Início

Questões de Concursos Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB

Resolva questões de Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q978773 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Enfermeiro EMAD, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Durante uma consulta de enfermagem no puerpério, uma mulher relata dor nas mamas durante as mamadas, acompanhada de fissuras nos mamilos e irritabilidade do bebê após as mamadas. A enfermeira, ao realizar a avaliação, identifica que a pega do bebê está inadequada.
Com base nas boas práticas de enfermagem em aleitamento materno e nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, analise as afirmativas a seguir:

I. Uma das primeiras intervenções de enfermagem deve ser a correção da posição e da pega do bebê ao seio, visando prevenir agravos como ingurgitamento mamário e mastite.

II. Caso a mãe apresente dor persistente durante a amamentação, é recomendável orientar o desmame precoce para evitar maior dano tecidual.

III. A amamentação exclusiva é recomendada até os 6 meses de idade, podendo ser oferecida água, chás e outros líquidos, desde que em pequenas quantidades e com autorização profissional.

IV. É papel da enfermagem realizar ações de educação em saúde, incluindo orientação sobre as vantagens do aleitamento materno, prevenção de problemas mamários e identificação precoce de complicações.

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q978658 | Geografia, Geografia Econômica, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Conforme é reconhecido pelas Nações Unidas, existe uma diversidade de mais de 180 tipos de moedas do mundo, usadas por mais de 195 nações. Estas moedas estrangeiras não apenas facilitam o comércio internacional, mas também refletem o poder econômico e político das nações que representam.

A respeito das principais moedas que circulam na economia mundial, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q978664 | Geografia, Regionalização Brasileira, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

O Brasil agrupou, na sua formação colonial, grandes eixos culturais, que por si só já têm diversidade, são eles:

I. O Brasil crioulo, da área litorânea do extremo norte da região Nordeste ao Rio de Janeiro, com bastante influência da cultura africana (que também é diversa).
II. O Brasil sertanejo, no interior do Nordeste, onde predomina a Caatinga.
III. O Brasil caboclo, predominante na região Norte, com forte presença de culturas indígenas.
IV. O Brasil caipira, com predominância nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.
V. O Brasil sulino, com predominância de miscigenação mameluca e grande influência europeia e indígena.

Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q978667 | Direito Digital, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

De acordo com o Artigo 6º da Lei nº 13.709/2018 (LGPD), assinale o princípio que determina que o tratamento de dados pessoais deve ser realizado para propósitos legítimos, específicos, explícitos e informados ao titular, sem possibilidade de uso posterior incompatível com esses objetivos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q978678 | Direito Constitucional, Ordem Social, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A Constituição Federal de 1988 estabelece um modelo tripartite de financiamento da Seguridade Social, que inclui recursos provenientes da sociedade como um todo, por meio de contribuições específicas. No entanto, a trajetória das políticas fiscais no Brasil revela contradições em relação à garantia desse direito.
Com base nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q978738 | Português, Auditor Fiscal, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Texto associado.
Texto 2


Cuidar do meio ambiente é missão de todos


Com o aparelhamento dos órgãos de proteção ambiental e estímulo do Governo Federal ao desmatamento, a crise pode piorar.


Nos últimos anos o Brasil regrediu vergonhosamente na preservação do meio ambiente. A Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, somente em 2021, perdeu o equivalente a 140 mil estádios de futebol de cobertura vegetal. Um problema para ser resolvido imediatamente.


É interessante notar que quase 70% de toda a área desmatada em 2021 estava em propriedades privadas. A tecnologia tornou possível identificar a maioria das propriedades devastadas por meio de imagens desatélite. Com essas cenas, é possível saber quem é o(a) infrator(a) e aplicar a multa. Por que isso não acontece? Com o aparelhamento dos órgãos de proteção ambiental e o constante estímulo do Governo Federal ao desmatamento, infelizmente a crise ambiental tende a piorar.


Como podemos reverter essa situação drástica? O planeta pede socorro e os efeitos da crise climática chegaram repentinamente, inclusive no Nordeste. Basta lembrar as fortes chuvas que atingiram os estados da Bahia e de Pernambuco neste primeiro semestre.


Infelizmente, o modelo de exploração econômica do Brasil é perverso. Para inverter o problema, é necessário o envolvimento de todos (as). Não dá mais para acreditar na vontade de políticos que colocam a pauta do meio ambiente apenas como um adendo no seu projeto de governo. É preciso que a gente exerça de forma plena nossa cidadania. Que toda a população vote com consciência e seja capaz de cobrar atitudes dos (as) representantes eleitos (as) para solucionar e reverter o mínimo dos impactos ambientais.


Além da atuação do poder público na promoção de políticas de reflorestamento de áreas desmatadas com espécies nativas, fiscalização e punição de crimes ambientais, é preciso que a iniciativa privada colabore com o desenvolvimento de ações de preservação ambiental. Muito temos falado sobre environmental, social and governance (ESG) e muitas empresas têm investido um grande volume de recursos em projetos sustentáveis.


Entretanto, o retorno ambiental ainda é baixo. Precisamos de mais investimentos em educação ambiental e contextualizada, valorizar a biodiversidade e gerar oportunidades de geração de renda para os agricultores familiares. Com o reflorestamento e a adoção de tecnologias socioambientais que contribuam para redução da queima da madeira, como é o caso dos fogões ecoeficientes, podemos reduzir ao menos o volume desmatado na Caatinga.


Sim. Cuidar do meio ambiente é missão de todos (as).
No trecho do segundo parágrafo do texto:

“A Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, somente em 2021, perdeu o equivalente a 140 mil estádios de futebol de cobertura vegetal.”

Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE a função das vírgulas nos termos destacados presentes no trecho:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q978756 | Direito Administrativo, Auditor Fiscal, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Com base na Lei de Licitações Lei nº (14.133/2021), é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q978762 | Direito Tributário, Auditor Fiscal, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

De acordo com o art. 64 do Código Tributário Nacional (Lei nº 5.172 de 1966), a base de cálculo do imposto é:

I. Quanto às operações de crédito, o montante da obrigação, compreendendo o principal e os juros.
II. Quanto às operações de câmbio, o respectivo montante do prêmio, recebido, entregue ou posto à disposição.
III. Quanto às operações de seguro, o montante da obrigação.

Está(ão) CORRETO(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q978811 | Pedagogia, Professor Básico I, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

De acordo com o Art. 5º, § 1º da Lei nº 9.394/96 – LDB, O poder público, na esfera de sua competência federativa, deverá:

I. Recensear anualmente as crianças e adolescentes em idade escolar, bem como os jovens e adultos que não concluíram a educação básica.
II. Fazer-lhes a chamada pública.
III. Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.
IV. Divulgar a lista de espera por vagas nos estabelecimentos de educação básica de sua rede, inclusive creches, por ordem de colocação e, sempre que possível, por unidade escolar, bem como divulgar os critérios para a elaboração da lista.
V. Garantir aos pais, aos responsáveis e aos estudantes acesso aos resultados das avaliações de qualidade e de rendimento escolar nas instituições de ensino, diretamente realizadas por ele ou em parceria com organizações internacionais.

Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q978829 | Inglês, Língua Inglesa, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Texto associado.
TEXT 2

GRAMMAR


Most English language teachers are probably comfortable using the word ‘grammar’. There is an established grammatical tradition within ELT, and terms such as ‘tense’, ‘conditional form’, or ‘defining relative clause’ are likely to be familiar even to relatively inexperienced teachers. Grammar is often thought of as something reliable and predictable, but although the term is a keyword in the ELT profession, it is somewhat under-examined. A look at the word’s history reveals a perhaps surprising amount of variation and inconsistency.

The word ‘grammar’ comes originally from Ancient Greek grammatike (‘pertaining to letters/written language’). Grammar was one of the ‘liberal arts’ taught in Ancient Greece, and in Rome from around the fifth century BC, although at this time it was a wider area of study than today, including textual and aesthetic criticism and literary history. Its study continued in Europe in medieval times and beyond, with grammar being taught at schools alongside logic and rhetoric in what was known as the ‘trivium’.

The tradition of studying the grammar of English in British schools did not emerge until the 16th century (Howatt with Widdowson 2004: 77) — until then, studying grammar at school meant studying Latin or Ancient Greek, not vernacular languages. Indeed, the first grammar of English, Bullokar’s Pamphlet for Grammar (1586), is said to have been written to demonstrate that the English language was in fact rule-based and could be analysed in the same way as Latin (Linn 2006: 74).

Grammar has lost its status as a distinct subject in the school curriculum but the word has continued (since 1530 according to the Oxford English Dictionary) to be used as a countable noun meaning ‘a book describing the grammar of a language’.


Content extracted and adapted from: https://academic.oup.com/eltj/articleabstract/74/2/198/5805512?redirectedFrom=fulltext
According to Text 2, what does the Oxford English Dictionary say about the term "grammar”?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q978830 | Inglês, Língua Inglesa, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Texto associado.
TEXT 2

GRAMMAR


Most English language teachers are probably comfortable using the word ‘grammar’. There is an established grammatical tradition within ELT, and terms such as ‘tense’, ‘conditional form’, or ‘defining relative clause’ are likely to be familiar even to relatively inexperienced teachers. Grammar is often thought of as something reliable and predictable, but although the term is a keyword in the ELT profession, it is somewhat under-examined. A look at the word’s history reveals a perhaps surprising amount of variation and inconsistency.

The word ‘grammar’ comes originally from Ancient Greek grammatike (‘pertaining to letters/written language’). Grammar was one of the ‘liberal arts’ taught in Ancient Greece, and in Rome from around the fifth century BC, although at this time it was a wider area of study than today, including textual and aesthetic criticism and literary history. Its study continued in Europe in medieval times and beyond, with grammar being taught at schools alongside logic and rhetoric in what was known as the ‘trivium’.

The tradition of studying the grammar of English in British schools did not emerge until the 16th century (Howatt with Widdowson 2004: 77) — until then, studying grammar at school meant studying Latin or Ancient Greek, not vernacular languages. Indeed, the first grammar of English, Bullokar’s Pamphlet for Grammar (1586), is said to have been written to demonstrate that the English language was in fact rule-based and could be analysed in the same way as Latin (Linn 2006: 74).

Grammar has lost its status as a distinct subject in the school curriculum but the word has continued (since 1530 according to the Oxford English Dictionary) to be used as a countable noun meaning ‘a book describing the grammar of a language’.


Content extracted and adapted from: https://academic.oup.com/eltj/articleabstract/74/2/198/5805512?redirectedFrom=fulltext
In the sentence “A look at the word’s history reveals a perhaps surprising amount of variation and inconsistency” (1st paragraph), the underlined word (“reveals”) ends with an “s” for the same reason as in:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q975567 | Educação Física, Educação Física, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A Educação Física é um componente curricular que possui nas práticas corporais um meio de ensino de diferentes dimensões da vida humana, conforme aponta a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Sobre as práticas corporais, o documento da BNCC destaca algumas características, dentre elas, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q975568 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Educação Física, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

No processo histórico da Educação Física escolar algumas abordagens pedagógicas foram surgindo, gerando discussões e novas formas de lecionar esta disciplina, nesse contexto destaca-se a abordagem Crítico-superadora por comprometer a Educação Física com a transformação social, baseando-se na teoria do marxismo e neomarxismo.
Nesse contexto, sobre o papel do professor na referida abordagem, analise as alternativas e assinale a CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q975598 | História, História do Brasil, História, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Leia atentamente as colunas a seguir e relacione os acontecimentos históricos internacionais às suas repercussões no processo de consolidação do capitalismo monopolista no Brasil.

COLUNA A – Conflitos entre grandes potências.

1. Primeira Guerra Mundial (1914–1918). 2. Crise de 1929 e Grande Depressão. 3. Segunda Guerra Mundial (1939–1945). 4. Guerra Fria e polarização ideológica. 5. Neoliberalismo e reestruturação do capitalismo global (década de 1990).

COLUNA B – Impactos no Brasil.

( )Avanço da industrialização de base estatal, com forte nacionalismo econômico e criação de empresas como a Petrobras.
( )Adoção de políticas de contenção do Estado e privatizações de setores estratégicos, afetando a economia e o trabalho.
( )Estímulo à substituição de importações, devido à escassez de produtos europeus e norte-americanos.
( )Redução da exportação de café e aumento do desemprego urbano, com crise do modelo agroexportador.
( )Alinhamento diplomático com os EUA, fortalecimento do anticomunismo e repressão aos movimentos sociais.

Assinale a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q975608 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A respeito dos princípios éticos e as competências profissionais do Psicopedagogo, analise a situação hipotética a seguir e responda à questão.

“Durante o atendimento psicopedagógico de uma adolescente com queixas escolares persistentes, a profissional responsável observa sinais de possível negligência familiar. A mãe da adolescente, em um dos encontros, relata episódios de violência doméstica presenciados pela filha. Diante da situação, a psicopedagoga decide compartilhar as informações com a equipe da escola e acionar o Conselho Tutelar, justificando a gravidade da situação. Ao mesmo tempo, mantém a condução do processo psicopedagógico de forma ética e respeitosa com todos os envolvidos.”

Com base nessa situação e nos princípios previstos no Código de Ética do Psicopedagogo, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q978732 | Português, Auditor Fiscal, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Texto associado.
Texto 1


Inteligência Artificial: entre o bem e o mal


A nossa história se confunde com o surgimento de novas tecnologias. Da descoberta do fogo à internet, muitas pessoas ficam receosas com cada avanço do desconhecido até entenderem a melhor forma de utilizar a tal inovação. O avanço da Inteligência Artificial (IA) pode ser a grande inovação da nossa era, assim como foi a eletricidade em outros tempos, mudando nossos hábitos, trabalho, relacionamentos e empresas.


O que mais chama a atenção nessa tecnologia é a sua rapidez de evolução e melhorias sem necessariamente haver uma intervenção humana. No português claro e inclusivo, a IA é um sistema que aprende a partir dos dados recebidos. Se você não costuma consumir carne, por exemplo, a IA não deve lhe apresentar opções de churrascaria.


É essa capacidade de aprendizado automatizado que faz com que a IA se desenvolva aceleradamente. Estamos diante de uma tecnologia duplamente desconhecida da maioria das pessoas. E se por um lado não sabemos como ela funciona, por outro não sabemos qual o seu limite.


Em vista disso, diversos líderes globais de empresas de tecnologia já compartilharam as suas preocupações sobre o assunto. E isso acontece em um momento raro na nossa história em que vários criadores dessas tecnologias estão criticando os avanços de suas criaturas. O mais recente movimentonesse sentido reuniu 350 executivos – entre eles o CEO da OpenAI, criadora do ChatGPT – para manifestar as suas preocupações sobre o avanço da IA no mundo. “Mitigar o risco de extinção pela IA deve ser uma prioridade global ao lado de outros riscos em escala social ampla, como pandemias e guerra nuclear”, afirmou a carta do grupo.


Por outro lado, o Brasil está entre os quatro países que mais confiam em sistemas de IA, de acordo com o estudo “Trust in Artificial Intelligence”, da KPMG. Mas antes de qualquer conclusão sobre o que fazer, é preciso entender como essa nova tecnologia está sendo utilizada em algumas empresas.


A capacidade de realizar tarefas e processos repetitivos pode ser considerada a primeira manifestação da IA que impactou o mercado. Isso porque os seus mecanismos são capazes de indicar ao consumidor produtos e serviços que se encaixam com determinado perfil, além de melhorar o atendimento, como no caso dos chatbots, reduzindo o tempo de espera e melhorando a eficiência do relacionamento.


Já nos serviços financeiros, a IA pode ser utilizada para analisar dados de transações identificando possíveis fraudes ou antecipando produtos financeiros de acordo com o histórico de cada pessoa. Além disso, a tecnologia automatiza processos de empréstimo e crédito, tornando a decisão da instituição financeira mais rápida ao menos tempo em que identifica possíveis riscos de não pagamento.


Outro setor com relevantes impactos é da saúde. A tecnologia tem grande habilidade em aperfeiçoar diagnósticos e até antecipar tratamentos. Com muitos dados de saúde de diferentes pacientes, o sistema pode fazer correlações e identificar padrões de alguma doença de maneira mais rápida e assertiva.


Um banco de dados de radiografias, por exemplo, pode antecipar um tratamento pelo reconhecimento de mudanças mínimas entre diferentes imagens.


Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/forumopiniao/inteligencia-artificial-entre-o-bem-e-o-mal/ Acesso em: 28 de jun. 2025
Releia:

“Diversos líderes globais de empresas de tecnologia já compartilharam as suas preocupações sobre o assunto. E isso acontece em um momento raro na nossa história em que vários criadores dessas tecnologias estão criticando os avanços de suas criaturas.” (parágrafo 4)

A relação semântica predominante entre os dois períodos é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q978735 | Português, Auditor Fiscal, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Texto associado.
Texto 1


Inteligência Artificial: entre o bem e o mal


A nossa história se confunde com o surgimento de novas tecnologias. Da descoberta do fogo à internet, muitas pessoas ficam receosas com cada avanço do desconhecido até entenderem a melhor forma de utilizar a tal inovação. O avanço da Inteligência Artificial (IA) pode ser a grande inovação da nossa era, assim como foi a eletricidade em outros tempos, mudando nossos hábitos, trabalho, relacionamentos e empresas.


O que mais chama a atenção nessa tecnologia é a sua rapidez de evolução e melhorias sem necessariamente haver uma intervenção humana. No português claro e inclusivo, a IA é um sistema que aprende a partir dos dados recebidos. Se você não costuma consumir carne, por exemplo, a IA não deve lhe apresentar opções de churrascaria.


É essa capacidade de aprendizado automatizado que faz com que a IA se desenvolva aceleradamente. Estamos diante de uma tecnologia duplamente desconhecida da maioria das pessoas. E se por um lado não sabemos como ela funciona, por outro não sabemos qual o seu limite.


Em vista disso, diversos líderes globais de empresas de tecnologia já compartilharam as suas preocupações sobre o assunto. E isso acontece em um momento raro na nossa história em que vários criadores dessas tecnologias estão criticando os avanços de suas criaturas. O mais recente movimentonesse sentido reuniu 350 executivos – entre eles o CEO da OpenAI, criadora do ChatGPT – para manifestar as suas preocupações sobre o avanço da IA no mundo. “Mitigar o risco de extinção pela IA deve ser uma prioridade global ao lado de outros riscos em escala social ampla, como pandemias e guerra nuclear”, afirmou a carta do grupo.


Por outro lado, o Brasil está entre os quatro países que mais confiam em sistemas de IA, de acordo com o estudo “Trust in Artificial Intelligence”, da KPMG. Mas antes de qualquer conclusão sobre o que fazer, é preciso entender como essa nova tecnologia está sendo utilizada em algumas empresas.


A capacidade de realizar tarefas e processos repetitivos pode ser considerada a primeira manifestação da IA que impactou o mercado. Isso porque os seus mecanismos são capazes de indicar ao consumidor produtos e serviços que se encaixam com determinado perfil, além de melhorar o atendimento, como no caso dos chatbots, reduzindo o tempo de espera e melhorando a eficiência do relacionamento.


Já nos serviços financeiros, a IA pode ser utilizada para analisar dados de transações identificando possíveis fraudes ou antecipando produtos financeiros de acordo com o histórico de cada pessoa. Além disso, a tecnologia automatiza processos de empréstimo e crédito, tornando a decisão da instituição financeira mais rápida ao menos tempo em que identifica possíveis riscos de não pagamento.


Outro setor com relevantes impactos é da saúde. A tecnologia tem grande habilidade em aperfeiçoar diagnósticos e até antecipar tratamentos. Com muitos dados de saúde de diferentes pacientes, o sistema pode fazer correlações e identificar padrões de alguma doença de maneira mais rápida e assertiva.


Um banco de dados de radiografias, por exemplo, pode antecipar um tratamento pelo reconhecimento de mudanças mínimas entre diferentes imagens.


Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/forumopiniao/inteligencia-artificial-entre-o-bem-e-o-mal/ Acesso em: 28 de jun. 2025
Assinale a alternativa correta quanto à tipologia textual do texto 1:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q978749 | Informática, Auditor Fiscal, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Durante a montagem de um laboratório de informática, um técnico precisou selecionar dispositivos quefuncionassem tanto como entrada quanto como saída de dados.
Dentre as opções abaixo, assinale CORRETAMENTE o dispositivo que exerce essa dupla função:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q978767 | Enfermagem, Enfermeiro EMAD, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Durante o plantão em uma unidade de emergência, uma equipe de enfermagem recebe um paciente de 35 anos, vítima de queimadura por chama direta em ambiente fechado. O paciente apresenta queimaduras de segundo grau profundo em membros superiores e tórax, com sinais de rouquidão, fuligem em narinas e dispneia leve. Após a estabilização inicial, a equipe de enfermagem deve iniciar intervenções prioritárias para minimizar complicações.
Considerando o quadro clínico descrito e os princípios da assistência de enfermagem ao paciente queimado, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q978824 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Língua Inglesa, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Texto associado.
TEXT 1


NATIVE-SPEAKERISM

Framing the Issue


Native-speakerism is an ideology that upholdsthe idea that so-called “native speakers” are the best models and teachers of English because they represent a “Western culture” from which spring the ideals both of English and of the methodology for teaching it (Holliday, 2005, p. 6). As an ideology, it is a system of ideas that represents a distorted worldview that supports a particular vested interest. The vested interest in the case of nativespeakerism is the promotion by the ELT industry of the so-called “native speaker” brand. The realization that this is an ideologically constructed brand derives from Phillipson’s (1992) linguistic imperialism thesis that the concept of the “native speaker” as a superior model and teacher was explicitly constructed by American andBritish aid agencies in the 1960s to support their agenda of spreading English as a global product.

Further indication that the “native speaker” brand is an ideological construction is that the native-non-native speaker distinction is not self-evident on technical linguistic or even nationality grounds. It is instead a professionally popularized distinction that has been falsely associated with cultural orientation (Kubota & Lin, 2006). Teachers who are labeled “native speakers” have been falsely idealized as organized and autonomous in fitting with the common yet mistaken description of so-called “individualist cultures” of the West; while teachers who are labeled “non-native speakers” are demonized as deficient in these attributes in fitting with the common yet mistaken description of so-called “collectivist cultures” of the non-West (Holliday, 2005, p. 19, citing Kubota, Kumaravadivelu, Nayar, and Pennycook). The collectivist stereotype is itself considered to be a Western construction of non-Western cultural deficiency. An example of this is a British teacher’s reference to a superior “native speaker” “birthright” at the same time as criticizing, albeit without foundation, not only the linguistic and pedagogic performance, but also the cultural background and proficiency of his “non-native speaker” colleagues (Holliday & Aboshiha, 2009, p. 667).

The Othering of teachers who are labeled “non-native speakers” therefore results in a cultural disbelief—not believing in their ability to teach English within a Western, and indeed superficially constructed “learning group ideal” that is characterized by “active” oral expression, initiation, self-direction, and students working in groups and pairs (Holliday, 2005, p. 44). The association of the “non-native speaker” label with deficiency is also deeply rooted within a wider and equally mistaken Western perception that people from non-Western cultural backgrounds are unable to be critical and self-determined.


Excerpt extracted and adapted from: https://adrianholliday.com/wp-content/uploads/2017/02/nativespeakerism-proofs.pdf
Based on Text 1, which institutions contributed to the creation of the native-speaker model, according to Phillipson?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.