Início

Questões de Concursos Prefeitura de São Lourenço da Mata PE

Resolva questões de Prefeitura de São Lourenço da Mata PE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q900008 | Geografia, Urbanização brasileira, Professor de Geografia, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Recife, desde 2017, encabeça o ranking de cidades inteligentes no Nordeste. Além das políticas, ações e programas estão sendo desenvolvidos pela cidade no intuito de erigir uma verdadeira smart city.
ARAÚJO, Douglas da Silva; GUIMARÃES, Patrícia Borba Vilar; COSTA, Ademir Araújo da. A implantação de cidades inteligentes no Nordeste brasileiro: um breve diagnóstico. Revista de Direito da Cidade, v. 12, n. 2, p. 1084–1104, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/39957. Acesso em: 18 jul. 2024.

Como Recife está se tornando uma smart city?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q905952 | Pedagogia, Direitos Humanos, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

De acordo com as legislações que tratam sobre a Educação em Direitos Humanos, o tema deve ser tratado na escola de forma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q1048066 | Português, Ortografia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Considere os seguintes grupos de palavras:

1. científico – exército – revólver
2. heroína – ânimo – jornalístico.
3. pôr – Paraná – jacaré

Em relação às regras de acentuação gráfica, é correto afirmar que,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q1042335 | Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Gerais sobre Arte e Cultura, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A Pinacoteca do Estado de São Paulo, um dos mais importantes museus de arte do Brasil, apresenta a exposição Galeria Tátil de Esculturas Brasileiras, composta por 12 esculturas do acervo feitas em bronze que podem ser tocadas por pessoas com deficiências visuais. Essa exposição tem o propósito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q1048057 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O tempo, como o Mundo, tem dois hemisférios: um superior e visível, que é o passado, outro inferior e invisível, que é o futuro. No meio de um e outro hemisfério ficam os horizontes do tempo, que são estes instantes do presente que imos vivendo, onde o passado se termina e o futuro começa.
VIEIRA, Pe. Antonio. História do Futuro, vol. 1, 1718. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/. Acesso em 19 jul. 2024

No trecho, é possível identificar o emprego das seguintes figuras de linguagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q899919 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva visa garantir o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares. Qual das alternativas a seguir melhor descreve um dos principais objetivos dessa política?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q1060506 | Português, Crase, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Leia o texto a seguir, considerando a norma-padrão de regência e o uso adequado de acento indicativo de crase:
A ocupação inicial de São Lourenço da Mata esteve atrelada ____ extração do pau-brasil. No final do século XVI, começaram ____ surgir os primeiros engenhos de cana-de-açúcar, que se tornara ____ principal fonte de renda do local durante muitos anos. Até 1775, São Lourenço era apenas um distrito subordinado ____ município de Recife, bem como ____ cidade de Paudalho, conquistando sua municipalidade em 1890.
IBGE. São Lourenço da Mata. IBGE. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/sao-lourenco-damata/historico. Acesso em: 18 jul. 2024. Adaptado. Em sequência, as palavras que completam corretamente as lacunas no texto são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1043917 | Braille, Sistema Braille, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Associe cada descrição apresentada a seguir ao sinal em braille correspondente.

I. Representa o cifrão, usado para expressar a unidade monetária de vários países.
II. Representa as aspas simples.
III. Representa a vírgula que, em tinta, é empregada para separar a parte inteira da parte decimal no numeral decimal.
IV. Representa hashtag, símbolo usado nas redes sociais para indicar a categorização de um assunto.
( ) (3456 13)
( ) (236)
( ) (56)
( ) (2)

Assinale a alternativa que indica a sequência correta dessa associação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q1043918 | Braille, O Código Braille Na Grafia da Língua Portuguesa, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A Grafia Química Braille para Uso no Brasil foi publicada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC com o objetivo de atender os estudantes cegos. Com essa grafia pode-se representar substâncias e reações, permitindo o acesso dos estudantes cegos ao nível representacional da Química. Nesse contexto, analise as afirmações a seguir:

I. Na representação em braille dos números atômicos e de massa, utilizam-se os indicadores (34) para a posição inferior e (16) para a posição superior.
II. O elétron (e-) é representado em textos de química por (15 5 36).
III. Para a transcrição do benzeno sugere-se utilizar os símbolos (264 351)

Assinale a alternativa que apresenta orientações corretas para os professores, transcritores e usuários.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1043919 | Braille, Sistema Braille, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Os recursos destinados ao Atendimento Educacional Especializado dos estudantes cegos e com baixa visão devem ser inseridos em situações e vivências cotidianas que estimulem a exploração e o desenvolvimento pleno dos sentidos remanescentes. A variedade, a adequação e a qualidade dos recursos disponíveis possibilitam o acesso ao conhecimento, à comunicação e à aprendizagem significativa.
SÁ, Elizabet Dias de; CAMPOS, Izilda Maria de; SILVA, Myriam Beatriz Campolina. Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Visual. SEESP / SEED / MEC Brasília/DF – 2007. Adaptado. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dv.pdf. Acesso em: 13 jul. 2024

Considerando o texto apresentado, analise as afirmações e assinale a verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q1048067 | Português, Morfologia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto associado.

Atenção! Leia a crônica para responder à próxima questão.

Outra coisa que não parece ser entendida pelos outros é quando me chamam de intelectual e eu digo que não sou. De novo, não se trata de modéstia e sim de uma realidade que nem de longe me fere. Ser intelectual é usar sobretudo a inteligência, o que eu não faço: uso é a intuição, o instinto. Ser intelectual é também ter cultura, e eu sou tão má leitora que, agora já sem pudor, digo que não tenho mesmo cultura. Nem sequer li as obras importantes da humanidade. Além do que leio pouco: só li muito, e li avidamente o que me caísse nas mãos, entre os treze e os quinze anos de idade. Depois passei a ler esporadicamente, sem ter a orientação de ninguém. Isto sem confessar que – dessa vez digo-o com alguma vergonha – durante anos eu só lia romance policial. Hoje em dia, apesar de ter muitas vezes preguiça de escrever, chego de vez em quando a ter mais preguiça de ler do que de escrever.

Literata também não sou porque não tornei o fato de escrever livros “uma profissão”, nem uma “carreira”. Escrevi-os só quando espontaneamente me vieram, e só quando eu realmente quis.

O que sou então? Sou uma pessoa que tem um coração que por vezes percebe, sou uma pessoa que pretendeu pôr em palavras um mundo ininteligível e um mundo impalpável. Sobretudo uma pessoa cujo coração bate de alegria levíssima quando consegue em uma frase dizer alguma coisa sobre a vida humana ou animal.

LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. Adaptado.

Assinale a alternativa cujo trecho está redigido na voz passiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q1037093 | Educação Física, Primeiros Socorros no Esporte, Professor de Educação Física, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Na aula de Educação Física, cujo tema era o estudo do comportamento da pressão arterial antes, durante e após o exercício físico, o professor organizou a atividade da seguinte maneira: antes de iniciar o exercício físico, que teria intensidade de moderada a intensa, ele aferiu a pressão arterial dos estudantes, e pretendia aferir também durante e após a atividade. Um estudante apresentou, antes de iniciar, um registro de pressão arterial de 140/90 mmHg e tonturas.
Qual atitude o professor deve tomar em relação a esse estudante?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q1048431 | Inglês, Formação de Palavras com Prefixos, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Leia o texto a seguir:

Learning Portuguese-English cognates is a great way to build vocabulary fast! It’s basically using what you already know to get a jump-start.
Cognates are simply words that are very similar in both languages, usually due to a common root.
Below, you can explore some of the typical spelling patterns for English → Portuguese cognates, with examples for each one. Remember that these patterns do not apply every time. But they are a convenient way to help you notice more cognates as you continue to learn English!
Observe os padrões de sufixo abaixo e complete as lacunas indicadas.
ph → f
Ex: telephone → telefone
tion→ -ção
Ex: nation → nação
ty→ ____________
Ex: society → ____________
fy→ ____________
Ex: identify → ____________
(...)

Practice Portuguese. Portuguese-English Cognates. Practice Portuguese, 2024. Disponível em: https://www.practiceportuguese.com/learning-notes/portugueseenglish-cognates/. Acesso em: 12 jul. 2024. Adaptado.

Em sequência, os termos que completam corretamente essas lacunas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q868997 | Saúde Pública, Agente de Endemias, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

O agente de combate às endemias é um ator, um profissional muito importante para a comunidade assistida. É necessário destacar que entre as atividades e atribuições, consideradas relevantes para o ideal trabalho do ACE, destaca-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q1014409 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Na Libras, os sinais são formados por meio da combinação de parâmetros. São eles: configuração de mão (CM), ponto de articulação (PA), movimento (M), orientação (O) e expressão facial-corporal (EFC). O estudo dos elementos mínimos, que compõem os sinais, pertence ao nível
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q1048059 | Português, Fonologia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

As palavras “caminhar”, “homem” e “dissimulado” possuem, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q1042175 | Ciências, Ensino de Ciências, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Um dos desafios em ensinar a temática “Deriva Continental e Tetônica de placas” é que muitos alunos não conseguem aplicar e entender esses princípios. Nesse sentido, abordagens práticas que despertem a curiosidade e a motivação dos alunos em aprender são extremamente importantes. Para isso, os alunos propõem diversas atividades práticas:

I. Visitar um museu de história natural e comparar fósseis em comum entre a América do Sul e a África.
II. Medir a distância entre a dorsal meso-atlântica e os litorais brasileiros e africanos a partir de imagens de satélite.
III. Criar um modelo de vulcão utilizando vinagre e bicarbonato de sódio, para demonstrar a alteração da paisagem.

A(s) atividade(s) prática(s) que cumpre(m) esse objetivo é (são):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q899193 | Biologia, Identidade dos seres vivos, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A partir de registros fósseis, sabe-se que, no Período Jurássico, há 200 milhões de anos, havia cerca de 300 famílias de insetos; enquanto entre os tetrápodes havia cerca de 100 famílias. A partir do Período Cretáceo até o Terciário, o número de famílias de insetos quadruplicou, enquanto o número de Famílias de quadrúpedes apenas dobrou. Assim, percebe-se que os insetos constituem um grupo bastante bem-sucedido na conquista do ambiente terrestre. Uma das características que possibilitou essa adaptação foi a presença de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q1014401 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A interpretação correta do sinal polissêmico requer um entendimento do contexto e do uso da expressão corporal e facial, que são partes integradas da comunicação. São exemplos de polissemia na Libras os sinais
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q1048064 | Português, Morfologia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

No trecho “Mas, tanto lhe ouviu falar em morte que teve medo, e um dia correu a pedir à minha mãe que lhe fizesse o favor de ver se lhe salvava o marido que se queria matar”, os pronomes átonos destacados estão empregados em posição
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.