Início

Questões de Concursos Prefeitura de São José dos Campos SP

Resolva questões de Prefeitura de São José dos Campos SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q1044702 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Gestão Municipal, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Observe o seguinte fragmento textual:

Os pregadores dizem: “Façam o que digo e não o que eu faço.” Mas, se um médico tivesse a mesma doença que eu e me mandasse fazer uma coisa enquanto ele fizesse outra, poderia acreditar nele?

Sobre a significação ou a estruturação desse texto, assinale a afirmação correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

362Q1035244 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Acerca do planejamento e do orçamento do SUS, as afirmativas a seguir estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

363Q1035273 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Entre as ações estratégicas do Ministério da Saúde para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis está
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q1035357 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

De acordo com Gonçalves et al. (2022), em consonância com as diversas diretrizes da ABEPSS, tanto a supervisão acadêmica quanto a supervisão de campo devem assegurar ao aluno
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

365Q1050218 | Português, Interpretação de Textos, Reabertura, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2024

Em muitas frases, a expressão “é que” só tem valor enfático, não participando da estruturação sintática da frase.
Assinale a frase – retirada do romance O Cortiço - em que essa expressão não tem valor enfático, ou seja, não pode ser retirada da frase.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

366Q913533 | Português, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2023

Observe a seguinte frase:

“Bernardo é muito pobre vive sozinho sendo um adolescente seu tio que era marinheiro o levou para ser grumete num pequeno navio”.

Se pontuarmos de forma adequada esse pensamento, a forma correta será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

367Q1023394 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Inglês, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2023

Texto associado.
Read Text I and answer the question that follow it:


Text I

Multimodality in the English language classroom:
A systematic review of literature


Literacy in the 21st century is now no longer regarded simply as the ability to use a language competently in a mono-cultural setting. Literacy today involves students knowing how to navigate across an increasingly complex communication landscape and to negotiate a range of contexts and patterns of intercultural meanings as well as the prevalence of multimodal texts.

Contemporary communication environment is characterised by multimodal meaning-making, that is the “multiplicities of media and modes”, as well as “increasing local diversity and global connectedness” (New London Group, 1996, p. 62) which necessitates a shift in the pedagogical approaches that are adopted by teachers. This is especially so in the digital age where a sole focus on language in literacy is no longer sufficient for the new workplace given that a revised sense of ‘competence’ is required. The recognition of social diversity also demands pedagogical approaches that engage with the transcultural and multicultural classroom. Issues of the day such as fake news and social justice concerns also need to be addressed in the literacy classroom.

Multimodality focuses on understanding how semiotic resources (visual, gestural, spatial, linguistic, and others) work and are organised. Multimodality in education adopts an expanded view of literacy to include the range of multimodal communicative practices which young people are involved in today's digital age. Multimodal pedagogies refer to the ways in which the teacher can design learning experiences using a range of multimodal resources. It involves teachers making design choices in the ways in which the curriculum content is expressed, arranged, andsequenced multimodally. Multimodal pedagogies also involve designing opportunities for students to explore and perform ideas and identities using a range of meaning-making resources. The teaching and learning activities often involve drawing from the students’ funds of knowledge and their lifeworld. With multimodal pedagogies, teachers orchestrate the learning process by weaving together a series of knowledge representations into a cohesive tapestry and in so doing make apt selection of meaning-making resources to design the students’ learning experience.

Adapted from https://www.sciencedirect.com/science
/article/abs/pii/S0898589822000365
The adjective in “a sole focus on language in literacy (2nd paragraph) is similar in meaning to:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

368Q1023398 | Inglês, Voz Ativa e Passiva Passive And Active Voice, Inglês, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2023

Texto associado.
Read Text I and answer the question that follow it:


Text I

Multimodality in the English language classroom:
A systematic review of literature


Literacy in the 21st century is now no longer regarded simply as the ability to use a language competently in a mono-cultural setting. Literacy today involves students knowing how to navigate across an increasingly complex communication landscape and to negotiate a range of contexts and patterns of intercultural meanings as well as the prevalence of multimodal texts.

Contemporary communication environment is characterised by multimodal meaning-making, that is the “multiplicities of media and modes”, as well as “increasing local diversity and global connectedness” (New London Group, 1996, p. 62) which necessitates a shift in the pedagogical approaches that are adopted by teachers. This is especially so in the digital age where a sole focus on language in literacy is no longer sufficient for the new workplace given that a revised sense of ‘competence’ is required. The recognition of social diversity also demands pedagogical approaches that engage with the transcultural and multicultural classroom. Issues of the day such as fake news and social justice concerns also need to be addressed in the literacy classroom.

Multimodality focuses on understanding how semiotic resources (visual, gestural, spatial, linguistic, and others) work and are organised. Multimodality in education adopts an expanded view of literacy to include the range of multimodal communicative practices which young people are involved in today's digital age. Multimodal pedagogies refer to the ways in which the teacher can design learning experiences using a range of multimodal resources. It involves teachers making design choices in the ways in which the curriculum content is expressed, arranged, andsequenced multimodally. Multimodal pedagogies also involve designing opportunities for students to explore and perform ideas and identities using a range of meaning-making resources. The teaching and learning activities often involve drawing from the students’ funds of knowledge and their lifeworld. With multimodal pedagogies, teachers orchestrate the learning process by weaving together a series of knowledge representations into a cohesive tapestry and in so doing make apt selection of meaning-making resources to design the students’ learning experience.

Adapted from https://www.sciencedirect.com/science
/article/abs/pii/S0898589822000365
The sentence that presents the verb form in the passive voice is:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q1035176 | Português, Morfologia, Administração, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Assinale a frase em que seria mais adequado o emprego de “mais bem” em lugar de “melhor”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

371Q1038770 | Português, Sintaxe, Assistente em Gestão Municipal, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Assinale a frase em que a estruturação mostra um processo de correlação e não de intensificação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

372Q1035193 | Segurança da Informação, Backup em Segurança da Informação, Administração, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Leia o fragmento a seguir.

Em 2023, uma grande empresa de logística, após sofrer um ataque de ransomware, ficou com seus sistemas inoperantes. À época, a empresa não possuía um ______ atualizado, o que impediu a recuperação rápida dos dados.

Assinale a opção que indica o procedimento de segurança essencial que evitaria essa demora na recuperação dos dados e completa corretamente a lacuna do fragmento acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

373Q1035229 | Português, Sintaxe, Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Assinale a frase em que houve a passagem correta da voz passiva pronominal para a voz passiva com auxiliar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

374Q1035268 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Um paciente foi diagnosticado com Hanseníase Paucibacilar (PB). Essa Hanseníase é caracterizada pela presença de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

375Q1035289 | Farmácia, Farmacologia, Farmácia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Assinale o desenho de estudo que melhor representa um estudo farmacoepidemiológico, entre os listados a seguir.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q1035308 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares, Terapia Ocupacional, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Com relação à atuação da Terapia Ocupacional na Síndrome da Dor Complexa Regional (SDCR), avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A SDCR está associada a alterações autonômicas como sudorese assimétrica, alterações de temperatura e mudanças tróficas na pele, unhas e pelos.
( ) Entre os recursos terapêuticos utilizados por terapeutas ocupacionais, destaca-se a terapia do espelho, que pode auxiliar na reabilitação sensório-motora e no alívio da dor.
( ) A aplicação de gelo é uma prática recomendada na fase crônica da SDCR, pois faz uma vasoconstrição e melhora o quadro álgico de forma prolongada.
( ) A SDCR costuma se restringir à distribuição de um nervo específico, sendo essa característica importante para seu diagnóstico diferencial.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

377Q1035325 | Terapia Ocupacional, Dispositivos e Recursos de Tecnologia Assistiva, Terapia Ocupacional, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

No contexto da UTI, o terapeuta ocupacional implementa Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) para pacientes com restrição na comunicação verbal.
Com base nesse cenário, a melhor prática para selecionar recursos de CAA é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

378Q1035339 | Economia, Microeconomia, Ciências Econômicas, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

No mercado de um determinado bem, observou-se que quando o preço aumentou de R$ 10,00 para R$ 15,00, a quantidade demandada diminuiu de 100 unidades para 60 unidades.

Utilizando o método do ponto médio para o cálculo da elasticidade-preço da demanda, o valor e a classificação correta da demanda para esse bem são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q1050227 | Legislação Federal, Lei N 13 022 de 2014, Reabertura, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2024

Em relação à criação da guarda municipal, consoante dispõe o Estatuto Geral das Guardas Municipais, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

380Q1035385 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial, Ciências Contábeis, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

A Cia. ABC, que atua no setor de prestação de serviços de publicidade, tinha a Cia. K como coligada e as Cias. L e M como controladas. Em 01/12/2024, o ativo circulante da Cia. ABC era o seguinte: Disponibilidades: R$ 500.000,00.

Em dezembro de 2024, ela realizou os seguintes empréstimos:

• R$ 100.000,00 para a Cia. K, para recebimento em 6 meses.
• R$ 120.000,00 para a Cia. L, para recebimento em 9 meses.
• R$ 150.000,00 para a Cia. M, para recebimento em 15 meses.

O ativo circulante da Cia. ABC em 31/12/2024, considerando que os empréstimos não representam negócios usuais na exploração do objeto da companhia, foi de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.