Questões de Concursos Prefeitura de São Lourenço da Mata PE

Resolva questões de Prefeitura de São Lourenço da Mata PE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q877741 | Saúde Pública, Agente de Endemias, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

A epidemiologia é uma ciência que norteia o trabalho do agente de combate às endemias no campo de atuação. O ACE deverá tomar medidas necessárias para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q1043921 | Braille, Sistema Braille, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Os registros em braille podem ser feitos tanto manualmente quanto com o auxílio de uma máquina de escrever. Considerando a utilização de uma máquina de escrever em braille, analise as afirmações abaixo e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas(F).

I. Tomando por referência a tecla central, as três teclas de cada lado dessa representam os seis pontos que constituem o alfabeto braille.
II. Entre as 9 teclas que existem na máquina, temos uma tecla de espaço, uma tecla de retrocesso e uma tecla de avanço de linha.
III. A tecla central serve para retornar ao ponto inicial de cada linha.

As assertivas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q1042386 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Um professor, para apresentar aos estudantes em qual medida uma nota sonora é aguda ou grave, utiliza de diversos recursos para a produção de sons. Com essa atividade, qual conceito musical o professor pretende desenvolver com seus estudantes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q868923 | Enfermagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Numa comunidade assistida na promoção para a aplicação da saúde coletiva e familiar, o evento vital e social de maior importância para o município é a(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q899918 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O estudante, independentemente de suas singularidades, tem direito a uma educação inclusiva de qualidade, e para isso, família e escola devem trabalhar juntas. Essa colaboração é fundamental para o desenvolvimento integral do estudante. Uma ação essencial é o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), que deve ser elaborado pela comunidade de aprendizagem, incluindo família e escola. O PDI deve considerar as necessidades específicas do estudante e não se basear apenas no diagnóstico médico, buscando nas próprias características do estudante as estratégias para garantir seu acesso e permanência na instituição de ensino.
ORRÚ, Sílvia Ester. Redes de inclusão entre família e escola. Diversa. Disponível em https://diversa.org.br/artigos/redes-de-inclusao-entre-familia-e-escola/. Acesso em: 16 jul. 2024. Adaptado.

A partir da leitura do texto pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q1042334 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O Estatuto da Criança e do Adolescente no seu Art. 53 dispõe que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Nesta direção, a legislação prevê alguns deveres da família, da comunidade e do poder público, que estão previstos na afirmação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1043113 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

(...) na concepção interacional (dialógica) da língua, os sujeitos são vistos como atores / construtores sociais, sujeitos ativos que – dialogicamente – se constroem e são construídos no texto, considerando o próprio lugar da interação e da constituição dos interlocutores. Desse modo, há lugar, no texto, para toda uma gama de implícitos, dos mais variados tipos, somente detectáveis quando se tem, como pano de fundo, o contexto sociocognitivo dos participantes. Nessa perspectiva, o sentido de um texto é construído na interação texto-sujeitos e não algo que preexista a essa interação.
KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2011.

Com base no texto, é correto inferir que, partindo da concepção interacional de língua, a leitura
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q1043912 | Braille, Sistema Braille, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

As fases que antecedem o processo de alfabetização em braille são fundamentais para a aquisição de um conjunto de habilidades exigidas para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Nesse período, o professor deve proporcionar variadas experiências às crianças para que elas vivenciem cada uma das etapas básicas de desenvolvimento tátil. As frases a seguir relacionam-se a três dessas etapas.

1. Por meio da análise tátil a criança identifica o objeto.
2. A criança explora minuciosamente o objeto, percebendo suas características e particularidades.
3. A criança distingue o objeto de forma interpretativa, reconhecendo suas propriedades.

Assinale a alternativa que apresenta as 3 etapas básicas de desenvolvimento tátil na ordem em que elas acontecem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1043916 | Braille, Sistema Braille, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O emprego de materiais didáticos e tecnológicos pode oferecer apoio efetivo no processo de ensino para docentes e no de aprendizagem para os discentes. A associação de recursos adequados às práticas pedagógicas com estudantes cegos garante que eles tenham acesso equitativo ao conhecimento e às experiências educacionais.
A partir desse contexto, analise as afirmativas abaixo e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

I. Recursos didáticos são essenciais para garantir que os estudantes cegos possam acessar o currículo escolar, desenvolver suas habilidades e participar plenamente da vida acadêmica.
II. Recursos didáticos que atendem às necessidades específicas dos estudantes cegos tornam a experiência de aprendizagem mais agradável e motivadora.
III. Recursos didáticos adaptados garantem que os estudantes cegos possam participar ativamente das atividades em sala de aula, em condições de igualdade com seus colegas videntes.
IV. A inclusão de recursos didáticos no processo de ensino de estudantes com deficiência visual é suficiente para garantir a aprendizagem.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q905953 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Analise o desenvolvimento de uma aula proposta, no âmbito de um projeto interdisciplinar intitulado “Museus e memórias”.
Observe as estratégias e metodologia adotadas pelo professor e responda à questão.
Aula - Inicia-se com uma roda de conversa, em que o professor lança perguntas sequenciais: Vocês sabem o que são museus e para que servem? Já visitaram algum museu? Como foi a visita? Depois de levantados conhecimentos, hipóteses e experiências, são oferecidos aos estudantes fotos e roteiros de diferentes museus pernambucanos (Instituto Ricardo Brennand, Museu Cais do Sertão, dentre outros). Individualmente, a partir de um roteiro oferecido pelo professor, os estudantes observam as fotos e roteiros e fazem registros sobre: para que servem cada um dos museus, o que oferecem e de que forma se ligam às memórias da comunidade. Sequencialmente, o professor solicita que escrevam uma redação sobre a importância dos museus, para que sirva como único instrumento de avaliação do projeto.

Sobre a organização do trabalho didático-pedagógico escolar proposto, no âmbito do projeto, analisar as afirmações abaixo.

I. No início da aula, o professor parece conhecer a importância do processo de construção do conhecimento, ao levantar os conhecimentos prévios dos estudantes, para que estabeleçam conexões entre os conceitos já conhecidos e os novos conteúdos.
II. Ao solicitar que os estudantes façam análise e registros individuais sobre os museus, o professor perde a oportunidade de desenvolver importantes habilidades com eles, por meio do trabalho em grupos: atitudes colaborativas, comunicação, aprender com o outro etc.
III. Em função do contexto em que se insere a aula (no âmbito de um projeto) o professor utiliza a forma mais adequada de avaliação, já que poderá aferir os conhecimentos de cada estudante sobre o conteúdo trabalhado.

É correto o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q1048057 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O tempo, como o Mundo, tem dois hemisférios: um superior e visível, que é o passado, outro inferior e invisível, que é o futuro. No meio de um e outro hemisfério ficam os horizontes do tempo, que são estes instantes do presente que imos vivendo, onde o passado se termina e o futuro começa.
VIEIRA, Pe. Antonio. História do Futuro, vol. 1, 1718. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/. Acesso em 19 jul. 2024

No trecho, é possível identificar o emprego das seguintes figuras de linguagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q1048059 | Português, Fonologia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

As palavras “caminhar”, “homem” e “dissimulado” possuem, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q899122 | Pedagogia, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

[...] se atentarmos para as questões postas pelos programas, currículos, pelas produções didáticas e demais recursos e materiais de ensino [...], elas giraram, principalmente, sobre quem deveriam ser os agentes sociais privilegiados formadores da nação. Em outras palavras, procurou-se garantir, de maneira hegemônica, a criação de uma identidade comum, na qual os grupos étnicos formadores da nacionalidade brasileira apresentavam-se, de maneira harmônica e não conflituosa, como contribuidores, com igual intensidade e nas mesmas proporções naquela nação.
NADAI, Elza. O ensino de História e a “pedagogia do cidadão”. In: PINSKY, Jaime (org.) O ensino de História e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 2021.

A partir da discussão apresentada pelo texto e das diretrizes curriculares expressas no Currículo de Ensino Fundamental do Estado de Pernambuco, avalie as afirmativas:

I. No século XIX, a perspectiva positivista embasou a criação de uma história oficial do Brasil que singularizou as experiências etnoculturais.
II. A função pedagógica do ensino de história é demonstrar a existência da diversidade etnocultural, desenvolvendo o senso de cidadania e de respeito aos Direitos Humanos.
III. O Currículo de Ensino Fundamental II de Pernambuco sugere a utilização de fontes históricas em sala de aula devido à importância de incluir diversas narrativas sobre o passado histórico.
IV. A perspectiva regionalista do Currículo do Estado de Pernambuco reconhece a importância de revelar a homogeneidade das experiências vividas pelos sujeitos históricos ao longo do tempo.

As afirmativas em diálogo com o texto e com o Currículo do Ensino Fundamental II do Estado de Pernambuco são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q868928 | Enfermagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Os grupos sociais e familiares devem ser acompanhadas comunitariamente, mas as práticas de educação popular em saúde devem ser vivenciadas cotidianamente. A educação em saúde popular diante das políticas públicas, para poder fazer a edificação nas pessoas de uma conscientização específica de forma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q1048386 | Matemática, Raciocínio Lógico, Professor de Matemática, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Gabriel, Juliana e Izabel foram às compras. Gabriel gastou 20 reais a menos que Juliana, que gastou 54 reais a mais que Izabel. Os três amigos gastaram, no total, 358 reais. Portanto, Gabriel gastou
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q868936 | Enfermagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Um conjunto de pessoas que vivem em harmonia afetiva, sendo membros familiares ou mesmo de parentesco próximo, representa socialmente uma família. Desses, os considerados adultos terão como responsabilidade de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q899915 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

As Adaptações Curriculares de Pequeno Porte são modificações promovidas no currículo, pelo professor, de forma a permitir e promover a participação produtiva dos alunos que apresentam necessidades especiais no processo de ensino e aprendizagem, na escola regular, juntamente com seus colegas. São denominadas de Pequeno Porte porque sua implementação encontra-se no âmbito de responsabilidade e de ação exclusivo do professor, não exigindo autorização, nem dependendo de ação de qualquer outra instância superior, nas áreas política, administrativa e/ou técnica. Elas podem ser implementadas em várias áreas e momentos da atuação do professor: na promoção do acesso ao currículo, nos objetivos de ensino, no conteúdo ensinado, no método de ensino, no processo de avaliação e na temporalidade.
Projeto Escola Viva - Garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola - Alunos com necessidades educacionais especiais. Adaptações curriculares de pequeno porte. Vol. 6, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. 2000. Adaptado.

Com base no apresentado no texto e considerando os estudantes cegos e com baixa-visão, avalie se as afirmações a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

I. Para desenvolver a autonomia do estudante o professor não deve oferecer recursos didáticos especiais.
II. Para favorecer a participação do estudante durante as aulas o professor deve fornecer mapas e diagramas em relevo e descrições verbais detalhadas das imagens.
III. As avaliações e exercícios devem ter formatos acessíveis como braille ou digital compatíveis com os leitores de tela.
IV. Os professores devem conceder aos estudantes tempo adicional para a realização das avaliações, se necessário.

As assertivas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q899919 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva visa garantir o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares. Qual das alternativas a seguir melhor descreve um dos principais objetivos dessa política?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q868998 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Agente de Endemias, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Algumas pessoas acreditam que o tétano acidental ocorre, unicamente, com perfurações com pregos enferrujados e até cortes com lâminas. Mas, é uma enfermidade que se dá através da invasão da bactéria Clostridium tetani em ferimentos e presente, principalmente, em resíduos de fezes de animais, como de gados. Erradamente usadas para estancar um sangramento ou mesmo para a cicatrização. Essa enfermidade pode ficar incubada por alguns dias, mas sua propagação no organismo poderá ser rápida e desastrosa e irreversível, dependendo dos cuidados médicos. Com base na imunização, quando a doença já está em curso no organismo, no leito hospitalar, o tratamento deve ser por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.