Questões de Concursos Prefeitura de São Lourenço da Mata PE

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21Q905814 | Pedagogia, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Para que suas crianças pequenas da faixa etária de 4 a 5 anos pudessem se desenvolver cada vez melhor, as professoras de uma escola de Educação Infantil fizeram uma lista das diferentes formas de se trabalhar os vários tipos de linguagens, como corporais, plásticas, musicais e simbólicas. Avalie as escolhas, classificando-as como (A) adequada e (NA) não adequada.

( ) Propor às crianças brincadeiras com sons, ritmos e melodias com a voz e uso de instrumentos musicais e outros objetos sonoros.
( ) Realizar com as crianças brincadeiras que exploram gestos, canções, recitações de poemas, parlendas.
( ) Estimular a escrita individual de uma história, em forma de diálogos para montagem de uma peça teatral.
( ) Organizar espaços, materiais e atividades para as brincadeiras de faz de conta.
( ) Incentivar as crianças a produzir pinturas, desenhos, esculturas, com materiais diversos.

As escolhas são, respectivamente,
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22Q905799 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

De acordo com o artigo 18 da LDB, Lei nº 9.394/1996, fazem parte dos sistemas municipais de ensino, entre outros,
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23Q905804 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, a organização curricular da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está ancorada em eixos de conhecimentos. Partindo desse pressuposto, os campos de experiências em que se organiza a BNCC são:

1. o eu, o outro e o nós.
2. corpo, gestos e movimentos.
3. traços, sons, cores e formas.
4. escuta, fala, pensamento e imaginação.
5. o desenvolvimento de atitudes e cooperação.
6. alimentação, higiene, brincadeira e descanso.
7. espaços tempos, quantidades, relações e transformações.

É verdadeiro o que se assegura em:
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24Q877736 | Raciocínio Lógico, Agente de Endemias, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Qual das seguintes afirmações é a negativa da proposição "Existe urso branco que mora fora do Ártico e fora das montanhas nevadas"?
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25Q905800 | Pedagogia, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A avaliação tem sido considerada um processo bem mais complexo do que apenas atribuir notas a partir de um teste ou uma prova ou pontuar erros e acertos dos estudantes. Ela é vista tanto como instrumento que acompanha a construção do conhecimento, como meio para orientar e direcionar os processos de ensino. Dessa forma, a avaliação assume diferentes funções:

I. Avaliação para a aprendizagem, com caráter pedagógico e processual, que acompanha o processo de construção das aprendizagens.
II. Avaliação que visa sintetizar a aprendizagem, essencialmente retrospectiva, que assume também caráter prospectivo.
III. Avaliação para levantar conhecimentos prévios dos estudantes, suas dificuldades e pontos fortes.

Em sequência, as avaliações I, II e III são denominadas
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26Q899129 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Sempre que, na infância, eu tentava levar as pessoas ao meu redor a fazer as coisas de outra maneira, a olhar o mundo de outra forma, usando a teoria como intervenção, como meio de desafiar o status quo, eu era castigada. Lembro-me de, ainda muito nova, tentar explicar à Mamãe por que parecia altamente injusto que o Papai, homem que quase não falava comigo, tivesse o direito de me disciplinar [...]. A resposta dela foi dizer que eu estava perdendo o juízo e precisava ser castigada com mais frequência. [...]
A teoria não é intrinsicamente curativa, libertadora e revolucionária. Só cumpre essa função quando lhe pedimos que o faça e dirigimos nossa teorização para esse fim.
BELL, Hooks. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

Como um(a) professor(a) de História pode utilizar a análise feita pela autora no processo de ensino-aprendizagem?
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27Q899123 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Se ninguém nunca tivesse visto nem descrito [...] a Revolução Francesa, então uma representação correta desse fenômeno seria completamente impossível [...]. É devido ao fato de que a minha imaginação, nesses casos, não funciona livremente, mas é orientada pela experiência de outrem, atuando como se fosse por ele guiado, que se alcança tal resultado, ou seja, o produto da imaginação coincide com a realidade.
[...] a imaginação adquire uma função muito importante no comportamento e no desenvolvimento humanos. Ela transforma-se em meio de ampliação da experiência de um indivíduo porque, tendo por base a narração ou a descrição de outrem, ele pode imaginar o que não viu, o que não vivenciou diretamente em sua experiência pessoal.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.

O uso, pelo(a) professor(a) de História, da ferramenta metodológica analisada pelo texto
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28Q899128 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto I
No período de descolonização apelam para a razão dos colonizados. Propõem a eles valores seguros [...] que é preciso apoiar-se em valores [...] bem avaliados. Ocorre porém que, quando um colonizado ouve um discurso sobre a cultura ocidental, ele saca o seu facão ou pelo menos se certifica de que o tem em seu alcance. A violência com a qual a supremacia dos valores brancos se afirmou [...], faz com que, por meio de uma justa inversão das coisas, o colonizado ria com escárnio quando esses valores são evocados diante dele.
FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.
Texto II
Duvido muito que a não violência possa ser um princípio, se entendemos por princípio uma regra consistente, passível de ser aplicada com a mesma confiança e da mesma maneira a toda e qualquer situação. [...] A pergunta pertinente, portanto, se torna: em que condições somos receptivos a essa reinvindicação, o que torna possível aceitar a reinvindicação quando ela surge, ou melhor dizendo, o que possibilita o surgimento da reivindicação.
BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto?. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2017.

No ensino de história, o(a) professor(a), ao abordar temáticas relativas ao conceito discutido pelos textos, deve levar em consideração a
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29Q868932 | Enfermagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Durante os agravos da pandemia da COVID 19, as pessoas passaram a conviver por mais tempo em sua moradia, ficaram mais na presença do pai, da mãe, do irmão ou irmãos e parentes. Essa maior permanência de confinamento trouxe em algumas famílias transtornos variados nos cotidianos. Dos conflitos existentes, o que causa maior problema com a prole é a
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30Q899189 | Biologia, A origem da vida na Terra, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Em uma atividade em sala de aula, ao listar os eventos relacionados à principal teoria de origem do universo, os estudantes embaralharam-se todos e não conseguem chegar a uma conclusão. Os eventos listados são:

I. Big Bang.
II. Nucleossíntese.
III. Singularidade.
IV. Origem dos Átomos.

Relacione esses eventos na ordem cronológica correta e identifique a alternativa correspondente.
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31Q899194 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir de um alerta da ONU de 2023.

“Em conversa com jornalistas em Genebra, a líder da equipe da OMS sobre arbovírus, Diana Rojas Alvarez, disse que a ameaça exige “a máxima atenção e resposta em todos os níveis”. Segundo Alvarez, “as mudanças climáticas têm impacto na transmissão da dengue porque aumentam as chuvas, a umidade e a temperatura”. Perante o alerta, a OMS declarou estar pronta para apoiar os países no controle dos atuais surtos de dengue e na preparação para a próxima temporada de casos.”

Nações Unidas. OMS alerta que mudança climática torna dengue uma ameaça para a saúde global. Nações Unidas, 2023. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2023/12/1825322. Acesso em: 28 jul. 2024.

De fato, além de todo o Brasil, a Argentina também teve um enorme crescimento no número de casos de dengue no verão de 2024. O problema ainda deve se agravar para outras doenças heteroxênicas que têm pernilongos como vetor. São exemplos destas doenças:
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32Q905805 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

No Brasil, as funções sociais da escola estão embasadas principalmente pela Constituição Federal (1988) e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/1996), que regula a educação no Brasil e detalha as funções da escola, alinhando-se aos princípios estabelecidos pela Constituição Federal. Segundo essas legislações, a escola desempenha diversas funções sociais fundamentais para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade como um todo.
Considerando essas funções sociais da escola, avalie se as assertivas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Promover a socialização dos estudantes, permitindo que aprendam a conviver com diferentes pessoas e a respeitar as diversidades.
( ) Contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres na sociedade.
( ) Priorizar a transmissão de conhecimentos científicos e culturais acumulados pela humanidade ao longo da história.

As afirmativas são, respectivamente,
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33Q905801 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil estabelece seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento para as crianças: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar, Conhecer-se. Além disso, organiza os objetivos de aprendizagem em três subgrupos etários. São eles:
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34Q877751 | Saúde Pública, Políticas Públicas de Saúde no Brasil, Agente de Endemias, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

O trabalho do ACE, de forma coletiva, envolve a comunidade e outros colegas que se inteiram em atender às necessidades encontradas na área de atuação. O atendimento pode ser individual ou coletivo no âmbito familiar, casa a casa. Em relação ao atendimento da saúde comunitária, o agente de endemias deverá primar sempre por adotar
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35Q868921 | Enfermagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

As práticas tradicionais de saúde devem ser incorporadas, assim como atributos de saúde da família na atenção básica da saúde. Mas, existem estratégias vivenciadas pelas equipes de agentes comunitários de saúde. Onde se pode citar CERTAMENTE as ações
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36Q877750 | Saúde Pública, Agente de Endemias, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Dentre os princípios adotados para o combate de endemias numa comunidade assistida na saúde básica e coletiva, por parte dos ACEs em suas habilidades, NÃO devem adotar
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37Q877739 | Saúde Pública, Agente de Endemias, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Os aglomerados do Recife não são tão diferentes de outras áreas brasileiras. Existem as moradias distintas, mas ajustadas para acolher famílias que moram próximas, nas vizinhanças. Nesses locais o Agente de Combate a Endemias vivenciará algumas doenças e terá que aplicar o conceito CORRETO para
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38Q899191 | Biologia, Leis de Mendel, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Em uma aula de genética, uma estudante pertencente ao tipo sanguíneo A- (filha de mãe tipo O+ e pai A+) pergunta qual poderia ser o tipo sanguíneo de um futuro filho seu com um homem com sangue tipo B+ (filho de pai A- e mãe tipo AB+). Sobre os tipos sanguíneos da aluna, do homem e do filho hipotético é correto afirmar que
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39Q877747 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Agente de Endemias, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Para o Agente de Combate às Endemias, o ACE, os indicadores de doenças são importantes e necessários para sua atividade profissional. Na região de São Lourenço da Mata, na área de atuação e se houver baixo índice de saneamento básico e descuido na sanidade domiciliar e corporal, principalmente com o tratamento da água consumida. Sobre essa água não clorada, a enfermidade que pode assolar algumas pessoas assistidas pelo ACE é a
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40Q1042379 | Geografia, Urbanização, Professor de Geografia, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Ensinar sobre a cidade tem se constituído em um importante articulador de aprendizagens na educação geográfica. O ensino de cidade assume no início da escolarização uma grande aproximação com o lugar de vivência do estudante e, portanto, uma associação maior com a categoria lugar e paisagem, e ao longo dos anos finais vai assumindo maior complexidade em diferentes escalas geográficas e em associação com diferentes temas e categorias.
FERREIRA, Afonso Vieira; PEREIRA, Carolina Machado Rocha Busch. A Cidade como objeto de conhecimento para a educação geográfica. Revista Ensino de Geografia (Recife) V, v. 3, n. 2, 2020.

Com relação ao Objetivo de Conhecimento “cidade”, dentro do componente curricular Geografia, assinale a alternativa correta.
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