Questões de Concursos Prefeitura de São José de Piranhas PB

Resolva questões de Prefeitura de São José de Piranhas PB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q897335 | Pedagogia, Luckesi, Psicólogo Educacional, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

De acordo com Luckesi (2013), a prática educacional brasileira de aferição dos resultados da aprendizagem escolar opera, na quase totalidade das vezes, com a verificação, e não com a avaliação da aprendizagem.

Sendo assim, nos termos do autor citado, é CORRETO afirmar que a prática escolar da verificação trata de uma prática:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1027128 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Arquiteto, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

Analise cada uma das afirmativas a seguir.

I- Chama-se negação de uma proposição p a proposição que tem valor lógico verdadeiro quando p é falsa e valor lógico falso quandopé verdadeira.
II- Chama-se implicação entre duas proposiçõespe q a proposição que é falsa apenas quandopé verdadeira eqé falsa.
III- O valor lógico da bicondicional entre duas proposiçõespeqé verdadeiro se, e somente se,peqtiverem o mesmo valor lógico.
IV- A negação de uma implicação entre duas proposiçõespeqé logicamente equivalente à conjunção depea negação deq.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q897336 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Psicólogo Educacional, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

O Art. 62 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/1996), na sua redação atual, cuja alteração foi feita em 2017, dispõe que “a formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal” (Brasil, 1996, art. 62). Fonte: BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.

Neste contexto, com base no que dispõem os parágrafos do Art. 62, é CORRETO afirmar sobre a formação docente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1027129 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Arquiteto, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

Em uma competição de Matemática, três alunos — Ana, Bruno e Carla — participaram e apresentaram as seguintes notas:

- A nota de Ana é o dobro da nota de Bruno.
- A soma das notas de Ana e Bruno é igual à nota de Carla.

Se a nota de Carla fosse 2 pontos maior, a soma das notas de todos os alunos seria 20 pontos. Considerando as informações acima, qual é a nota de Ana?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q897337 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicólogo Educacional, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

Levando em conta o valor que as atividades adquirem quando as colocamos numa série ou sequência significativa, é preciso identificar as sequências didáticas como unidade preferencial para análise da prática educativa (Zabala, 2014).
Fonte: ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar [recurso eletrônico]; traduação: Ernani F. da F. Rosa; revisão técnica: Nalú Farenzana. - Porto alegre: Penso, 2014.

Nesse sentido, analise as afirmativas de acordo com o que diz Zabala (2014) sobre as sequências didáticas.

I- São um conjunto de atividades, ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos pelos professores, mas não pelos alunos.
II- São consideradas unidade preferencial para análise da prática, pois elas mantêm o caráter unitário e reúnem toda a complexidade da prática, ao mesmo tempo que são instrumentos que permitem incluir as três fases de toda intervenção reflexiva: planejamento, aplicação e avaliação.
III- A maneira de configurar as sequências didáticas, ou seja, as atividades que as compõem e o modo como essas atividades são organizadas e articuladas em sequências ordenadas, é um dos traços mais claros que determinam as características diferenciais da prática educativa.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1016131 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

Em relação aos verbos em língua de sinais que, com base em Quadros e Karnopp (2004), estão divididos em classes, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1016132 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

O estudo linguístico da língua de sinais foi um fator marcante para a Linguística. Nesse momento, as línguas de sinais passaram a ser vistas como línguas de fato, apresentando-se os elementos linguísticos. A partir desse contexto, quem foi um dos primeiros linguistas a estudar uma língua de sinais com tratamento linguístico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1016133 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

Fonologia nas línguas de sinais é um ramo da linguística que objetiva identificar a estrutura e a organização dos constituintes fonológicos, propondo descrições e explicações. Desse modo, marque a alternativa CORRETA em relação aos parâmetros fonológicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1016134 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

De acordo com o art. 4º da Lei nº 14.704, de 25 de outubro de 2023, para o exercício da profissão de tradutor, intérprete e guia-intérprete, o profissional deve possuir a seguinte formação:

I- Diplomado em curso superior de bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras - Língua Portuguesa, em qualquer habilitação da Letras.

II- Diplomado em curso de educação profissional técnica de nível médio em Tradução e Interpretação em Libras.

III- Diplomado em curso superior de bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras - Língua Portuguesa, em Letras com Habilitação em Tradução e Interpretação em Libras ou em Letras - Libras.

IV- Diplomado em curso de educação profissional técnica de nível superior em Tradução e Interpretação em Libras, com especialização em gestuno.

V- Diplomado em outras áreas de conhecimento, desde que possua diploma de cursos de extensão, de formação continuada ou de especialização, com carga horária mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas, e que tenha sido aprovado em exame de proficiência em tradução e interpretação em Libras - Língua Portuguesa.


É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1016135 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

O art. 28 da Lei Brasileira de Inclusão – LBI (Lei nº 13.146, de 6 de Julho de 2015. Diz que é de responsabilidade do poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar os sistemas educacionais inclusivos em todos os níveis e modalidades, ao longo de toda vida a pessoa com deficiência. No que se refere à educação de surdos analise as afirmativas abaixo.

I- Será garantida oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.

II- Será implantada educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.

III- Formação e disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado, de tradutores e intérpretes da Libras, de guias intérpretes e de profissionais de apoio.

IV- Será ofertada ensino da Libras, do Sistema Braille e de uso de recursos de tecnologia assistiva, de forma a ampliar habilidades funcionais dos estudantes, promovendo sua autonomia e participação.

V- Consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.


É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1016136 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

O art. 78-Ada Lei Nº 14.191, de 3 de Agosto de 2021, que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos, profere que os sistemas de ensino, em regime de colaboração, desenvolverão programas integrados de ensino e pesquisa, para oferta de educação escolar bilíngue e intercultural aos estudantes surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas, com os seguintes objetivos:

I- proporcionar aos surdos a recuperação de suas memórias históricas, a reafirmação de suas identidades e especificidades e a valorização de sua língua e cultura.

II- garantir aos surdos o acesso às informações e conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades surdas e não surdas.

III- proporcionar espaços educacionais que garante o bimodalismo ou português sinalizado, como modalidade de comunicação em escolas e salas bilíngues de surdos.


É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1016137 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

A Lei 14.191/2021, reestrutura a Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB). Nesse sentido, dispõe que será ofertado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1016138 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

O artigo 60-A da lei nº 14.191/2021, apresenta as definições de como deve ser a educação bilíngue de surdos. Qual alternativa corresponde ao texto CORRETO apresentado na referida lei?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1022121 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

How does the inclusion of English in Brazil's Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reflect a shift in the role of foreign language education, and what are its potential implications for students' global engagement?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1022122 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

Linguistic variation refers to the differences in language use across different regions, social groups, or contexts. In the context of English language teaching, especially in countries like Brazil, where English is a foreign language, incorporating linguistic variation plays a crucial role in developing students' communicative competence. English is not a monolithic language; it has many varieties, including British,American,Australian, Indian, and Nigerian English, among others. Each variety is associated with different accents, vocabulary, grammar, and cultural contexts.
One challenge in English language teaching is the overemphasis on certain "standard" forms of English, often British or American, to the exclusion of other varieties. This can lead to a narrow understanding of the language and limit students' ability to interact in global contexts where English is spoken in diverse forms. By exposing students to different accents, dialects, and usages, teachers can prepare them for real-world communication, where English functions as a global lingua franca. This approach also promotes linguistic tolerance and awareness, teaching students that no variety is inherently superior to another, but that different varieties serve different communicative purposes.
For example, a Brazilian student learning British English may encounter challenges when interacting with a Nigerian English speaker due to different pronunciations and expressions. Thus, it's important that students not only learn the grammatical structure of English but also develop the ability to adapt to and understand different varieties of English. This adaptability enhances their global communication skills.
Additionally, the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) encourages teaching English as a means of fostering global citizenship and intercultural communication, which implicitly requires an understanding of linguistic variation. Recognizing English as a plural language, with many forms and functions, aligns with the goal of preparing students for global engagement.

Canagarajah, S. (2006). The Place of World Englishes in Composition: Pluralization Continued.College Composition and Communication, 57(4), 586-619.

Why is it important to include linguistic variation in English language teaching, particularly in non-English-speaking countries?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1022123 | Inglês, Análise Sintática Syntax Parsing, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

In the following passage, which option CORRECTLY identifies all the contextually appropriate references (lexical cohesion) used to avoid repetition and maintain coherence?
Original Passage: "The team discussed the project for several hours. They wanted to ensure that it was both innovative and feasible. However, the budget constraints made the planning difficult, and the members had to reconsider their approach. After some adjustments, the plan was finally approved by the committee, who appreciated its practicality."
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1022124 | Inglês, Discurso Direto e Indireto Reported Speech, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

Which of the following sentences CORRECTLY converts the direct speech into reported speech with all necessary changes in tense, pronouns, and time expressions? Direct Speech:
"I have been working on this project for two weeks, but I can't finish it before next Monday because my colleagues aren't helping me," John explained yesterday.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1022125 | Inglês, Formação de Palavras com Prefixos e Sufixos, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

In the sentence below, identify the correctly analyzed morphological structure of the suffixed words:

"The happiness of the children was reflected in their joyful laughter."

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1014446 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

Segundo Perlin (2006), a Pedagogia Cultural Surda é forte nas evidências das práticas culturais no contexto da sala de aula de surdos, que não é somente fazer dos professores surdos, mas dos professores ouvintes desde que eles constituam pensamentos e comportamentos interculturais. Dentre as opções abaixo assinale apenas aquela que apresenta CORRETAMENTE os cinco princípios norteadores da pedagogia dos surdos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1022126 | Inglês, Palavras Conectivas Connective Words, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

Which of the following Best describes the relationship between the two clauses in the sentence?
"The novel received critical acclaim for its intricate plot and deep character development; consequently, it was nominated for several prestigious literary awards."
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.