Início

Questões de Concursos Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB

Resolva questões de Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q978781 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Em relação às vias de administração de medicamentos e suas respectivas formas farmacêuticas, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q975566 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

O atendimento familiar é uma modalidade de intervenção que considera a família como um sistema dinâmico de relações.
Sobre os princípios e objetivos do atendimento psicológico familiar, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q978650 | Português, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Texto associado.
Texto 1

'Não vou ter filhos, mas vou ter animais de estimação': por que as pessoas estão cada vez mais tomando essa decisão?

As razões por trás disso variam da falta de comprometimento ao amor pela liberdade individual, estresse econômico e até mesmo consciência social.

Perfis de Instagram dedicados exclusivamente a eles. Creches onde seus donos os deixam durante o dia como se fossem crianças no jardim de infância e hotéis onde se hospedam quando saem de férias. Terapia e treinamento para problemas comportamentais. Roupas para todos os tipos de clima, calçados para caminhada e fantasias. Muitas fantasias. Camas e móveis personalizados — às vezes, quartos inteiros. Festas de aniversário com bolos de carne magra, cortes de cabelo da moda e ensaios fotográficos profissionais. Esses são alguns dos muitos exemplos que demonstram que os animais estão desempenhando um papel cada vez mais central na vida humana e que a relação entre eles está se tornando menos de dono de animal de estimação e mais de pais e filhos. De fato, muitos jovens estão optando por eles ao invés de ter filhos.

“Outro dia estava andando na rua e vi um casal com um carrinho de bebê. Quando chegamos ao semáforo, aproveitei e olhei para fora. E tive uma surpresa. Não havia bebê nenhum, era um cachorrinho”, diz Magdalena Vera Vionnet, de Palermo, Buenos Aires.

“Na rua você vê mais carrinhos de cachorro do que de bebê. Juro, é ridículo”, acrescenta Mariana Kerestezachi.

Embora existam países e cidades onde a tendência de ter animais de estimação em vez de crianças, e tratálos como tal, é mais comum, como: Tóquio, no Japão; Milão, na Itália; e Los Angeles e Miami, nos Estados Unidos, estamos falando de um fenômeno global com milhares de adeptos, especialmente entre as gerações mais jovens. As razões por trás disso variam da falta de comprometimento ao amor pela liberdade individual, estresse econômico e até mesmo consciência social.

“Famílias multiespécies estão se tornando mais comuns”, observa Yulieth Cuadrado, terapeuta especializada em neuropsicologia. De acordo com uma pesquisa da Growth from Knowledge (GfK), a Argentina, juntamente com o México e o Brasil, está entre os países com a maior porcentagem de animais de estimação por família. De fato, segundo um estudo da Kantar, 79% dos lares argentinos têm animais de estimação e 77% os consideram membros da família.


Disponível em: https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2025/06/30/nao-vou-ter-filhosmas-vou-ter-animais-de-estimacao-por-que-as-pessoas-estao-cadavez-mais-tomando-essa-decisao.ghtml Acesso em: 30 de jun. 2025
No trecho do texto: “Perfis de Instagram dedicados exclusivamente a eles.” (2º parágrafo), o termo destacado é formado por meio do processo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q975590 | Matemática, Progressões, Matemática, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Durante um experimento em laboratório, uma colônia de bactérias é monitorada em intervalos regulares. Sabe-se que a população dobra a cada 3 horas, em ambiente ideal e temperatura constante. No início da observação (t = 0), havia 500 bactérias.
Considerando que o crescimento segue uma progressão exponencial, a quantidade de bactérias ao final de 12 horas será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q975592 | Matemática, Matemática, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Letícia começou a fazer aulas de violão em março. A mensalidade sofreu dois reajustes sucessivos nos meses seguintes: em abril, houve um aumento de 15% em relação ao valor de março, e em maio, a mensalidade foi 20% maior do que a de abril.
Sabendo que a média aritmética das três mensalidades (março, abril e maio) foi de R$ 561,60, qual foi o valor da mensalidade do mês de abril?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q978755 | Direito Tributário, Auditor Fiscal, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

De acordo com o art. 156-A da Constituição Brasileira de 1988, Lei complementar instituirá imposto sobre bens e serviços de competência compartilhada entre Estados, Distrito Federal e Municípios.
Em relação ao imposto sobre bens e serviços é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q978765 | Direito Tributário, Auditor Fiscal, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

De acordo com o art. 156 do Código Tributário Nacional (Lei nº 5.172 de 1966), extinguem o crédito tributário, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q975558 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Durante o atendimento em psicoterapia individual, um psicólogo percebe que seu paciente apresenta dificuldades recorrentes em estabelecer vínculos afetivos, relata sentimentos de solidão persistente e traz episódios frequentes de pensamentos negativos sobre si mesmo. Após algumas sessões, o psicólogo decide planejar intervenções com foco na modificação de pensamentos disfuncionais, usando tarefas para casa e registros de pensamentos automáticos.
Considerando os fundamentos teóricos da psicoterapia individual, a abordagem mais compatível com essa estratégia de intervenção é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q975587 | Matemática, Matemática, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Considere as sentenças abaixo sobre o desenvolvimento do Binômio de Newton:


I. O número de termos no desenvolvimento (a + b) n é sempre n + 1.

II. No desenvolvimento de (a + b) n , o coeficiente do termo geral ( n/k ) a n−k b k é dado pelo coeficiente binomial geral ( n/k ) n! / k! (n−k)! .

III. Para(x + y) n , o termo do meio no desenvolvimento ocorre sempre para k = n/2 , independentemente de n ser par ou ímpar.

IV. Os coeficientes do desenvolvimento do Binômio de Newton formam uma sequência simétrica.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q978672 | Saúde Pública, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

De acordo com a Art. 3º da Portaria nº 2.436/2017, são Princípios e Diretrizes do SUS e da RAS a serem operacionalizados na Atenção Básica, entre outras:

I. Ordenação da rede. II. Cuidado centrado na pessoa. III. Longitudinalidade do cuidado. IV. Participação da comunidade. V. População Adscrita.

Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q978651 | Português, Sintaxe, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Texto associado.
Texto 1

'Não vou ter filhos, mas vou ter animais de estimação': por que as pessoas estão cada vez mais tomando essa decisão?

As razões por trás disso variam da falta de comprometimento ao amor pela liberdade individual, estresse econômico e até mesmo consciência social.

Perfis de Instagram dedicados exclusivamente a eles. Creches onde seus donos os deixam durante o dia como se fossem crianças no jardim de infância e hotéis onde se hospedam quando saem de férias. Terapia e treinamento para problemas comportamentais. Roupas para todos os tipos de clima, calçados para caminhada e fantasias. Muitas fantasias. Camas e móveis personalizados — às vezes, quartos inteiros. Festas de aniversário com bolos de carne magra, cortes de cabelo da moda e ensaios fotográficos profissionais. Esses são alguns dos muitos exemplos que demonstram que os animais estão desempenhando um papel cada vez mais central na vida humana e que a relação entre eles está se tornando menos de dono de animal de estimação e mais de pais e filhos. De fato, muitos jovens estão optando por eles ao invés de ter filhos.

“Outro dia estava andando na rua e vi um casal com um carrinho de bebê. Quando chegamos ao semáforo, aproveitei e olhei para fora. E tive uma surpresa. Não havia bebê nenhum, era um cachorrinho”, diz Magdalena Vera Vionnet, de Palermo, Buenos Aires.

“Na rua você vê mais carrinhos de cachorro do que de bebê. Juro, é ridículo”, acrescenta Mariana Kerestezachi.

Embora existam países e cidades onde a tendência de ter animais de estimação em vez de crianças, e tratálos como tal, é mais comum, como: Tóquio, no Japão; Milão, na Itália; e Los Angeles e Miami, nos Estados Unidos, estamos falando de um fenômeno global com milhares de adeptos, especialmente entre as gerações mais jovens. As razões por trás disso variam da falta de comprometimento ao amor pela liberdade individual, estresse econômico e até mesmo consciência social.

“Famílias multiespécies estão se tornando mais comuns”, observa Yulieth Cuadrado, terapeuta especializada em neuropsicologia. De acordo com uma pesquisa da Growth from Knowledge (GfK), a Argentina, juntamente com o México e o Brasil, está entre os países com a maior porcentagem de animais de estimação por família. De fato, segundo um estudo da Kantar, 79% dos lares argentinos têm animais de estimação e 77% os consideram membros da família.


Disponível em: https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2025/06/30/nao-vou-ter-filhosmas-vou-ter-animais-de-estimacao-por-que-as-pessoas-estao-cadavez-mais-tomando-essa-decisao.ghtml Acesso em: 30 de jun. 2025
No trecho:
“Embora existam países e cidades onde a tendência de ter animais de estimação em vez de crianças, e tratá-los como tal, é mais comum, como: Tóquio, no Japão; Milão, na Itália; e Los Angeles e Miami, nos Estados Unidos, estamos falando de um fenômeno global com milhares de adeptos, especialmente entre as gerações mais jovens.” (5º parágrafo)
A relação semântica predominante entre as orações do trecho é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q978671 | Saúde Pública, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Sobre a Equipe da Atenção Básica (eAB), atribuída pela Portaria nº 2.436/2017, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q975603 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

As dificuldades de aprendizagem são fenômenos complexos que envolvem múltiplas dimensões do desenvolvimento humano.
Com base nos conhecimentos teóricos sobre o tema, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação CORRETA sobre as dificuldades de aprendizagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q975606 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Considerando as atribuições legais e institucionais previstas para o cargo de Profissional Psicopedagogo, conforme descritas no Anexo III do edital, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que NÃO corresponde a uma das funções inerentes ao exercício desse cargo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q975609 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A Epistemologia Convergente, proposta por Sara Paín, fornece uma base teórica importante para o processo diagnóstico na prática psicopedagógica. Com base nesse referencial, a Matriz do Pensamento Diagnóstico é utilizada como instrumento de análise e articulação de dados coletados durante a avaliação do sujeito.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE um dos princípios que norteiam essa matriz.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q978809 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A interação entre atividade física e alimentação influencia diretamente o desempenho, a recuperação e a adaptação fisiológica dos indivíduos.
Com base nesse contexto, assinale a alternativa que melhor reflete os aspectos nutricionais pertinentes à prática de exercícios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q978827 | Inglês, Língua Inglesa, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Texto associado.
TEXT 2

GRAMMAR


Most English language teachers are probably comfortable using the word ‘grammar’. There is an established grammatical tradition within ELT, and terms such as ‘tense’, ‘conditional form’, or ‘defining relative clause’ are likely to be familiar even to relatively inexperienced teachers. Grammar is often thought of as something reliable and predictable, but although the term is a keyword in the ELT profession, it is somewhat under-examined. A look at the word’s history reveals a perhaps surprising amount of variation and inconsistency.

The word ‘grammar’ comes originally from Ancient Greek grammatike (‘pertaining to letters/written language’). Grammar was one of the ‘liberal arts’ taught in Ancient Greece, and in Rome from around the fifth century BC, although at this time it was a wider area of study than today, including textual and aesthetic criticism and literary history. Its study continued in Europe in medieval times and beyond, with grammar being taught at schools alongside logic and rhetoric in what was known as the ‘trivium’.

The tradition of studying the grammar of English in British schools did not emerge until the 16th century (Howatt with Widdowson 2004: 77) — until then, studying grammar at school meant studying Latin or Ancient Greek, not vernacular languages. Indeed, the first grammar of English, Bullokar’s Pamphlet for Grammar (1586), is said to have been written to demonstrate that the English language was in fact rule-based and could be analysed in the same way as Latin (Linn 2006: 74).

Grammar has lost its status as a distinct subject in the school curriculum but the word has continued (since 1530 according to the Oxford English Dictionary) to be used as a countable noun meaning ‘a book describing the grammar of a language’.


Content extracted and adapted from: https://academic.oup.com/eltj/articleabstract/74/2/198/5805512?redirectedFrom=fulltext
What does Text 2 suggest about the status of grammar in today’s school curriculum?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q1018776 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A tradução de textos em Libras para o português pode ser feita tanto por meio de ferramentas de tradução automática quanto por tradutores humanos especializados.
A Tradução Automática VLibras, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q978661 | Geografia, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Com base na divisão regional do Estado da Paraíba, a Mesorregião e Borborema contempla as Microrregiões de:
Assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q975607 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Considerando a compreensão histórica da Psicopedagogia, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o objeto de estudo desse campo interdisciplinar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.