Início

Questões de Concursos Prefeitura de São José dos Campos SP

Resolva questões de Prefeitura de São José dos Campos SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


661Q1035336 | Economia, Microeconomia, Ciências Econômicas, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

A Curva de Possibilidade de Produção (CPP), também conhecida como Fronteira de Possibilidades de Produção (FPP), é uma ferramenta gráfica fundamental nas Ciências Econômicas que ilustra a capacidade produtiva de uma economia dados seus recursos e tecnologia.

Considerando essa ferramenta, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

662Q1035368 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Avalie se as atribuições privativas do Assistente Social incluem:

I. Planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais.
II. Treinar, avaliar e supervisionar diretamente os estagiários de Serviço Social.
III. Fiscalizar o exercício profissional por intermédio dos Conselhos Federal e Regionais.

Está correto o que se apresenta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

663Q1035145 | Administração de Recursos Materiais, Administração de Estoques, Assistente em Gestão Municipal, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

A adequada administração de estoques é muito importante, pois obter um armazenamento adequado pode representar um investimento significativo e pode impactar diretamente a satisfação do cliente, o nível de serviço, os custos operacionais, entre outros aspectos.

Avalie as afirmativas a seguir, relativas a conceitos relevantes relacionados à gestão de estoques.

I. Previsão de demanda: é o processo de estimar a quantidade de produtos que serão necessários em um determinado período de tempo. A precisão na previsão de demanda é essencial para evitar estoques excessivos ou falta de produtos.

II. Níveis de estoque: são as quantidades mínimas e máximas de cada item que devem ser mantidos em armazenamento. Esses níveis são determinados em função da demanda prevista e do tempo de reposição, entre outros fatores.

III. Ponto de pedido: é o nível de estoque no qual um novo pedido de reposição é feito. É calculado com base em variáveis como tempo de reposição do produto, estoque de segurança e demanda observada.

IV. Tempo de reposição: é o intervalo entre o momento em que o estoque atinge o ponto de pedido e o momento em que o novo estoque está disponível para venda ou uso.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

664Q1060746 | Português, Ortografia, Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Entre as frases a seguir, assinale aquela que mostra uma grafia correta no que diz respeito às letras G ou J.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

665Q1035163 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Com base nos protocolos e fundamentos acerca das técnicas básicas de enfermagem na rotina assistencial, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Na medição da pressão arterial pela técnica auscultatória, o manguito deve ser inflado rapidamente até ultrapassar 20 a 30 mmHg o nível estimado da PA sistólica.
( ) O pulso tibial posterior deve ser verificado ao longo da parte superior do pé, entre os tendões de extensão do hálux.
( ) A bradipneia é caracterizada por uma frequência respiratória lenta e superficial, abaixo de 12 respirações por minuto em repouso.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

666Q1023391 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2023

Texto associado.
Read Text I and answer the question that follow it:


Text I

Multimodality in the English language classroom:
A systematic review of literature


Literacy in the 21st century is now no longer regarded simply as the ability to use a language competently in a mono-cultural setting. Literacy today involves students knowing how to navigate across an increasingly complex communication landscape and to negotiate a range of contexts and patterns of intercultural meanings as well as the prevalence of multimodal texts.

Contemporary communication environment is characterised by multimodal meaning-making, that is the “multiplicities of media and modes”, as well as “increasing local diversity and global connectedness” (New London Group, 1996, p. 62) which necessitates a shift in the pedagogical approaches that are adopted by teachers. This is especially so in the digital age where a sole focus on language in literacy is no longer sufficient for the new workplace given that a revised sense of ‘competence’ is required. The recognition of social diversity also demands pedagogical approaches that engage with the transcultural and multicultural classroom. Issues of the day such as fake news and social justice concerns also need to be addressed in the literacy classroom.

Multimodality focuses on understanding how semiotic resources (visual, gestural, spatial, linguistic, and others) work and are organised. Multimodality in education adopts an expanded view of literacy to include the range of multimodal communicative practices which young people are involved in today's digital age. Multimodal pedagogies refer to the ways in which the teacher can design learning experiences using a range of multimodal resources. It involves teachers making design choices in the ways in which the curriculum content is expressed, arranged, andsequenced multimodally. Multimodal pedagogies also involve designing opportunities for students to explore and perform ideas and identities using a range of meaning-making resources. The teaching and learning activities often involve drawing from the students’ funds of knowledge and their lifeworld. With multimodal pedagogies, teachers orchestrate the learning process by weaving together a series of knowledge representations into a cohesive tapestry and in so doing make apt selection of meaning-making resources to design the students’ learning experience.

Adapted from https://www.sciencedirect.com/science
/article/abs/pii/S0898589822000365
Analyse the assertions below based on Text I:

I. The digital age has been demanding changes to curriculum content.
II. In a multimodal approach, teachers bear in mind students’ identities.
III. Teachers should prevent students from bringing world knowledge into the classroom.

Choose the correct answer:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

667Q1035170 | Português, Interpretação de Textos, Administração, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Leia o texto abaixo.

A música sertaneja vinha de longe espraiando-se no campo, coando-se nos cafezais, cavalgando o vento sutil da noite, acalentando os pássaros adormecidos, o gado, os eucaliptos, as mangueiras e as laranjeiras da fazenda. Aqueles rústicos e tímidos acordes tinham a forma de harmonizar e dominar em seus ritmos simples, a sonoridade, que vagava incerta no espaço. A toada humilde absorvia as inumeráveis e inominadas vozes e crescia, como se fosse o canto exclusivo de toda a natureza. (Graça Aranha)

Assinale a observação correta sobre a sua significação ou a sua estruturação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

668Q1023397 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2023

Texto associado.
Read Text I and answer the question that follow it:


Text I

Multimodality in the English language classroom:
A systematic review of literature


Literacy in the 21st century is now no longer regarded simply as the ability to use a language competently in a mono-cultural setting. Literacy today involves students knowing how to navigate across an increasingly complex communication landscape and to negotiate a range of contexts and patterns of intercultural meanings as well as the prevalence of multimodal texts.

Contemporary communication environment is characterised by multimodal meaning-making, that is the “multiplicities of media and modes”, as well as “increasing local diversity and global connectedness” (New London Group, 1996, p. 62) which necessitates a shift in the pedagogical approaches that are adopted by teachers. This is especially so in the digital age where a sole focus on language in literacy is no longer sufficient for the new workplace given that a revised sense of ‘competence’ is required. The recognition of social diversity also demands pedagogical approaches that engage with the transcultural and multicultural classroom. Issues of the day such as fake news and social justice concerns also need to be addressed in the literacy classroom.

Multimodality focuses on understanding how semiotic resources (visual, gestural, spatial, linguistic, and others) work and are organised. Multimodality in education adopts an expanded view of literacy to include the range of multimodal communicative practices which young people are involved in today's digital age. Multimodal pedagogies refer to the ways in which the teacher can design learning experiences using a range of multimodal resources. It involves teachers making design choices in the ways in which the curriculum content is expressed, arranged, andsequenced multimodally. Multimodal pedagogies also involve designing opportunities for students to explore and perform ideas and identities using a range of meaning-making resources. The teaching and learning activities often involve drawing from the students’ funds of knowledge and their lifeworld. With multimodal pedagogies, teachers orchestrate the learning process by weaving together a series of knowledge representations into a cohesive tapestry and in so doing make apt selection of meaning-making resources to design the students’ learning experience.

Adapted from https://www.sciencedirect.com/science
/article/abs/pii/S0898589822000365
The figure of speech that the excerpt “by weaving together a series of knowledge representations into a cohesive tapestry” (3rd paragraph) offers is a(n):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

669Q1065132 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Durante a reabilitação de um paciente com afasia (PCA) de expressão decorrente de AVC isquêmico em hemisfério esquerdo, o fonoaudiólogo observa grande esforço articulatório, uso de estereótipos verbais e emissão predominantemente automática. O paciente apresenta compreensão preservada e forte motivação para a comunicação.
Diante desse caso, fica indicada a seguinte abordagem/estratégia terapêutica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

670Q1035182 | Matemática, Aritmética e Problemas, Administração, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

No dia 2 de junho, em São José dos Campos, o sol nasceu às 6 horas e 39 minutos e se pôs às 17 horas e 26 minutos.

A duração desse dia entre o nascer e o pôr do sol foi de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

671Q1035199 | Informática, Navegadores Browser, Administração, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

No Microsoft Internet Explorer, o ícone de “Atualizar” (↻) tem a principal função de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

672Q1038792 | Biblioteconomia, Normas e Legislações da Biblioteconomia, Biblioteconomia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Considerando o registro de obra intelectual no Escritório de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional, avalie as afirmativas a seguir.

I. O registro da obra é um requisito de proteção dos direitos de autor.
II. O registro serve como um meio de prova de autoria, conferindo segurança adicional.
III. O registro prevalecerá sobre testemunhos e outras provas, em disputas judiciais pela autoria.
IV. O registro estabelece uma presunção de anterioridade em relação a outros registros com características similares.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

674Q1035223 | Português, Interpretação de Textos, Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Observe o seguinte texto de Rui Barbosa:

Cada jornalista é, para o comum do povo, ao mesmo tempo um mestre de primeiras letras e um catedrático da democracia em ação, um advogado e um censor, um familiar e um magistrado. Bebidas com o primeiro pão do dia, as suas lições penetram até ao fundo das consciências inexpertas, onde vão elaborar a moral usual, os sentimentos e os impulsos, de que depende a sorte dos governos e das nações.

Sobre esse segmento textual, assinale a afirmativa correta sobre sua significação e estruturação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

675Q1035231 | Português, Morfologia, Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

A frase abaixo em que o termo sublinhado, composto com o radical -logia, tem seu significado corretamente apontado, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

676Q1035243 | Direito Sanitário, Sistema Único de Saúde, Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Acerca da gestão financeira do SUS, conforme estabelece a Lei 8.080/1990, avalie as afirmativas a seguir.

I. Os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.
II. Na esfera federal, os recursos financeiros, originários do Orçamento da Seguridade Social, de outros Orçamentos da União, além de outras fontes, serão administrados pelo Ministério da Saúde, por meio do Fundo Nacional de Saúde.
III. O Ministério da Saúde acompanhará, através de seu sistema de auditoria, a conformidade à programação aprovada da aplicação dos recursos repassados a Estados e Municípios. Constatada a malversação, desvio ou não aplicação dos recursos, caberá ao Ministério da Saúde aplicar as medidas previstas em lei.
IV. Fica vedada às autoridades responsáveis pela distribuição da receita efetivamente arrecadada a transferência automática ao Fundo Nacional de Saúde (FNS).

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

677Q1035256 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Na assistência de enfermagem, é fundamental que os profissionais apliquem corretamente as técnicas básicas para garantir segurança e eficácia nos procedimentos.

Acerca desses procedimentos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

678Q1035340 | Economia, Microeconomia, Ciências Econômicas, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Considere o mercado de impressoras e o mercado de cartuchos de tinta. Para que uma impressora funcione, ela requer o uso de cartuchos de tinta. Suponha que o preço das impressoras sofra um aumento significativo, ceteris paribus.

Assinale a opção que apresenta o impacto na demanda por cartuchos de tinta e o sinal do valor da elasticidade-preço cruzada da demanda, considerando o efeito no mercado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

679Q1038795 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Serviço Social, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

De acordo com a NOB-RH/SUAS, são responsabilidades e atribuições dos gestores estaduais:

I. Elaborar quadro de necessidades de trabalhadores para serviços, programas, projetos e benefícios do SUAS.
II. Oferecer condições adequadas de trabalho quanto ao espaço físico, material de consumo e permanente.
III. Organizar centros de estudos nas unidades de assistência social, que devem ser considerados como núcleos de discussão técnica e de fomento à qualificação dos trabalhadores do SUAS.

Está correto o que se apresenta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

680Q1035228 | Português, Interpretação de Textos, Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

As frases abaixo mostram uma palavra sublinhada.
Assinale a frase em que esse emprego apresenta um só significado (sem polissemia).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.