Questões de Concursos Prefeitura de São Lourenço da Mata PE

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221Q905808 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Sobre as novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) e suas contribuições para a prática pedagógica no Ensino Fundamental, é correto afirmar que
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222Q1048434 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A história do ensino de Arte contribui para tecer o fio condutor de sua trajetória no currículo da educação escolar. Na área dos fundamentos e da história do ensino de Arte, é possível apontar três grandes tendências e concepções de ensino de Arte presentes na trajetória histórica da educação brasileira.
PERNAMBUCO, Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco: Ensino Fundamental. Recife: A Secretaria, 2019, p. 314

Tendo em vista o mencionado no texto, identifique a seguir quais tendências e concepções pautam o ensino de Arte.

I. Renascentista, que tem como princípios básicos para o ensino da Arte a importância do humanismo, a valorização do conhecimento e do potencial humano.
II. Primitivista, em que o ensino tem enfoque na replicação de estilos e técnicas artísticas, valorização de formas e símbolos tradicionais.
III. Pré-Modernista, que entende o ensino como técnica para uma formação meramente propedêutica.
IV. Pós-Moderno, que tem uma visão do ensino como conhecimento e defende a ideia da Arte na educação com ênfase na própria Arte.
V. Modernista, influenciada pela pedagogia experimental. Nela, o ensino de Arte foi pensado a partir de duas concepções: como Expressão e como Atividade.

As tendências e concepções que pautam o ensino de Arte são as apresentadas em:
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223Q1048439 | Educação Artística, Políticas Educacionais e Organização, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Com o objetivo de assegurar aos estudantes a ampliação de suas interações com manifestações artísticas e culturais nacionais e internacionais, de diferentes épocas e contextos, o professor propõe para uma turma do 6º ano a realização de uma mostra de arte cinética interativa.
Considerando o desenvolvimento desse plano de aula, quais das habilidades presentes no Currículo de Pernambuco, apresentadas a seguir, poderão ser mobilizadas?

I. (EF67AR03PE) Identificar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, performáticas, musicais etc.
II. (EF67AR04PE) Identificar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, textura, escala, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
III. (EF69AR29PE) Experimentar o uso diversificado da gestualidade, das construções corporais e vocais de maneira imaginativa e criativa nas improvisações e nas vivências do jogo dramático e teatral.
IV. (EF69AR12PE) Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento, individual e/ou coletivamente, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as habilidades que podem ser mobilizadas pelo plano de aula mencionado.
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224Q899192 | Biologia, Vírus e bactérias, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

José, um estudante do 6º ano do Ensino Fundamental, estava angustiado porque gostaria de tomar vacina contra o HPV, mas sua família era contra porque diziam que muitas pessoas passavam mal com a vacina, uma vez que ela injetaria a própria doença. Para resolver a angústia, José decidiu tirar suas dúvidas na aula de Ciências. Nesse caso, o professor deve
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225Q1014405 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

João, um aluno surdo falante da Libras, está no 8º ano do ensino fundamental. Seu professor de História solicitou um relatório escrito referente à visita realizada no museu da cidade. Ao receber a atividade corrigida, o aluno obteve uma nota abaixo do esperado, manifestando seu descontentamento para a intérprete. Nesse contexto, a intérprete deve
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226Q1043846 | Biologia, Moléculas, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Uma das formas de melhorarmos a qualidade dos alimentos é enriquecendo-os com proteínas importantes para nossa saúde, como o β-caroteno, molécula precursora da síntese de vitamina A no corpo humano e encontrada na cenoura, por exemplo. Este gene foi colocado no arroz, produzindo o chamado arroz dourado. No processo de tradução desta proteína, forma-se uma cadeia polipeptídica com uma sequência de três aminoácidos (leucina, valina e glicina), que possuem os anti-códons AAU, CAG e CCU, respectivamente. A sequência gênica correspondente é
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227Q1043111 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Considerando as diferentes formas de organização do espaço físico da sala de aula, analise as informações abaixo e responda à questão.

I. A organização do espaço físico da sala de aula reflete a proposta pedagógica da escola e pode ser um meio de quebrar paradigmas pedagógicos tradicionais.
II. A organização da sala em U e em círculo deve ser adotada somente em momentos excepcionais, visto que demanda tempo da aula e envolvimento dos estudantes.
III. A organização da sala de aula é parte integrante das condições didáticas que devem ser oferecidas pelo professor de acordo com seu objetivo de aprendizagem e intencionalidades.
IV. A organização da sala em U, em círculo e grupos pode ser adotada pelo professor, em diversos momentos, como em rodas de conversa, debates e em situações que requeiram interação entre aluno-aluno e aluno-professor.

Está de acordo com as atuais concepções de ensino e de aprendizagem apenas o que se afirma em
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228Q900011 | Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A mobilidade no Sul global está intensamente inserida na perspectiva das migrações internacionais, reforçada pelas práticas anti-imigração no chamado Norte global. É o caso da migração venezuelana em fronteira brasileira.
JAROCHINSKI-SILVA, João Carlos, & BAENINGER, Rosana. (2021). O êxodo venezuelano como fenômeno da migração Sul-Sul. REMHU: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, 29(63), 123-139. https://doi.org/10.1590/1980- 85852503880006308. Acesso em 11 jul. 2924. Adaptado.

Sobre a mobilidade de venezuelanos no eixo Sul global, é correto o que se afirma em:
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229Q1043117 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto associado.
Atenção! Considere a seguinte proposta de atividade em sala de aula para responder à próxima questão.


Em grupo, escolham um tema geral (cultura, ciência, esporte etc) e elaborem por escrito três notícias, levando em consideração seus elementos essenciais: o quê, quem, onde, quando, como e por quê. Em seguida, ouçam um noticiário radiofônico. Na introdução, há uma saudação ao público e são mencionados o nome do jornal e as notícias principais? Como o noticiário é finalizado? Nas notícias há mais palavras conhecidas ou desconhecidas? As frases são curtas ou longas? As informações básicas sobre o fato são retomadas ou transmitidas uma só vez? Como é o tom de voz do locutor: sempre o mesmo ou há variação? Ele faz pausas longas ou breves? Depois de analisar o noticiário, retomem as notícias que vocês escreveram para revisá-las, tendo em vista a adequação às características do gênero e a alguns dos elementos observados no noticiário. Para a transmissão do jornal, a turma deve escolher um âncora, que vai abrir e fechar o noticiário, e os repórteres, que apresentarão as notícias. Ensaiem a apresentação das notícias. Observem o tempo de fala. Trabalhem a entonação da voz, destacando as informações principais. Com a ajuda do professor, organizem a transmissão. Como o jornal é oral, o público não poderá vê-la, mas deverá ouvir tudo adequadamente.

COSTA, C. L.; NOGUEIRA, E.; MARCHETTI, G. Geração Alpha Língua Portuguesa. Ensino Fundamental: anos finais: 6º ano. São Paulo: Edições SM, 2018. Adaptado.
No que se refere ao ensino de produção de gêneros orais, a proposta de atividade
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230Q1042634 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A avaliação é um processo mais amplo que atribuir uma nota. Na verdade, avaliar é um processo que procura auxiliar o aluno a aprender. Em outras palavras, é um processo mais complexo do que tomar exclusivamente o desempenho dos alunos em uma prova e considerá-lo aprovado ou reprovado.
DARIDO, S. C. A avaliação da Educação Física na escola. In: Universidade Federal Paulista. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, p. 127-140, v. 16.

Leia as afirmativas a seguir:

I. A avaliação deve envolver professor, alunos e equipe pedagógica da escola, servindo como elemento de diagnóstico contínuo da situação de ensino-aprendizagem.
II. O professor deve utilizar não somente as provas, mas também outros elementos, como por exemplo, observação e registro do comportamento integral dos alunos em aula, análises dos erros cometidos e avaliação dos registros produzidos pelos alunos.
III. As avaliações podem ser diagnósticas – utilizadas ao longo do período letivo, formativas – realizadas no final dos períodos letivos intermediários, ou somativas – utilizadas no final do ano para concluir as avaliações dos resultados obtidos.
IV. A autoavaliação não é um método eficaz, porque os alunos tenderão a supervalorizar suas conquistas por falta de conteúdo técnico apropriado para a avaliação.

É correto o que se afirma em:
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231Q1042635 | Educação Física, Atividade Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Na aula de Educação Física do ensino fundamental o professor aplicou a brincadeira “Sete Pecados”: iniciando com uma criança segurando uma bola, essa brincadeira típica da região Nordeste consiste em jogar a bola para cima e gritar o nome de um colega, sendo que todos estão posicionados em círculo. Então, o colega cujo nome foi falado deve correr para pegar a bola antes que ela caia. Enquanto isso, os demais jogadores se espalham, correndo o mais longe possível. Assim que a criança anunciada pegar a bola, ela deve sinalizar para o restante parar. Em seguida, ela dá sete passos em direção ao participante mais próximo e tenta acertá-lo. Caso tenha sucesso, a criança acertada deve tentar lançar a bola em outro jogador antes que o grupo forme o círculo novamente. Assim, aquele que for acertado sete vezes deve pagar uma prenda.
VALERIANO, M. L. Brincadeiras Regionais. Escola Educação – Educação Física. Disponível em:<Brincadeiras regionais - Jogos populares em todas as regiões do Brasil (escolaeducacao.com.br)>. Adaptado.

Ao aplicar essa atividade, o professor trabalhou
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232Q1042637 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Física, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. Nessa concepção, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e não se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Analise as afirmações a seguir.

I. A BNCC é composta por seis unidades temáticas: Jogos e Brincadeiras, Esportes, Ginásticas, Danças, Lutas e Práticas Corporais de Aventura.
II. Não há a inclusão de atividades e esportes aquáticos na BNCC; apesar de sua inegável importância para a aquisição de segurança pessoal e potencial de fruição em momentos de lazer, as atividades realizadas em meio líquido não são citadas ou incluídas devido à realidade das escolas no país.
III. Segundo a BNCC, há três elementos fundamentais comuns às práticas corporais: movimento corporal, organização interna e produto cultural.
IV. A Educação Física e o conteúdo proposto na BNCC promovem o acesso a um vasto universo, não só de práticas corporais, mas também de experiências estéticas, emotivas, lúdicas e agonistas. Esses saberes extrapolam a racionalidade típica dos saberes científicos que orientam as práticas pedagógicas escolares.
V. Para proporcionar vivências práticas significativas, é preciso problematizá-las e evidenciar a multiplicidade de significados conferidos às mesmas pelos diversos grupos culturais. Logo, ao aproximar a cultura corporal do movimento a textos culturais, passíveis de leitura e produção, pode-se articular a Educação Física como parte da área de Linguagens da BNCC.

Está correto o que se afirma em:
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233Q1042642 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Se à escola cabe fazer com que alunos se apropriem criticamente da realidade em que vivem, à Educação Física cumpre o papel da alfabetização da riqueza do acervo do movimento humano. O Brasil conta com diversos bens registrados no Livro de Tombo do Patrimônio Cultural, entre eles, o reconhecimento do Ofício dos Mestres de Capoeira e a Roda de Capoeira pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2008 como patrimônio cultural imaterial da humanidade. Não restam dúvidas de que o reconhecimento desse patrimônio material e imaterial deve ser considerado pelo currículo escolar e agregaria muito para a diversificação dos conteúdos ensinados.
ABRAHÃO, B.O.L; PARENTE, M.L.C.; RODRIGUES, A. G. Capoeira, patrimônio cultural e educação física: reflexões curriculares sobre a diversidade de conteúdos na escola. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 1022-1042, jul./set. 2022.

Considere as afirmações a seguir:

I. É urgente a necessidade de discutir abertamente o mito da democracia racial brasileira e valorizar a identidade do país. Isso é essencial para que todos, independentemente de sua origem, possam se beneficiar de uma visão de mundo pluralista. Crianças que não se veem representadas positivamente tendem a criar uma identidade baseada em valores estigmatizados, impossibilitando a alteração de situações de discriminação.
PORQUE
II. A escola é por natureza um agente transformador, sendo fundamental a proposição de uma educação plural. Nesse sentido, o ensino tradicional da Capoeira, aliado à interdisciplinaridade, pode potencializar seu caráter transformador como prática pedagógica. Como prática rica em símbolos e exemplos positivos, a Capoeira pode favorecer a tomada de consciência e mudança de postura por parte do educando, transformando-o em protagonista da própria história.
BREDA, O. A Capoeira como prática educativa transformadora. Revista da Educação Pública. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/10/32/acapoeira-como-pratica-educativa-transformadora.

A respeito das afirmações, assinale a opção correta:
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234Q1042388 | Educação Artística, Políticas Educacionais e Organização, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A avaliação é um dos elementos do processo de ensino e de aprendizagem, estando, por isso, intimamente ligada à trajetória escolar dos estudantes do professor. Nessa perspectiva, a avaliação precisa ser tratada, por um lado, como um instrumento que acompanha a construção do conhecimento do estudante e, por outro lado, servir ao professor como orientação e direcionamento nos processos de (re)ensino, a partir dos resultados apresentados por eles no decorrer dos processos de construção de conhecimento.
PERNAMBUCO, Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco: Ensino Fundamental. Recife: A Secretaria, 2019, p. 31.

Entendendo a importância de levantar os conhecimentos prévios dos estudantes, o professor de Arte elabora uma aula sobre a integração das linguagens das artes visuais às linguagens audiovisuais. Assim, propõe uma avaliação diagnóstica que consistirá em
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235Q905951 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

De acordo com o Currículo de Pernambuco, a avaliação deve ser vista “como oportunidade de reflexão do fazer pedagógico, voltada para a garantia dos direitos de aprendizagem dos estudantes”. Mas, para que isso ocorra, faz-se necessário que ela assuma o devido protagonismo, estando inserida no processo de ensino e de aprendizagem em suas diferentes formas.
Considerando essas premissas sobre a avaliação, associe as duas colunas, relacionando os tipos de avaliação à sua definição.

1. Formativa.
2. Somativa.
3. Diagnóstica.
4. Autoavaliação.

( ) Traz implicações diretas sobre a prática pedagógica, pois pressupõe a utilização de instrumentos diversos (observação, portfólios, registros...), já que busca avaliar o percurso da aprendizagem e a organização de situações didáticas mais significativas.
( ) Afere as aptidões dos estudantes, suas necessidades e interesses, no momento inicial de um processo educativo. Possibilita ao professor retomar os conteúdos que o estudante não conseguiu aprender.
( ) Pode ser realizada tanto pelo estudante quanto pelo professor, para se ter consciência do que se aprendeu ou se ensinou e assim melhorar a aprendizagem.
( ) Visa atribuir notas e conceitos para o estudante ser promovido ou não de uma classe para outra, ou de um curso para outro, sendo normalmente realizada durante o bimestre.

A sequência correta dessa associação é, respectivamente:
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236Q1048048 | Português, Interpretação de Textos, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Considere o seguinte texto:
O 20º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco (FTCPE) entra na segunda semana com três opções de espetáculos que são sinônimo de sucesso entre as crianças: Haru, A Bela Adormecida e Aladim. Para marcar presença neles, os pais devem garantir os ingressos no site do Festival ou diretamente na bilheteria, uma hora antes das apresentações. (...) Dentre as histórias encenadas, o espetáculo “Aladim e a Lâmpada Maravilhosa” fala de um mago que promete entregar uma fortuna em troca de uma lâmpada perdida. Aladim, então, decide atender a esse pedido – ele entra em uma caverna misteriosa repleta de perigos e tesouros, para tentar encontrar a lâmpada.
Diário de Pernambuco. Clássicos e música em teatros do Recife. Diário de Pernambuco. Caderno Viver, p. 07, 11 jul. 2024. Adaptado.

No texto lido, os pronomes “neles” e “ele”, nessa ordem, referem-se a
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237Q1048049 | Português, Interpretação de Textos, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Leia o texto apresentado e as afirmações sobre os termos nele destacados.
Neste ano, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) é realizado pela Prefeitura de Garanhuns, com patrocínios do Governo de Pernambuco, por meio da Empetur, e do Ministério do Turismo. As ações de literatura acontecem em novo endereço: no Parque Luiz Carlos de Oliveira, que receberá o “Espaço da Palavra”, antes chamado de “Praça da Palavra”, pois ficava na praça da fonte luminosa. Também muda de endereço a Casa Galeria Galpão, com exposições fotográficas, artes visuais e ações de gastronomia, agora instaladas na Escola Municipal Padre Agobar Valença.
Folha de Pernambuco. Agreste: começa hoje o 32º FIG. Folha de Pernambuco. Caderno Cultura, p. 13, 11 jul. 2024. Adaptado.

Analisando o uso dos elementos destacados, conclui-se que

I. o termo “que” funciona como pronome relativo, referindo-se a “Parque Luiz Carlos de Oliveira”.
II. o termo “pois” tem função adversativa, uma vez que marca uma relação de oposição e contraste entre as informações que ele articula.
III. o termo “Também” tem função aditiva, já que adiciona uma informação semelhante a outra apresentada anteriormente.

É verdadeiro o que se afirma em
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238Q1048050 | Português, Interpretação de Textos, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Leia o poema a seguir:

Começou a rir de si mesma,
de como havia sido inocente
ao pensar que um príncipe a salvaria.

Depois de anos vivendo com um,
percebeu que os príncipes não salvam.
Nem os caminhoneiros, nem os DJs, nem os doceiros...

Perdoou-se e percebeu que
a única capaz de salvá-la
era ela mesma.
SALAMERO, Nunila Lopez. Cinderela mudou de ideia. São Paulo: Editora Planeta, 2010.

No poema, os tempos verbais do verbo “salvar” em destaque expressam, respectivamente,
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239Q1048065 | Português, Crase, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Considere o trecho reescrito:
(...) um dia correu até minha mãe e pediu ____ ela que lhe fizesse o favor de ver se lhe salvava o marido que queria dar fim ____ própria vida. (...) Pádua obedeceu; confessou que acharia forças para submeter-se ____ vontade de minha mãe.
A alternativa que completa as lacunas, respectivamente, em conformidade com a norma-padrão de emprego do acento indicativo de crase é:
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240Q1042178 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Um agricultor planeja pulverizar sua plantação de café com um inseticida de amplo espectro (capaz de eliminar uma variedade de larvas e insetos). Entretanto, existe a possibilidade de que o produto se espalhe até a área de uma reserva localizada ao redor de sua plantação, na região do cerrado pernambucano. De fato, determinadas flores da região dependem da polinização das abelhas para sua reprodução, assim como as abelhas dependem das flores para manter seu ciclo de vida. A partir das informações, indique qual a correta relação ecológica entre as flores e as abelhas e qual efeito poderia ser observado com a aplicação do inseticida na plantação vizinha à reserva.
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