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Questões de Concursos Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB

Resolva questões de Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q978669 | Informática, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Sobre redes sociais e computação em nuvem, analise as afirmativas a seguir:

I. Em ambientes de computação em nuvem, o modelo PaaS (Platform as a Service) fornece infraestrutura física, enquanto o gerenciamento de software e dados é responsabilidade exclusiva do usuário, que deve instalar e manter os aplicativos localmente.

II. Redes sociais, além de promoverem interações sociais, podem funcionar como plataformas para análise de Big Data, fornecendo dados valiosos para estratégias de marketing preditivo e segmentação de públicos.

III. A computação em nuvem utiliza tecnologias de virtualização e orquestração para garantir elasticidade e escalabilidade, permitindo que recursos computacionais sejam alocados dinamicamente conforme a demanda do usuário.

IV. Serviços SaaS (Software as a Service) disponibilizam aplicativos que exigem instalaçãolocal, mas mantêm dados sincronizados na nuvem para garantir acessibilidade remota e colaboração em tempo real.

Assinale a alternativa CORRETA:
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162Q978750 | Arquitetura de Computadores, Auditor Fiscal, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

As memórias de computador são componentes essenciais para o funcionamento de qualquer sistema computacional. Elas têm a função de armazenar dados e instruções, seja de forma temporária ou permanente.

Analise as afirmações abaixo sobre alguns dos tipos de memórias:

I. A memória RAM é volátil e perde os dados quando o computador é desligado.
II. A memória ROM é usada para armazenar instruções básicas de inicialização do sistema, como o BIOS.
III. A memória cache é externa ao processador e tem velocidade inferior à da RAM.

Está(ão) CORRETA(S):
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163Q978759 | Direito Administrativo, Auditor Fiscal, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Com base na Lei de Improbidade Administrativa (Lei n° 8.429/1992) o inquérito civil para apuração do ato de improbidade será concluído no prazo de:
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164Q978787 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

As lesões neurológicas podem provocar diversas alterações funcionais no organismo, impactando diretamente a reabilitação do paciente.
As consequências típicas dessas lesões no sistema nervoso são caracterizadas pelo(a):
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165Q978794 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Durante uma visita a uma propriedade leiteira tecnificada, o médico veterinário é solicitado a revisar o programa reprodutivo do rebanho. A fazenda utiliza protocolos de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), Transferência de Embriões (TE) e Fertilização In Vitro (FIV) para acelerar o ganho genético econtrolar a estação de monta. Diante da análise do rebanho e dos resultados reprodutivos inconsistentes, o profissional discute com a equipe a importância da aplicação correta das biotecnologias da reprodução, desde o manejo hormonal até a escolha de doadoras e receptoras.
A respeito das tecnologias aplicadas à reprodução animal, analise as afirmativas a seguir:

I. A inseminação artificial é uma técnica eficiente para disseminar material genético de alto valor zootécnico, além de permitir melhor controle sanitário reprodutivo.
II. A transferência de embriões exige sincronização do ciclo estral entre doadora e receptora, visando à receptividade endometrial adequada no momento da implantação.
III. A fertilização in vitro (FIV) permite a produção de embriões a partir de oócitos coletados em fêmeas em diferentes fases do ciclo estral, sem necessidade de estarem em estro.
IV. A clonagem por transferência nuclear somática, embora menos utilizada comercialmente, é uma técnica viável para replicação genética de indivíduos superiores.

Assinale a alternativa CORRETA:
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166Q978806 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

No âmbito da educação nutricional, a seleção e a aplicação de meios e técnicas pedagógicas são processos dinâmicos que demandam avaliação contextualizada e contínua.
Com base nesse entendimento, analise as afirmativas a seguir:

I. A exposição detalhada de conteúdos por meio de palestras é suficiente para consolidar o conhecimento técnico.

II. Estratégias pedagógicas que incorporam dinâmicas participativas e vivenciais, como oficinas práticas, tendem a potencializar a internalização dos conceitos nutricionais, desde que adequadamente adaptadas às especificidades culturais e cognitivas do público-alvo.

III. A seleção criteriosa dos recursos educativos deve transcender a simples adequação temática, abrangendo a análise de fatores socioculturais, econômicos e cognitivos para garantir a efetividade comunicativa e a recepção empática das mensagens.

IV. O emprego de recursos audiovisuais, mesmo que planejado com rigor técnico, pode ser contraproducente se desconsiderar as particularidades do contexto educacional, o nível de letramento dos participantes e suas preferências por estilos de aprendizagem.

V. A avaliação contínua do processo educativo, embora considerada prática recomendada, pode ser flexibilizada em contextos onde a motivação intrínseca dos participantes predomina como fator determinante para a adesão às práticas alimentares sugeridas.

Assinale a alternativa CORRETA:
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167Q978812 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor Básico I, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Para a implementação da educação inclusiva é fundamental adotar estratégias que promovam a equidade, acesso e o envolvimento de todos os estudantes, respeitando suas diferenças e necessidades individuais, além de utilização de diferentes estratégias.
Sobre estratégias utilizadas para promoção da educação inclusiva, atribua:

1. Inclusão. 2. Estímulo à criatividade e resolução de problemas. 3. Colaboração e trabalho em equipe. 4. Aprendizado prático e experiencial.

( )Esse tipo de aprendizado permitindo que os estudantes aprendam conceitos complexos de forma concreta e interativa. Isso é especialmente benéfico para os estudantes com diferentes estilos de aprendizagem, tornando o processo de ensino mais acessível e envolvente.
( )Nessa aprendizagem, a robótica pode ser adaptada para atender às necessidades dos estudantes com deficiências físicas, visuais ou auditivas. Por exemplo, estudantes com deficiência visual podem utilizar robôs programas acessíveis com comandos de voz ou braile, enquanto estudantes com deficiência motora podem programar robôs através de dispositivos adaptados.
( )Essa aprendizagem desenvolve o pensamento crítico, a resolução de problemas e habilidadesessenciais para o desenvolvimento de todos os estudantes, independentemente de suas habilidades. Os desafios e projetos podem ser adaptados para atender às necessidades e interesses de cada estudante, promovendo a inclusão e a diversidade;
( )Essa abordagem promove o exercício de colaboração, permitindo que os estudantes trabalhem juntos para alcançar objetivos comuns. Isso ajuda a promover a inclusão social, a empatia e o respeito mútuo entre os estudantes, criando um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor.

A sequência CORRETA é:
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168Q975557 | Pedagogia, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

São características do atraso na linguagem, EXCETO:
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169Q975560 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Conceito de Criança e Adolescente e Prioridades, Psicólogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), considere as afirmativas a seguir sobre os direitos assegurados a crianças e adolescentes:

I. A criança e o adolescente têm direito à proteção contra qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

II. O direito à convivência familiar e comunitária pode ser restringido para crianças e adolescentes sempre que houver conflito entre os interesses do menor e da família.

III. A garantia dos direitos previstos no ECA depende da comprovação da capacidade econômica da família para assegurar o bem-estar da criança ou do adolescente.

IV. A prioridade na formulação e execução de políticas públicas é um princípio absoluto, que não admite qualquer flexibilização em função de outras necessidades sociais.

Assinale a alternativa CORRETA:
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170Q975571 | Educação Física, Educação Física, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A ginástica consiste numa prática corporal realizada desde a antiguidade pelos seres humanos. No Brasil, destacam-se os métodos ginásticos europeus, sueco e francês como pioneiros na Educação Física escolar do nosso país. Esta prática se desenvolveu e, na perspectiva competitiva, apresenta-se na atualidade mediante diferentes modalidades, especificamente sobre os materiais/equipamentos oficiais da ginástica rítmica NÃO faz parte deste grupo:
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171Q975573 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Educação Física, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Um grupo de estudantes ficou responsável em fazer uma pesquisa sobre os principais efeitos fisiológicos da prática de atividade física regular no organismo. Encontraram que a atividade física é responsável por inúmeras respostas fisiológicas a curto, médio e longo prazo em diferentes sistemas do corpo. Após isso, os estudantes foram aprofundar os conhecimentos sobre algumas respostas fisiológicas crônicas.

Assinale aquela alternativa que NÃO corresponde a uma resposta fisiológica crônica do organismo à atividade física.
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172Q975580 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Durante o atendimento de um paciente comhemiparesia esquerda pós-AVC, em fase subaguda, o Terapeuta Ocupacional decide utilizar técnicas de reeducação neuromuscular para estimular o retorno da funcionalidade do membro superior afetado. Uma das estratégias escolhidas envolve movimentos diagonais com resistência manual controlada, instruções verbais claras e contato tátil direcionado.
Com base nesse caso, assinale a alternativa quemelhor descreve a técnica e sua finalidade:
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173Q978654 | Português, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Texto associado.

Texto 2


Na hora do lobo

Quando um homem consome a madrugada

rabiscando umas folhas de papel

e ele sabe que a vida é tonelada

oscilando na ponta de um cordel;

ele sabe que o fim de toda estrada

não desagua no inferno nem no céu,

e ele pensa na feira, na empregada,

água e luz, condomínio e aluguel;

Quando um homem fatiga a voz cansada

com palavras da Torre de Babel

e ele entende que a coisa mais amada

se transmuda na coisa mais cruel;

Quando a taça em que bebe está quebrada,

tanto vidro a boiar em tanto fel

e no peito uma dor desatinada

essa dor que é tão nítida e fiel;

Quando um homem de boca tão calada

sente a mente girar num carrossel,

ele escreve através da madrugada

com cuidados de abelha que faz mel:

sua vida, talvez, foi destinada

a salvar estas folhas de papel.

Braulio Tavares, O homem artificial

Nos versos:
“ele entende que a coisa mais amada se transmuda na coisa mais cruel”, a relação no texto poético entre as expressões destacadas revela uma:
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174Q975594 | Pedagogia, História, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

De acordo com o Art. 5º, § 1º da Lei nº 9.394/96 – LDB,O poder público, na esfera de sua competência federativa, deverá:

I. Recensear anualmente as crianças e adolescentes em idade escolar, bem como os jovens e adultos que não concluíram a educação básica.
II. Fazer-lhes a chamada pública.
III. Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.
IV. Divulgar a lista de espera por vagas nos estabelecimentos de educação básica de sua rede, inclusive creches, por ordem de colocação e, sempre que possível, por unidade escolar, bem como divulgar os critérios para a elaboração da lista.
V. Garantir aos pais, aos responsáveis e aos estudantes acesso aos resultados das avaliações de qualidade e de rendimento escolar nas instituições de ensino, diretamente realizadas por ele ou em parceria com organizações internacionais.

Estão CORRETOS:
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175Q975599 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A respeito da atuação técnica, pedagógica e articuladora do Supervisor Escolar, analise as alternativas e assinale a seguir:

I. A ação educativa exige nova postura dos profissionais que são por ela responsáveis. Dentre eles o Supervisor Escolar. Nessa tentativa de redesenhar a prática supervisora, o exercício da supervisão deve transcender à simples fiscalização, ou seja, o Supervisor Escolar não deve assumir como seu papel principal o de ser carrasco, mas sim o parceiro do professor.
II. No atual contexto educacional são várias as ações que caracterizam as competências do Supervisor Escolar. Um dos novos atributos do Supervisor é o de deixar de ser aquele profissional que simplesmente participa dos planejamentos, avaliações, controle, enfim, o novo perfil do supervisor deve estar voltado para a coletivização do pensar e agir educativo, levando em consideração a realidade, os problemas da comunidade e a vivência do aluno e do professor para redefinir as estratégias e metodologia e até mesmo os conteúdos, tornando o sistema escolar mais eficaz.
III. Um Supervisor Escolar que seja parceiro político pedagógico do professor, o que conota um movimento de reflexão-ação e ação/reflexão, ou seja, o trabalho deste especialista deve estar em consonância com a filosofia adotada pela escola,para que seja capaz de acompanhar o trabalho desenvolvido na sala de aula, nas demais dependências da escola, bem como nas relações do gestor com a comunidade local (eventos) e nas ações burocráticas da escola de modo que seja um verdadeiro parceiro.
IV. Quanto às necessidades da Supervisor escolar, ou seja, as razões que demonstram as necessidades da supervisão, pode-se ressaltar que este evita que a rotina ameace o ensino, promove o aperfeiçoamento profissional do magistério, garante o desenvolvimento dos programas educacionais, permite o conhecimento do meio em que funciona a escola, contribui para o planejamento integral na escola, contribui para a melhora das condições do aluno, do mestre e da escola, coopera para o bem-estar da comunidade, estimula a renovação do ensino, vincula a ação da escola à comunidade de Estado e favorece a realização dos fins colimados pelo sistema de ensino.
V. O supervisor precisa estar em consonância com a filosofia de trabalho adotada pela escola na qual atua, sendo inovador, transparente seguindo uma meta de qualidade no ensino e coletivamente. Este deve estar embasado no Projeto Político Pedagógico. Estando comprometido em preocupar-se não somente consigo mesmo, mas também com os demais agentes educativos que permeiam a vida do educando dentro e fora da escola (pais, professores, coordenadores, orientadores, gestor, pessoas da comunidade).

Estão CORRETAS:
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176Q978758 | Direito Administrativo, Auditor Fiscal, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

De acordo com a Lei de Improbidade Administrativa (Lei n° 8.429/1992) analise as alternativas a seguir:

I. É considerado ato de improbidade administrativa que causa prejuízo ao erário, frustrar, em ofensa à imparcialidade, o caráter concorrencial de concurso público.
II. A ação para a aplicação das sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa prescreve em 8 (oito) anos.
III. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo, desde que disponha das condições para isso, com vistas a ocultar irregularidades.

Está(ão) CORRETO(S):
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177Q978798 | Medicina, Médico, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Durante a consulta em uma unidade básica de saúde, um paciente masculino de 55 anos, hipertenso e diabético, relata sintomas de dor torácica leve e episódios de tontura. Ele está em uso regular de losartana, metformina e aspirina. O médico avalia o paciente e considera a possibilidade de eventosadversos relacionados ao uso simultâneo desses medicamentos.

Considerando os princípios da atenção primária à saúde, a abordagem familiar e comunitária e o manejo farmacológico adequado, assinale a alternativa CORRETA sobre conduta:
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178Q978810 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

No controle da qualidade higiênico-sanitária de alimentos, diversos procedimentos são fundamentais para garantir a segurança alimentar e prevenir doenças transmitidas por alimentos (DTA).
Com base nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
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179Q978834 | Direito Constitucional, Educação Infantil, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

De acordo com o Art. 4º, Parágrafo Único da Lei nº 12.852/13 – (Estatuto da Juventude), Parágrafo único, entende-se por participação juvenil:

I. A inclusão do jovem nos espaços públicos e comunitários a partir da sua concepção como pessoa ativa, livre, responsável e digna de ocupar uma posição central nos processos políticos e sociais.
II. O envolvimento ativo dos jovens em ações de políticas públicas que tenham por objetivo o próprio benefício, o de suas comunidades, cidades e regiões e o do País.
III. A participação individual e coletiva do jovem em ações que contemplem a defesa dos direitos da juventude ou de temas afetos aos jovens.
IV. A efetiva inclusão dos jovens nos espaços públicos de decisão com direito a voz e voto.

Estão CORRETOS:
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180Q975554 | Libras, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Em LIBRAS os pronomes pessoais são um pouco diferentes dos existentes em português, como veremos a seguir. Na 1ª, 2ª e 3ª pessoa do singular, os pronomes são feitos com o dedo indicador:

I. √ na 1ª pessoa do singular “eu” a pessoa aponta para ela mesma.
II. √ na 2ª pessoa do singular “você” a pessoa aponta diretamente para com quem se está falando.
III. √ na 3ª pessoal do singular “ele ou ela” a pessoa aponta para a lateral.


Está(ã) CORRETO(S):
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