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Questões de Concursos Prefeitura de São João Nepomuceno MG

Resolva questões de Prefeitura de São João Nepomuceno MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q895184 | História, Processo de Independência e Movimentos Nativistas, História, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

O antilusitanismo converteu-se no discurso da nacionalidade levado ao extremo; no nativismo exacerbado, que irmanava toda a classe de homens em um único sentimento compartilhado, resumido à derrubada do imperador. Mas não se pode simplificar a análise da situação. É preciso compreender os conflitos antilusitanos não apenas como disputas de nacionalidades, mas como rixas e divergências com conteúdo político bem mais amplo. Elas traziam em si, por um lado, propostas e ideias de liberdade e participação ativa; por outro, questões relacionadas ao mercado de trabalho setorizado, segmentado e hierarquizado.

(RIBEIRO, Gladys Sabina. 2002. p. 402.)

No contexto da Independência do Brasil e formação do Estado nacional brasileiro, o próprio príncipe D. Pedro personalizava uma ambiguidade, que acabou através de algumas ações, gerando polêmicas, uma vez que:
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42Q895225 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Um texto clássico é aquele que força a reflexão sobre o momento atual. E esse é exatamente o caso do que ficou conhecido como o “Manifesto dos Pioneiros”, lançado há mais de 90 anos nos jornais de circulação nacional. Seu título completo era “A Reconstrução Educacional no Brasil: Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova – ao Povo e ao Governo”, e o povo ali não é mero acaso, diz a professora Libânia Xavier, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Era uma forma de comprometer o governo, uma vez que o documento seria lido pela elite letrada, enquanto a maioria da população era analfabeta.” E ainda que se falasse em “reconstrução”, para José Eustáquio Romão, um dos fundadores do Instituto Paulo Freire, o documento é a “certidão de nascimento da educação brasileira, com todas as suas ambiguidades, é um dos instrumentos mais importantes dessa história”.

(Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/. Acesso em: agosto de 2024. Adaptado.)

Os educadores de 1932 que assinaram o manifesto, segundo o texto, propunham:
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43Q871058 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Em situação hipotética, as comunidades de Machado e Vargem Grande, que compõem o distrito de Carlos Alves, cresceram o suficiente para se tornarem distritos distintos. À luz do que estabelece a Lei Orgânica do Município de São João Nepomuceno, são considerados requisitos para criação de novos distritos, EXCETO:
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44Q895224 | Pedagogia, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Os desafios do mundo atual exigem da escola um planejamento que considere a prática educativa como um processo em permanente construção e seja elaborado visando promover mudanças no contexto social. Pensando bem, ao planejarmos uma ação estamos propondo transformações em determinada realidade. Não é diferente com a escola. No caso particular da escola, essa ideia também é defendida, porque assim o planejamento acaba por se constituir em processo de mobilização dos indivíduos, em relação a um objetivo comum: a melhoria da qualidade dos serviços que a escola presta. Esse processo possui, no entanto, algumas fases para elaboração e implementação do planejamento escolar: o diagnóstico, a programação, e o acompanhamento e avaliação. Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. _________ tem(têm) como objetivo amplo examinar, a partir do uso de critérios previamente definidos, o alcance dos planos traçados, devendo esta ser contínua e diversificada.

II. ___________ é(são) a definição clara e específica de metas a serem alcançadas pela escola em seu trabalho cotidiano, considerando, ao mesmo tempo, a política educacional mais abrangente e sua própria realidade.

III. ___________ implica(m) a ação dos vários segmentos, voltada para mapear os pontos fortes e fracos presentes no trabalho da escola, bem como os possíveis riscos existentes para o bom andamento desse trabalho.


Em relação as frases para elaboração e implementação do planejamento escolar, a sequência está correta em
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45Q871069 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

No Brasil, uma das doenças causadas por protozoários é a malária. A doença é endêmica em regiões tropicais e subtropicais, especialmente na Amazônia, e é um grave problema de saúde pública, causando febre, calafrios e, se não tratada adequadamente, pode levar à morte. Seu modo de transmissão ocorre por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles, quando infectada pelo:
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46Q884023 | Enfermagem, Doenças Respiratórias, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Durante a higienização corporal e mobilização de um paciente acamado, é crucial implementar um conjunto de práticas para prevenir várias complicações, como lesões por pressão, Trombose Venosa Profunda (TVP) e problemas respiratórios. Qual das seguintes combinações de práticas é mais abrangente para prevenir tais complicações?
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47Q884030 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Após o parto vaginal de um recém-nascido saudável, mulher de 28 anos relata dor intensa e dificuldade para urinar. Ao examiná-la, o técnico de enfermagem observa edema perineal e hematoma. A conduta inicial mais apropriada trata-se de:
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48Q895242 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Os procedimentos criados pelas instituições de educação infantil para avaliação do trabalho pedagógico e das conquistas das crianças devem ter como meta, de acordo com Parecer CNE/CEB nº 20/2009: servir de instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças.

(Ribeiro, 2018, p. 224.)

De acordo com a avaliação da aprendizagem na educação infantil, assinale a afirmativa correta.
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49Q871056 | Legislação Federal, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

A Lei Federal nº 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação, destina-se a regulamentar dispositivos da Constituição da República Federativa do Brasil que dispõem sobre o direito de acesso à informação e sua restrição. Sobre a referida norma, assinale a afirmativa correta.
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50Q871077 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Os indicadores de saúde são empregados como ferramenta para identificar, monitorar, avaliar ações e subsidiar as decisões do gestor. Por meio deles é possível identificar áreas de risco e evidenciar tendências. Considerando a informação como subsídio para o planejamento de uma equipe de trabalho, deve-se escolher quais indicadores serão usados em nosso planejamento, quando, então, a partir dessa escolha, refletir a respeito dos instrumentos de coleta de dados, uma vez que a “alimentação” correta desses instrumentos é condição necessária para obtenção do resultado final do processo que reflete a situação real, qualquer inconsistência nesse resultado, comprometerá o valor da informação; portanto, quanto mais simples e compreensível for o instrumento de coleta, melhor será essa captação e seu resultado final.

(FRANCO, Joel Levi Ferreira.)

Sobre os indicadores de saúde, assinale a afirmativa correta.
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51Q895182 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, História, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Trabalhar com teoria e metodologia em sala de aula pode se tornar um fardo tanto para o professor quanto para o aluno, se o docente não pensar as definições operacionais que visem à escola e ao entendimento do aluno, conforme a sua vivência e seu meio. Os conceitos devem ser trabalhados a partir de um acontecimento histórico que convide o aluno a reflexão: [...] ao fazer leituras a respeito dos presidentes chilenos do século XX, o aluno deverá ser capaz de efetuar nomeações a partir de dois conceitos: regimes democráticos e regimes autoritários. Ao fazer esse exercício teórico, ele vai entrar em contato com as diferentes possibilidades de interpretação, ou de construção, do fato histórico.

(SEFFNER, 2000:261.)

O tratamento de fontes históricas é válido para ajudar nessa reflexão teórica. Pensando numa hipótese de prática especificamente nesse quesito (fontes históricas), para trabalhar as diferentes possibilidades de interpretação, ou de construção do fato histórico, podemos apontar como correta a seguinte atitude:
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52Q916320 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Combate a Endemias, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Feliz aniversário


A família foi pouco a pouco chegando. Os que vieram de Olaria estavam muito bem vestidos porque a visita significava ao mesmo tempo um passeio a Copacabana. A nora de Olaria apareceu de azul-marinho, com enfeite de paetês e um drapejado disfarçando a barriga sem cinta. O marido não veio por razões óbvias: não queria ver os irmãos. Mas mandara sua mulher para que nem todos os laços fossem cortados – e esta vinha com o seu melhor vestido para mostrar que não precisava de nenhum deles, acompanhada dos três filhos: duas meninas já de peito nascendo, infantilizadas em babados cor-de-rosa e anáguas engomadas, e o menino acovardado pelo terno novo e pela gravata.

Tendo Zilda – a filha com quem a aniversariante morava – disposto cadeiras unidas ao longo das paredes, como numa festa em que se vai dançar, a nora de Olaria, depois de cumprimentar com cara fechada aos de casa, aboletou-se numa das cadeiras e emudeceu, a boca em bico, mantendo sua posição de ultrajada. “Vim para não deixar de vir”, dissera ela a Zilda, e em seguida sentara-se ofendida. As duas mocinhas de cor-de-rosa e o menino, amarelos e de cabelo penteado, não sabiam bem que atitude tomar e ficaram de pé ao lado da mãe, impressionados com seu vestido azul-marinho e com os paetês.

Depois veio a nora de Ipanema com dois netos e a babá. O marido viria depois. E como Zilda – a única mulher entre os seis irmãos homens e a única que, estava decidido já havia anos, tinha espaço e tempo para alojar a aniversariante –, e como Zilda estava na cozinha a ultimar com a empregada os croquetes e sanduíches, ficaram: a nora de Olaria empertigada com seus filhos de coração inquieto ao lado; a nora de Ipanema na fila oposta das cadeiras fingindo ocupar-se com o bebê para não encarar a concunhada de Olaria; a babá ociosa e uniformizada, com a boca aberta.

E à cabeceira da mesa grande a aniversariante, que fazia hoje oitenta e nove anos.

Zilda, a dona da casa, arrumara a mesa cedo, enchera-a de guardanapos de papel colorido e copos de papelão alusivos à data, espalhara balões sugados pelo teto, em alguns dos quais estava escrito “Happy Birthday!”, em outros, “Feliz Aniversário!”. No centro havia disposto o enorme bolo açucarado. Para adiantar o expediente, enfeitara a mesa logo depois do almoço, encostara as cadeiras à parede, mandara os meninos brincar no vizinho para não desarrumar a mesa.

E, para adiantar o expediente, vestira a aniversariante logo depois do almoço. Pusera-lhe desde então a presilha em torno do pescoço e o broche, borrifara-lhe um pouco de água-de-colônia para disfarçar aquele seu cheiro de guardado – sentara-a à mesa. E desde as duas horas a aniversariante estava sentada à cabeceira da longa mesa vazia, tesa na sala silenciosa.

De vez em quando consciente dos guardanapos coloridos. Olhando curiosa um ou outro balão estremecer aos carros que passavam. E de vez em quando aquela angústia muda: quando acompanhava, fascinada e impotente, o voo da mosca em torno do bolo.


(LISPECTOR, Clarice. Extraído do livro Laços de Família, Editora Rocco – Rio de Janeiro, 1998.)
Levando em consideração o interior da aniversariante, Clarice Lispector aborda um tema abrangente; assinale-o.
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53Q895226 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

De acordo com Perrenoud (2002), um novo tempo nos aponta novas concepções de profissionais. Os professores já não utilizam apenas o quadro, o giz e o livro didático como instrumentos de trabalho. Não são mais aqueles que apenas transmitem informações, nem mesmo são os únicos capacitados, detentores de todo o saber. A escola de hoje requer profissionais mais críticos, criativos, que participem, que ousem. Profissionais mais inteiros, isto é, com mais consciência pessoal e profissional. Há no processo de formação do educador quatro pilares (Christóvam apud Tavares, 2004): a dimensão do conhecimento e da aprendizagem; a rede de relacionamentos; a dimensão humana; e, a dimensão sócio-histórico-cultural. Sobre o exposto, e, ainda, considerando as dimensões no processo de formação do professor, está INCORRETO o que se afirma em:
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54Q895228 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Paula é professora de Língua Portuguesa do ensino fundamental II em determinada escola municipal. Ao final do bimestre, ela identificou que alguns de seus alunos não alcançaram o desempenho esperado e necessitam de recuperação. A professora pretende realizar um plano de recuperação para os seus alunos que não atingiram a média mínima necessária em língua portuguesa no bimestre. Sobre a situação hipotética e baseado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação no Brasil, a professora deverá, EXCETO:
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55Q916322 | Direito Administrativo, Agente de Combate a Endemias, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Determinada Secretaria apresentou a requisição de compra de produtos, justificando que para uma melhor aquisição seria necessária a combinação das modalidades de licitação de diálogo competitivo e pregão, de modo que pudesse ser feita a escolha do produto que mais atendesse às suas necessidades e com o menor custo. Considerando as informações e, com base na Lei de Licitações e Contratos Administrativos – Lei nº 14.133/2021, assinale a afirmativa correta.
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56Q895218 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

A presença do supervisor escolar é importante no ambiente escolar devido seu olhar criterioso sobre a realidade de seu ambiente de ensino, com objetivo de realizar mudanças, transformando-se numa via de acesso para o sucesso da educação escolar. Assim, o supervisor escolar é o profissional responsável pela coordenação do trabalho pedagógico, assumindo um papel de liderança envolvido no processo de ensino-aprendizagem, rumo à educação de qualidade para todos.

(Medina, 1995.)

Sobre o exposto e, ainda, considerando o supervisor na contemporaneidade como instrumento de execução das políticas pedagógicas da escola, assinale a afirmativa INCORRETA.
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57Q884028 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Com o aumento da utilização de dispositivos invasivos, como cateteres intravenosos, nos cuidados hospitalares, a prevenção de infecções hospitalares se torna uma prioridade crucial para a equipe de saúde. A correta inserção e manutenção desses dispositivos são fundamentais para evitar complicações para os pacientes. Qual medida contribui mais efetivamente para a prevenção de infecções hospitalares durante os procedimentos cirúrgicos?
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58Q863839 | Direito Administrativo, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Determinada Secretaria apresentou a requisição de compra de produtos, justificando que para uma melhor aquisição seria necessária a combinação das modalidades de licitação de diálogo competitivo e pregão, de modo que pudesse ser feita a escolha do produto que mais atendesse às suas necessidades e com o menor custo. Considerando as informações e, com base na Lei de Licitações e Contratos Administrativos – Lei nº 14.133/2021, assinale a afirmativa correta.
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59Q871075 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Os eixos operacionais são estratégias fundamentais para concretizar ações de promoção da saúde, alinhando-se aos valores, princípios, objetivos e diretrizes estabelecidos pela Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Eles servem como guias práticos que orientam a implementação de iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida da população, promover ambientes saudáveis e reduzir desigualdades sociais em saúde. Ao respeitar a diversidade cultural e as necessidades específicas de diferentes comunidades, esses eixos garantem que as ações sejam eficazes, sustentáveis e equitativas, fortalecendo a capacidade do sistema de saúde em promover o bem-estar coletivo de maneira integrada e participativa. Sobre os eixos operacionais, assinale a afirmativa correta.
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60Q895231 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Marta é uma professora dedicada que leciona ciências no 5º ano do ensino fundamental em uma escola pública. Ela sempre se preocupa em fazer com que os seus alunos realmente compreendam os conceitos e consigam relacioná-los com o que já sabem. Marta está planejando uma aula sobre o sistema solar e sabe que muitos alunos já têm algumas noções básicas sobre o tema, como os nomes dos planetas e algumas características gerais. Para que a nova informação se incorpore ao conhecimento prévio dos alunos, ela decide começar a aula com uma atividade que acesse e organize esse conhecimento pré-existente. Marta começa a aula pedindo que os alunos, em pequenos grupos, criem um mapa conceitual do que já sabem sobre o sistema solar. Cada grupo recebe cartolinas e canetas coloridas para desenhar e relacionar a suas ideias. Após a criação dos mapas conceituais, a professora reúne a turma em um círculo e cada grupo apresenta seu mapa. Ela faz perguntas abertas para estimular a reflexão e o debate, ajudando os alunos a aprofundarem seu entendimento e a identificarem conceitos-chave e possíveis lacunas em seu conhecimento. Sobre as informações da situação hipotética apresentada e, ainda, considerando as diferentes teorias e implicações pedagógicas, infere-se que a professora trabalha com a abordagem:
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