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Questões de Concursos Prefeitura de São João Nepomuceno MG

Resolva questões de Prefeitura de São João Nepomuceno MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q884021 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Antônia, 48 anos de idade, foi levada ao pronto-socorro após sentir um desconforto súbito no peito e vertigem enquanto preparava o jantar. Ela não possui histórico de doenças anteriores e não faz uso de nenhuma medicação. Na avaliação inicial, o técnico de enfermagem registrou os seguintes sinais vitais: frequência cardíaca de 49 bpm, pressão arterial de 110 x 60 mmHg, frequência respiratória de 18 rpm e temperatura axilar de 36,3°C. Considerando os sinais vitais coletados, pode-se afirmar que Antônia está:
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62Q884058 | Direito Administrativo, Responsabilidades do servidor, Agente Fiscal, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

“Quanto ao instituto da responsabilidade civil dos agentes públicos, é correto afirmar que as pessoas jurídicas de direito público responderão pelos danos que seus agentes, _____________, causarem a terceiros, ________ o direito de regresso contra o responsável nos casos de __________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
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63Q871051 | Direito Administrativo, Desconcentração e Descentralização Administrativa, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Em relação à organização administrativa, especialmente sobre a centralização e descentralização, analise as afirmativas a seguir.

I. Conjunto de órgãos que forma a chamada Administração Pública direta ou centralizada.
II. Competências atribuídas a órgãos públicos sem personalidade própria.
III. Entidades respondem judicialmente pelos prejuízos causados a particulares.
IV.São exemplos as Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista.

Está relacionado à desconcentração o que se afirma apenas em
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64Q871063 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

A Câmara Municipal recebe um projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal em 09/07/2024, de autoria de um terço de seus membros, com o objetivo de alterar o funcionamento da Casa Legislativa a partir da Legislatura seguinte. Diante do caso proposto, o projeto:
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65Q871073 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

A dengue afeta principalmente os países tropicais e subtropicais, onde as condições climáticas e ambientais favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti, sendo uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica. Sobre as características da dengue, assinale a afirmativa correta.
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66Q895229 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto.

(Hernandez, 1998, p. 13.)

Considerando uma abordagem em sala de aula com projetos de trabalho, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O trabalho com projetos é baseado na problematização.
( ) O desenvolvimento de um projeto de trabalho deve ter uma construção linear e transmissora de conhecimento.
( ) O professor e o aluno são vistos como coautores do processo de ensino-aprendizagem e devem entender os conteúdos como importantes para o processo.
( ) A sua utilização desenvolve o respeito às diferenças pela necessidade do trabalho em equipe, incentiva o saber ouvir e expressar-se, o falar em público e o pensamento crítico autônomo.


A sequência está correta em
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67Q884026 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Certo paciente internado com insuficiência cardíaca está apresentando sinais de piora clínica. O técnico de enfermagem deverá registrar essas observações no prontuário do paciente. Assinale a afirmativa que descreve a melhor maneira de realizar esse registro.
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68Q871059 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

A Lei Orgânica do Município de São João Nepomuceno traz um rol taxativo de competências, são atribuições que podem possuir caráter privativo, ficando a cargo do Município executá-las; caráter comum, que está relacionada ao âmbito administrativo e pode ser atribuída a todos os entes federativos; caráter suplementar, quando atribuída ao Município para complementar regras gerais previamente estabelecidas por outro ente federado. Ante a tais competências, analise as afirmativas a seguir.

I. Promover programas de apoio às práticas desportivas e à educação física.
II. Suplementar a legislação federal, no que couber, e naquilo que disser respeito ao seu peculiar interesse.
III. Colaborar no amparo à maternidade, à infância, aos idosos, aos desvalidos, bem como a proteção dos menores abandonados.
IV. Conceder licenças para localização, instalação e funcionamento de estabelecimentos industriais, comerciais, prestadores de serviços e quaisquer outros.


Compete privativamente ao Município de São João Nepomuceno apenas o que se afirma em
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69Q871074 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

A Leishmaniose tegumentar é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada por protozoário, de transmissão vetorial, que acomete pele e mucosas. A vigilância epidemiológica é fundamental no controle dessa patologia, permitindo a identificação precoce de casos, monitoramento da transmissão e implementação de medidas eficazes para prevenir a sua disseminação. Considerando a vigilância epidemiológica, assinale a afirmativa correta.
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70Q895227 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

A vinculação entre os métodos, objetivos e conteúdos se caracteriza por sua relação de interdependência, ou seja, um depende do outro para o seu funcionamento. Portanto, é nítida a sua importância devido à influência direta no desenvolvimento do processo pedagógico dos educandos. Dessa forma, em relação à dependência dessas ferramentas educacionais, Libâneo (2013, p. 150) afirma que “[...] na vida cotidiana estamos sempre perseguindo objetivos. Mas eles não se realizam por si mesmos, sendo necessária a nossa atuação, ou seja, a organização de uma sequência de ações para atingi-los”. Considerando a tríade: métodos, objetivos e conteúdos, elementos fundamentais na organização do processo didático, analise as afirmativas a seguir.

I. Métodos: articulações metodológicas com o propósito de atingir um objetivo, onde esse necessariamente está ligado com a transmissão de conteúdo, com o fim de adquirir conhecimentos.

II. Objetivos: conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social organizados pedagogicamente e didaticamente, tendo em vista a assimilação ativa e aplicação pelos alunos na sua prática de vida.

III.Conteúdos: constituem a base central da instrução com objetivo que são traduzidos pelos conhecimentos sistematizados e habilidade, que se refere diretamente aos objetivos propostos e viabilizados pelos métodos de transmissão e assimilação dos conteúdos.

Está correto o que afirma em
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71Q884025 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

O Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil foi instituído pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pelas Leis nº 8.080/1990 e nº 8.142/1990. O SUS se estrutura em princípios e diretrizes que visam garantir o direito à saúde para todos os cidadãos brasileiros. Com base nesses princípios, assinale a afirmativa correta.
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72Q1021924 | Inglês, Sinônimos Synonyms, Língua Inglesa, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
The report presents an overview of English teaching in Brazil, examining the main national policies that regulate and inform English language learning and how they have been implemented. In addition, the study aims to exemplify how English teaching is guided from the national level to the state and municipal level, looking particularly at the states of Minas Gerais and Mato Grosso. The case studies in these two states examine state policies related to English, with a particular focus on teachers and their careers, from training to work routine and 20 classroom pedagogical practices.

Based on an in-depth analysis of these two Brazilian states and the results of questionnaires conducted with universities and with teachers, this report offers a set of recommendations for improving English teaching in these two states, which can also be applied to other states or federal entities in Brazil. The aim is to consolidate these recommendations into workable and meaningful propositions with the ultimate goal of improving English teaching 25 in Brazil through better quality education led by qualified teachers.


(Source: https://www.thedialogue.org/analysis/english-language-learning-in-brazil/. Access: October 2024.)
In line 19, which word could substitute “in-depth” (4º§) without losing meaning?
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73Q895213 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Matemática, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

O conceito de transposição didática é uma tendência na prática do ensino da matemática cujo objeto de estudo é a compatibilização de conceitos e teorias muitas vezes complexas com a especificidade dos saberes escolares. Sendo assim, pode-se definir a transposição didática como:
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74Q895220 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Para Behar (2009, p. 2), as concepções e os modelos pedagógicos implicam em “um sistema de premissas teóricas que representam, explicam e orientam a forma como se aborda o currículo e que se concretizam nas práticas pedagógicas e nas interações professor aluno-objeto de conhecimento”. Considere uma sala de aula, onde o professor é o principal agente do processo de ensino-aprendizagem, sendo esse um desdobramento de suas capacidades técnicas e conceituais. O aluno é compreendido como um destinatário passivo dos conteúdos e saberes. Nessa perspectiva, ele é considerado “sem luz”, isto é, aquele que será iluminado pela ação docente. O professor estabelece uma tarefa fundamental: operacionalizar o currículo de forma organizada e sistêmica, a fim de ensinar os conteúdos e valores que serão legados às gerações mais novas. O relacionamento, as tendências e as abordagens pedagógicas entre o professor e o aluno ocorre de forma autoritária, haja vista que somente o docente é o detentor do conhecimento, hierarquizando não apenas as relações sociais, mas a própria lógica de construção do conhecimento. O saber prévio do aluno é desconsiderado nesse processo, pois a condução da aprendizagem está centrada na autoridade do professor. Logo, a avaliação é um mecanismo externo ao aluno, que deve ser capaz de reproduzir os ensinamentos do professor de forma fidedigna, o que implica em uma perspectiva de avaliação classificatória, seletiva e excludente, pois ela também é um instrumento do exercício da autoridade do professor em relação ao aluno. Considerando o exposto, é possível afirmar que se trata da abordagem de ensino na concepção:
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75Q884029 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Durante uma cirurgia abdominal programada, o técnico de enfermagem observa que um dos campos cirúrgicos está úmido devido a vazamento de solução estéril. A primeira ação do técnico de enfermagem deverá ser:
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76Q916316 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Combate a Endemias, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Feliz aniversário


A família foi pouco a pouco chegando. Os que vieram de Olaria estavam muito bem vestidos porque a visita significava ao mesmo tempo um passeio a Copacabana. A nora de Olaria apareceu de azul-marinho, com enfeite de paetês e um drapejado disfarçando a barriga sem cinta. O marido não veio por razões óbvias: não queria ver os irmãos. Mas mandara sua mulher para que nem todos os laços fossem cortados – e esta vinha com o seu melhor vestido para mostrar que não precisava de nenhum deles, acompanhada dos três filhos: duas meninas já de peito nascendo, infantilizadas em babados cor-de-rosa e anáguas engomadas, e o menino acovardado pelo terno novo e pela gravata.

Tendo Zilda – a filha com quem a aniversariante morava – disposto cadeiras unidas ao longo das paredes, como numa festa em que se vai dançar, a nora de Olaria, depois de cumprimentar com cara fechada aos de casa, aboletou-se numa das cadeiras e emudeceu, a boca em bico, mantendo sua posição de ultrajada. “Vim para não deixar de vir”, dissera ela a Zilda, e em seguida sentara-se ofendida. As duas mocinhas de cor-de-rosa e o menino, amarelos e de cabelo penteado, não sabiam bem que atitude tomar e ficaram de pé ao lado da mãe, impressionados com seu vestido azul-marinho e com os paetês.

Depois veio a nora de Ipanema com dois netos e a babá. O marido viria depois. E como Zilda – a única mulher entre os seis irmãos homens e a única que, estava decidido já havia anos, tinha espaço e tempo para alojar a aniversariante –, e como Zilda estava na cozinha a ultimar com a empregada os croquetes e sanduíches, ficaram: a nora de Olaria empertigada com seus filhos de coração inquieto ao lado; a nora de Ipanema na fila oposta das cadeiras fingindo ocupar-se com o bebê para não encarar a concunhada de Olaria; a babá ociosa e uniformizada, com a boca aberta.

E à cabeceira da mesa grande a aniversariante, que fazia hoje oitenta e nove anos.

Zilda, a dona da casa, arrumara a mesa cedo, enchera-a de guardanapos de papel colorido e copos de papelão alusivos à data, espalhara balões sugados pelo teto, em alguns dos quais estava escrito “Happy Birthday!”, em outros, “Feliz Aniversário!”. No centro havia disposto o enorme bolo açucarado. Para adiantar o expediente, enfeitara a mesa logo depois do almoço, encostara as cadeiras à parede, mandara os meninos brincar no vizinho para não desarrumar a mesa.

E, para adiantar o expediente, vestira a aniversariante logo depois do almoço. Pusera-lhe desde então a presilha em torno do pescoço e o broche, borrifara-lhe um pouco de água-de-colônia para disfarçar aquele seu cheiro de guardado – sentara-a à mesa. E desde as duas horas a aniversariante estava sentada à cabeceira da longa mesa vazia, tesa na sala silenciosa.

De vez em quando consciente dos guardanapos coloridos. Olhando curiosa um ou outro balão estremecer aos carros que passavam. E de vez em quando aquela angústia muda: quando acompanhava, fascinada e impotente, o voo da mosca em torno do bolo.


(LISPECTOR, Clarice. Extraído do livro Laços de Família, Editora Rocco – Rio de Janeiro, 1998.)
A linguagem coloquial é uma forma de comunicação informal e espontânea, utilizada no dia a dia entre pessoas que se conhecem. O excerto a seguir transcrito exemplifica tal tipo de comunicação:
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77Q884027 | Enfermagem, Lei do Exercício Profissional de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Maria é técnica de enfermagem e trabalha em um hospital público. Durante o plantão, se depara com uma situação em que precisa decidir sobre a administração de um medicamento intravenoso que não está claramente prescrito pelo médico. De acordo com o Decreto nº 94.406/1987, que regulamenta a profissão de técnico de enfermagem, como Maria deverá proceder nessa situação?
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78Q916318 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Combate a Endemias, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Feliz aniversário


A família foi pouco a pouco chegando. Os que vieram de Olaria estavam muito bem vestidos porque a visita significava ao mesmo tempo um passeio a Copacabana. A nora de Olaria apareceu de azul-marinho, com enfeite de paetês e um drapejado disfarçando a barriga sem cinta. O marido não veio por razões óbvias: não queria ver os irmãos. Mas mandara sua mulher para que nem todos os laços fossem cortados – e esta vinha com o seu melhor vestido para mostrar que não precisava de nenhum deles, acompanhada dos três filhos: duas meninas já de peito nascendo, infantilizadas em babados cor-de-rosa e anáguas engomadas, e o menino acovardado pelo terno novo e pela gravata.

Tendo Zilda – a filha com quem a aniversariante morava – disposto cadeiras unidas ao longo das paredes, como numa festa em que se vai dançar, a nora de Olaria, depois de cumprimentar com cara fechada aos de casa, aboletou-se numa das cadeiras e emudeceu, a boca em bico, mantendo sua posição de ultrajada. “Vim para não deixar de vir”, dissera ela a Zilda, e em seguida sentara-se ofendida. As duas mocinhas de cor-de-rosa e o menino, amarelos e de cabelo penteado, não sabiam bem que atitude tomar e ficaram de pé ao lado da mãe, impressionados com seu vestido azul-marinho e com os paetês.

Depois veio a nora de Ipanema com dois netos e a babá. O marido viria depois. E como Zilda – a única mulher entre os seis irmãos homens e a única que, estava decidido já havia anos, tinha espaço e tempo para alojar a aniversariante –, e como Zilda estava na cozinha a ultimar com a empregada os croquetes e sanduíches, ficaram: a nora de Olaria empertigada com seus filhos de coração inquieto ao lado; a nora de Ipanema na fila oposta das cadeiras fingindo ocupar-se com o bebê para não encarar a concunhada de Olaria; a babá ociosa e uniformizada, com a boca aberta.

E à cabeceira da mesa grande a aniversariante, que fazia hoje oitenta e nove anos.

Zilda, a dona da casa, arrumara a mesa cedo, enchera-a de guardanapos de papel colorido e copos de papelão alusivos à data, espalhara balões sugados pelo teto, em alguns dos quais estava escrito “Happy Birthday!”, em outros, “Feliz Aniversário!”. No centro havia disposto o enorme bolo açucarado. Para adiantar o expediente, enfeitara a mesa logo depois do almoço, encostara as cadeiras à parede, mandara os meninos brincar no vizinho para não desarrumar a mesa.

E, para adiantar o expediente, vestira a aniversariante logo depois do almoço. Pusera-lhe desde então a presilha em torno do pescoço e o broche, borrifara-lhe um pouco de água-de-colônia para disfarçar aquele seu cheiro de guardado – sentara-a à mesa. E desde as duas horas a aniversariante estava sentada à cabeceira da longa mesa vazia, tesa na sala silenciosa.

De vez em quando consciente dos guardanapos coloridos. Olhando curiosa um ou outro balão estremecer aos carros que passavam. E de vez em quando aquela angústia muda: quando acompanhava, fascinada e impotente, o voo da mosca em torno do bolo.


(LISPECTOR, Clarice. Extraído do livro Laços de Família, Editora Rocco – Rio de Janeiro, 1998.)
A partir das características textuais expressadas é correto afirmar que o texto tem um caráter:
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79Q916319 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Combate a Endemias, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Feliz aniversário


A família foi pouco a pouco chegando. Os que vieram de Olaria estavam muito bem vestidos porque a visita significava ao mesmo tempo um passeio a Copacabana. A nora de Olaria apareceu de azul-marinho, com enfeite de paetês e um drapejado disfarçando a barriga sem cinta. O marido não veio por razões óbvias: não queria ver os irmãos. Mas mandara sua mulher para que nem todos os laços fossem cortados – e esta vinha com o seu melhor vestido para mostrar que não precisava de nenhum deles, acompanhada dos três filhos: duas meninas já de peito nascendo, infantilizadas em babados cor-de-rosa e anáguas engomadas, e o menino acovardado pelo terno novo e pela gravata.

Tendo Zilda – a filha com quem a aniversariante morava – disposto cadeiras unidas ao longo das paredes, como numa festa em que se vai dançar, a nora de Olaria, depois de cumprimentar com cara fechada aos de casa, aboletou-se numa das cadeiras e emudeceu, a boca em bico, mantendo sua posição de ultrajada. “Vim para não deixar de vir”, dissera ela a Zilda, e em seguida sentara-se ofendida. As duas mocinhas de cor-de-rosa e o menino, amarelos e de cabelo penteado, não sabiam bem que atitude tomar e ficaram de pé ao lado da mãe, impressionados com seu vestido azul-marinho e com os paetês.

Depois veio a nora de Ipanema com dois netos e a babá. O marido viria depois. E como Zilda – a única mulher entre os seis irmãos homens e a única que, estava decidido já havia anos, tinha espaço e tempo para alojar a aniversariante –, e como Zilda estava na cozinha a ultimar com a empregada os croquetes e sanduíches, ficaram: a nora de Olaria empertigada com seus filhos de coração inquieto ao lado; a nora de Ipanema na fila oposta das cadeiras fingindo ocupar-se com o bebê para não encarar a concunhada de Olaria; a babá ociosa e uniformizada, com a boca aberta.

E à cabeceira da mesa grande a aniversariante, que fazia hoje oitenta e nove anos.

Zilda, a dona da casa, arrumara a mesa cedo, enchera-a de guardanapos de papel colorido e copos de papelão alusivos à data, espalhara balões sugados pelo teto, em alguns dos quais estava escrito “Happy Birthday!”, em outros, “Feliz Aniversário!”. No centro havia disposto o enorme bolo açucarado. Para adiantar o expediente, enfeitara a mesa logo depois do almoço, encostara as cadeiras à parede, mandara os meninos brincar no vizinho para não desarrumar a mesa.

E, para adiantar o expediente, vestira a aniversariante logo depois do almoço. Pusera-lhe desde então a presilha em torno do pescoço e o broche, borrifara-lhe um pouco de água-de-colônia para disfarçar aquele seu cheiro de guardado – sentara-a à mesa. E desde as duas horas a aniversariante estava sentada à cabeceira da longa mesa vazia, tesa na sala silenciosa.

De vez em quando consciente dos guardanapos coloridos. Olhando curiosa um ou outro balão estremecer aos carros que passavam. E de vez em quando aquela angústia muda: quando acompanhava, fascinada e impotente, o voo da mosca em torno do bolo.


(LISPECTOR, Clarice. Extraído do livro Laços de Família, Editora Rocco – Rio de Janeiro, 1998.)
A descrição é irrefutável no texto. No entanto, tal ocorrência só NÃO pode ser observada em:
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80Q895185 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, História, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Como a nossa sociedade sofre um ritmo intenso de modificações, a escola e o ensino de história em especial têm de acompanhar esse processo sob pena de transmitir conhecimentos já ultrapassados. Para isso, deve incorporar os temas e as inovações tecnológicas com que os alunos já lidam no seu cotidiano. Constitui-se, hoje, para os educadores do ensino fundamental e médio, um desafio muito grande ensinar alunos que têm contato cada vez maior com os meios de comunicação e sofrem a influência da televisão, rádio, jornal, videogames[...], computador, redes de informações etc. Discutir a respeito da utilização das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação(TICs) no ensino de história não chega a ser uma novidade. Como nas demais áreas constituintes do currículo escolar, o campo da história tem sido objeto de estudos, que procura defender a utilização dos recursos tecnológicos como importante meio na busca de uma melhor realização do processo de ensino-aprendizagem, desde que:
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