Questões de Concursos Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB

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201Q978675 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social e o Código de Ética do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A política social, no contexto do capitalismo brasileiro, revela contradições estruturais que desafiam a efetivação dos direitos sociais.
Considerando uma leitura crítica fundamentada nos princípios do projeto ético-político do Serviço Social, assinale a alternativa CORRETA:
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202Q975604 | Português, Supervisor Escolar, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A linguagem é um processo fundamental na vida de qualquer indivíduo, pois é através dela que ele constrói conhecimentos, adquire cultura, expressa pontos de vista, defende ideias, assimila visões a respeito do mundo.

Sobre as formas de conceber a linguagem, assinale:

1. Expressão do pensamento. 2. Meio de comunicação. 3. Meio de interação.

( )É tida como meio de interação, na qual o locutor e o interlocutor vão constituir compromissos e vínculos que não preexistiam à fala, ou seja, a partir do momento em que um locutor se dirige a um interlocutor, ele tem um objetivo ou uma intenção, que podem ser aceitos ou refutados pelo interlocutor.
( )Essa abordagem se ampara, teríamos que ter um emissor, um canal de transmissão e uma mensagem direcionada a um receptor.
( )É a forma de falar, relatar... mas, para isso acontecer, seria necessária uma organização lógica dos pensamentos para poder ocorrer a exteriorização dos mesmos.

A sequência CORRETA é:
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203Q978676 | Sociologia, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

O trecho da canção "A arte de viver da fé", da banda Os Paralamas do Sucesso (1986), expressa um sentimento coletivo de desalento e insegurança frente à realidade social brasileira:

“A esperança não vem do mar, Nem das antenas de TV. A arte de viver da fé, Só não se sabe fé em quê.”

A partir da análise do fragmento acima e considerando a noção de naturalização da questão social, assinale a alternativa CORRETA:
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204Q975605 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Na infância, o processo de crescimento e amadurecimento é marcado por diferentes fases que desempenham um papel fundamental na formação das crianças. Neste contexto, a Terceira Infância, abrangendo a faixa etária dos 6 aos 10 anos, merece destaque especial, uma vez que corresponde aos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Sobre as fases do desenvolvimento da criança, atribua:

1. 6 a 7 anos: início da escolarização formal.
2. 8 a 9 anos: aprimoramento da concentração e cooperação social.
3. 10 anos: maturidade cognitiva e social.

( )Atingem um nível mais avançado em várias competências. Cognitivamente, conseguem estabelecer relações de causa e efeito, dominam a leitura e interpretam textos complexos.

( )É nesse período que ocorre o fortalecimento das estruturas da mão, facilitando a capacidade motora fina e contribuindo para atividades como a escrita. A linguagem deixa de ser egocêntrica e se torna mediadora entre experiências concretas e abstratas.

( )Nessa etapa, as crianças adquirem um maior poder de concentração, reflexão e coordenação de ações individuais, tornando-se mais aptas à colaboração em atividades coletivas. Elas compreendem melhor construções lógicas e começam a desenvolver um raciocínio lógico-reversível.

( )Nessa fase, as crianças ingressam na escolarização formal, impactando suas rotinas e demandando o desenvolvimento de diversas competências. Elas começam a compreender a relação entre o concreto e o abstrato, desenvolvendo a reversibilidade do pensamento.

( )Socialmente, tornam-se mais capazes de cooperar com os outros e distinguir seus desejos dos demais, o que favorece relacionamentos mais duradouros. A identificação com os pares e a compreensão de regras e expectativas sociais também se intensificam.

Assinale a sequência CORRETA:
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205Q978677 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social e o Código de Ética do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Sobre a instrumentalidade no Serviço Social, analise as afirmativas a seguir e assinale V para VERDADEIRO e F para FALSO:

“A instrumentalidade no Serviço Social não se reduz a um conjunto de técnicas; ela está imbricada nos referenciais teóricos, éticos e políticos que orientam a profissão, permitindo uma prática reflexiva que media as demandas sociais e as condições estruturais da sociedade capitalista.” (IAMAMOTO, Marilda Villela.
O Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2007, p. 135, adaptado)
( ) A instrumentalidade restringe-se ao uso exclusivo de técnicas e procedimentos práticos no cotidiano profissional.
( ) Está fundamentada nos referenciais teóricos, éticos e políticos que orientam o projeto crítico da profissão.
( )Constitui um espaço de mediação entre as demandas concretas dos sujeitos e as condições estruturais da sociedade capitalista.
( ) Dispensa o compromisso ético-político de defesa dos direitos sociais e humanos, pois trata-se apenas de um recurso técnico.

A sequência CORRETA É:
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206Q975606 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Considerando as atribuições legais e institucionais previstas para o cargo de Profissional Psicopedagogo, conforme descritas no Anexo III do edital, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que NÃO corresponde a uma das funções inerentes ao exercício desse cargo:
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207Q978678 | Direito Constitucional, Ordem Social, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A Constituição Federal de 1988 estabelece um modelo tripartite de financiamento da Seguridade Social, que inclui recursos provenientes da sociedade como um todo, por meio de contribuições específicas. No entanto, a trajetória das políticas fiscais no Brasil revela contradições em relação à garantia desse direito.
Com base nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
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208Q975607 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Considerando a compreensão histórica da Psicopedagogia, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o objeto de estudo desse campo interdisciplinar:
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209Q978679 | Serviço Social, Serviço Social no campo sócio jurídico, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Um assistente social que atua em um hospital público é demandado judicialmente para elaborar um parecer social sobre a situação de uma criança em processo de guarda provisória. A equipe médica também solicita o apoio do profissional na articulação com o Conselho Tutelar e a Vara da Infância.
Considerando as atribuições profissionais e os princípios da interdisciplinaridade e do trabalho em rede, assinale a alternativa CORRETA:
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210Q975608 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A respeito dos princípios éticos e as competências profissionais do Psicopedagogo, analise a situação hipotética a seguir e responda à questão.

“Durante o atendimento psicopedagógico de uma adolescente com queixas escolares persistentes, a profissional responsável observa sinais de possível negligência familiar. A mãe da adolescente, em um dos encontros, relata episódios de violência doméstica presenciados pela filha. Diante da situação, a psicopedagoga decide compartilhar as informações com a equipe da escola e acionar o Conselho Tutelar, justificando a gravidade da situação. Ao mesmo tempo, mantém a condução do processo psicopedagógico de forma ética e respeitosa com todos os envolvidos.”

Com base nessa situação e nos princípios previstos no Código de Ética do Psicopedagogo, assinale a alternativa CORRETA:
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211Q978680 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Guarda, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

No contexto da atuação profissional do/a Assistente Social, é fundamental compreender os institutos legais que envolvem o acolhimento, a guarda e a adoção de crianças e adolescentes, bem como as formas ético-políticas de abordagem às diferentes configurações familiares e estratégias de resolução de conflitos.
Relacione os institutos jurídicos e estratégias de intervenção (COLUNA I) às respectivas características (COLUNA II):

COLUNA I – Institutos e estratégias.
1. Adoção internacional 2. Conciliação familiar 3. Guarda compartilhada 4. Família extensa ou ampliada 5. Adoção brasileira (nacional)
COLUNA II – Definições.
( ) Processo em que a criança é acolhida por parentes próximos, com vistas à preservação dos vínculos afetivos e culturais, conforme previsto no ECA.
( ) Exige trâmite judicial entre países signatários da Convenção de Haia, observando o interesse superior da criança e o princípio da subsidiariedade.
( ) Supõe a responsabilidade conjunta dos genitores sobre decisões relativas à vida da criança ou adolescente, mesmo em situação de separação.
( ) Procedimento prioritariamente nacional, com destituição do poder familiar, visando a integração definitiva da criança em novo núcleo afetivo.
( ) Recurso alternativo para solução de disputas, buscando acordos extrajudiciais por meio do diálogo e da escuta qualificada.


A sequência CORRETA é:
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212Q975609 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A Epistemologia Convergente, proposta por Sara Paín, fornece uma base teórica importante para o processo diagnóstico na prática psicopedagógica. Com base nesse referencial, a Matriz do Pensamento Diagnóstico é utilizada como instrumento de análise e articulação de dados coletados durante a avaliação do sujeito.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE um dos princípios que norteiam essa matriz.
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213Q978681 | Serviço Social, Violência e Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Leia o trecho do poema abaixo, de Sérgio Vaz, poeta negro premiado, fundador da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia), em sua obra Colecionador de Pedras (2004):

“Ela apanhava, mas dizia que era amor. Chorava, mas escondia. Fingir era sua forma de resistir. O medo calava mais que o grito. A morte chegou antes da denúncia.”

Considerando o conteúdo da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), da Lei do Feminicídio (Lei nº 13.104/2015) e o trabalho do/a Assistente Social no enfrentamento às violências de gênero, assinale a alternativa CORRETA:
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214Q975610 | Pedagogia, Principais Autores, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Jean Piaget propôs uma teoria do desenvolvimento cognitivo fundamentada na ideia de que a construção do conhecimento ocorre por meio da interação entre o sujeito e o meio, organizando-se em estágios sequenciais.
Considerando essa teoria e seus fundamentos epistemológicos, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação CORRETA e conceitualmente rigorosa.
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215Q978682 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Considerando os princípios, diretrizes e normativas que regem o Sistema Único de Saúde (SUS), analise as afirmativas a seguir:

I. A Constituição Federal de 1988 estabelece a saúde como direito de todos e dever do Estado, instituindo o SUS com base nos princípios da universalidade, integralidade e equidade.

II. A Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/1990) define o SUS como sistema descentralizado,participativo e que assegura atenção integral à saúde, com destaque para a Atenção Primária em Saúde.

III. O Decreto nº 7.508/2011 regulamenta a organização do SUS, estabelecendo diretrizes para o Pacto pela Saúde e definindo responsabilidades compartilhadas entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

IV. A Política Nacional de Humanização (PNH) e a Estratégia Saúde da Família (ESF) têm como foco central a humanização do cuidado e a reorganização da atenção à saúde baseada na territorialização, visando ao fortalecimento da atenção básica.

V. VAs Portarias nº 2488/2011 e nº 154/2008 do Ministério da Saúde estabelecem as diretrizes para o financiamento federal da saúde suplementar e para o atendimento hospitalar de alta complexidade, respectivamente.


Assinale a alternativa CORRETA:
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216Q975611 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

As dificuldades de aprendizagem são fenômenos complexos que envolvem múltiplas dimensões do desenvolvimento humano.
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação mais CORRETA sobre as dificuldades de aprendizagem:
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217Q978683 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social e o Código de Ética do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Complete corretamente as lacunas do texto abaixo, considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Serviço Social da ABEPSS/MEC e as atribuições do cargo de Assistente Social no setor público:
“O Serviço Social é uma profissão de caráter (1), que tem como função social a defesa dos (2), a produção de análises críticas sobre a realidade social e a atuação na formulação, execução e avaliação das políticas públicas. O/a Assistente Social deve exercer sua atividade com base em fundamentos teóricos, éticos e políticos, articulando (3) e buscando a efetivação dos direitos humanos e a superação das desigualdades sociais. Entre as principais atribuições do cargo estão o (4), a elaboração de pareceres técnicos, o trabalho em rede, a interlocução intersetorial e o planejamento de ações sociais com vistas à promoção da justiça social.”
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas:
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218Q975612 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Analise as afirmativas que tratam da atuação do Psicopedagogo no ambiente escolar:

I. A atuação do psicopedagogo institucional pressupõe a escuta ativa e o diálogo com professores e famílias, permitindo compreender as dificuldades de aprendizagem a partir de múltiplas perspectivas.
II. A função do psicopedagogo restringe-se à análise individual do aluno, sendo desnecessária a articulação com outros profissionais da escola.
III. O Psicopedagogo deve colaborar na construção de práticas pedagógicas mais inclusivas, promovendo o fortalecimento dos vínculos entre os sujeitos do processo educativo.
IV. A atuação psicopedagógica escolar visa substituir o trabalho do professor em sala de aula, propondo intervenções pedagógicas diretas e permanentes com os alunos.


Assinale a alternativa CORRETA:
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219Q978684 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Com base no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) e nas discussões sobre direitos geracionais, arranjos familiares contemporâneos e famílias monoparentais, assinale a alternativa CORRETA:
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220Q975613 | Pedagogia, Principais Autores, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Lev Vygotsky destacou o papel central da interação social no desenvolvimento das funções psicológicas superiores. No contexto psicopedagógico, sua teoria tem implicações diretas na avaliação e intervenção de dificuldades de aprendizagem.

A respeito dos principais conceitos da teoria vygotskyana, assinale a alternativa CORRETA:
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