Início

Questões de Concursos Prefeitura de São João Nepomuceno MG

Resolva questões de Prefeitura de São João Nepomuceno MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


42Q884022 | Enfermagem, Cálculo de Solução e Medicamentos, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Um técnico de enfermagem é responsável pelo preparo e administração de medicações em uma unidade de saúde. O médico prescreveu 750 mg de Ceftriaxona intravenosa (IV) para um paciente adulto. A medicação disponível na farmácia da instituição é um frasco-ampola contendo Ceftriaxona 1 g em 10 mL de diluente. Ele deve preparar a dose correta de 750 mg. Qual é a quantidade de solução de Ceftriaxona 1 g/10 mL a ser aspirarada para obter a dose prescrita de 750 mg?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q895242 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Os procedimentos criados pelas instituições de educação infantil para avaliação do trabalho pedagógico e das conquistas das crianças devem ter como meta, de acordo com Parecer CNE/CEB nº 20/2009: servir de instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças.

(Ribeiro, 2018, p. 224.)

De acordo com a avaliação da aprendizagem na educação infantil, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q884023 | Enfermagem, Doenças Respiratórias, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Durante a higienização corporal e mobilização de um paciente acamado, é crucial implementar um conjunto de práticas para prevenir várias complicações, como lesões por pressão, Trombose Venosa Profunda (TVP) e problemas respiratórios. Qual das seguintes combinações de práticas é mais abrangente para prevenir tais complicações?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q895180 | Pedagogia, PCN's, História, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

O cinema não deve ser visto apenas como mais um recurso didático-pedagógico, mas também como forma de socialização, assim como a educação. Nesse sentido e, ainda, seguindo o que afirmam os PCNs: “a história não é ensinada apenas no espaço escolar, os alunos têm acesso a inúmeras informações e imagens transmitidas por diversos meios – rádio, livros, enciclopédias, jornais, revistas, televisão, cinema, vídeo e computadores –, que também difundem personagens, fatos, datas, cenários e costumes que os instigam a pensar sobre diferentes contextos e vivências”.

(MOCELLIN, 2003, p. 11.)

Uma série de obras e teorias embasam teoricamente o uso de filmes em sala de aula e destacam sua importância. Essa mídia, entre outras, pode e deve ser usada pelo professor de história, pois:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q895184 | História, Processo de Independência e Movimentos Nativistas, História, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

O antilusitanismo converteu-se no discurso da nacionalidade levado ao extremo; no nativismo exacerbado, que irmanava toda a classe de homens em um único sentimento compartilhado, resumido à derrubada do imperador. Mas não se pode simplificar a análise da situação. É preciso compreender os conflitos antilusitanos não apenas como disputas de nacionalidades, mas como rixas e divergências com conteúdo político bem mais amplo. Elas traziam em si, por um lado, propostas e ideias de liberdade e participação ativa; por outro, questões relacionadas ao mercado de trabalho setorizado, segmentado e hierarquizado.

(RIBEIRO, Gladys Sabina. 2002. p. 402.)

No contexto da Independência do Brasil e formação do Estado nacional brasileiro, o próprio príncipe D. Pedro personalizava uma ambiguidade, que acabou através de algumas ações, gerando polêmicas, uma vez que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q1021924 | Inglês, Sinônimos Synonyms, Língua Inglesa, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
The report presents an overview of English teaching in Brazil, examining the main national policies that regulate and inform English language learning and how they have been implemented. In addition, the study aims to exemplify how English teaching is guided from the national level to the state and municipal level, looking particularly at the states of Minas Gerais and Mato Grosso. The case studies in these two states examine state policies related to English, with a particular focus on teachers and their careers, from training to work routine and 20 classroom pedagogical practices.

Based on an in-depth analysis of these two Brazilian states and the results of questionnaires conducted with universities and with teachers, this report offers a set of recommendations for improving English teaching in these two states, which can also be applied to other states or federal entities in Brazil. The aim is to consolidate these recommendations into workable and meaningful propositions with the ultimate goal of improving English teaching 25 in Brazil through better quality education led by qualified teachers.


(Source: https://www.thedialogue.org/analysis/english-language-learning-in-brazil/. Access: October 2024.)
In line 19, which word could substitute “in-depth” (4º§) without losing meaning?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q916320 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Combate a Endemias, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Feliz aniversário


A família foi pouco a pouco chegando. Os que vieram de Olaria estavam muito bem vestidos porque a visita significava ao mesmo tempo um passeio a Copacabana. A nora de Olaria apareceu de azul-marinho, com enfeite de paetês e um drapejado disfarçando a barriga sem cinta. O marido não veio por razões óbvias: não queria ver os irmãos. Mas mandara sua mulher para que nem todos os laços fossem cortados – e esta vinha com o seu melhor vestido para mostrar que não precisava de nenhum deles, acompanhada dos três filhos: duas meninas já de peito nascendo, infantilizadas em babados cor-de-rosa e anáguas engomadas, e o menino acovardado pelo terno novo e pela gravata.

Tendo Zilda – a filha com quem a aniversariante morava – disposto cadeiras unidas ao longo das paredes, como numa festa em que se vai dançar, a nora de Olaria, depois de cumprimentar com cara fechada aos de casa, aboletou-se numa das cadeiras e emudeceu, a boca em bico, mantendo sua posição de ultrajada. “Vim para não deixar de vir”, dissera ela a Zilda, e em seguida sentara-se ofendida. As duas mocinhas de cor-de-rosa e o menino, amarelos e de cabelo penteado, não sabiam bem que atitude tomar e ficaram de pé ao lado da mãe, impressionados com seu vestido azul-marinho e com os paetês.

Depois veio a nora de Ipanema com dois netos e a babá. O marido viria depois. E como Zilda – a única mulher entre os seis irmãos homens e a única que, estava decidido já havia anos, tinha espaço e tempo para alojar a aniversariante –, e como Zilda estava na cozinha a ultimar com a empregada os croquetes e sanduíches, ficaram: a nora de Olaria empertigada com seus filhos de coração inquieto ao lado; a nora de Ipanema na fila oposta das cadeiras fingindo ocupar-se com o bebê para não encarar a concunhada de Olaria; a babá ociosa e uniformizada, com a boca aberta.

E à cabeceira da mesa grande a aniversariante, que fazia hoje oitenta e nove anos.

Zilda, a dona da casa, arrumara a mesa cedo, enchera-a de guardanapos de papel colorido e copos de papelão alusivos à data, espalhara balões sugados pelo teto, em alguns dos quais estava escrito “Happy Birthday!”, em outros, “Feliz Aniversário!”. No centro havia disposto o enorme bolo açucarado. Para adiantar o expediente, enfeitara a mesa logo depois do almoço, encostara as cadeiras à parede, mandara os meninos brincar no vizinho para não desarrumar a mesa.

E, para adiantar o expediente, vestira a aniversariante logo depois do almoço. Pusera-lhe desde então a presilha em torno do pescoço e o broche, borrifara-lhe um pouco de água-de-colônia para disfarçar aquele seu cheiro de guardado – sentara-a à mesa. E desde as duas horas a aniversariante estava sentada à cabeceira da longa mesa vazia, tesa na sala silenciosa.

De vez em quando consciente dos guardanapos coloridos. Olhando curiosa um ou outro balão estremecer aos carros que passavam. E de vez em quando aquela angústia muda: quando acompanhava, fascinada e impotente, o voo da mosca em torno do bolo.


(LISPECTOR, Clarice. Extraído do livro Laços de Família, Editora Rocco – Rio de Janeiro, 1998.)
Levando em consideração o interior da aniversariante, Clarice Lispector aborda um tema abrangente; assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q871058 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Em situação hipotética, as comunidades de Machado e Vargem Grande, que compõem o distrito de Carlos Alves, cresceram o suficiente para se tornarem distritos distintos. À luz do que estabelece a Lei Orgânica do Município de São João Nepomuceno, são considerados requisitos para criação de novos distritos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q895226 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

De acordo com Perrenoud (2002), um novo tempo nos aponta novas concepções de profissionais. Os professores já não utilizam apenas o quadro, o giz e o livro didático como instrumentos de trabalho. Não são mais aqueles que apenas transmitem informações, nem mesmo são os únicos capacitados, detentores de todo o saber. A escola de hoje requer profissionais mais críticos, criativos, que participem, que ousem. Profissionais mais inteiros, isto é, com mais consciência pessoal e profissional. Há no processo de formação do educador quatro pilares (Christóvam apud Tavares, 2004): a dimensão do conhecimento e da aprendizagem; a rede de relacionamentos; a dimensão humana; e, a dimensão sócio-histórico-cultural. Sobre o exposto, e, ainda, considerando as dimensões no processo de formação do professor, está INCORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q895228 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Paula é professora de Língua Portuguesa do ensino fundamental II em determinada escola municipal. Ao final do bimestre, ela identificou que alguns de seus alunos não alcançaram o desempenho esperado e necessitam de recuperação. A professora pretende realizar um plano de recuperação para os seus alunos que não atingiram a média mínima necessária em língua portuguesa no bimestre. Sobre a situação hipotética e baseado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação no Brasil, a professora deverá, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q871056 | Legislação Federal, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

A Lei Federal nº 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação, destina-se a regulamentar dispositivos da Constituição da República Federativa do Brasil que dispõem sobre o direito de acesso à informação e sua restrição. Sobre a referida norma, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q871069 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

No Brasil, uma das doenças causadas por protozoários é a malária. A doença é endêmica em regiões tropicais e subtropicais, especialmente na Amazônia, e é um grave problema de saúde pública, causando febre, calafrios e, se não tratada adequadamente, pode levar à morte. Seu modo de transmissão ocorre por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles, quando infectada pelo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q895227 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

A vinculação entre os métodos, objetivos e conteúdos se caracteriza por sua relação de interdependência, ou seja, um depende do outro para o seu funcionamento. Portanto, é nítida a sua importância devido à influência direta no desenvolvimento do processo pedagógico dos educandos. Dessa forma, em relação à dependência dessas ferramentas educacionais, Libâneo (2013, p. 150) afirma que “[...] na vida cotidiana estamos sempre perseguindo objetivos. Mas eles não se realizam por si mesmos, sendo necessária a nossa atuação, ou seja, a organização de uma sequência de ações para atingi-los”. Considerando a tríade: métodos, objetivos e conteúdos, elementos fundamentais na organização do processo didático, analise as afirmativas a seguir.

I. Métodos: articulações metodológicas com o propósito de atingir um objetivo, onde esse necessariamente está ligado com a transmissão de conteúdo, com o fim de adquirir conhecimentos.

II. Objetivos: conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social organizados pedagogicamente e didaticamente, tendo em vista a assimilação ativa e aplicação pelos alunos na sua prática de vida.

III.Conteúdos: constituem a base central da instrução com objetivo que são traduzidos pelos conhecimentos sistematizados e habilidade, que se refere diretamente aos objetivos propostos e viabilizados pelos métodos de transmissão e assimilação dos conteúdos.

Está correto o que afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q871077 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Os indicadores de saúde são empregados como ferramenta para identificar, monitorar, avaliar ações e subsidiar as decisões do gestor. Por meio deles é possível identificar áreas de risco e evidenciar tendências. Considerando a informação como subsídio para o planejamento de uma equipe de trabalho, deve-se escolher quais indicadores serão usados em nosso planejamento, quando, então, a partir dessa escolha, refletir a respeito dos instrumentos de coleta de dados, uma vez que a “alimentação” correta desses instrumentos é condição necessária para obtenção do resultado final do processo que reflete a situação real, qualquer inconsistência nesse resultado, comprometerá o valor da informação; portanto, quanto mais simples e compreensível for o instrumento de coleta, melhor será essa captação e seu resultado final.

(FRANCO, Joel Levi Ferreira.)

Sobre os indicadores de saúde, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q871051 | Direito Administrativo, Desconcentração e Descentralização Administrativa, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Em relação à organização administrativa, especialmente sobre a centralização e descentralização, analise as afirmativas a seguir.

I. Conjunto de órgãos que forma a chamada Administração Pública direta ou centralizada.
II. Competências atribuídas a órgãos públicos sem personalidade própria.
III. Entidades respondem judicialmente pelos prejuízos causados a particulares.
IV.São exemplos as Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista.

Está relacionado à desconcentração o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q871073 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

A dengue afeta principalmente os países tropicais e subtropicais, onde as condições climáticas e ambientais favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti, sendo uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica. Sobre as características da dengue, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q895229 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto.

(Hernandez, 1998, p. 13.)

Considerando uma abordagem em sala de aula com projetos de trabalho, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O trabalho com projetos é baseado na problematização.
( ) O desenvolvimento de um projeto de trabalho deve ter uma construção linear e transmissora de conhecimento.
( ) O professor e o aluno são vistos como coautores do processo de ensino-aprendizagem e devem entender os conteúdos como importantes para o processo.
( ) A sua utilização desenvolve o respeito às diferenças pela necessidade do trabalho em equipe, incentiva o saber ouvir e expressar-se, o falar em público e o pensamento crítico autônomo.


A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q895182 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, História, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Trabalhar com teoria e metodologia em sala de aula pode se tornar um fardo tanto para o professor quanto para o aluno, se o docente não pensar as definições operacionais que visem à escola e ao entendimento do aluno, conforme a sua vivência e seu meio. Os conceitos devem ser trabalhados a partir de um acontecimento histórico que convide o aluno a reflexão: [...] ao fazer leituras a respeito dos presidentes chilenos do século XX, o aluno deverá ser capaz de efetuar nomeações a partir de dois conceitos: regimes democráticos e regimes autoritários. Ao fazer esse exercício teórico, ele vai entrar em contato com as diferentes possibilidades de interpretação, ou de construção, do fato histórico.

(SEFFNER, 2000:261.)

O tratamento de fontes históricas é válido para ajudar nessa reflexão teórica. Pensando numa hipótese de prática especificamente nesse quesito (fontes históricas), para trabalhar as diferentes possibilidades de interpretação, ou de construção do fato histórico, podemos apontar como correta a seguinte atitude:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q895220 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Para Behar (2009, p. 2), as concepções e os modelos pedagógicos implicam em “um sistema de premissas teóricas que representam, explicam e orientam a forma como se aborda o currículo e que se concretizam nas práticas pedagógicas e nas interações professor aluno-objeto de conhecimento”. Considere uma sala de aula, onde o professor é o principal agente do processo de ensino-aprendizagem, sendo esse um desdobramento de suas capacidades técnicas e conceituais. O aluno é compreendido como um destinatário passivo dos conteúdos e saberes. Nessa perspectiva, ele é considerado “sem luz”, isto é, aquele que será iluminado pela ação docente. O professor estabelece uma tarefa fundamental: operacionalizar o currículo de forma organizada e sistêmica, a fim de ensinar os conteúdos e valores que serão legados às gerações mais novas. O relacionamento, as tendências e as abordagens pedagógicas entre o professor e o aluno ocorre de forma autoritária, haja vista que somente o docente é o detentor do conhecimento, hierarquizando não apenas as relações sociais, mas a própria lógica de construção do conhecimento. O saber prévio do aluno é desconsiderado nesse processo, pois a condução da aprendizagem está centrada na autoridade do professor. Logo, a avaliação é um mecanismo externo ao aluno, que deve ser capaz de reproduzir os ensinamentos do professor de forma fidedigna, o que implica em uma perspectiva de avaliação classificatória, seletiva e excludente, pois ela também é um instrumento do exercício da autoridade do professor em relação ao aluno. Considerando o exposto, é possível afirmar que se trata da abordagem de ensino na concepção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.