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Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE
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Pela triste estrada de Belém, a Virgem Maria, tendo o Menino Jesus ao colo, fugia do rei Herodes.
Aflita e triste ia em meio do caminho quando encontrou um pombo, que lhe perguntou:
- Para onde vais, Maria?
- Fugimos da maldade do rei Herodes – respondeu ela. Mas como naquele momento se ouvisse otropel dos soldados que a perseguiam, o pombo voou assustado.
Continuou Maria a desassossegada viagem e, pouco adiante, encontrou uma codorniz que lhe fez a mesma pergunta que o pombo e, tal qual este, inteirada do perigo, tratou de fugir.
Finalmente, encontrou-se com uma cotovia que, assim que soube do perigo que assustava a Virgem, escondeu-a e ao menino, atrás de cerrado grupo de árvores que ali existia.
Os soldados de Herodes encontraram o pombo e dele souberam o caminho seguido pelos fugitivos. Mais para a frente a codorniz não hesitou em seguir o exemplo do pombo.
Ao fim de algum tempo de marcha, surgiram à frente da cotovia. Viste passar por aqui uma moça com uma criança no regaço?
- Vi sim – respondeu o pequenino pássaro. Foram por ali.
E indicou aos soldados um caminho que se via ao longe. E assim afastou da Virgem e de Jesus os seus malvados perseguidores.
Deus castigou o pombo e a codorniz.
O primeiro, que tinha uma linda voz, passou a emitir, desde então, um eterno queixume.
A segunda passou a voar tão baixo, tão baixo, que se tornou presa fácil de qualquer caçador inexperiente.
E a cotovia recebeu o prêmio de ser a esplêndida anunciadora do sol a cada dia que desponta.
O verbo colorir, segundo a norma padrão, é um verbo defectivo assim como todos os outros relacionados nas alternativas a seguir. Marque a alternativa INCORRETA.
Pela triste estrada de Belém, a Virgem Maria, tendo o Menino Jesus ao colo, fugia do rei Herodes.
Aflita e triste ia em meio do caminho quando encontrou um pombo, que lhe perguntou:
- Para onde vais, Maria?
- Fugimos da maldade do rei Herodes – respondeu ela. Mas como naquele momento se ouvisse otropel dos soldados que a perseguiam, o pombo voou assustado.
Continuou Maria a desassossegada viagem e, pouco adiante, encontrou uma codorniz que lhe fez a mesma pergunta que o pombo e, tal qual este, inteirada do perigo, tratou de fugir.
Finalmente, encontrou-se com uma cotovia que, assim que soube do perigo que assustava a Virgem, escondeu-a e ao menino, atrás de cerrado grupo de árvores que ali existia.
Os soldados de Herodes encontraram o pombo e dele souberam o caminho seguido pelos fugitivos. Mais para a frente a codorniz não hesitou em seguir o exemplo do pombo.
Ao fim de algum tempo de marcha, surgiram à frente da cotovia. Viste passar por aqui uma moça com uma criança no regaço?
- Vi sim – respondeu o pequenino pássaro. Foram por ali.
E indicou aos soldados um caminho que se via ao longe. E assim afastou da Virgem e de Jesus os seus malvados perseguidores.
Deus castigou o pombo e a codorniz.
O primeiro, que tinha uma linda voz, passou a emitir, desde então, um eterno queixume.
A segunda passou a voar tão baixo, tão baixo, que se tornou presa fácil de qualquer caçador inexperiente.
E a cotovia recebeu o prêmio de ser a esplêndida anunciadora do sol a cada dia que desponta.
O texto mostra que um dos pássaros personagens, diferente dos outros, mostrou-se
Pela triste estrada de Belém, a Virgem Maria, tendo o Menino Jesus ao colo, fugia do rei Herodes.
Aflita e triste ia em meio do caminho quando encontrou um pombo, que lhe perguntou:
- Para onde vais, Maria?
- Fugimos da maldade do rei Herodes – respondeu ela. Mas como naquele momento se ouvisse otropel dos soldados que a perseguiam, o pombo voou assustado.
Continuou Maria a desassossegada viagem e, pouco adiante, encontrou uma codorniz que lhe fez a mesma pergunta que o pombo e, tal qual este, inteirada do perigo, tratou de fugir.
Finalmente, encontrou-se com uma cotovia que, assim que soube do perigo que assustava a Virgem, escondeu-a e ao menino, atrás de cerrado grupo de árvores que ali existia.
Os soldados de Herodes encontraram o pombo e dele souberam o caminho seguido pelos fugitivos. Mais para a frente a codorniz não hesitou em seguir o exemplo do pombo.
Ao fim de algum tempo de marcha, surgiram à frente da cotovia. Viste passar por aqui uma moça com uma criança no regaço?
- Vi sim – respondeu o pequenino pássaro. Foram por ali.
E indicou aos soldados um caminho que se via ao longe. E assim afastou da Virgem e de Jesus os seus malvados perseguidores.
Deus castigou o pombo e a codorniz.
O primeiro, que tinha uma linda voz, passou a emitir, desde então, um eterno queixume.
A segunda passou a voar tão baixo, tão baixo, que se tornou presa fácil de qualquer caçador inexperiente.
E a cotovia recebeu o prêmio de ser a esplêndida anunciadora do sol a cada dia que desponta.
Numere a coluna B pela coluna A observando a
concepção de língua nas principais abordagens e métodos
utilizados no ensino e aprendizagem de uma língua.
COLUNA A I. Abordagem estruturalista.
II. Abordagem funcionalista.
III. Abordagem interacionista.
COLUNA B ( ) A língua é concebida como um instrumento para a criação
e manutenção das relações sociais.
( ) A língua é concebida como um sistema de elementos
relacionados estruturalmente, usados para a codificação e
decodificação do significado.
( ) A língua implica não somente os princípios
organizacionais, mas inclui também as regras pragmáticas e
sociais da língua.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Leia com atenção as afirmativas a seguir sobre os
universais linguísticos e as línguas de sinais e marque (V)
para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Não há línguas primitivas. Todas as línguas são igualmente
complexas e igualmente capazes de expressarem qualquer ideia.
( ) Todas as línguas mudam ao longo do tempo.
( ) As relações entre sons e significados das línguas faladas
e entre os sinais e os significados das línguas de sinais são, em
sua maioria, arbitrários.
( ) Todas as línguas apresentam categorias gramaticais.
( ) Todas as línguas humanas utilizam um conjunto finito de
sons discretos (ou gestos) que são combinados para formarem
elementos significativos ou palavras, os quais, por sua vez,
formam um conjunto infinito de sentenças possíveis.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Analise a afirmativa a seguir.
Em vários países há tradutores e intérpretes de língua de sinais.
A história da constituição deste profissional deu-se a partir de
atividades __________ que foram sendo valorizadas enquanto
atividade __________ na medida em que os surdos foram
conquistando o seu exercício de cidadania. A participação de
surdos nas discussões sociais representou e representa a chave
para a __________ dos tradutores e intérpretes de língua de
sinais. Outro elemento fundamental neste processo é o
reconhecimento da ___________ em cada país.
Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente
as lacunas.
✂️ a) laborais / voluntária / profissionalização / profissão
✂️ b) laborais / voluntária / profissionalização / língua de sinais
✂️ c) voluntárias / laboral / desqualificação / profissão
✂️ d) voluntárias / laboral / profissionalização / língua de sinais
✂️ e) voluntárias / laboral / desqualificação / língua de sinais
A questão cultural do surdo na construção de sua
cidadania envolve questões como as
✂️ a) diferenças humanas, o uniculturalismo, a construção de
identidades, a educação, o desenvolvimento de tecnologias,
que resultam num panorama no qual fica evidente que,
apesar de haver um lugar para a cultura surda e um lugar
para a cultura ouvinte, há fronteira entre ambas, tendo em
vista o fato de serem complementares e divergirem para a
formação de cidadãos brasileiros.
✂️ b) diferenças humanas, o multiculturalismo, a construção de
identidades, a educação, o desenvolvimento de tecnologias,
que resultam num panorama no qual fica evidente que,
apesar de haver um lugar para a cultura surda e um lugar
para a cultura ouvinte, não há fronteira entre ambas, tendo
em vista o fato de serem complementares e convergirem
para a formação de cidadãos brasileiros.
✂️ c) indiferenças humanas, o multiculturalismo, a construção de
identidades, a educação, o desenvolvimento de tecnologias,
que resultam num panorama no qual não fica evidente que,
por haver um lugar para a cultura surda e um lugar para a
cultura ouvinte, há fronteira entre ambas, tendo em vista o
fato de serem complementares e convergirem para a
identicação de cidadãos brasileiros.
✂️ d) semelhanças humanas, o uniculturalismo, a construção de
identidades, a educação, o desenvolvimento de tecnologias,
que resultam num panorama no qual fica evidente que,
apesar de não haver um lugar para a cultura surda e um lugar
para a cultura ouvinte, há fronteira entre ambas, tendo em
vista o fato de serem divergentes e não convergirem para a
formação de cidadãos brasileiros.
✂️ e) semelhanças humanas, o multiculturalismo, a desconstrução
de identidades, a educação, o desenvolvimento de
tecnologias, que resultam num panorama no qual não fica
evidente que, apesar de haver um lugar para a cultura surda
e um lugar para a cultura ouvinte, não há fronteira entre
ambas, tendo em vista o fato de serem convergentes e
divergirem na formação de cidadãos brasileiros.
A Política Nacional de Educação Especial na
Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) diz que
I. para a inclusão dos alunos surdos nas escolas comuns, a
educação bilíngue - Língua Portuguesa/LIBRAS, desenvolve
o ensino escolar na Língua Portuguesa e na Língua de
Sinais: o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua
na modalidade escrita para alunos surdos, os serviços de
tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa e o ensino
da Libras para os demais alunos da escola.
II. o atendimento educacional especializado é ofertado somente
na língua de sinais.
III. o atendimento educacional especializado é realizado
mediante a atuação de profissionais com conhecimentos
específicos no ensino da Língua Brasileira de Sinais, da
Língua Portuguesa na modalidade oral como segunda
língua.
IV. devido à diferença linguística, na medida do possível, o aluno
surdo deve estar com outros pares surdos em turmas
comuns na escola regular.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Analise a afirmativa a seguir sobre o ensino de língua
de sinais.
Ao ressignificar a surdez como uma marca cultural e não como
uma patologia, a pedagogia __________ necessita de uma
postura educacional que assuma seu papel emancipatório e
transformador e que veja o surdo como uma pessoa completa
(RANGEL e STUMPF, 2004).
Marque a opção que completa corretamente a lacuna.
O intérprete especialista para atuar na área da educação
deverá ter um perfil para intermediar as relações entre os
professores e os alunos, bem como entre os colegas surdos
e os colegas ouvintes.
Sobre esse tema, leia as frases a seguir e marque a opção
que apresenta a afirmativa CORRETA.
✂️ a) O papel do intérprete em sala de aula é assumir o papel do
professor do aluno surdo.
✂️ b) Os alunos surdos devem dirigir questões diretamente ao
intérprete, comentar e travar discussões em relação aos
tópicos abordados com o intérprete e não com o professor.
✂️ c) O intérprete, ao assumir todos os papéis delegados por parte
dos professores e alunos, acaba sendo sobrecarregado e,
também, acaba por confundir o seu papel dentro do processo
educacional.
✂️ d) O professor deve delegar ao intérprete a responsabilidade de
assumir o ensino dos conteúdos desenvolvidos em aula aos
alunos surdos.
✂️ e) O professor deve consultar o intérprete a respeito do
desenvolvimento do aluno surdo, pois ele é a pessoa mais
indicada para dar um parecer a respeito.
Leia a afirmativa a seguir.
Na transcrição da Libras para o português, a _______ ou ______,
que é usada para soletrar manualmente nome de ________, de
________ e outras palavras que não possuem um sinal, será
representada pela palavra ______, letra por letra, por _______.
Marque a opção que completa CORRETA e respectivamente
as lacunas.
✂️ a) datilologia / alfabeto manual / pessoas / localidades /
separada / hífen
✂️ b) datilologia / alfabeto digital / objetos / localidades / junta /
hífen
✂️ c) datilografia / alfabeto manual / pessoas / verbos / junta /
barras
✂️ d) datilografia / alfabeto digital / pessoas / localidades /
separada / hífen
Que evento foi realizado em 1992, organizado pela
FENEIS, que promoveu o intercâmbio entre as diferentes
experiências dos intérpretes no País, discussões e votação
do regimento interno do Departamento Nacional de
Intérpretes, fundado mediante a aprovação do mesmo?
✂️ a) I Congresso de Intérpretes de Língua de Sinais.
✂️ b) II Congresso Nacional de Intérpretes de Língua de Sinais.
✂️ c) II Simpósio de Intérpretes de Língua de Sinais.
✂️ d) I Encontro Nacional de Intérpretes de Língua de Sinais.
✂️ e) II Encontro Nacional de Intérpretes de Língua de Sinais.
Numere a coluna B pela coluna A, observando os
modelos de tradução e interpretação. COLUNA A
I. Modelo Interpretativo.
II. Modelo Comunicativo.
III. Modelo Sociolinguístico.
COLUNA B
( ) A mensagem é codificada para a transmissão. O código
pode ser o português, a língua de sinais ou qualquer outra forma
de comunicação. A mensagem é transmitida através de um
CANAL e quando é recebida é CODIFICADA. Qualquer coisa que
interfira na transmissão é considerada RUÍDO.
( ) O intérprete deve entender as palavras e sinais para
expressar seus significados corretamente na língua-alvo.
Interpretar é passar o SENTIDO da mensagem da língua-fonte
para a língua alvo.
( ) O aspecto fundamental do processo de tradução e
interpretação no modelo sociolinguístico baseia-se nas
interações entre os participantes.