Questões de Concursos Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB

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181Q978665 | Noções de Informática, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Sobre os diferentes tipos de software e suas características, analise as afirmativas a seguir:

I. O software de sistema é responsável por oferecer os recursos básicos para o funcionamento do computador, incluindo o gerenciamento de hardware, sendo o sistema operacional o seu exemplo mais representativo.
II. Softwares utilitários são considerados parte do software básico, pois também têm a função de controlar diretamente o hardware, de maneira semelhante ao kernel do sistema operacional.
III. Software livre é todo software gratuito, cujo código-fonte é obrigatoriamente fechado para evitar modificações indevidas por parte de usuários não autorizados.
IV. Softwares aplicativos têm como principal objetivo atender necessidades específicas do usuário final, como edição de textos, criação de planilhas e navegação na internet.

Estão CORRETAS
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182Q975594 | Pedagogia, História, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

De acordo com o Art. 5º, § 1º da Lei nº 9.394/96 – LDB,O poder público, na esfera de sua competência federativa, deverá:

I. Recensear anualmente as crianças e adolescentes em idade escolar, bem como os jovens e adultos que não concluíram a educação básica.
II. Fazer-lhes a chamada pública.
III. Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.
IV. Divulgar a lista de espera por vagas nos estabelecimentos de educação básica de sua rede, inclusive creches, por ordem de colocação e, sempre que possível, por unidade escolar, bem como divulgar os critérios para a elaboração da lista.
V. Garantir aos pais, aos responsáveis e aos estudantes acesso aos resultados das avaliações de qualidade e de rendimento escolar nas instituições de ensino, diretamente realizadas por ele ou em parceria com organizações internacionais.

Estão CORRETOS:
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183Q978666 | Sistemas Operacionais, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Sobre os sistemas de arquivos FAT32, NTFS, ext4 e HFS+, analise as afirmativas a seguir:

I. O FAT32 é amplamente utilizado em dispositivos removíveis, mas possui limitação no tamanho máximo de arquivo.
II. O NTFS é o sistema padrão do Windows, suportando recursos avançados como permissões e criptografia.
III. O ext4 é um sistema usado principalmente em macOS.
IV. O HFS+ é o sistema de arquivos utilizado em dispositivos Apple.

Assinale a alternativa CORRETA:
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184Q975595 | Pedagogia, História, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

De acordo com o Art. 14. § 1º da Lei nº 9394/96 – LDB,o Conselho Escolar, órgão deliberativo, será composto do Diretor da Escola, membro nato, e de representantes das comunidades escolar e local, eleitos por seus pares nas seguintes categorias:

Assinale a alternativa INCORRETA:
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185Q978667 | Direito Digital, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

De acordo com o Artigo 6º da Lei nº 13.709/2018 (LGPD), assinale o princípio que determina que o tratamento de dados pessoais deve ser realizado para propósitos legítimos, específicos, explícitos e informados ao titular, sem possibilidade de uso posterior incompatível com esses objetivos:
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186Q975596 | História, História, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Leia o trecho a seguir, retirado de uma obra clássica da historiografia brasileira:

"A colonização do Brasil foi, desde o começo, um empreendimento de exploração econômica. Toda a sua estrutura social, política e administrativa gira em torno do sentido da empresa colonizadora: produzir gêneros apropriados ao comércio europeu em condições tais que permitissem o máximo de lucro."

(CAIO PRADO JÚNIOR. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 2000)

Com base no trecho acima e nos conhecimentos sobre a história do Brasil no período colonial, assinale a alternativa CORRETA:
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187Q978668 | Direito Digital, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

De acordo com o Artigo 9º da Lei nº 13.709/2018 (LGPD), analise as alternativas e assinale a CORRETA:
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188Q975597 | História, História, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Leia o excerto e responda à questão.

“A expansão marítima europeia, iniciada no final da Idade Média, intensificou a acumulação de capital, ampliou o comércio e possibilitou a consolidação de impérios ultramarinos. Séculos depois, os efeitos dessa lógica de expansão seriam retomados com maior intensidade, sobretudo por potências industrializadas que transformaram a dominação colonial em instrumento estratégico do capitalismo monopolista.”
Com base na leitura do texto e nos conhecimentos sobre a transição do feudalismo para o capitalismo, a consolidação do capitalismo nos EUA e a crise mundial do liberalismo, assinale a alternativa CORRETA:
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189Q978669 | Noções de Informática, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Sobre redes sociais e computação em nuvem, analise as afirmativas a seguir:

I. Em ambientes de computação em nuvem, o modelo PaaS (Platform as a Service) fornece infraestrutura física, enquanto o gerenciamento de software e dados é responsabilidade exclusiva do usuário, que deve instalar e manter os aplicativos localmente.

II. Redes sociais, além de promoverem interações sociais, podem funcionar como plataformas para análise de Big Data, fornecendo dados valiosos para estratégias de marketing preditivo e segmentação de públicos.

III. A computação em nuvem utiliza tecnologias de virtualização e orquestração para garantir elasticidade e escalabilidade, permitindo que recursos computacionais sejam alocados dinamicamente conforme a demanda do usuário.

IV. Serviços SaaS (Software as a Service) disponibilizam aplicativos que exigem instalaçãolocal, mas mantêm dados sincronizados na nuvem para garantir acessibilidade remota e colaboração em tempo real.

Assinale a alternativa CORRETA:
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190Q975598 | História, História do Brasil, História, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Leia atentamente as colunas a seguir e relacione os acontecimentos históricos internacionais às suas repercussões no processo de consolidação do capitalismo monopolista no Brasil.

COLUNA A – Conflitos entre grandes potências.

1. Primeira Guerra Mundial (1914–1918). 2. Crise de 1929 e Grande Depressão. 3. Segunda Guerra Mundial (1939–1945). 4. Guerra Fria e polarização ideológica. 5. Neoliberalismo e reestruturação do capitalismo global (década de 1990).

COLUNA B – Impactos no Brasil.

( )Avanço da industrialização de base estatal, com forte nacionalismo econômico e criação de empresas como a Petrobras.
( )Adoção de políticas de contenção do Estado e privatizações de setores estratégicos, afetando a economia e o trabalho.
( )Estímulo à substituição de importações, devido à escassez de produtos europeus e norte-americanos.
( )Redução da exportação de café e aumento do desemprego urbano, com crise do modelo agroexportador.
( )Alinhamento diplomático com os EUA, fortalecimento do anticomunismo e repressão aos movimentos sociais.

Assinale a sequência CORRETA:
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191Q978670 | Saúde Pública, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Em 2023, a taxa de mortalidade infantil média no município de São João do Rio do Peixe é de:
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192Q975599 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A respeito da atuação técnica, pedagógica e articuladora do Supervisor Escolar, analise as alternativas e assinale a seguir:

I. A ação educativa exige nova postura dos profissionais que são por ela responsáveis. Dentre eles o Supervisor Escolar. Nessa tentativa de redesenhar a prática supervisora, o exercício da supervisão deve transcender à simples fiscalização, ou seja, o Supervisor Escolar não deve assumir como seu papel principal o de ser carrasco, mas sim o parceiro do professor.
II. No atual contexto educacional são várias as ações que caracterizam as competências do Supervisor Escolar. Um dos novos atributos do Supervisor é o de deixar de ser aquele profissional que simplesmente participa dos planejamentos, avaliações, controle, enfim, o novo perfil do supervisor deve estar voltado para a coletivização do pensar e agir educativo, levando em consideração a realidade, os problemas da comunidade e a vivência do aluno e do professor para redefinir as estratégias e metodologia e até mesmo os conteúdos, tornando o sistema escolar mais eficaz.
III. Um Supervisor Escolar que seja parceiro político pedagógico do professor, o que conota um movimento de reflexão-ação e ação/reflexão, ou seja, o trabalho deste especialista deve estar em consonância com a filosofia adotada pela escola,para que seja capaz de acompanhar o trabalho desenvolvido na sala de aula, nas demais dependências da escola, bem como nas relações do gestor com a comunidade local (eventos) e nas ações burocráticas da escola de modo que seja um verdadeiro parceiro.
IV. Quanto às necessidades da Supervisor escolar, ou seja, as razões que demonstram as necessidades da supervisão, pode-se ressaltar que este evita que a rotina ameace o ensino, promove o aperfeiçoamento profissional do magistério, garante o desenvolvimento dos programas educacionais, permite o conhecimento do meio em que funciona a escola, contribui para o planejamento integral na escola, contribui para a melhora das condições do aluno, do mestre e da escola, coopera para o bem-estar da comunidade, estimula a renovação do ensino, vincula a ação da escola à comunidade de Estado e favorece a realização dos fins colimados pelo sistema de ensino.
V. O supervisor precisa estar em consonância com a filosofia de trabalho adotada pela escola na qual atua, sendo inovador, transparente seguindo uma meta de qualidade no ensino e coletivamente. Este deve estar embasado no Projeto Político Pedagógico. Estando comprometido em preocupar-se não somente consigo mesmo, mas também com os demais agentes educativos que permeiam a vida do educando dentro e fora da escola (pais, professores, coordenadores, orientadores, gestor, pessoas da comunidade).

Estão CORRETAS:
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193Q978671 | Saúde Pública, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Sobre a Equipe da Atenção Básica (eAB), atribuída pela Portaria nº 2.436/2017, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
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194Q975600 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Sobre a atuação da Supervisão como condutora e articuladora do trabalho intelectual dos profissionais da escola, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
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195Q978672 | Saúde Pública, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

De acordo com a Art. 3º da Portaria nº 2.436/2017, são Princípios e Diretrizes do SUS e da RAS a serem operacionalizados na Atenção Básica, entre outras:

I. Ordenação da rede. II. Cuidado centrado na pessoa. III. Longitudinalidade do cuidado. IV. Participação da comunidade. V. População Adscrita.

Estão CORRETOS:
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196Q975601 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Supervisor Escolar, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Para a implementação da educação inclusiva é fundamental adotar estratégias que promovam a equidade, acesso e o envolvimento de todos os estudantes, respeitando suas diferenças e necessidades individuais, além de utilização de diferentes estratégias.
Sobre estratégias utilizadas para promoção da educação inclusiva, atribua:

1. Inclusão. 2. Estímulo à criatividade e resolução de problemas. 3. Colaboração e trabalho em equipe. 4. Aprendizado prático e experiencial.


( )Esse tipo de aprendizado permitindo que os estudantes aprendam conceitos complexos de forma concreta e interativa. Isso é especialmente benéfico para os estudantes com diferentes estilos de aprendizagem, tornando o processo de ensino mais acessível e envolvente.
( )Nessa aprendizagem, a robótica pode ser adaptada para atender às necessidades dos estudantes com deficiências físicas, visuais ou auditivas. Por exemplo, estudantes com deficiência visual podem utilizar robôs programas acessíveis com comandos de voz ou braile, enquanto estudantes com deficiência motora podem programar robôs através de dispositivos adaptados.
( )Essa aprendizagem desenvolve o pensamento crítico, a resolução de problemas e habilidades essenciais para o desenvolvimento de todos os estudantes, independentemente de suas habilidades. Os desafios e projetos podem ser adaptados para atender às necessidades e interesses de cada estudante, promovendo a inclusão e a diversidade.
( )Essa abordagem promove o exercício de colaboração, permitindo que os estudantes trabalhem juntos para alcançar objetivos comuns. Isso ajuda a promover a inclusão social, a empatia e o respeito mútuo entre os estudantes, criando um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor.

A sequência CORRETA é:
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197Q978673 | Direito Sanitário, Saúde Pública, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

De acordo coma Portaria GM/MS nº 230, de 7 de março de 2023 – Institui o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no Sistema Único de Saúde, analise os conceitos, entre outros, e assinale a alternativa INCORRETA:
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198Q975602 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Para garantir a inclusão escolar é fundamental conhecer as necessidades específicas de cada criança portadora de necessidades especiais, para que as estratégias de desenvolvimento pedagógico sejam eficazes, entre elas pode-se destacar:

I. A partir de diagnóstico previamente elaborado, construir um Plano Individual para cada criança, com objetivos e estratégias específicas para suas necessidades identificadas.
II. Implementar nas práticas curriculares e de brincadeiras, materiais pedagógicos que estimule o desenvolvimento físico, intelectual e social.
III. Garantir um ambiente seguro, acolhedor e acessível, onde a criança se sinta confortável para aprender e interagir com seus colegas
IV. Oferecer formação continuada para os educadores, para que estejam preparados para lidar com a diversidade e implementar práticas. Inclusivas.
V. Promover o trabalho em grupo e a interação entre os alunos, com atividades que estimulem a cooperação e o respeito às diferenças.

Estão CORRETAS:
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199Q978674 | Direito Sanitário, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Com base no Art. 5º da Portaria GM/MS nº 1.526, de 11 de outubro de 2023, que institui Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência (PNAISPD), são diretrizes que regem a PNAISPD:

I. Oferta do cuidado integral à pessoa com deficiência sob a perspectiva interseccional em saúde, com foco na funcionalidade, sob a lógica das Redes de Atenção à Saúde (RAS) e de base territorial;

II. Desenvolvimento de ações intersetoriais visando a promoção dos direitos humanos, a inclusão social e o pleno exercício da cidadania.

III. Promoção da acessibilidade em suas diferentes dimensões.

IV. Estímulo à autonomia da pessoa com deficiência.

V. Enfrentamento ao capacitismo e às distintas formas de violência.

VI. Gestão interfederativa das ações de saúde voltadas à pessoa com deficiência.


Estão CORRETOS:
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200Q975603 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

As dificuldades de aprendizagem são fenômenos complexos que envolvem múltiplas dimensões do desenvolvimento humano.
Com base nos conhecimentos teóricos sobre o tema, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação CORRETA sobre as dificuldades de aprendizagem:
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