Questões de Concursos Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB

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121Q975550 | Libras, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

O educador, natural da Espanha, que se destacou e voltou-se para a educação de sua irmã surda, e, na França, em 1744, começou a ensinar a surdos e utilizou no seu ensino o alfabeto manual e os sinais com a finalidade de desenvolver a fala dos surdos, foi:
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122Q975551 | História, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

O país, que na antiguidade, as crianças surdas eram condenadas à mesma morte reservada aos deficientes e eram lançados ao mar, foi:
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123Q975552 | Libras, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Sobre a educação bilíngue, analise as alternativas a seguir:
I. O modelo de educação bilíngue contrapõe-se ao modelo oralista porque considera o canal visogestualde fundamental importância para a aquisição de linguagem da pessoa surda. E contrapõe-se à comunicação total porque defende um espaço efetivo para a língua de sinais no trabalho educacional; por isso advoga que cada uma das línguas apresentadas ao surdo mantenha suas características próprias e que não se "`misture" uma com a outra.

II. modelo, o que se propõe é que sejam ensinadas duas línguas, a língua de sinais e, secundariamente, a língua do grupo ouvinte majoritário. A língua de sinais é considerada a mais adaptada à pessoa surda, por contar com a integridade do canal visogestual. Porque as interações podem fluir, a criança surda é exposta, então, o mais cedo possível, à língua de sinais, aprendendo a sinalizar tão rapidamente quanto as crianças ouvintes aprendem a falar.

III. Ao sinalizar, a criança desenvolve sua capacidade e sua competência linguística, numa língua que lhe servirá depois para aprender a língua falada, do grupo majoritário, como segunda língua, tornando-se bilíngue, numa modalidade de bilinguismo sucessivo.

IV. A situação de bilinguismo não é como aquela de crianças que têm pais que falam duas línguas diferentes, porque nesse caso elas aprendem as duas línguas usando o canal auditivo-vocal num bilinguismo contemporâneo, enquanto no caso das crianças surdas, trata-se da aprendizagem de duas línguas que envolvem canais de comunicação diversos.

Estão CORRETOS:
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124Q975553 | Legislação Federal, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A respeito da Lei nº 10.436, ne 24 de Abril ne 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, analise os itens a seguir:

I. É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados.

II. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical, própria constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

III. Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais - Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.

IV. As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência

V. Parágrafo único. A Língua Brasileira de Sinais - Libras não poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa.


Estão CORRETOS:
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125Q975554 | Libras, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Em LIBRAS os pronomes pessoais são um pouco diferentes dos existentes em português, como veremos a seguir. Na 1ª, 2ª e 3ª pessoa do singular, os pronomes são feitos com o dedo indicador:

I. √ na 1ª pessoa do singular “eu” a pessoa aponta para ela mesma.
II. √ na 2ª pessoa do singular “você” a pessoa aponta diretamente para com quem se está falando.
III. √ na 3ª pessoal do singular “ele ou ela” a pessoa aponta para a lateral.


Está(ã) CORRETO(S):
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126Q975555 | Linguística, Linguística e outras ciências – Neurolinguística, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A Respeito da aprendizagem de uma primeira língua (L1) e a segunda língua (L2), analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
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127Q975556 | Pedagogia, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

São as estruturas no processo de aquisição e Desenvolvimento da Linguagem, analise os itens a seguir:

I. COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL: desde muito cedo já pode ser observada, como as variações do tônus (contração/descontração muscular) entre a mãe e o bebê, o olho no olho, as expressões faciais.

II. PRODUÇÃO DOS SONS: os primeiros fonemas da língua são aqueles produzidos com os lábios, como /b/ /m/ /p/. Logo depois surgem /n/ /t/ /l/ , e, em seguida, /d/ /c/ /f/ /s/ e /g/ /v/ /z/ /R/ /ch/ /j/. Só mais tarde observamos a produção adequada de alguns fonemas como /lh/ /nh/ /r/.

III.ESTRUTURA DAS SÍLABAS: as formações silábicas mais simples são consoante-vogal (CV), como PA, LO, etc; ao se inverter essa ordem (vogalconsoante), já se tornam um pouco mais difíceis, como AR, US, etc. Quanto maiores, mais difíceis se tornam.

IV. ESTRUTURA DE FRASES: inicialmente as crianças usam uma única palavra funcionando com frase. Mais tarde, surgem as frases telegráficas, com duas palavras em média. As frases vão se alongando, passando a ter cada vez mais elementos. A complexidade também aumenta e surgem possibilidades de compreender e expressar frases em outras ordenações, como a voz passiva.

V. DIÁLOGO: até atingir a capacidade de estabelecer um diálogo (com) alguém, a criança passa por fases em que depende do adulto para que o mesmo sejapossível. Em um primeiro momento, os adultos tentam adivinhar o que significam as produções pouco compreensíveis da criança (especularidade). Esta fase inicial acontece quando a criança começa a emitir sons e sílabas que podem ser compreendidas como palavras.


Estão CORRETOS:
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128Q975557 | Pedagogia, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

São características do atraso na linguagem, EXCETO:
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129Q975558 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Durante o atendimento em psicoterapia individual, um psicólogo percebe que seu paciente apresenta dificuldades recorrentes em estabelecer vínculos afetivos, relata sentimentos de solidão persistente e traz episódios frequentes de pensamentos negativos sobre si mesmo. Após algumas sessões, o psicólogo decide planejar intervenções com foco na modificação de pensamentos disfuncionais, usando tarefas para casa e registros de pensamentos automáticos.
Considerando os fundamentos teóricos da psicoterapia individual, a abordagem mais compatível com essa estratégia de intervenção é:
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130Q975559 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Psicólogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Uma psicóloga que atua em uma equipe de saúde pública percebe que, apesar de estar inserida em uma equipe multiprofissional, as decisões clínicas têm sido tomadas isoladamente por cada profissional, com pouca comunicação entre os membros e sem construção conjunta de planos terapêuticos. Além disso, nota-se resistência de alguns colegas em compartilhar informações sobre os pacientes.

Considerando os conceitos de organização de equipes de trabalho em saúde, é CORRETO afirmar que a situação descrita caracteriza:

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131Q975560 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Conceito de Criança e Adolescente e Prioridades, Psicólogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), considere as afirmativas a seguir sobre os direitos assegurados a crianças e adolescentes:

I. A criança e o adolescente têm direito à proteção contra qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

II. O direito à convivência familiar e comunitária pode ser restringido para crianças e adolescentes sempre que houver conflito entre os interesses do menor e da família.

III. A garantia dos direitos previstos no ECA depende da comprovação da capacidade econômica da família para assegurar o bem-estar da criança ou do adolescente.

IV. A prioridade na formulação e execução de políticas públicas é um princípio absoluto, que não admite qualquer flexibilização em função de outras necessidades sociais.

Assinale a alternativa CORRETA:
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132Q975561 | Serviço Social, Psicólogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Considerando o Art. 2º da Lei nº 12.435/2011, que trata dos objetivos da assistência social no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), assinale a alternativa que melhor representa os objetivos da proteção social previstos no referido artigo:
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133Q975562 | Psicologia, Grupos e Equipes, Psicólogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Em um contexto clínico, um psicoterapeuta conduz um grupo terapêutico composto por 10 participantes que apresentam sintomas de transtornos ansiosos e depressivos. Durante as sessões, o terapeuta observa que os membros frequentemente reproduzem padrões de comunicação disfuncionais semelhantes aos vivenciados em suas famílias de origem, como resistência à expressão emocional e conflitos de poder.
Considerando os fundamentos teóricos e práticos da psicoterapia de grupo, assinale a alternativa que melhor explica essa dinâmica e a intervenção mais adequada para promover a mudança terapêutica:
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134Q975563 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, é correto afirmar que a atuação do psicólogo deve ser pautada por princípios fundamentais, portanto, assinale CORRETAMENTE:
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135Q975564 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A Psicologia Social tem diferentes abordagens teóricas que buscam explicar como o comportamento humano é influenciado pelo contexto social.
Considerando os principais paradigmas da Psicologia Social e suas implicações práticas, analise as afirmativas abaixo:

I. A Psicologia Social tradicional, de base experimental, prioriza o estudo de variáveis individuais e de processos cognitivos, buscando explicações para o comportamento social a partir de experimentos controlados.

II. A Psicologia Social crítica, com forte influência latino-americana, propõe a análise das relações sociais em seu contexto histórico, político e econômico, visando compreender e transformar situações de opressão e desigualdade social.

III. A abordagem da Psicologia Social experimental não reconhece a existência de influência cultural sobre o comportamento, limitando-se a aspectos universais da cognição humana.

IV. A Psicologia Social crítica enfatiza a produção de conhecimento neutro, evitando envolver-se com a transformação social para preservar a objetividade científica.

Assinale CORRETAMENTE:
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136Q975565 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Em um experimento de Psicologia Experimental, um pesquisador deseja investigar o efeito de diferentes níveis de privação de sono na capacidade de atenção de adultos jovens. O pesquisador organiza três grupos: um com sono normal (controle), um com 24 horas sem dormir e outro com 48 horas sem dormir. Todos os participantes realizam o mesmo teste de atenção em condições padronizadas de ambiente.

Considerando os conceitos fundamentais da Psicologia Experimental e da metodologia científica, assinale a alternativa CORRETA:
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137Q975566 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

O atendimento familiar é uma modalidade de intervenção que considera a família como um sistema dinâmico de relações.
Sobre os princípios e objetivos do atendimento psicológico familiar, assinale a alternativa CORRETA:
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138Q975567 | Educação Física, Educação Física, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A Educação Física é um componente curricular que possui nas práticas corporais um meio de ensino de diferentes dimensões da vida humana, conforme aponta a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Sobre as práticas corporais, o documento da BNCC destaca algumas características, dentre elas, assinale a alternativa INCORRETA:
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139Q975568 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Educação Física, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

No processo histórico da Educação Física escolar algumas abordagens pedagógicas foram surgindo, gerando discussões e novas formas de lecionar esta disciplina, nesse contexto destaca-se a abordagem Crítico-superadora por comprometer a Educação Física com a transformação social, baseando-se na teoria do marxismo e neomarxismo.
Nesse contexto, sobre o papel do professor na referida abordagem, analise as alternativas e assinale a CORRETA:
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140Q975569 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Física, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Os Jogos e brincadeiras populares possuem um papel privilegiado no ensino de diferentes áreas do conhecimento e na Educação Física escolar por inúmeras características.
Dentre elas, NÃO podemos afirmar:
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