Questões de Concursos Prefeitura de São Lourenço da Mata PE

Resolva questões de Prefeitura de São Lourenço da Mata PE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

141Q1021892 | Inglês, Formação de Palavras com Prefixos e Sufixos, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Leia o texto a seguir.
Affixes consist of one or more letters that are added to the beginning or end of a word, which can be:
prefixes: when they are added to the beginning of words. For example: ir, in meaning not (irregular; incapable); -
suffixes: when they are added to the end of words. For example: ed, er meaning past of regular verbs and person that does (walked; writer).

ZANATTA, Melissa Marchiani Palone et al. Teaching Reading Techniques and Strategies English Language. Disponível em: https://www.dpublication.com/wpcontent/uploads/2021/01/11-300.pdf. Acesso em: 11 jul. 2024. Adaptado.

O conhecimento sobre formação de palavras pode ser bastante útil no aprendizado da língua inglesa. Para que um estudante depreenda corretamente o sentido da palavra undeniably, é preciso que, além do radical, ele reconheça nela a presença de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q1042380 | Geografia, Geografia Econômica, Professor de Geografia, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Diferentemente do que se possa imaginar, o BRICS não é um bloco econômico formal. Segundo a definição do governo brasileiro, o BRICS é uma parceria entre cinco das principais economias emergentes do mundo: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (do inglês, South Africa). Como agenda externa, o BRICS possui coesão para se posicionar a respeito de diversos temas debatidos na agenda geopolítica mundial. Na 15ª Cúpula dos BRICS, ocorrida na África do Sul em agosto de 2023, foi anunciada a inclusão de seis novos membros à parceria a partir de janeiro se 2024. Contudo, um deles cancelou sua participação.
Carlos Eduardo Cesar Miné Junior, A expansão do BRICS e seu impacto na geopolítica global. Disponível em: https://www.politize.com.br/expansao-do-brics/. Acesso em: 16 jul.2024. Adaptado.

Os novos membros do BRICS incluídos a partir da cúpula realizada em 2023 são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q1042381 | Geografia, População, Professor de Geografia, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O Índice de Gini, criado pelo matemático italiano Conrado Gini, é um instrumento para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo. Ele aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos.
Sabendo que o índice de Gini de São Lourenço da Mata é de 0,50, avalie as alternativas a seguir e assinale aquela que apresenta a característica socioeconômica, de acordo com o IBGE (dados de 2021/2022), que justifica essa medição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q1042392 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Na prática artística, a utilização de materiais de formas inovadoras transmite significados além da estética visual. Considerando essa afirmação, qual das seguintes alternativas reflete corretamente a importância dos materiais na criação e na interpretação de obras de arte contemporâneas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q1042398 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

No final da década de 1950, surge, no Reino Unido, um movimento artístico, que rapidamente se expande para os Estados Unidos no início da década de 1960, caracterizado pela utilização de imagens e elementos da cultura popular e do consumismo, como publicidade, quadrinhos e objetos do cotidiano. Os artistas adeptos desse movimento empregavam técnicas de reprodução em massa e ironia para refletir e criticar a sociedade de consumo da época. Esse movimento ficou conhecido por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q905957 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O Currículo de Ensino Fundamental do Estado de Pernambuco, no que se refere ao ensino de Língua Portuguesa, aponta para a necessidade de se trabalhar com o multiletramento, o qual diz respeito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q1042174 | Biologia, Moléculas, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Compreender a importância da compartimentalização celular é fundamental para elucidar a origem e a evolução da vida e da própria célula eucariótica. Nestes organismos, a bicamada lipídica é abundante e delimita não só a própria célula, formando a membrana plasmática, mas também diversas organelas. Esse processo tornou a célula eucariótica muito maior e complexa, permitindo controle mais preciso sobre os processos metabólicos e catabólicos celulares, aumentando sua eficiência. Qual das organelas abaixo apresenta constituição diferente da bicamada lipídica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q1042175 | Ciências, Ensino de Ciências, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Um dos desafios em ensinar a temática “Deriva Continental e Tetônica de placas” é que muitos alunos não conseguem aplicar e entender esses princípios. Nesse sentido, abordagens práticas que despertem a curiosidade e a motivação dos alunos em aprender são extremamente importantes. Para isso, os alunos propõem diversas atividades práticas:

I. Visitar um museu de história natural e comparar fósseis em comum entre a América do Sul e a África.
II. Medir a distância entre a dorsal meso-atlântica e os litorais brasileiros e africanos a partir de imagens de satélite.
III. Criar um modelo de vulcão utilizando vinagre e bicarbonato de sódio, para demonstrar a alteração da paisagem.

A(s) atividade(s) prática(s) que cumpre(m) esse objetivo é (são):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q1048067 | Português, Morfologia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto associado.

Atenção! Leia a crônica para responder à próxima questão.

Outra coisa que não parece ser entendida pelos outros é quando me chamam de intelectual e eu digo que não sou. De novo, não se trata de modéstia e sim de uma realidade que nem de longe me fere. Ser intelectual é usar sobretudo a inteligência, o que eu não faço: uso é a intuição, o instinto. Ser intelectual é também ter cultura, e eu sou tão má leitora que, agora já sem pudor, digo que não tenho mesmo cultura. Nem sequer li as obras importantes da humanidade. Além do que leio pouco: só li muito, e li avidamente o que me caísse nas mãos, entre os treze e os quinze anos de idade. Depois passei a ler esporadicamente, sem ter a orientação de ninguém. Isto sem confessar que – dessa vez digo-o com alguma vergonha – durante anos eu só lia romance policial. Hoje em dia, apesar de ter muitas vezes preguiça de escrever, chego de vez em quando a ter mais preguiça de ler do que de escrever.

Literata também não sou porque não tornei o fato de escrever livros “uma profissão”, nem uma “carreira”. Escrevi-os só quando espontaneamente me vieram, e só quando eu realmente quis.

O que sou então? Sou uma pessoa que tem um coração que por vezes percebe, sou uma pessoa que pretendeu pôr em palavras um mundo ininteligível e um mundo impalpável. Sobretudo uma pessoa cujo coração bate de alegria levíssima quando consegue em uma frase dizer alguma coisa sobre a vida humana ou animal.

LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. Adaptado.

Assinale a alternativa cujo trecho está redigido na voz passiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q905811 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Na Educação Infantil, os seis fundamentos, de acordo com o Currículo de Pernambuco, pautados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q899998 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Geografia, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A BNCC (BRASIL, 2017), no que considera o componente curricular de Geografia, estabelece os parâmetros para que o ensino do conhecimento geográfico escolar se realize e, desta forma, define o raciocínio geográfico como uma forma de se pensar espacialmente. Os conceitos geográficos são trazidos como forma de promoção do raciocínio geográfico, que deverão ser pensados com vias de realização do reconhecimento de desigualdades socioeconômicas, para a apreensão acerca das formas de utilização dos recursos naturais e para se analisar as distribuições espaciais em conflitos geopolíticos. Neste ponto, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a BNCC define, na condição de conceitos principais da Geografia, o território, a paisagem, o lugar e a região, acrescentando ainda o conceito de natureza. O documento se refere ao “espaço” como o conceito mais complexo e amplo da Geografia e afirma que este deve ser pensado em articulação ao “tempo”, visto que são indissociáveis.
CECIM, Jéssica da Silva Rodrigues; CRACEL, Viviane Lousada. O raciocínio geográfico na BNCC a partir de metodologias ativas. Anais do 14° Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia: políticas, linguagens e trajetórias, p. 1575-1587, 2019. Adaptado.

A partir da configuração do componente curricular de Geografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), são princípios pressupostos no ensino de Geografia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q1042337 | Braille, O Código Braille Na Grafia da Língua Portuguesa, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Relacione os sinais em braille elencados com os significados apresentados em seguida.

I. (256) e (5 256)
II. (246 135) e (456 13456)
III. (456 356) e (456 356 356)
( ) Representam, respectivamente, um círculo e um quadrado.
( ) Representam o traço horizontal na escrita de frações.
( ) Representam, respectivamente, por cento e por mil.

A sequência correta dessa associação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q1043108 | Matemática, Probabilidade, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A professora do 5º ano trouxe para a turma um saco com balas. Havia 6 balas sabor laranja, 9 balas sabor abacaxi, 17 balas de morango e 18 balas de limão. A intenção da aula era reforçar os conceitos aprendidos de probabilidade e avançar com os estudantes nesses conceitos. Ela mostrou para as crianças que a chance de se tirar uma bala de qualquer sabor era de 1 chance em relação ao total de balas. Depois, calculou com a turma que, se o total de balas fosse 100, a probabilidade de se tirar uma bala do sabor de abacaxi, em relação ao total de balas, era de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q1043109 | Matemática, Geometria Plana, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Na aula do 5º ano, para tentar sanar as confusões dos estudantes sobre alguns conceitos presentes na última prova de Geometria, a professora trouxe dois quadrados recortados em uma cartolina e fixou-os na lousa, um em cada lado. De um lado escreveu cálculo da área e, do outro lado, cálculo do perímetro. Ela forneceu um quadrado igual para cada estudante e pediu que eles medissem com a régua cada lado da figura, tendo como resposta o valor de 12cm. Depois, calculou com a turma a área e comparou com o cálculo do perímetro, além de explorar também os conceitos de ângulos, pintando cada ângulo do quadrado e traçando as diagonais. As informações anotadas na lousa pela professora foram de que o quadrado apresenta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q1043112 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Segundo Veiga (2002), “o desafio da construção do projeto pedagógico vincula-se ao desejo da comunidade ver explicitada pela escola uma proposta capaz de indicar as intenções políticas e pedagógicas que fundamentam suas práticas. Nesse sentido, o projeto pedagógico precisa partir da realidade de cada escola, uma vez que não há escolas iguais, mas instituições educativas que se constroem a partir de dinâmicas específicas”.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político- pedagógico da escola: uma construção possível. 14ª ed. Editora Papirus, 2002

Tendo em vista os desafios do projeto pedagógico, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O projeto pedagógico não é algo que é construído e, em seguida, arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais, ele é vivenciado em todos os momentos, por todos envolvidos no processo educativo da escola.
( ) O projeto pedagógico é uma ação intencional, com um sentido implícito e um compromisso definido pelos principais interessados no processo educativo: gestores e professores.
( ) É incumbência legal de todos estabelecimentos de ensino elaborar e executar sua proposta pedagógica e, para isso, deve criar processos de integração da sociedade com a escola.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q1043115 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto associado.

Atenção! Leia o relato de uma atividade realizada nos primeiros anos do Ensino Fundamental para responder à próxima questão.


Primeiramente foi apresentado para as crianças, em um cartaz, o poema “Perguntas e respostas cretinas”, de Elias José. Fizemos a leitura e nos divertimos muito com o poema. Sugeri então à turma que pensassem em palavras que rimassem com seu próprio nome e/ou dos colegas da sala. Fui escrevendo no quadro uma lista de nomes e, à medida em que encontrávamos uma rima, escrevia junto do nome, como por exemplo: Raquel/pastel; Taciana/banana. Depois, levantei uma proposta: “Que tal criarmos um outro poema com os nossos nomes?”. Todos concordaram. Então iniciei: “Você conhece a Taciana?” Eles concluíram: “Aquela que comeu ‘banana’?” Eles ditavam e eu escrevia no quadro, sempre buscando fazer a reflexão. “Como eu escrevo a palavra ‘banana’?”, “Com qual sílaba começa?”, “Com quantas letras eu escrevo a palavra ‘banana’?”, “Quantas vezes eu abro a boca para falar ‘banana’?” “E que letra eu vou botar primeiro?”.


MORAIS, Artur Gomes de; LEITE, Tânia Maria Rios. In: MORAIS; ALBUQUERQUE; LEAL. (Org.) Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. Adaptado.

Qual modalidade didática para o ensino de produção de textos pode ser verificada no relato?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q1042118 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Pernambuco, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Como a administração egípcia era altamente formalizada, era indispensável o conhecimento da escrita por parte daqueles que exerciam funções públicas, havendo escolas específicas de formação escribas, que eram exatamente aqueles encarregados de documentar leis, atos administrativos e judiciais. Tais escribas formavam uma classe de grande prestígio e bem remunerada em função da importância do cargo por eles ocupado e do reduzido número de pessoas que tinham acesso à escrita. Não era incomum que os escribas ascendessem a funções relevantes no Estado, sendo a referida atividade quase que uma etapa indispensável para o acesso a carreiras como a de médico e sacerdote, dentre outras.
MENDONÇA, Paulo Roberto Soares. Da Cidade como Núcleo Político das Civilizações da Antiguidade: Egito e Mesopotâmia. Revista de Direito da Cidade, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 170–196, 2013. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/rdc/article/view/10362. Acesso em: 17 jul. 2024.
Levando em consideração a faixa etária na qual a temática discutida pelo texto está inserida na grade curricular do Estado de Pernambuco, é importante
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q1043915 | Braille, O Código Braille Na Grafia da Língua Portuguesa, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Para fazer a adição de números decimais usando o soroban, em primeiro lugar devemos observar quantos algarismos tem após ____________, de todos os números a serem somados. Se eles tiverem até 3 algarismos após ____________, ocuparão ____________ com a parte decimal ____________ do ponto de separação de classe (que será usado como vírgula decimal) e ____________ a parte inteira do número.
RESENDE, Tânia Regina Martins. Soroban. São Paulo: Fundação Dorina Nowill, 2020. Adaptado. Disponível em: https://trocandosaberes.com.br/wpcontent/uploads/2023/09/Cartilha-Soroban.pdf. Acesso em: 11 jul. 2024. Adaptado.

As palavras que completam corretamente o texto na ordem em que elas aparecem são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q1042636 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Anatomia é a ciência que estuda as estruturas do corpo e as correlações entre elas. A disciplina é parte do curso de Educação Física e a aplicação desse conhecimento é imprescindível para a prática profissional.
TORTORA, G. J.; DERRICKSON, B. Princípios de anatomia e fisiologia. 14ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. Adaptado.

Os tendões e ligamentos são formados por tecido _______. Os _______ ligam os músculos aos ossos, enquanto os _______ são responsáveis pela manutenção da estabilidade de _______, fixando os ossos uns aos outros. O movimento executado terá sua amplitude determinada pela _______.

As palavras que completam corretamente as lacunas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q1021901 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto associado.

Atenção! Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.



I write with dismay in response to “Flurry of Drama in Sag Harbor” (Sunday Styles, June 23), about Justin Timberlake’s arrest in the Hamptons on a charge of driving while drunk.


The article, while including the particulars of Mr. Timberlake’s arrest, moves quickly to a lighthearted foray into the local community’s reaction to news coverage of the incident.


It would all be in good fun, of course, if not for the fact that, according to the Department of Transportation, each day in the U.S. an average of 37 people suffer serious accidents because of drunken driving, with alarming numbers revealed in 2022.


Instead of sharing those sobering figures, we get a local diner’s perspective that the news coverage of the arrest was over the top because Mr. Timberlake had not gotten into an accident.


That badly misses the point and, with it,The Times badly missed an opportunity to turn a spotlight on the deadly seriousness of drunken driving.


Brad Snyder

Menlo Park, Calif.


SNYDER, Brad. Patients Stunned by Their Medical Bills. Disponível em: https://www.nytimes.com/2024/06/25/opinion/patients-medicalbills.html?auth=login-google1tap&login=google1tap. Acesso em: 11 jul. 2024. Adaptado.

O reconhecimento de diferentes gêneros textuais é essencial no processo de aprendizagem de uma língua. O texto acima pode ser enquadrado no gênero
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.