Questões de Concursos Prefeitura de São Lourenço da Mata PE

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11 Q877583 | Raciocínio Lógico, Negação, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Considere a proposição “Todos os livros importantes possuem, pelo menos, isto é, uma quantidade maior ou igual que, 100 páginas” Qual das seguintes afirmações melhor representa a negativa desta proposição?
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12 Q899127 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Pode parecer contraintuitivo, mas, naquele tempo, dependendo do lugar que uma mulher ocupava na hierarquia social, ficar viúva não era seu fim [...]. No imaginário da região, essas mulheres eram conhecidas como as matriarcas do sertão. E é com esse epíteto que, uma vez viúva, a partir de 1809, Bárbara passa a atuar e ser reconhecida. [...]
Quando, em 6 de março de 1817, estoura a Revolução em Recife, não à toa, no mês seguinte, em abril de 1817, o rastilho de pólvora é levado até o Ceará pelo filho caçula de Bárbara [...]. A influência da mãe na região seria fundamental para irradiar a revolução. Pela primeira vez, um movimento anticolonial ultrapassava a fase conspiratória e chegava ao poder. Os revolucionários haviam proclamado a República.
PELLEGRINO, Antonia. Bárbara de Alencar e as raízes brasileiras da violência política de gênero. Sesc São Paulo: Revista do Centro de Pesquisa e Formação, nº 15, 2022. Disponível em: https://www.sescsp.org.br/barbara-de-alencar-e-as-raizesbrasileiras-da-violencia-politica-de-genero/. Acesso em: 17 jul. 2024.

No Ensino de História, abordar a temática descrita pelo texto, a partir da análise feita pela autora, se justifica pela necessidade de
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13 Q905802 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Multidisciplinar para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

As tendências pedagógicas brasileiras, de acordo com Saviani (1997) e Libâneo (1990), se dividem em duas linhas de pensamento pedagógico: liberais e progressistas. Dentre as liberais, destaca-se a primeira tendência instituída no Brasil. Nela, o professor é a figura central do processo de ensino e de aprendizagem, o detentor do saber, aquele que transmite seus conhecimentos aos estudantes. Essa tendência é denominada de
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14 Q905826 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências, Professor Multidisciplinar para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Em uma aula de Ciências do 1º ano dos Anos Iniciais, uma professora preparou uma atividade em que as crianças localizavam, nomeavam e representavam, por meio de desenhos, as partes do corpo humano e mostravam seus desenhos aos colegas, explicando algumas funções básicas de forma oral. Depois, a professora pediu para que as crianças comparassem as características físicas entre elas, reconhecendo a cor da pele, dos olhos, dos cabelos, entre outras características visíveis, com vistas à valorização, ao acolhimento e ao respeito às diferenças. Os objetos de conhecimento envolvidos nesta aula são:
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15 Q877748 | Saúde Pública, Agente de Endemias, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Existem indicadores de doenças, principalmente para o profissional que atua no combate às endemias que serão usados no dia a dia na comunidade, assim como o processo de informação em saúde e vigilância epidemiológica e vigilância sanitária. Para o ACE se faz necessário, seguir pelo SUS os perfis de acesso com
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16 Q899125 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Ao utilizar um monumento ou sítio histórico no processo educacional, como parte integrante do programa curricular em diferentes disciplinas, estamos propondo uma série de questões, das quais a principal é: como era este lugar no passado e como ele mudou? As questões que ocorrerão podem ser: quão antigo é o lugar? Quem o construiu? Por que o construíram? Como o construíram? Como se relaciona com outros lugares ou construções antigas? O que aconteceu aqui? Como sabemos isto? Na base destas perguntas está a intenção de compreender a evidência física que observamos, com o intuito de conhecer mais sobre ela, sobre a vida no local e as mudanças que ocorreram, de modo a perceber sua importância ou significados no presente.
HORTA, Maria Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia Básico Da Educação Patrimonial. Museu Imperial: IPHAN – MINC, 1999. Disponível em: portal.iphan.gov.br/uploads/temp/guia_educacao _patrimonial.pdf.pdf. Acesso em: 15 jul. 2024.

Ao abordar a temática curricular descrita, propor as questões explicitadas é importante para a prática docente porque
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17 Q899124 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O valor da experiência de um povo historicamente colonizado, marcado por um presente e passado de violências, é também resistência. O olhar do educador para sua própria história pessoal e social, reconhecendo e inventariando sua cultura, abre possibilidades para a valorização também do outro, o ouvinte, o educando. A troca de saberes se faz possível quando a experiência de cada indivíduo é validada e ganha papel de protagonismo no ensino aprendizagem. [...]
A quem se dispõe ao contato com o lúdico para prática de atividades em educação, portanto, recomenda-se que faça o inventário de suas origens, de seu registro cultural, de sua ancestralidade.
PATO, Ana; ALCANTARA, Aureli Alves de. Educar, contar e brincar para resistir: a ditadura militar e o direito da criança à memória e à verdade. Caderno de Experiências Memorial Da Resistência de São Paulo, 2021. Disponível em: https://memorialdaresistenciasp.org.br/wp-content/uploads/2022/06/caderno-deexperiencia-educar-contar-e-brincar-para-resistir.pdf. Acesso em: 15 jul. 2024.
Considerando o texto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A prática do ensino de história deve levar em consideração a diversidade cultural e individual, admitindo que todos os sujeitos presentes em sala de aula, inclusive o próprio professor ou professora, são agentes ativos no processo de ensino-aprendizagem do ambiente escolar.
PORQUE
II. As fontes históricas, materiais e imateriais, são ótimos recursos didáticos, e, se utilizadas corretamente, podem diminuir preconceitos e estereótipos sobre o que não é conhecido ou experienciado no cotidiano.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
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18 Q905804 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Multidisciplinar para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, a organização curricular da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está ancorada em eixos de conhecimentos. Partindo desse pressuposto, os campos de experiências em que se organiza a BNCC são:

1. o eu, o outro e o nós.
2. corpo, gestos e movimentos.
3. traços, sons, cores e formas.
4. escuta, fala, pensamento e imaginação.
5. o desenvolvimento de atitudes e cooperação.
6. alimentação, higiene, brincadeira e descanso.
7. espaços tempos, quantidades, relações e transformações.

É verdadeiro o que se assegura em:
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19 Q905814 | Pedagogia, Professor Multidisciplinar para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Para que suas crianças pequenas da faixa etária de 4 a 5 anos pudessem se desenvolver cada vez melhor, as professoras de uma escola de Educação Infantil fizeram uma lista das diferentes formas de se trabalhar os vários tipos de linguagens, como corporais, plásticas, musicais e simbólicas. Avalie as escolhas, classificando-as como (A) adequada e (NA) não adequada.

( ) Propor às crianças brincadeiras com sons, ritmos e melodias com a voz e uso de instrumentos musicais e outros objetos sonoros.
( ) Realizar com as crianças brincadeiras que exploram gestos, canções, recitações de poemas, parlendas.
( ) Estimular a escrita individual de uma história, em forma de diálogos para montagem de uma peça teatral.
( ) Organizar espaços, materiais e atividades para as brincadeiras de faz de conta.
( ) Incentivar as crianças a produzir pinturas, desenhos, esculturas, com materiais diversos.

As escolhas são, respectivamente,
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20 Q905799 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Multidisciplinar para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

De acordo com o artigo 18 da LDB, Lei nº 9.394/1996, fazem parte dos sistemas municipais de ensino, entre outros,
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