As abordagens de Henri Wallon e da Psicanálise
oferecem perspectivas distintas, porém
complementares, sobre o sujeito em processo de
aprendizagem.
Com base nas contribuições dessas teorias para a
prática psicopedagógica, analise as afirmativas a
seguir:
I. A Teoria Walloniana compreende o
desenvolvimento infantil como um processo que
articula cognição, afetividade, motricidade e
socialização, sendo as emoções vistas como
estruturantes do pensamento.
II. A Psicanálise, ao considerar a existência do
inconsciente, entende a dificuldade de
aprendizagem como um possível sintoma, que
pode estar relacionado a conflitos psíquicos e ao
desejo do sujeito.
III. Para Wallon, o erro deve ser evitado no processo
educativo, pois compromete a formação das
funções cognitivas superiores.
IV. A escuta sensível e atenta às manifestações
verbais e não verbais do sujeito é um princípio
compartilhado tanto pela abordagem psicanalítica
quanto pela teoria de Wallon.
Assinale a alternativa CORRETA:
✂️ a) Apenas as afirmativas I, II, estão corretas. ✂️ b) Apenas as afirmativas I, II, IV, estão corretas. ✂️ c) Apenas as afirmativas II, III, estão corretas. ✂️ d) Apenas a afirmativa IV, está correta. ✂️ e) Todas as afirmativas estão corretas.