Início

Questões de Concursos Prefeitura de São Francisco PB

Resolva questões de Prefeitura de São Francisco PB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1083077 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

O combate ao Aedes aegypti pode ser feito também pela aplicação de produtos químicos ou biológicos. Sobre este tipo de tratamento, analise as alternativas a seguir:

I- O Tratamento Focal consiste na aplicação de um produto larvicida nos depósitos positivos para formas imaturas de mosquitos, que não possam ser eliminados mecanicamente.
II- Durante o tratamento a Ultrabaixo Volume – UBV, são exigidos cuidados no sentido de que o operador esteja protegido e o inseticida não seja posto em contato com pessoas, pássaros, outros animais domésticos e alimentos. Não deve ser aplicado na parte interna de depósitos cuja finalidade é armazenar água destinada ao consumo humano.
III- O uso do tratamento perifocal deve ser restrito a epidemias, como forma complementar para promover a rápida interrupção da transmissão de dengue ou de febre amarela, de preferência associado a mutirão de limpeza e eliminação de depósitos.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q1083117 | Enfermagem, Saúde Pública, Técnico em Enfermagem Plantonista SAMU, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Acerca das Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil, é CORRETO afirmar que:
Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2019.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q1082883 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Coveiro, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Considerando o tema cidadania e sociedade, analise as afirmações a seguir:

I- A função da cidadania está relacionada à construção de uma sociedade democrática, levando em conta os direitos e deveres dos cidadãos, sejam eles civis, políticos ou sociais, por meio da participação ativa do indivíduo em diferentes esferas da sociedade.
II- Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil, são reconhecidos como direitos dos cidadãos brasileiros: a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados.
III- As leis que regem o Brasil não garantem atualmente à liberdade de consciência e de crença e a livre expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q1082891 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social Educacional, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Para Netto (1999), os projetos profissionais apresentam a autoimagem de uma profissão, elegem os valores que a legitimam socialmente, delimitam e priorizam os seus objetivos e funções, formulam os requisitos para o seu exercício, prescrevem normas para o comportamento dos profissionais e estabelecem as balizas da sua relação com os usuários, com as outras profissões e com as instituições sociais.
Fonte: NETTO, José Paulo. A construção do projeto ético-político contemporâneo. In: Capacitação em Serviço Social e Política Social. Módulo 1. Brasília: CEAD/ABEPSS/CFESS, 1999.

Em relação ao projeto ético-político do Serviço Social, pode-se mencionar como seus elementos constitutivos e os componentes que o materializam os:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q1082892 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social Educacional, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

A Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, que regulamenta a profissão de Assistente Social, faz parte do referencial legal que orienta o exercício profissional dessa categoria.

Com base no que está previsto em seu texto, analise as assertivas a seguir.

I- O exercício da profissão de Assistente Social não requer prévio registro nos Conselhos da categoria profissional que tenham jurisdição sobre a área de atuação do interessado.
II- Constitui-se como uma das competências do Assistente Social, planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais.
III- Entre as atribuições privativas do Assistente Social, está a de encaminhar providências e prestar orientação social a indivíduos, a grupos e à população.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q1082919 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor P2, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Considere a seguinte sequência didática, adaptada da proposta por Zabala (1998).

Apresentação: Docente apresenta uma situação problema relacionada a um tema.
Diálogo: Entre docente e discentes, explorando o surgimento de dúvidas, questões e problemas relacionados ao tema.
Conclusões: A partir da discussão do grupo e de suas contribuições, docente estabelece as conclusões.
Generalização: A partir das contribuições do grupo e das conclusões obtidas, docente estabelece as leis, os modelos interpretativos ou os princípios que se deduzem deles.
Exercícios de memorização: Permitem lembrar os resultados das conclusões e da generalização.
Prova ou exame: Todos os discentes, com perguntas e exercícios durante uma hora.
Feedback: Docente comunica aos discentes os resultados obtidos.
Fonte: ZABALA, Antoni. Prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Analisando a sequência didática apresentada e os diferentes tipos de conteúdo (procedimentais, atitudinais, conceituais) que a compõem, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1082921 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor P2, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) normatiza a organização das habilidades a serem trabalhadas a partir de códigos alfanuméricos.

Considerando o código EF67EF07, é CORRETO afirmar que sua decodificação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1082952 | Química, Transformações Químicas, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

EXPERIMENTO DAESPONJADE AÇO
Materiais:

3 esponjas de aço;
3 potes de vidro bem secos com tampa;
Etiqueta; · Caneta;
Água.

Montagem

1. Etiquete cada frasco da seguinte forma: “1 - seco com tampa”, “2 - seco sem tampa”, “3 - água sem tampa”.
2. No primeiro frasco, coloque uma esponja de aço seca e tampe em seguida.
3. No segundo frasco, coloque a esponja de aço seca e deixe-o destampado.
4. No terceiro, coloque a esponja de aço molhada e deixe-o destampado.
5. Deixe os frascos em um local seguro e exposto, não fechados em um armário, por exemplo, de modo que possam ser observados ao longo de uma semana.

A partir deste contexto, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q1083023 | Matemática, Funções, Matemática, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Considere a função f:odada por

f(n) = 3n , se n < 0 e f(n) = 1 – 2-(n+1),se n ≥ 0.

A respeito da função f, pode-se afirmar que:

I- f é crescente.
II- f é decrescente.
III- f não é monótona.
IV- f é limitada.
V- f é não limitada.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q1083026 | Matemática, Funções, Matemática, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Um triângulo, plotado em um plano cartesiano, tem dois vértices pertencentes ao eixo x com abscissas que são, respectivamente, as raízes das funções f(x) = 6 -3x e g(x) = 3x+12. O terceiro vértice é o ponto de intersecção dos gráficos dessas funções. Qual a área desse triângulo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q1083043 | Veterinária, Defesa Sanitária, Médico Veterinário, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

A defesa sanitária animal no Brasil integra o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) e compreende ações coordenadas entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Tais medidas visam à proteção da saúde animal e da saúde pública, ao bem-estar animal, à sustentabilidade da produção e à manutenção do comércio nacional e internacional. Nesse contexto, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1083046 | Veterinária, Bovinocultura, Médico Veterinário, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

A vacinação sistemática de bovinos constitui uma ferramenta estratégica na bovinocultura brasileira, promovendo a sanidade do rebanho, a manutenção da produtividade e a viabilidade do comércio de animais e produtos de origem animal. Considerando os princípios do manejo vacinal, a legislação vigente e a profilaxia das principais enfermidades bovinas, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1083047 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Médico Veterinário, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

A leishmaniose visceral constitui um problema persistente para a saúde pública em virtude da complexidade de seu ciclo epidemiológico, que envolve o vetor, os reservatórios animais e diversos fatores ambientais. Considerando os desafios associados à prevenção e ao controle dessa enfermidade, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q1083048 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo Educacional, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Pode-se afirmar que a Teoria Cognitivo-Comportamental – TCC é uma das abordagens psicoterapêuticas mais discutidas e utilizadas nos dias atuais. Aaron Beck é considerado o pai da TCC e sua teoria tem princípios fundamentais. A partir deles, analise as assertivas abaixo.

I- Amaneira como cada ser humano interpreta os eventos que lhes acontecem influencia mais suas emoções do que o evento em si.
II- A mudança que ocorre no comportamento do indivíduo tem relação direta com a mudança no seu nível cognitivo.
III- Os pensamentos de ordem subjetiva das pessoas refletem suas crenças centrais e intermediárias.
IV- A ação de identificarmos, questionarmos e reestruturarmos os pensamentos disfuncionais gera bem-estar emocional.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1083050 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicólogo Educacional, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

No início da história da Psicologia escolar e educacional no Brasil, tinha-se como característica principal a influência da psicometria e do movimento de higiene mental do início do século XX.

É CORRETO afirmar que a prática dominante do psicólogo nesta fase foi (foram) a (as):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1083058 | Nutrição, Administração de Serviços de Alimentação, Nutricionista, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Os manipuladores de alimentos são de fundamental importância no controle da qualidade das refeições preparadas em uma Unidade de Alimentação e Nutrição. De acordo com a RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1083064 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Texto associado.
Leia o texto I para responder à questão.

Texto I


'A falta do hábito da leitura pode nos levar ao desastre', alerta especialista sobre pesquisa realizada no Brasil

Andréia Roma destaca que brasileiro deve mudar conceito para colher frutos em todas as áreas de desenvolvimento

23/06/2023 14h45 - Atualizado em 23/06/2023 14h47


Durante uma reunião na escola da minha filha de 11 anos, percebi a preocupação dos professores que afirmaram que o maior desafio de hoje é fazer com que essa geração saiba ler e interpretar textos. Com o avanço da era digital, as pessoas se distanciaram do hábito de leitura e isso tem seu preço. Ao me deparar com a história de Andréia Roma, CEO da Editora Leader, que, ao crescer em um cenário humilde recortava revistas para fazer suas próprias cartilhas (na tentativa de já criar livros), percebo como o propósito de vida faz diferença na evolução humana e de todos a seu redor.

Filha de pais analfabetos, a executiva que hoje é também idealizadora do Selo Editorial Série Mulheres e presidente do Instituto Série Mulheres trava uma batalha dia após dia: a de incentivar a leitura em um país repleto de contrastes. De acordo com a 5ª edição do estudo “Retratos da leitura no Brasil” realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural, cerca de 52% dos brasileiros mantêm o hábito de leitura, porém, o país perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores nos últimos anos. Enquanto o brasileiro lê somente quatro livros por ano, o canadense lê doze, ou seja, nosso índice anda abaixo da média. O que isso acarreta? Muitos problemas. “A falta do hábito de leitura pode levar a consequências desastrosas. Como terapeuta comportamental, observo que a leitura é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento intelectual, emocional e cultural das pessoas. A leitura expande horizontes, estimula a criatividade, a imaginação e a empatia. A ausência desse hábito pode limitar a capacidade de adquirir conhecimento, dificultar a expressão escrita e oral, e diminuir a capacidade de compreensão e análise de informações. Além disso, a leitura também desempenha um papel importante na saúde mental, oferecendo uma forma de escapismo saudável e relaxamento”, ressalta Andréia.

Em resumo, o impacto dessa defasagem de leitura na aprendizagem é devastador. Vale lembrar que, segundo o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), que analisa estudantes entre 15 e 16 anos de 77 países, 50% dos brasileiros têm resultados nível 1 em leitura, na escala que vai de 1 a 5. “Ou seja, a compreensão média do brasileiro é literal e infelizmente se restringe a frases curtas e isso é alarmante. É claro que o brasileiro lê pouco se comparado a outros países por diversos motivos. Um dos fatores é a falta de incentivo e acesso à leitura desde a infância. Posso afirmar isso por ter crescido em um lugar humilde e com poucos livros. Lembro que eu fazia meus próprios livros com revistas e jornais velhos, além das cartilhas escolares que eram o presente da escola pública para mim. Ainda enfrentamos desafios relacionados à educação e à formação de hábitos de leitura desde cedo. Além disso, existem questões socioeconômicas, falta de tempo e excesso de distrações no mundo atual, que podem dificultar a dedicação ao hábito da leitura”.

Fonte: “A FALTADE LEITURA PODE NOS LEVAR AO DESASTRE”, alerta especialista sobe pesquisa realizada no Brasil. Jovem Pan, 23 jun. 2023. Disponível em: https://jovempan.com.br/opiniao-jovem-pan/comentaristas/renata-rode/a-falta-do-habito-da-leitura-pode-nos-levar -ao-desastre-alerta-especialista-sobre-pesquisarealizada-no-brasil.html. Acesso em: 23 set. 2025. Adaptado.
No que se refere à intencionalidade do texto, a argumentação é construída com a finalidade de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q1083067 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Texto associado.
Leia o texto I para responder à questão.

Texto I


'A falta do hábito da leitura pode nos levar ao desastre', alerta especialista sobre pesquisa realizada no Brasil

Andréia Roma destaca que brasileiro deve mudar conceito para colher frutos em todas as áreas de desenvolvimento

23/06/2023 14h45 - Atualizado em 23/06/2023 14h47


Durante uma reunião na escola da minha filha de 11 anos, percebi a preocupação dos professores que afirmaram que o maior desafio de hoje é fazer com que essa geração saiba ler e interpretar textos. Com o avanço da era digital, as pessoas se distanciaram do hábito de leitura e isso tem seu preço. Ao me deparar com a história de Andréia Roma, CEO da Editora Leader, que, ao crescer em um cenário humilde recortava revistas para fazer suas próprias cartilhas (na tentativa de já criar livros), percebo como o propósito de vida faz diferença na evolução humana e de todos a seu redor.

Filha de pais analfabetos, a executiva que hoje é também idealizadora do Selo Editorial Série Mulheres e presidente do Instituto Série Mulheres trava uma batalha dia após dia: a de incentivar a leitura em um país repleto de contrastes. De acordo com a 5ª edição do estudo “Retratos da leitura no Brasil” realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural, cerca de 52% dos brasileiros mantêm o hábito de leitura, porém, o país perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores nos últimos anos. Enquanto o brasileiro lê somente quatro livros por ano, o canadense lê doze, ou seja, nosso índice anda abaixo da média. O que isso acarreta? Muitos problemas. “A falta do hábito de leitura pode levar a consequências desastrosas. Como terapeuta comportamental, observo que a leitura é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento intelectual, emocional e cultural das pessoas. A leitura expande horizontes, estimula a criatividade, a imaginação e a empatia. A ausência desse hábito pode limitar a capacidade de adquirir conhecimento, dificultar a expressão escrita e oral, e diminuir a capacidade de compreensão e análise de informações. Além disso, a leitura também desempenha um papel importante na saúde mental, oferecendo uma forma de escapismo saudável e relaxamento”, ressalta Andréia.

Em resumo, o impacto dessa defasagem de leitura na aprendizagem é devastador. Vale lembrar que, segundo o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), que analisa estudantes entre 15 e 16 anos de 77 países, 50% dos brasileiros têm resultados nível 1 em leitura, na escala que vai de 1 a 5. “Ou seja, a compreensão média do brasileiro é literal e infelizmente se restringe a frases curtas e isso é alarmante. É claro que o brasileiro lê pouco se comparado a outros países por diversos motivos. Um dos fatores é a falta de incentivo e acesso à leitura desde a infância. Posso afirmar isso por ter crescido em um lugar humilde e com poucos livros. Lembro que eu fazia meus próprios livros com revistas e jornais velhos, além das cartilhas escolares que eram o presente da escola pública para mim. Ainda enfrentamos desafios relacionados à educação e à formação de hábitos de leitura desde cedo. Além disso, existem questões socioeconômicas, falta de tempo e excesso de distrações no mundo atual, que podem dificultar a dedicação ao hábito da leitura”.

Fonte: “A FALTADE LEITURA PODE NOS LEVAR AO DESASTRE”, alerta especialista sobe pesquisa realizada no Brasil. Jovem Pan, 23 jun. 2023. Disponível em: https://jovempan.com.br/opiniao-jovem-pan/comentaristas/renata-rode/a-falta-do-habito-da-leitura-pode-nos-levar -ao-desastre-alerta-especialista-sobre-pesquisarealizada-no-brasil.html. Acesso em: 23 set. 2025. Adaptado.
Pode-se substituir a palavra “escapismo”, sem prejuízo de sentido, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1083069 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Fortalecer e ampliar o protagonismo popular, por meio do desenvolvimento de ações que envolvam a mobilização pelo direito à saúde e a qualificação da participação na construção das políticas públicas, como, por exemplo, participar de conferências e conselhos de saúde, dizem respeito a que eixo estratégico da Política de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q1083070 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Texto associado.
A Agente de Combate às Endemias (ACE) Raquel realiza sua rotina de visitas domiciliares em um bairro onde foram registrados casos suspeitos de dengue. Ao chegar a uma residência, ela é recebida pela moradora, Dona Ana, que vive com o marido e dois filhos. Ao realizar a inspeção da residência, são encontradas as seguintes situações:


1. Quintal:


Há vários vasos de plantas com pratinhos acumulando água.

• Um balde deixado ao lado da lavanderia contendo água de chuva.

Pneus usados estão empilhados sem cobertura no fundo do quintal.


2. Interior da casa:


Um filtro de barro apresenta tampa mal ajustada, expondo a água.

Há uma garrafa de refrigerante aberta com água dentro, guardada atrás da geladeira.


3. Área de Serviço:


A caixa d'água não possui tampa adequada, estando apenas coberta por uma tábua.

Ralos do quintal estão sem tela de proteção.
Sobre as condutas do Agente de Combate às Endemias (ACE), analise as seguintes assertivas:

I- Sobre as situações encontradas no quintal: retirar os pratinhos dos vasos de plantas ou colocar areia até a borda; esvaziar o balde, mantê-lo virado ou guardá-lo em local coberto; encaminhar os pneus para descarte adequado ou cobri-los para não acumular água.
II- Sobre as situações encontradas no interior da casa: como se trata de água limpa e em ambiente interno, não há necessidade de preocupação com o Aedes aegypti. Porém, a tampa do filtro deve ficar bem fechada e ser higienizada periodicamente para não juntar impurezas e provocar gastroenterites.
III- Sobre as situações encontradas na área de serviço: instalar tampa adequada e vedada na caixa d'água; colocar telas nos ralos ou mantê-los tampados quando não estiverem em uso.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.