública para mim. Ainda enfrentamos desafios relacionados à educação e à formação de hábitos de leitura desde cedo. Além disso, existem questões socioeconômicas, falta de tempo e excesso de distrações no mundo atual, que podem dificultar a dedicação ao hábito da leitura”.

Fonte: “A FALTADE LEITURA PODE NOS LEVAR AO DESASTRE”, alerta especialista sobe pesquisa realizada no Brasil. Jovem Pan, 23 jun. 2023. Disponível em: https://jovempan.com.br/opiniao-jovem-pan/comentaristas/renata-rode/a-falta-do-habito-da-leitura-pode-nos-levar -ao-desastre-alerta-especialista-sobre-pesquisarealizada-no-brasil.html. Acesso em: 23 set. 2025. Adaptado.
Observe o trecho “A ausência desse hábito pode limitar a capacidade de adquirir conhecimento, dificultar a expressão escrita e oral, e diminuir a capacidade de compreensão e análise de informações. Além disso, a leitura também desempenha um papel importante na saúde mental, oferecendo uma forma de escapismo saudável e relaxamento”, ressalta Andréia”. A expressão em destaque funciona como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1082884 | Português, Morfologia, Assistente Social Educacional, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Texto associado.
O Texto IV se refere à questão.


Texto IV- Blanco
Marisa Monte


Me vejo no que vejo
Como entrar por meus olhos
Em um olho mais límpido
Me olha o que eu olho
É minha criação
Isto que vejo
Perceber é conceber
Águas de pensamentos
Sou a criatura do que vejo


Fonte: PAZ, Octavio. Blanco. Intérprete: Marisa Monte. Barulhinho Bom. Londres: EMI, 1996. Letra disponível em: https://www.letras.mus.br/marisamonte/47272/. Acesso em: 4 out. 2025.
No verso “Sou a criatura do que vejo”, o processo de formação da palavra em destaque é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1082943 | Pedagogia, Legislação da Educação, AEE, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Em uma escola bilíngue para surdos, a equipe gestora elabora um projeto pedagógico que prevê a contratação de intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), o desenvolvimento de materiais em LIBRAS, assim como ações que valorizem a cultura e a criação de espaços para interação entre crianças, famílias e pessoas surdas da localidade. O objetivo é garantir condições para que estudantes surdos tenham acesso ao ensino de LIBRAS desde os primeiros anos de escolarização.

A partir deste contexto e de acordo com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, promulgada pelo Decreto nº 6.949/2009, é CORRETO afirmar que a ação da escola atende às medidas educacionais de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1083009 | Farmácia, Farmacologia, Farmacêutico, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Uma paciente de 43 anos com diagnóstico de artrite reumatoide há 4 anos comparece à Unidade Básica de Saúde (UBS) e relata que faz uso regular de metotrexato 15 mg, ácido fólico 5 mg e, eventualmente, o ibuprofeno 400 mg para alívio da dor. Essa paciente relata que vem apresentando náuseas, aftas recorrentes e leve queda de cabelo.
A partir deste contexto, analise as assertivas a seguir.

I- O uso do ácido fólico deve ocorrer um dia após o uso do metotrexato.
II- Os sintomas apresentados pela paciente são devido ao uso do ácido fólico que potencializa o efeito tóxico do metotrexato.
III- Os sintomas apresentados pela paciente são reações adversas ao uso do metotrexato.
IV- O uso exagerado de ibuprofeno não causa efeitos no trato gastrointestinal, pois ele inibe seletivamente a enzima COX-2.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1083079 | Segurança e Saúde no Trabalho, Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

No que se refere às recomendações quanto ao manuseio de larvicidas/inseticidas e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), analise as afirmativas a seguir:

I- Em relação ao uso de temephós, é recomendado que seja evitado o contato prolongado direto do larvicida/inseticida com a pele, devendo ser transportado sempre em sacos plásticos, até o momento da aplicação.
II- Tendo em vista que os larvicidas/inseticidas são considerados seguros e incapazes de ultrapassar a barreira transplacentária, mesmo as mulheres gestantes podem trabalhar com a sua aplicação, desde que usem os EPI necessários.
III- Quando utilizar inseticidas ultrabaixo-volume, não se pode fumar ou comer (qualquer alimento) durante a aplicação.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1082890 | Serviço Social, Políticas Sociais, Assistente Social Educacional, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

O neoliberalismo passou a ditar o ideário e o programa a serem implementados pelos países capitalistas, contemplando reestruturação produtiva, privatização acelerada, enxugamento do Estado, políticas fiscais e monetárias, alinhadas a organismos internacionais do capital (ANTUNES, 1999).
Fonte: ANTUNES, Ricardo. Crise capitalista contemporânea e as transformações no mundo do trabalho. In: Capacitação em Serviço social e política social: Módulo 1. Brasília: CEAD/ABEPSS/CFESS, 1999.

Considerando o contexto da ofensiva neoliberal, no que se refere à implicação desse processo para o campo das políticas sociais e, em específico, para a política de educação, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1082955 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

As mudanças climáticas ameaçam a Caatinga com aumento da temperatura, menor regime de chuvas e consequente intensificação da desertificação e perda de biodiversidade. Estudos indicam que até 2060, grande parte do bioma pode ter sua diversidade vegetal e animal reduzida drasticamente, com espécies substituídas por vegetação de menor porte. A perda de cobertura vegetal compromete os serviços ecossistêmicos, como o armazenamento de carbono.
Fonte: PIMENTA, Paula. Mudanças climáticas ameaçam a Caatinga com desertificação e perda de espécies. Agência Senado. 2024.

A partir deste contexto, é CORRETO afirmar que esse exemplo de serviço ecossistêmico da Caatinga:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1083007 | Farmácia, Controle de Qualidade Industrial, Farmacêutico, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Ao chegar no laboratório de controle de qualidade microbiológico de uma Farmácia Universitária, o farmacêutico percebeu que os alunos estavam realizando uma análise de esterilidade em uma formulação líquida. Esta análise serve para garantir que o produto final esteja livre de qualquer tipo de microrganismo viável (fungos e bactérias).

Diante desse contexto, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1083017 | Medicina, Médico da Família, Médico, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Paciente adulto de 28 anos procura a unidade básica de saúde com diarreia de início súbito há 3 dias, com 4-5 evacuações líquidas por dia, sem sangue nem muco, associadas a dor abdominal leve. Refere ingestão recente de água de origem duvidosa, nega comorbidades crônicas. Nega febre alta, sinais de desidratação ou perda de peso significativa.

Considerando o manejo CORRETO de diarreia na Atenção Primária à Saúde (APS), é CORRETO afirmar que o médico deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1083024 | Matemática, Probabilidade, Matemática, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Seja S o conjunto das raízes do polinômio q(x) = x4 – 10x3 +20x2 + 10x – 21. Ao lançar um dado comum (com seis faces numeradas de 1 a 6), qual a probabilidade P de a face superior ser um número que pertence a S?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1083061 | Nutrição, Epidemiologia Na Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Com base nos princípios da epidemiologia nutricional e nos métodos utilizados para a avaliação do consumo alimentar e do estado nutricional de populações, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1082939 | Psicologia, Psicopatologia, AEE, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

No decorrer de uma reunião pedagógica, uma professora relata que um aluno de 9 anos apresenta comportamentos recorrentes, dentre eles: desobediência frente às regras estabelecidas em sala de aula; dificuldade em lidar com as frustrações; discussões recorrentes com adultos; explosões de raiva desmotivadas; atitudes vingativas contra colegas e professores, além de ser extremamente teimoso e impulsivo. Considerando o caso descrito e as características apresentadas, indica que é CORRETO afirmar que o transtorno descrito se trata do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1082945 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Texto associado.
Para responder à questão, utilize o Texto I.


Texto I


As ideias acerca da Natureza da Ciência (NdC) podem ser mais adequadas ou inadequadas epistemologicamente, a depender de como as diferentes visões interpretam o processo. Há uma literatura robusta sobre quais são os critérios mais adequados para se abordar este conteúdo nas salas de aula.


Dito isso, destaca-se que muitas visões são comumente partilhadas por discentes e docentes em Ciências Biológicas, o que pode gerar progresso ou distorções da compreensão da NdC, tais como:


1. É a partir de experimentos que são gerados os dados que sustentam as inferências na ciência.

2. Toda boa investigação começa com uma observação.

3. Modelos científicos são constructos que devem ser seguidos, como um passo a passo, para a boa execução metodológica.

4. Há hipóteses confirmadas que devem ser compreendidas como verdades inquestionáveis, tal como a esfericidade do planeta Terra, por exemplo.

5. Os métodos científicos constituem a chave para identificação de respostas racionais para fenômenos.

6. A ciência é neutra, já que os valores pessoais de cientistas não podem influenciar no desenvolvimento de suas pesquisas.

7. Aciência é objetiva, já que tem objetivos claros a serem alcançados.

8. Se for necessário afetar o meio ambiente, a pesquisa científica poderá fazê-lo já que está em busca de progresso.

9. Ao publicar seus resultados, cientistas deverão descrever apenas o que deu certo, omitindo os erros, já que não faz sentido em uma publicação explicar o que não funciona.
A partir do Texto I , analise as assertivas a seguir.

I- A afirmação 6 está epistemologicamente inadequada, já que, entre os aspectos relevantes que se discute sobre a Natureza da Ciência está a condição social de quem faz a pesquisa, o que leva a neutralidade a um aspecto almejado, mas não compreendido como característica intrínseca.
II- A afirmação 7 reflete a necessidade da objetividade na ciência, implicando que o percurso metodológico seja guiado por objetivos claros.
III- A afirmação 8 está inadequada , já que os cientistas precisam ter respeito ao meio ambiente em sua atividade científica.
IV- A afirmação 9 está correta do ponto de vista metodológico de publicação de resultados científicos.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1083062 | Nutrição, Técnica Dietética e Gastronomia, Nutricionista, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Óleos e gorduras são de grande importância na alimentação humana, pois, além do fornecimento de energia, 9 kcal/g, possuem características funcionais. Sobre óleos e gorduras, analise as afirmativas abaixo:

I- Quando utilizados em receitas, os óleos e gorduras podem favorecer a palatabilidade, melhorar a maciez e leveza e aumentar a estabilidade da preparação por formar uma barreira contra a umidade no alimento.
II- Ao ser exposto à luz, calor e umidade, o óleo sofre oxidação, produzindo sabor e odor de ranço.
III- Óleos e gorduras apresentam diversas formas de uso culinário, como, por exemplo, meio de cocção. O método “dourar” é caracterizado pela utilização de uma pequena quantidade de gordura aquecida de 130 °C a 150 °C, e passando o alimento já cozido rapidamente.
IV- O óleo misto é composto por uma mistura de óleo de soja com, no mínimo, 30% de azeite de oliva.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.